30 dias entre Egito, Jordânia e Israel: como você dividiria?

JerusalémO Erick quer ir em fevereiro pro Oriente Médio e zanzar por 30 dias.

Mesmo depois de xeretar tudo o que tinha por aqui, e ainda devorar os posts da Dri Miller do Dri Everywhere, da Fê Costta do Viaggio Mondo, da Mirella do Mikix e do Arthur do Agora Vai, ele ainda não conseguiu terminar a sintonia fina do seu roteiro.

De definido, por enquanto, só o início da viagem: depois de visitar o Cairo e Alexandria, o Erick vai voar a Luxor e pegar um cruzeiro pelo Nilo até Assuã. Ele quer fazer toda essa parte em doze dias.

As paradas de Jordânia e Israel, no entanto, ainda estão em aberto.

E você? Acha que doze dias são suficientes para a primeira parte da viagem? E como você distribuiria os 18 dias restantes entre Israel e Jordânia?

Conta pra gente!

Leia também:

Jordânia no Agora Vai, por Arthur Higiróez

Egito no Dri Everywhere, por Dri Miller

Jordânia no Dri Everywhere, por Dri Miller

Israel no Dri Everywhere, por Dri Miller

Israel no Mikix, por Mirella Mathiessen

Egito no Viaggio Mondo, por Fê Costta

Israel no Viaggio Mondo, por Fê Costta

Jordânia no Viaggio Mondo, por Fê Costta

Egito pro Arnaldo, by Sylvia Lemos por Ricardo Freire

Israel: os diários hilários do Vitor Knijnik por Ricardo Freire

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


85 comentários

Questionamento a boia e ao pessoal que pretende ir: é razoável ir ao Egito por estes tempos ou seria arriscar demais?? prentedo ir em abril do ano que vem mas meu namorado tem medo. obrigado

    Olá, Fabiann! A turbulência no Egito aconteceu há vários meses. Não há por que não ir 😀

Na verdade fui muito apressado no comentario anterior e soh depois li que o Erik tem 30 dias no Oriente Medio. 12 dias no Egito esta bom. Dah pra fazer tudo. 4 dias no Cairo, pula Alexandria, 3 a 4 dias em Aswan e Luxor (https://www.farahnilecruise.com/) mais 4 dias em Sharm ou Dahab. Se gostas de mais agito vah para Sharm, se preferes a vida mais calma, vah para Dahab, mas Janeiro e Fevereiro eh frio, podendo chegar de 8 a 12 graus a noite. Entrar na agua sera um desafio. Se queres aproveitar a praia deves vir lah por Abril ate Junho onde as temperaturas comecam a subir mais. Jah 18 dias na Jordania e Israel acho muito. Petra e Mar Morto fazes em 4 dias facil, sobrando e 14 dias em Israel eh bastante, o pais que muito pequeno. Sugiro entao diminuir o tempo em Israel e ficar um ou dois dias a mais no Cairo para fazer os passeios com mais calma e poder aproveitar alguns restaurantes legais etc.

Moro aqui no Egito e conheco a Jordania e Israel.
Alexandria nao tem nada de mais eu aconselho inclusive nem visitar, mas se tua curiosidade eh grande, num dia resolves.
Cairo tem varias atracoes e como o transito eh o inferno, aconselho nao fazer mais do que duas atracoes por dia. Faca os de sempre Gize, Museu, Kan al Khalili, Citadela mas nao perca Sakkara piramide mais antiga que as de Gize. Faca no mesmo dia Gize + Sakkara, no outro, Museu + Khan al Kalili e no outro a Citadela + Cairo islamico, assim nao ficas horas parado no transito. Feluca no Nilo eh obrigatorio, alugue por duas horas defronte ao Four Seasons de Garden City dah para ter uma vista linda da cidade, se puderes faca no entardecer. Nao vah de trem para Luxor nem de graca, pegue um aviao e faca o cruzeiro de Luxor para Aswan (https://www.farahnilecruise.com/) e volte de lah ao Cairo. Abu Simbel eh imperdivel, vah de aviao tambem. Aconselho o mar vermelho (Sharm ou Dahab, esquece Hurgada) se gostas de mergulhar e tens dias sobrando para ficar na praia ou num barco mergulhando, senao pula. Monte Sinai para mim eh chato. Horas caminhando para ver o nascer do sol no deserto. Na Jordania tambem nao tem muita coisa para ver alem de Petra e o Mar Morto que tambem podes visitar pelo lado de Israel. Amman eh bem comum e sem muitos atrativos. Jah Israel por ser pequeno podes ficar acomodado em Jerusalem e fazer os passeios de lah, Nazareth, Belem, Mar Morto, etc… Eu faria o Egito primeiro, dahi iria para a Amman de aviao, depois de carro para Tel Aviv, cuidado pois tens que trocar de carro na fronteira jah que carro jordaniano nao anda em Israel e vice versa….Abracao e boa viagem, vais adorar…

    Boa Tarde Rodrigo , tudo bem ?

