5 praias particulares em Curaçao
Em Curaçao poucas praias são públicas (mas entre essas está a mais bonita das praias da ilha, Grote Knip/Kenepa Grandi). A maioria tem acesso controlado. Algumas são privativas de hotéis, outras funcionam como clubes de praia.
Quase todas foram no mínimo parcialmente construídas, com areia trazida de longe e recifes instalados pelo homem (mas se a gente não contasse, talvez você não percebesse). Em comum, oferecem ótima estrutura de apoio: bar, restaurante, banheiros, chuveiro, aluguel espreguiçadeiras, equipamento de mergulho. Ah, sim: longe da areia sempre haverá um deck flutuante para divertir os que nadarem até lá.
Cada praia tem sua própria personalidade.
Visualizar Praias particulares de Curaçao em um mapa maior
JAN THIEL
Encravada num bairro planejado de casas de veraneio e hotéis, Jan Thiel fica fora do caminho habitual dos turistas que se hospedam em Willemstad e arredores.
E por que valeria a pena rodar os 15 km da capital até lá? Porque seu bar de praia, o Zanzibar, é o mais charmoso dos beach lounges da ilha.
A propósito: marcar um jantar ao pôr-do-sol — numa mesa-cama com dossel à beira-mar — é um belo programa romântico. (Há também dois outros restaurantes no complexo, o mediterrâneo Zest e a churrascaria Tinto.)
De dia, a entrada custa 5 florins (3 dólares).
Seguro Viagem Bradesco: sua tranquilidade em viagens internacionais.
SEAQUARIUM BEACH
A dez minutinhos de carro do centro, a Seaquarium Beach é a “praia urbana” de Willemstad.
Se você procura muvuca ou azaração, Seaquarium é a sua praia. Tanto de dia, quanto à noite.
De dia você aluga a sua espreguiçadeira num dos quatro clubes de praia que dividem as areias da praia – os mais concorridos são o Mambo Beach e o Cabana. Também dá para escapar para visitar o próprio Seaquarium, que tem shows de golfinhos ao longo do dia.
À noite os clubes se revezam em festas, muitas vezes com som ao vivo. Às sextas e sábados o fervo é garantido.
Para entrar na praia do Seaquarium paga-se 5 florins (3 dólares) até as 17h. O estacionamento é gratuito.
BLUE BAY
Esta praia serve a um dos mais novos empreendimentos imobiliários da ilha, capitaneado pelo hotel Bluebay. Mas não é preciso estar hospedado por ali para entrar pela guarita.
Um deck em forma de ferradura permite que se mergulhe em vários pontos. E o spa do hotel oferece tratamentos e massagens.
Fica 15 km a oeste de Willemstad. Custa US$ 8 para entrar. Além dos hóspedes e residentes do Bluebay, hóspedes do hotel Kurá Hulanda têm ingresso liberado.
Wise – Cartão de débito global
PORTOMARI/PORT-MARIE
Portomari (em papiamento) ou Port-Marie (em holandês) é a praia para mergulhadores por excelência.
A quantidade de seixos e conchinhas na faixa em que o mar chega à areia dá uma noção da riqueza da vida marinha por lá.
Além de um recife natural, há um segundo, artificial.. E um píer fixo faz a alegria dos que fazem aquele outro tipo de mergulho, sem cilindro nem snorkel – um, dois, três, tchibum!
Portomari fica a 30 km a oeste de Wililemstad. A entrada custa 4 florins (2,50 dólares).
CAS ABAO
Cas Abao (ou Cas Abou, na grafia holandesa) é a mais bonita das praias particulares. É emoldurada dos dois lados por pedras muito fotogênicas.
A água é transparente e calmíssima. É a praia preferida das famílias com crianças pequenas.
O bar/restaurante é bastante simpático, e há sombra de árvores para quem chega cedo.
Cas Abou fica 35 km a oeste de Willemstad.
Carros com até 4 passageiros pagam 10 florins (6 dólares) para entrar durante a semana; 12,50 florins (7 dólares) no fim de semana.