À Toscana, com a Mari Campos

Gelati nos paliti!!! (Foto: Mari Campos)Ano passado nossa querida Mari Campos zanzou por meeeeses a fio por lugares de sonho, do Marrocos à Turquia à Inglaterra ao México. Pelo menos um mês inteirinho foi passado só na Toscana, sob a inspiração de Frances Mayes. Muito da experiência já tinha sido contado ao vivo nos seus dois blogs; mas agora, na edição de abril da Viagem & Turismo, a Mari resume a etapa toscana da viagem num lindo texto em que transforma a villa da sra. Mayes em Florença no seu apartamentinho alugado em Florença — e relata, um por um, todos os bate-voltas que pôde fazer (e que você, se for com o devido tempo, pode repetir).

Aos links, pois:

Passione!, a Toscana da Mari Campos, na Viagem & Turismo de abril

Sob o sol da Toscana, no Pelo Mundo

O melhor gelato de Florença, no Saia pelo mundo

Isso é que é happy hour, no Saia pelo mundo

Leia mais nos arquivos de abril/2009 e maio/2009 do Saia pelo mundo

181 comentários

Pesquisando sobre a viagem que pretendo fazer em maio do ano que vem, em que penso incluir Provence, Roma e Toscana, fiquei pensando se Provence e Toscana não seriam regiões de características muito parecidas? O que acham dessas duas regiões numa mesma viagem?

    Clarice, fiz a Provence e a Toscana na mesma viagem e acho que foi super bacana!! As duas regioes tem caracteristicas proprias e diferentes!!! Na minha opiniao sao duas viagens bem diferentes!!! Vejo em comum a necessidade do carro, a importancia de serem conhecidas no modo mais “slow” possivel e a delicia de conhecer as cidades pequeninas!!! No resto, passando pela comida, pelo estilo das cidades, pelas paisagens, pela populacao, sao experiencias diferentes!!! Acho que vale a pena sim faze-los na mesma viagem, dedicando a elas o tempo que merecem!!! Bom… nao sei se todos vao concordar comigo, mas essa é minha opiniao!!! Abracos

O melhor de Toscana são as pequenas cidades (o que não inclui Firenzi). Lucca, San Geminiano, Montalccino, Volterra, Buonconvento, etc, e Cortona. Ah em Cortona tem a Mara, baiana que com seu restaurante faz a melhor comida italiana na Italia. É nossa embaixadora na República de Cortona. Sua função precípua e ajudar os brasileiros a alugar casas nos arredores ou se alojarem economicamente, além das maravilhosas dicas de outlet vinhos e aquela prosa bem da gente. Voltaremos em novembro para colher uvas e aprender aquela receita do seu “vinho da casa” que é melhor que o Brunelo “Biondi Santi”. Acredite!!

    Elias, como se chama o restaurante da mara em Cortona?
    Irei em outubro com meu marido para a Toscana. Vc tem mais alguma dica?
    Obrigada, Helena

Muito obrigada pela dica, Riq. Vai ser bastante útil. Vamos passar os 05 dias em Bologna, depois 03 em Roma (é a nossa segunda vez e estamos voltando por causa do show do U2 – espero que o Bono esteja bom até lá!) e, depois, passaremos uma semana na Toscana, em uma vila alugada. A grande coincidência foi que alugamos uma vila de um brasileiro que mora lá, aliás, gaúcho! E tb ficou impressionado com a coincidência, pois ele disse que nunca recebeu brasileiros. Detalhe: tb moramos no RS e, apesar de eu ser carioca, meu marido é gaúcho!

    Cinthia..vou à Toscana agora em outubro..como foi sua viagem?Tem dicas?Ah!Tb sou carioca casada com gaucho e morando em POA há anos…

Olá Riq! Você me ajudou muito, no meu roteiro para a Costa Amalfitana, que fiz em 2009, suas dicas foram essenciais para o sucesso da viagem. Há 3 dias resolvi aceitar o convite de um amigo e ir encontra-lo no próximo dia 28 na Itália. Novamente gostaria da sua opinião para o roteiro de última hora que fizemos.

Iremos num casamento de uma amiga brasileira, numa cidade chamada Fabriano, em Ancona. Antes do casamento iremos pra Toscana e depois do casamento para La Spezia-Cinque Terre. A nossa viagem começa por Milão, lugar onde desembarco e encontrarei o meu amigo no dia 28/5. Ficaremos dois dias em Milão ( por mim seguiria direto pra Toscana, mas esse amigo precisa resolver assuntos profissionais). No domingo, 30, seguiremos pra Toscana de carro. A idéia é ficar 5 dias na Toscana, o meu amigo fez uma pré- reserva num hotel em Firenze, li nos seus comentários que o ideal é ficar fora das grandes cidades, para quem está de carro, podemos mudar de hotel.…tem algum para indicar perto de Firenze? Peguei uma dica com o Jorge ( Gira Mundo) da estrada ligando Firenze e Siena, com parada em Greve in Chianti…deve ser muito lindo! Pretendemos conhecer além de Firenze, Piza, Siena, Arezzo, San Gemignano. A matéria da Mari Campos me ajudou muito também. Da Toscana seguiremos para Fabriano, em Ancona, vi no mapa que Assis fica no caminho, sempre tive vontade de conhecer, vou aproveitar a chance. Depois do casamento iremos para La Spezia, onde ficaremos hospedados 5 noites ( de todas as reservas que meu amigo fez no booking, esta é a única que não da pra cancelar), não sei se esta é a melhor opção para ir para o bate-volta pra Cinque Terre, de qualquer forma, não dá mais pra mudar de hotel. De La Spezia retornamos a Milão e em seguida ao Brasil.
Peço desculpas pelo tamanho do post…e desde já lhe agradeço pela sua ateñção.
Com carinho, Christine

    Florenca eh a melhor base para fazer de trem; para fazer de carro, eu sugiro algum hotel no meio do caminho entre Florenca e Siena, perto da estrada A3, que pode ser usada como atalho para ida ou volta. Pesquise Colle di Val d`Elsa.

À propósito, se tiver alguma sugestão acerca do meu roteiro, sinta-se à vontade para mexer, afinal de contas, confio mais em você do que em mim. Bjos

Riq, olha só como ficou meu roteiro final…
6 dias/ 7 noites: Paris
3 dias / 2 noites: Veneza (2 dias), Verona e Pádua (1 dia)
2 dias / 3 noites: Milão e Lagos (com grandes amigos)
2 dias / 2 noites: Cinqueterre (amei a sugestão, pois não estava nos meus planos iniciais)
4 dias / 4 noites: Toscana (Florença, Siena, Assis, San Gimignano, Pisa) – Talvez não caiba tudo 🙁
4 dias / 4 noites: Roma, Vaticano e Vesúvio (se der)
3 dias/ 2 noites: Copenhagen e Lünd
1 dia/ 1 noite: Paris e volta ao Brasil
Incluí uma visita rápida a uma grande amiga no sul da Suécia (chegando por Copenhagen), sem grandes propósitos turísticos, mas vai dar pra dar um rolé de 1/2 dia pela capital dinamarquesa e 2 dias e 1/2 no sul da Suécia por umas terras diferentes e muito bonitas (adoro trekking!!!)

Sei que ainda tenho muita coisa pra ver da Itália, mas para uma primeira impressão penso que está de bom tamanho. Um dia eu vou pra Costa Amalfitana, pros Alpes (de onde veio meu bisavô) e para um giro mais bem feito pela Toscana.

Muito obrigada mesmo!!! Se não fosse por você eu estaria bem perdida!!! Bjos

Nossa Riq, o roteiro é de sonho!!! Vou ter que dar uma mexida mas muito obrigada mesmo!!! Foi de ENORME ajuda!!! Bjos. Depois conto como foi a viagem.

Help!!!!!!
Riq, pelo amor de Deus me ajuda!!! Resolvi ir de repente para a Europa. vou passar 1 semana em Paris com uma tia e depois tenho cerca de 15 dias para rodar a Itália, que ainda não conheço. Vou sozinha, rodar basicamente de trem, talvez carro em algum momento.
Não teria aí um roteiro básico embrulhado com algumas dicas para essa viajante de última hora? Vou começar por Milão, onde tenho uma amiga, então devo ficar por lá e redondezas uns 4 dias. Dá pra fazer todo o resto (Veneza, Verona, Pádua, Florença, Roma, Vaticano, Pisa e afins)? Tenho onde ficar em Palermo, vale a pena esticar até lá? Nuito obrigada desde já!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.