    Em Julho vou fazer Turquia , Israel e Egito ( nessa ordem ) .

    Vc acredita que posso ter problema para entrar no Egito , devido ao carimbo de Israel ?

    obrigado

    Rafael Cortez

    Olá, Rafael! A El Al voa entre Tel Aviv e Cairo sem problemas. Aconselha-se pedir para que Israel carimbe sua entrada numa folha separada apenas para não ter problemas em outros países árabes com os quais Israel não mantém relações (Dubai, por exemplo).

Estou com o Philipp, adiciono ao roteiro dele apenas Alexandria que dá para fazer num bate e volta do Cairo em 1 dia apenas. 10 dias no total foi a minha mas num ritmo tranquilo no Cairo onde fiquei 4 noites. Em 2009, fui de trem (que não recomendo) até Luxor e subi num cruzeiro até Aswan. Abu Simbel é imperdível. Uma alternativa é ver se há transfer para Aswan e pegar algum cruzeiro que vá a Luxor, que certamente tem mais opções de vôo do que Aswan – eu lembro que um amigo que morava no Cairo ia de avião para Luxor.

Tenho muita vontada de ir a Israel, mas todo ano adio meus planos om medo de acabar sendo explodido por um extremista qualquer. Estou exagerando?

    Olá, Thiago! Israel é um país extremamente seguro — e por isso mesmo cheio de perrengues para entrar, se locomover e sair. Em Jerusalém só aconteceu um atentado nos últimos 4 anos. E mesmo quando eram freqüentes o alvo não eram turistas, como no Egito.

    Sem dúvida… Israel é super seguro. Meu marido tinha o mesmo receio e depois da visita tirou isso da cabeça.
    A única coisa que é estranha pra gente, é ver os jovens uniformizados e com uma metranca na mão por toda parte.
    Mas logo você entende que é assim mesmo, pois todo jovem (homem e mulher) tem que passar 1 ano no serviço militar.
    Israel é fascinante!!!

    Mirella, permita-me uma correção:os homens fazem 3 anos de serviço militar e as mulheres fazem 2 anos.

Eu só posso opiniar no caso do Egito. Fui duas vezes: na primeira, uma semana cruzeiro pelo Nilo mais Hugharda no mar Vermelho. ( Hugharda é facilmente dispensável, só se vc curtir mergulho ). Na segunda vez 3 dias Cairo ( achei ideal ) e uma semana cruzeiro no Nilo ( Abu-Simbel é um must, apesar de ser bem afastado )
Mais info no meu site com vários posts da minha segunda viagem :
https://deiatatu.wordpress.com/category/egito/

Em 2008, fiz 14 dias de Egito visitando Cairo, Luxor, Edfu, Esna, Kom Ombo, Aswan e Abu Simbel (alem de templos e vilarejos no caminho).

Perto de Cairo, recomendo uma visita a Saqqara (en.wikipedia.org/wiki/Saqqara). Fica tambem a dica do restaurante Sequoia no Cairo (www.sequoiaonline.net/home.php)

Luxor, os vales dos Reis e da Rainhas e o templo de Hatshepsut sao imperdiveis, MUITA historia.

Quanto a Abu Simbel, nao deixaria para ir apenas se tivesse tempo, para mim foi o “highlight” do Nilo, a historia e’ impressionante e os 2 templos do complexo sao incriveis.

Nao tive tempo, mas sairia de Abu Simbel e iria para Hurghada e/ou Sharm-el-sheik, para quem mergulha dizem ser um prato cheio. Depois Mt Sinai, seguindo para Jordania – Petra, terminando em Israel.

Finalmente, eu nao faria Egito de forma “express”, depois vai ficar com aquele sentimento de que deveria ter feito melhor, eu nao fui para o Mar Vermelho e Monte Sinai e fiquei com esta sensacao.

Que delícia!!! Meu nome citado no dia do meu aniversário!! Isso é que é presente!!! ;)) hahaha

Bom, minha sugestão é:

Voando de Turkish Airlines (GRU-IST-CAI/IST-GRU)
Depois de fazer Alexandria, Cairo e Nilo:
Sharm El Sheik – 3 dias (via Egypt Air)
Petra – 2 dias (atravessar por terra via Aqaba)
Dead Sea – 1 dia
Aman e Gerash – 1 dia
Jerusalem – 3 dias (atravessar por terra via King Faisal Bridge)
Tel Aviv – 1 dia
Istambul – 4 dias (verificar se há voos entre os países, caso fazer via Grécia – Angean Air/ Olimpic Air)
Pamukkale – 1 dia
Capadocia – 2 dias

Veja tb os posts da Turquia:
Pamukkale: https://www.viaggio-mondo.com/2009/12/pamukkale-o-castelo-de-algodao.html
Capadócia: https://www.viaggio-mondo.com/2010/01/capadocia-um-lugar-magico.html
Istambul: https://www.viaggio-mondo.com/2009/10/dicas-uteis-para-istambul.html

Concordo com a Clara na questão do passaporte. Deixe Israel por último. Fiz a Jordânia em uns 7 dias, emendando depois com Dubai. Fiquei no Mar Morto, Petra, Wadi Rum e Aqaba, que é a contraparte jordaniana de Eilat. É um ótimo local para mergulho, também. Eu ficaria mais tempo em Aqaba, mas não sei se no inverno o local fica legal para essas atividades. Tem aqui documentos oficiais do MinTur da Jordânia: https://pt.visitjordan.com/DownloadenJTBBroschüre/tabid/714/Default.aspx

Erick,

Eu acho que acabei dando um monte de sugestoes e nao respondi exatamente suas perguntas. Nao sei quantos dias vc esta programando para o Cairo mas acho que tres ta de bom tamanho. Luxor, tem bastante coisa pra ver. E a maior concentracao de templos do Egito. Quando fui a recomendacao era dividir o dia em 2. Acordar bem cedo para a primeira parte, voltar para o hotel para almocar e fugir do calor e depois sair novamente no final da tarde. Tres dias para um ritmo bom estao de bom tamanho, fique 4 se quiser ir mais relax. Se der, faca o voo de balao que apesar de te tirar da cama as 4:30 da manha é sensacional. O passeio de feluca pelo Nilo (barco a vela tipico de la) e bem bonito. Nao fui a Aswan e imagino que vc esteja querendo ir pra Abu Simbel. So justifica a viagem se vc for pq e bem longe. Para chegar a Dahab, aconselho ir de aviao ate Sharm-el-Sheik. Apesar dos contras de se viajar de aviao, acho que vale a pena e economiza tempo. De la pegue um transfer para Dahab. Eu deixaria essa parte pro final. De la, voaria para Israel ou Jordania e faria de carro.

Eu iria do Egito para Jordania e de la para Israel.

Em Israel, dormimos uma noite em Ein Bokek pra aproveitar o mar Morto. A parada mais comum e Ein Gedi, para onde as pessoas fazem o bate-volta desde Jerusalem. Gostei mais do clima de Ein Bokek por causa dos hoteis. Ein Gedi e praticamente so a praia. A diferenca e que la vc tem a lama do mar Morto, que nao se ve em Ein Bokek. Jerusalem foram 3 dias. Eu acho que ate ficaria mais um. E muita coisa pra ver. Entao ou vc relaxa que nao vai ver tudo e fica menos dias, ou estende um pouco para conseguir manter um ritmo mais tranquilo. O blog da Dri (drieverywhere.net) tem muita info sobre essa viagem. Em Tel Aviv, ficamos mais 3 dias mas demos azar pq chegamos la na sexta quase hora do almoco, quando comeca o Shabbat. Isso e legal vc ver pq a partir do cair da tarde de sexta e durante todo o sabado, nada abre, incluindo alguns restaurantes. Acho que nossa impressao de Tel Aviv acabou sendo prejudicada por conta disso. Aproveitamos o sabado para passear por Yaffo que e a cidade que existia antes de Tel Aviv e foi o que salvou nosso dia. O bairro de Neve Tsedek é muito charmoso e cheio de restaurantes e barezinhos. O museu da Diaspora é imperdivel.

Acho que agora acrescentei um pouco mais.

Abs

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito