Chile reabre fronteiras

Chile elimina as exigências de entrada

ATUALIZAÇÃO: 11 DE MAIO DE 2023

Em 9 de maio de 2023 o Chile eliminou de vez todas as exigências de entrada relativas à covid.

A decisão segue o fim do estado de emergência da pandemia decretado pela OMS.

Com isso, não só as exigências de entrada caem, como também o teste aleatório de viajantes à chegada não será mais realizado.

Fim das exigências de entrada no Chile:

  • O Chile não exige mais prova de vacinação
  • O Chile não exige mais PCR
  • O Chile não faz mais testes aleatórios de viajantes na chegada

As medidas começaram a vigorar em 9 de maio de 2023. O fim do teste aleatório na chegada, sobretudo, é um grande alento para os turistas que planejam viajar ao Chile para a temporada de inverno.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    Veja a íntegra do comunicado do Ministério da Saúde do Chile

    Ministério da Saúde deixa sem efeito medidas do Plano Fronteiras Protegidas no contexto da Covid 19

    Com esta disposição, que começou a valer dia 9 de maio, elimina-se a solicitação ao ingressar no Chile do teste PCR e certificado de vacinas.

    O Ministério da Saúde deixa sem efeito o “Plano de Fronteiras Protegidas” em nosso país. A medida, que começou a valer neste 9 de maio de 2023, é adotada a partir do mometo em que a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) por SARS-CoV2.

    Desta forma, se elimina a solicitação do teste de PCR ao ingresso no país, do certificado de vacinação contra Covid 19, e se acaba com a testagem aleatória dos viajantes, como estabelecia o plano.

    É importante destacar que, ainda que o cenário epidemiológico em relação à Covid 19 esteja em baixa, a circulação de outros vírus respiratórios se adiantou às portas do inverno. Por isso, é importante manter a vacinação em dia, tanto contra a Covid 19 quanto para influenza, assim como manter as medidas de autocuidado aprendidas na pandemia: lavagem frequente das mãos, ventilação de espaços fechados e uso de máscara ao aparesentar quadros respiratórios.

    Fonte: Ministério da Saúde do Chile

    973 comentários

    Me gusto. Saber noticias de chile
    Me preocupa. Pues tengo una hija.que vive. Aí en. Santiago.
    Muito obrigada muito bem .

    Muito obrigado por sua atenção. Então, crédito significa voucher para ser usado em até 18 meses, em outras viagens e serviços Latam, não é o que eles estão dizendo lá no site? Na sua opinião, então, é melhor crédito do que reembolso em dinheiro. Parece que a ANAC e o governo negociaram isso com as companhias aéreas para evitar que elas fossem à falência. A gente não recebe dinheiro de volta, mas crédito para ser usado em outros serviços da companhia. Correto?

      Olá, David!

      Funciona assim.

      Se o vôo original foi cancelado pela cia.: você pode optar entre pedir o reembolso (receberá o valor integral em até 12 meses depois de solicitado) ou o crédito (poderá usar em até 18 meses depois de solicitado).

      Se o vôo não tiver sido cancelado, e você quiser cancelar por motivos relativos à pandemia: se pedir o reembolso, receberá em 12 meses, mas o valor não vai ser integral (haverá o desconto da multa prevista na tarifa); caso peça o crédito, poderá usar o valor integral em até 18 meses depois de solicitado.

    Minha viagem para Santiago do Chile, dois dias lá, e depois seguir para Mendoza de ônibus pela cordilheira. De Mendoza para Buenos Aires, mais uns três dias em Buenos Aires e retornar para o Brasil. Essa viagem seria em maio do ano passado. Foi cancelada. Será que há uma possibilidade concreta de eu realizar essa viagem em setembro, segunda quinzena, ou é melhor pedir o reembolso à Latam e usar o voucher para viagens nacionais? O vôo de Mendoza para Buenos Aires seria pela Latam argentina, que fechou.

      Olá, David! Dá para ter algum otimismo com relação ao segundo semestre, mas garantia não há. Pedir o crédito é uma decisão mais pé no chão. Na hora de fazer a alteração, não vá confundir crédito com reembolso: o reembolso é receber o dinheiro todo de volta. É possível, mas a cia. aérea tem 12 meses para fazer a devolução.

    A partir de 31 de dezembro volta a quarentena obrigatória de 10 dias (7 fazendo PCR) para qualquer pessoa que entre no Chile, seja chileno ou estrangeiro.
    Toque de recolher adiantou para 10 da noite e os rumores são de que em janeiro haverá lockdown todos os dias em Santiago.

      Ola, Neftali e Boia , Feliz Ano Novo pra voces.
      Alem desta restricao da quarentena, as regiões turisticas da PAtagonia e Atacama tambem continuam fechadas pra turistas ou em fases bem restritas de reabertura, nao?
      Podemos dizer que, na pratica, viagem de turismo pro Chile neste verão ainda não é viavel, na pratica?

      Olá, Guilherme! Como o governo chileno não tem medo de regredir a fase de abertura de nenhuma região, nunca vai dar para prever com segurança. A região de Santiago chegou a entrar na fase 4!

    Eu e minha esposa que é chilena, estamos com viagem marcada para dia 19/12, do Brasil, com destino final em Concepción, onde passaríamos o Natal com a família dela. Tentamos contato com consulados aqui no Brasil e no Chile e as informações são desencontradas. Não souberam nós dizer se poderemos ir a Concepción, se podemos na chegada dormir em Santiago, se a passagem internacional realmente vale como salvoconducto. Sabe dizer alguma coisa a respeito?

      Oi Angela! Antes do voo do Brasil para Santiago, além do PCR negativo, vocês devem completar o passaporte sanitário (www.c19.cl) indicando o endereço em Concepción. Com isso, uma vez aterrizando em Santiago, você dispõe de 24 horas para chegar ao seu destino final, Concepción. Guarde seu cartão de embarque de qualquer modo caso necessário apresentar.
      Existe uma possibilidade de Santiago sair da fase 2 nessa data, nesse caso já não haveria esse limite de 24 horas e as viagens para fora de Santiago estariam liberadas.

    tem alguma noticia se o chile não ta mais mais pedindo quarentena para turista ?
    tava pensando em ir la em março mais não tenho ideia se vai ta liberado tudo para o turismo

      Olá, Eduardo! Só temos como saber a situação em março quando março chegar. Tudo é muito volátil. No momento Santiago está em quarentena de novo. Em termos gerais, recomendamos que se planeje viagem internacional só depois de ser vacinado.

    Infelizmente o governo chileno acabou de anunciar que toda a Região Metropolitana de Santiago volta, como prevenção, para a fase 2. Isso significa lockdown total nos fins de semanas e feriados e proibição de viagem à outras regiões do Chile. Isso entre outras proibições, sem falar no toque de recolher (hoje é meia noite) há quase um ano, com a virtual destruição de toda a vida noturna.
    Resumindo, turismo no Chile, definitivamente só depois da vacina.

    Obrigado Ricardo, por nos manter sempre bem informados. Consultamos sempre o seu site antes de qualquer viajem. Muito bom.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito