À Toscana, com a Mari Campos

Gelati nos paliti!!! (Foto: Mari Campos)Ano passado nossa querida Mari Campos zanzou por meeeeses a fio por lugares de sonho, do Marrocos à Turquia à Inglaterra ao México. Pelo menos um mês inteirinho foi passado só na Toscana, sob a inspiração de Frances Mayes. Muito da experiência já tinha sido contado ao vivo nos seus dois blogs; mas agora, na edição de abril da Viagem & Turismo, a Mari resume a etapa toscana da viagem num lindo texto em que transforma a villa da sra. Mayes em Florença no seu apartamentinho alugado em Florença — e relata, um por um, todos os bate-voltas que pôde fazer (e que você, se for com o devido tempo, pode repetir).

Aos links, pois:

Passione!, a Toscana da Mari Campos, na Viagem & Turismo de abril

Sob o sol da Toscana, no Pelo Mundo

O melhor gelato de Florença, no Saia pelo mundo

Isso é que é happy hour, no Saia pelo mundo

Leia mais nos arquivos de abril/2009 e maio/2009 do Saia pelo mundo

181 comentários

Boa noite. Quero fazer o trajeto Viareggio – Lucca; Lucca – Pistoia; Pistoia – Prato (pernoite); e Prato – Firenze ( 2 noites) de trem. Gostaria de saber se nestas cidades tem porta bagagem nas estações e o ônibus sightseeing para dar uma primeira “olhada” na cidade e depois escolher onde passear.Sairei de Viareggiio pela manhã, irei a Lucca e Pistoia. De Pistoia irei à noite para prato onde pernoitarei; passarei o dia em prato e irei à noite para florença. Meu problema á a bagagem , pois passear com mala não dá. Não consegui em nenhum site das estações saber se tem Guarda volumes para viabilizar o trajeto. Alguém pode me ajudar, por favor?

Cinthia,
conheço a Antica Macelleria Cecchini, em Panzano. Se puder, participe do menu degustação que acontece por lá. O Dário Cecchini, o proprietário, é uma figura folclórica. Ele tem um ajudante brasileiro, super simpático, que se chama Cido. Procure por ele, se precisar de alguma coisa.
Vai se hospedar em Vignamaggio? Sabia que lá é a antiga residência da Mona Lisa? Sim. Isso mesmo. Ela era filha (ou esposa) de um poderoso mercador de Florença, e onde é hoje Vignamaggio era a sua residência. Lá é lindo. Fica entre Greve e Panzano.
Não fui para a “nossa” casa na Toscana porque temos um filho de 12 anos, em período escolar, então ficaria difícil para mim. Não tenho plano “B” (onde deixá-lo, alguem para cuidar…etc). Meu marido é médico, tinha uma férias prêmio, milhagens vencidas, meu irmão estava lá…então ele foi só. Mas já estamos planejando outra ida, agora todos juntos…
Caso queira se hospedar em Montepulciano, procure o Albergo Il Marzocco, logo depois da entrada do centro histórico. Para refeições, indico o Borgobuio, deliciosa cozinha Toscana, também em Montepulciano. Amei esta cidade.

Em Montalcino, não deixe de experimentar o Brunello, para muitos, o melhor vinho do mundo. O Rosso de Montepulciano também é muito bom.

Reafirmo a indicação do Restaurante La Castellana, em Montefioralle (vc vai se apaixonar por essa cidade), e a Osteria a Passignano, em Badia a Passignano. Meu marido esteve várias vezes nesses dois restaurantes por esses dias, e ele disse que a comida está cada vez melhor. Enfim, aproveite muito. A região do Chianti é maravilhosa…
Bjs

    Adriana,
    Todas as dicas já estão devidamente anotadas! Muito obrigada por todas elas! Só não sei se conseguirei ir a todos os lugares, mas vou fazer o possível para ir ao máximo que der!
    Que pena não ter plano B! Aqui em casa, tenho um enteado de 14 anos, mas, felizmente, temos plano B: ele ficará com a avó paterna.
    Mas, pelo visto, vc conhece muito bem essa região, né? Fala com uma familiaridade incrível. Quem sabe um dia não chego lá?
    Ah, não vou me hospedar em Vignamaggio não. Aluguei uma casa lá tb.
    Ab,
    Cinthia.

Cinthia Rangel,
tenho certeza que você vai amar Greve in Chianti. Já aluguei uma casa lá em uma temporada(e meu marido está lá atualmente)e vou deixar uma dica imperdível:
Restaurante La Castellana, em Montefioralle, uma cidadela medieval que pertence a Greve. A comida é dos deuses…maravilhosa. Não deixe de ir.
Imperdível também é Panzano in Chianti, pertinho de Greve, Badia a Passignano, também perto.
Vc estará a 30 km de Florença e 32 de Siena, unidas pela SS222, uma estradinha muito charmosa.
Aproveite e abraçe a região do Chianti por mim!!!

    Adriana,
    Tenho certeza de que vou adorar! Já anotei as suas dicas! De Panzano in Chianti peguei uma dica de um restaurante: a Antica Maccelaria di Cecchini (acho que é assim que se escreve! rsrs) e já reservei vinícolas em Montepulciano e Montalcino.
    Estou aguardando apenas a reserva do Vignamaggio, em Grève mesmo, onde foi filmado o filme Muito Barulho por Nada. Vc esteve lá? O lugar, pelo que vi, é lindo!
    Já vi até que em uma aldeia da região tem uma festa toscana em um final de semana que estaremos lá. Estou doida para ir!
    Seu marido está lá. Pq vc não foi?
    Mas pode deixar que abraço a região de Chianti por ti e por todos do VnV.
    Ab,
    Cinthia.

Obrigada Riq pela informação e site. Apenas mais uma pergunta, as viagens de trem que você fala (especialmente na Toscana) são viagens visulamente agradáveis?
Abraços,

Graziela

    Graziela,
    Te mandei uma dica no seu post anterior. Dá uma olhada.
    Ab,
    Cinthia.

    A gente superestima o quesito paisagem da janela do trem. Ela é só é estonteante nos roteiros panorâmicos, feitos por trens lentos (leia-se: Suíça).

Oi Riq, quais locais baratos você indica para se hospedar na Toscana. Estou indo com meu marido no final de Maio do ano que vem e estamos planjenado ficar 3 semanas.
Abraços,

Graziela

    Graziela,
    Estou indo para a Toscana agora em outubro. Aluguei uma casa em Grève in Chianti. Na volta posso te dizer o que achei do lugar, mas, pelo site, parece incrível.
    Além do mais, o proprietário é um gaúcho da serra, descendentes de italianos. Acho que isso ajuda e muito nas dicas, até pela facilidade da língua.
    Entra no site homeaway e digita o código 641462. Ele tem três apartamentos, de tamanhos diferentes. Escolhemos o de dois quartos, pois iremos eu, meu marido, minha filha, meu pai e minha madrasta.
    Dá uma olhada no local e vê o que vc acha.
    Descobri que lá tem uma vinícola que serviu de locação para o filme Muito Barulho por Nada.
    Vc vai ver que ele inclui como línguas faladas o português. Se entrar em contato com ele, diz que foi indicação da Cinthia e do Alessandro, do RS.
    Ah, o preço dele é ÓTIMO! Vamos pagar 520 euros uma semana. Dividindo vai dar 260 euros o casal! Mais barato que qq hotelzinho no Nordeste!
    Ab,
    Cinthia.

Riq,te escrevi em outro post..falando da minha viagem à Itália em outubro,o que esqueci de falar é que vou da Toscana para Roma e de lá Genova e cinque terra e de genova volto pra milão.A dúviad é quanto a hospedagem na Toscana..vou ficar só 2 dias lá e já conheço Firenze…

Oi, Riq!!! Voltei para agradecer as suas dicas. A minha viagem foi Perfeita!!! Tô até planejando voltar no ano que vem. Suas dicas me salvaram!!! Obrigada mesmo.

Oi Letícia, obrigada pela resposta. O que você acha de 01 semana em cada região? Que cidades são imperdíveis?

    Acho uma semana em cada uma das regioes, um tempo bacana!!!
    Cidades imperdiveis na Provence: Roussilon, Gordes, Saint-Remy, Les Baux. Nao deixe de ir em alguma das cidades em dia de feira. Acho que vc pode escolher uma ou duas das cidades maiores, como Avignon ou Aix-en-provence.
    Na Toscana: San Gimignano, Assis(mesmo nao fazendo parte oficialmente da Toscana), Siena, a regiao do Chianti. Florença tb e muito legal!!!
    Mas nos dois lugares descubra as suas cidades preferidas, se perca nas estradas!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito