A mais bela das derrotas

Hajj colorado

Claro que eu não tô feliz. Mas eu não tô arrasado como a maioria dos colorados, não.

Um dos 14 ônibus da Freeway Sports

Porque eu viajei pra assistir a um campeonato. E quando cheguei aqui nos Emirados, descobri que na verdade estava participando de um hajj.

Hajj colorado

Hajj é o nome que os muçulmanos dão à peregrinação a Meca que eles precisam fazer uma vez na vida. Pois o que aconteceu aqui nos Emirados foi um hajj colorado.

Hajj colorado

Entre 5 e 10 mil pessoas, dependendo da contabilidade de quem você acredita, coloriram os shoppings e os calçadões de Dubai de vermelho e fizeram do estádio de Abu Dhabi um pequeno Beira-Rio. Ou um Beira-Golfo. Mar Vermelho!

Hajj colorado

Hajj colorado

Encontrando amigos na fila: o Thales, o Leandro & sra.

Nunca antes na história desse país (sim, a prosperidade econômica e o real valorizado têm muito a ver com isso) um time de futebol mobilizou tantos torcedores numa peregrinação a um lugar tão distante.

Hajj colorado

Hajj colorado

A fila à minha frenteA fila atrás de mim

Sabe-se, no entanto, que de vez em quando ocorrem acidentes nos hajjs em Meca. Há confusões, pisoteamentos, feridos, mortos. Mas isso não torna o hajj uma experiência menos transcedental para um muçulmano.

Valdomiro na embaixada da Freeway Sports

(Bater um papo com o Valdomiro, um dos maiores ídolos da história do Inter, como eu bati na embaixada colorada que a Freeway Sports e o Inter montaram no hotel Ramada Chelsea, vale quanto? Para outras coisas existem todos os outros cartões de crédito.)

Hajj colorado

O radinho distribuído pela Rádio Gaúcha

Hajj colorado

Fernanda Zaffari, da Zero Hora

O hajj colorado a Abu Dhabi não acabou exatamente como a gente imaginava, mas quando a dor da derrota passar vai ser lembrado como o momento mágico em que algo entre 5 e 10 mil pessoas viajaram entre 14 e 24 horas de avião para invadir um país e um estádio. Na minha escala de valores isso é tão valioso quanto qualquer título que se possa conquistar.

(E sempre lembrando que, em 2006, nós fomos o Mazembe do Barcelona. O vexame de ontem é proporcional ao tamanho que o Inter tomou desde então.)

Hajj colorado

Foi mais ou menos o que aconteceu — só que em âmbito doméstico — com a torcida do Corinthians, que em 1976 invadiu o Rio de Janeiro e depois Porto Alegre e, mesmo tendo amargado mais um ano de fila, jamais vai esquecer aquelas viagens. Perder foi apenas um detalhe de uma aventura de proporções épicas.

Ramada Chelsea, Dubai

Caso o seu time algum dia lhe ofereça a oportunidade de fazer um hajj, e você tiver condições de ir, não deixe a oportunidade passar.

Os colorados que estão aqui em Abu Dhabi ainda saíram no lucro: ganharam uma noite bem dormida, longe das buzinas azuis que devem estar sendo ouvidas até agora no Rio Grande.

Para nós o hajj futebolístico pode ter acabado, mas o hajj turístico continua.

Como eu disse pra Fernanda Zaffari, ao vivo na Rádio Gaúcha: sábado, dia livre para compras.

Eu no hajj colorado

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

76 comentários

como diz o velho rei, o importante é que emoções eu senti. O post ficou incrivel!

Puxa! Nada mais precisa ser dito.

ps: sorte mesmo de vcs que não estavam por aqui, pois foi uma farra do boi gordo, com direito a festas homéricas e escandalosas. Para não dizer desrespeitosas. Dormir ontem foi difícil, não pelo amargor da derrota, mas pela falta de noção de algumas pessoas.

É isso aí! Aproveite o passeio e vai contando as novidades…
Abraço.

Ric, estamos aqui em Dubai, sentindo todas as emoções contigo! Realmente perder o jogo não é fácil, mas o privilégio de estar aqui, no outro lado do mundo, com o time do coração e conhecendo estas maravilhas…não tem preço!
Cada minuto está valendo a pena, no próximo estaremos aqui novamente!
Saudações coloradas!
Beto

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito