4 toques para viajar em época de alta do dólar 1

4 toques para viajar em época de alta do dólar

Euro e dólar

Atualizado em 7 de maio de 2018

Depois de três meses comportado, o dólar resolveu dar uma subida. Entre março e o início de maio de 2018, a moeda americana valorizou cerca de 10%, chegando a romper a barreira psicológica dos R$ 3,50 (do dólar comercial).

Relembramos aqui algumas dicas que valem para qualquer crise cambial — incluindo as que ainda virão.

1 | Restrinja os deslocamentos

Aquela viagem cheia de escalas, que você acha que está rentabilizando ao passar em muitos lugares, na verdade é uma viagem perdulária.

Não existe deslocamento grátis. Numa viagem muito picada, você não consegue amortizar o custo de deslocamento a cada permanência curta. Resultado: o custo por dia da viagem sobe desproporcionalmente.

Programe viagem pra um lugar só de cada vez, e a viagem naturalmente vai sair mais barata.

2 | Quanto mais tempo num lugar, menos caro ele fica

Eu sempre digo isso, mesmo em tempos de paz cambial.  Quem tem pressa gasta em táxi e em excursão; quem tem tempo caminha, anda de transporte público, faz os passeios por conta própria — isso barateia muito uma viagem.

Outra possibilidade aberta para quem se demora mais em cada lugar é alugar um apartamento. Além de ser potencialmente mais barato que hotel, você vai poder viver uma vida de bairro, que é bem mais em conta que a vida do turista — descobrindo restaurantes abordáveis e aproveitando o supermercado pra preparar algumas refeições em casa.

3 | Garimpe a melhor relação preço x nota dos hóspedes

Nosso parceiro Booking é o melhor lugar para descobrir as melhores pechinchas de hotéis. O consolidado de opiniões é mais equilibrado do que o do TripAdvisor.

Por quê? Porque todas as resenhas no Booking são feitas por quem realmente se hospedou, por meio de um formulário enviado automaticamente depois da hospedagem. Graças a esse sistema, a resposta dos hóspedes funciona como uma amostra mais consistente de opiniões — como num formulário de satisfação do consumidor, só que preenchido no conforto e anonimato da casa do hóspede (e não na frente do atendente da recepção). Além disso, você pode filtrar facilmente os comentários por perfil de hóspede (famílias, viajantes solo, jovens, casais).

Já o resultado do TripAdvisor pode ser distorcido por uma over-atuação de um hotel pedindo resenhas aos clientes (o que ajuda a elevar a nota do hotel) ou pelo mau humor de consumidores que só usam o TripAdvisor como se fosse um Reclame Aqui (plantando pulgas exageradas atrás da orelha de quem pesquisa).

Hospede-se com confiança em hotéis que tenham nota 8 no Booking. Se a localizão for extraordinária (ou o destino for caríssimo, ou o seu orçamento, muito minguado), considere também os de nota 7,5 ou 7. Querendo uma segunda opinião, confronte com a do TripAdvisor — mas vai por mim: é sempre bom descartar tanto os elogios derramados muito pontuais e as críticas histéricas. Procure a opinião média e as críticas objetivas.

4 | Lembra do… Brasil?

O Brasil é menos caro do que a gente imagina. Temos a tendência de comparar sempre o preço mais alto do Brasil (de Réveillon, janeiro e Carnaval) contra o preço da baixa temporada no exterior. Continuamos dizendo que “é mais barato ir pra Miami” mesmo quando as passagens para a Flórida vão à estratosfera, em janeiro e julho.

A verdade é que, quando você compra a passagem com alguma antecedência (30, 60 dias) ou em promoções, voar pode não ser caro.

Não é só nos pacotes que você vai encontrar bons preços de hotéis. Hoje os hotéis brasileiros oferecem condições parecidas em todos os canais de distribuição, incluindo os sites de reservas convencionais. De novo, nosso parceiro Booking é um ótimo lugar para pesquisar. Não tem pegadinha: os preços vêm para duas pessoas, e em 95% dos casos, já com todos os impostos e taxas incluídos (quando tem algum ISS ou taxa de serviço excluída, a informação vem clara na página de reserva).

Além disso, o Brasil é o melhor destino para você usar suas milhas. Aquelas 50.000 a 80.000 milhas da tabela básica necessárias para uma pessoa viajar aos Estados Unidos ou à Europa podem ser transformadas em passagens para duas a quatro pessoas viajarem dentro do Brasil. E as promoções de milhas reduzidas são mais freqüentes.

E os seus planos de viagem? Foram alterados por essa nova subida do dólar? Conta pra gente!

Leia mais:


Que moeda levar para 50 países

107 comentários

Quando faço uma reserva de hotel no exterior, o preço que o Booking demonstra em Reais somente é uma referência, pois o que realmente é contratado é o preço em dólar. Até aí, tudo bem. Mas com a cotação do Real frente ao dólar se desvalorizando todo o dia, o valor final a ser pago daqui a 4 meses quando eu realmente voltar de viagem, por exemplo, será bem maior e imprevisível. Minha pergunta é: Existe alguma forma de fugir dessa incerteza? do tipo, pagando agora, para viajar depois? Se eu parcelar no Cartão de Crédito, tem alguma forma de não variar conforme a cotação, uma vez que o pagamento já se iniciou?

    Olá, Nilton! Se você vai pagar em dinheiro vivo, pode comprar os seus dólares gradualmente desde a reserva. Para pagar no cartão, à vista ou parcelado, você precisa usar sites com débito imediato. Se for parcelado, a prestação será fixa em reais pelo câmbio registrado no primeiro vencimento.

Boa noite.

Efetuei a reserva de alguns hoteis no Booking.com, porém fiz quando o dolar estava mais baixo. Como as compras são apenas finalizadas na estadia. Como fica o valor total?

Olá! Parece que essa reportagem é sempre atual! Acho que na maioria das vezes o dólar sempre foi caro para nós. Fico pensando se estou maluca de continuar planos de destinos internacionais, independente valor do dólar…Afinal, quando volta ao “normal” o câmbio?? Impossível saber se um dia isso sequer acontecerá!

Olá, gostaria de saber o seguinte, estou pensando em ir pro EUA, mas é minha primeira vez, então qeria saber, dolar, compro aki no Brasil ou lá?? Digamos q eu vou pra San francisco, por lá tem casas de cambio, como as q tem em BuAs? OBS: gosto de viajar com dinheiro vivo, embora não seja recomendado, mas pefiro assim, cartão so no ultimo caso.

    Olá, Gian! Compro dólares no Brasil. O câmbio nos Estados Unidos não compensa pois eles tem pouco interesse na nossa moeda.

Bem, quando o milagre é grande o santo desconfia, rsrs. Boia ou Ricardo, vocês viram isso?
https://www.seculoxxi.com.br/pacote/2930/voce-e-nosso-convidado-para-Turquia

É quente? A principio se paga só a passagem e vem incluído os hotéis. Mesmo que se contrate pacotes opcionais ainda fica muito barato. Qual a pegadinha que eu não estou vendo? rsrs.

    Olá, Ilca! A viagem é supercorrida e dificilmente você escaparia de comprar as excursões locais pelo preço que cobrarem. A passagem por Istambul é relâmpago — leia com atenção, e verá que só terá um dia, e não três, como o itinerário malicioso dá a entender — e no final há três noites em Antalya, uma cidade que não está no roteiro básico turco de ninguém.

    Sim, a esmola é grande, pode desconfiar.

    Percebi isso depois que achei todos os detalhes do “pacote”. Istambul é praticamente uma conexão rsrs. Depois dei uma lida no que tem aqui no site sobre a Turquia e realmente não encontrei Antalya em lugar algum! Muitíssimo obrigada.

Estou com tudo resolvido em uma agencia para fechar um pacote de 12 dias em marco de 2015 para 4 pessoas para a Disney o dolar esta alto sera que compensa esperara as eleicoes passarem para ver se o dolar cai?

    Amigão, sabe me dizer se compensa levar reais e trocar por USD no exterior? Com essa diferença de IOF talvez ficaria mais em conta, porém, não encontrei nenhum casa de câmbio que ofereça cotação online. Sendo mais específico, vou para NY no começo de Nov.
    Esse dólar me mata!! hehe

    Olá, Elton! Não compensa. A cotação do real nos Estados Unidos não é boa. Melhor comprar seus dólares aqui. O IOF para comprar papel moeda é bem baixo.

    Confidence faz cotação on line
    Coloca no google confidence loja virtual e VC já vê

Eu e minha familia vamos para Orlando em fevereiro, ja reservei tudo, passagens compradas, carro alugado e hoteis, porém agora comecarei a juntar a grana dos gastos durante a viagem, o que é melhor fazer, ir comprando ou esperar pra ver qual é do câmbio em fev2015

    Olá, Alex! O comportamento do dólar é uma questão para os economistas. Quanto ao jeito mais seguro de se precaver de variações cambiais, a recomendação é comprar aos poucos e esquecer da cotação que pagou. Dólar comprado vale 1 dólar, e pronto.

Pessoal, pense pelo lado bom. Daqui a 6 meses o dólar vai estar R$3,00. Então compra logo e para de se lamentar.

Olá, já li varios links e não achei o que procuro, quero saber se os dolares antigos ( carinha) como dizem por aqui são bem aceitos em orlando? Agradeço se puder me responder.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito