Alaska pro Oscar

Cruzeiro no Alaska

O Oscar, do MauOscar from Dela Where?, está planejando ir com o companheiro para o Alaska em junho. A dúvida que pintou é — o que é melhor: pegar um cruzeiro em Seattle? Ou voar ao Alaska e ver também o que dá para fazer por terra (ou gelo…)?

Eu, que sou greysanathomymaníaco, iria por Seattle, e ainda daria um jeito de dar uma chegadinha em Vancouver, ali pertinho. Mas quanto ao Alaska, sou bem analfabetozinho.

Quem já foi ou já estudou o assunto? Manifeste-se, por favor! Sênquiu!

Foto gentilmente surrupiada deste site.

vou relatar o meu passeio ao Alaska em julho de 2009 (eu minha esposa mais dois filhos adolescentes e talvez retornarei indo de motorhome de Seattle ao Alaska.
Bem, fui planejando e comprando as passagens de avião, trem, navio, hoteis e locação de carros 6 meses antes sem nunhum pacote turistico tudo independente e deu tudo certo, a aventura começou indo do Rio de Janeiro para Seattle ficando apenas um dia, de lá (Seattle) fomos para fairbanks pela alaska airlines se possível vá num horário diurno, apesar que se for no verão praticamente não escurece, o visual das geleiras é incrível, bem chegando a Fairbanks no próprio aeroporto peguei o meu carro já reservado (detalhe no aeroporto tem vários ursos embalsamados) e fomos para o hotel princess riverside lodge a menos de 5 minutos, nele tem ônibus gratuito com guia que faz um tour pela cidade,após três dias a vam do hotel nos levou para a estação ferroviária bem de manhã,chegando lá as nossas reservas estavam tudo ok despachamos as malas e pegamos o trem para anchorage com uma pernoite no parque denali, o ingresso deste trem foi comprado no site da princess lodges (que incluia dois trechos de trem e mais uma noite no hotel), o trem com dois andares e teto todo de vidro, sendo que na parte de baixo tinha restaurante e loja de souvenir e dali fomos durante quatro horas até ao parque denali chegando lá desembarcamos e pegamos um ônibus que percorreu cerca de 5 minutos até ao hotel Denali lodge que fica no parque nacional denali no outro dia por volta das 12:00hs fizemos o mesmo trajeto e pegamos o trem para Anchorage lá chegamos por volta das 20:00hs com todo sol e dali fomos com as malas pelo meio da rua até o hotel ramada que ficava próximo, assim que nos instalamos pegamos um taxi até ao aeroporto(cerca de 15 kms) para pegar o meu carro reservado, alias que aeroporto bonito ai passeamos bastante (que estradas) não falta opções num raio de 100 kms basta ter disposição, quanto a cidade (Anchorage) muito organizada e bonita, ai depois de dois dias pegamos um trem para seward aonde pegaríamos o navio, este passeio de trem entre anchorage e seward foi comprado no site da alaska railroad e fomos nos vagões goldstar service que também tem dois andares com teto de vidro logo chegando na estação despachamos as malas colocando as entiquetas do navio, detalhe este passeio de trem de anchorage até seward que dura aproximadamente 4:00 hs de viagem é considerado o mais cênico do planeta e realmente é ! Você vê ursos na mata, passa por penhascos, por geleiras, túneis, realmente imperdível, chegando a estação em Seward fomos a pé até ao navio que praticamente ficava ao lado, o passeio deste navio que se chamava rydam foi comprado no site da Holland America, então o navio saiu por volta das 20:00 hs e no outro dia estava próximo da geleira hubbard glacier realmente um espétáculo da natureza e por ai fomos ao longo de 7 dias só engordando imaginem só, noite do salmão, noite da estravagância com muita fartura (adeus regime) amanhecendo cada dia num local (sitka, skagway,juneau,ketchikan, por fim chegando em vancouver (detalhe, tem que pegar o visto do canadá no brasil antes de ir),eram por volta das 8:00 hs já tínhamos desembarcado e por cerca de 2 quadras fomos para a locadora na qual eu já tinha reservado o carro em seguida fomos para o hotel holiday inn e estava tudo ok na minha reserva (detalhe, todos os hotéis eu antes de viajar já havia pago aqui no brasil através do cartão de crédito) ai começamos a passear por todos lados ,indo até whistler na qual estava há poucos meses de sediar as olimpíadas de inverno, realmente muito bonita, alias vancouver é demasiadamente bonita , após dois dias fomos para seattle e peguei mais um carro na locadora (detalhe não deixe de conhecer o mont Ranier nem o museu do avião realmente é imperdível) por fim vou resumi o que fiz no resto da viagem para não me alongar mais , de Seattle atravessei o deserto e fui para Las Vegas ficando 4 dias e retornando pela california até Seattle e de lá para o Rio, realmente uma grande aventura.

uma perguntinha básica. Para fazer um cruzeiro para o alaska, precisa necessariamente ter visto canadense também ou só o americano basta?

Olá, Elisa! Para desembarcar em escalas canadenses, precisa do visto. Se for ficar no navio ou se o navio não aportar no Canadá, não precisa.

Elisa,
    Caso vc entre no Canada de avião e tenha o visto americano, não precisa de visto canadense. Mas se entrar por terra ou de navio, precisa de visto mesmo se não for desembarcar do navio. Para passar por águas canadenses precisa de visto mesmo se vc já tiver o visto americano. Estou indo na semana que vem.

Obrigado pelas respostas!
Confirmei as passagens, agora falta planejar o roteiro.
Chegarei no dia 10/9 e ficarei até o dia 22/9. Ida e volta por Anchorage.

Juliano,

Nós visitamos na segunda quinzena de Agosto do ano passado os parques nacionais Kenai Fjords (Seward) e Denali. Eu escolhi esta época por dois motivos. Conseguimos ir com milhas e nesta época o Denali já tem as cores do outono, o parque vira um enorme tapete amarelo e vermelho. É muito bonito. Mas em compensação nesta época chove muito na região do Kenai Fjords. Nós pegamos muita chuva mas mesmo assim achamos que valeu a pena.

Resumindo nosso roteiro, nós chegamos em Anchorage, fomos de carro alugado para Seward (a Hertz permite que você devolva o carro em Seward e a estrada é muito bonita, vale a pena), ficamos 3 dias por lá e voltamos de trem pela Alaska Railroad (passeio inesquecível) para Anchorage. No dia seguinte alugamos um carro e fomos para o Denali (4 horas de carro). Ficamos no Denali a tarde desse dia e os 3 dias seguintes. Voltamos então para Anchorage e ainda rodamos mais um pouco de carro pela Seward Highway e fizemos um passeio de barco para ver o Portage Glacier.

Sobre Seward eu gostaria de recomendar os posts que nós escrevemos das atrações da cidade, incluindo o trajeto de carro pela Seward Highway, passeio de barco, trilhas no parque e o sealife center:

Em relação ao Denali, sim, os ônibus param de rodar em setembro, quando também os hotéis fecham. As datas em que os ônibus param de funcionar você pode ver na página do Denali no site do NPS (https://www.nps.gov/dena/planyourvisit/hours.htm#CP_JUMP_228455). Aliás o site do NPS é uma excelente fonte de informações para visitar qualquer parque nacional americano.
Um observação aqui é que a estrada que corta o parque tem 92 milhas, sendo que você pode percorrer com carro próprio as 15 primeiras milhas (pavimentadas) e daí em diante na estrada de terra somente os ônibus e alguns carros autorizados. Nós percorremos estas 15 milhas com o carro que alugamos e valeu a pena, já tem muita paisagem bonita e no fim do trecho conseguimos ver 2 caribou bem de perto. Esta foto do meu flickr foi tirada lá: https://www.flickr.com/photos/heldergr/8144172193.
No Denali você tem várias opções de atividades, mas as principais na minha opinião são os passeios de ônibus pela estrada que corta o parque e o voo sobre o monte McKinley. Como minha prioridade no parque era ver os ursos grizzly eu decidi usar os 3 dias completos que eu tive por lá para fazer passeios de ônibus. E valeu a pena, ao final do 3o dia nós tinhamos visto 20 deles.

Os hotéis perto do Denali são muito caros. Nós optamos por ficar no Denali Mountain Morning Hostel (https://www.denalihostel.com/) em uma cabana privada com banho compartilhado e gostamos bastante. No site no hotel tem os preços. E do próprio hostel nós vimos a aurora boreal.

Se precisar de qualquer dica para esses dois destinos, fique a vontade para perguntar.

Vou deixar aqui o link para o meu álbum do Alaska do Flickr que tem algumas fotos: https://www.flickr.com/photos/heldergr/sets/72157631681933139/with/8144172193/.

Abraços,
Helder

Estou querendo ir na segunda semana de setembro, para ficar 14 dias. Chegaria por Anchorage e ficaria lá umas 5 noites. Umas duas noites em Seward. Depois iria para Fairbanks. Teria que voltar para Anchorage para devolver o carro, pois não estou conseguindo nenhuma locadora que aceite devolver em Fairbanks.
Teria alguma outra cidade legal perto de Anchorage ou Fairbanks que dê pra ir de carro?
Gostaria de conhecer o Denali National Park, mas parece que o ônibus encerra no início de setembro e de carro não pode transitar…
Alguma sugestão?
Obrigado!!!

Olá, Juliano! Não temos conteúdo próprio sobre o Alaska.

Vamos pôr sua pergunta no Perguntódromo. Se houver resposta, aparecerá aqui.

Caro Juliano
    Cuidado porque realmente quase tudo fica parado no Alaska a partir do final de setembro. Estive lá em setembro, mas no início do mês. Fui de avião a Anchorage, e ali foi meu ponto de partida para os passeios diários. Não aluguei carro. Fiz tudo de trem , barco e avião. Para o Denali Park sai num aviaozinho as 6 hs da manhã(Talkeetna Aero Services), e fizemos voos panoramicos ao redor do Monte McKinley(o mais alto dos Estados Unidos) e depois descemos próximo ao parque, onde peguei o ônibus do próprio parque, com guia, e passei o dia. Ao final da tarde o avião me levou de volta a Anchorage.
    Eu marquei bobeira e não dormi no interior, onde as pessoas podem observar o fenômeno da Aurora Boreal. Se puder, ao invés de dormir em Anchorage todas as noites, escolha uma antes de ir ao Denali para ver a aurora. A época é uma das melhores.

Um dos meus desejos para o Alaska era ver os ursos marrons de perto. E consegui isso ao ir para o Brooks Camp, via King Salmon, no The Katmai National Park. Também foi um bate volta de Anchorage, mas tudo muito tranquilo, sem correrias. Vai com avião grande até King Salmon e de lá peha um hidroavião. É adrenalina pura, a gente fica(ou pode) andando por trilhas que levam a pequenas cachoeiras, onde os ursos ficam à espera dos salmões. Só não pode se aproximar menos de 50 metros deles.

Para Seward(Kenai Fjords National Park), fui de trem, um belo passeio. Lá, peguei um barco para os glaciers. Sai de Anchorage no trem as 6:45 am e o retorno de Seward foi as 6:00 pm.

A empresa que me ofereceu os serviços foi a Explore Tours(www.exploretours.com) e o preço foi muito em conta. Não lembro bem, mas acho que foi em torno de US$ 1.700 (em 2008), com hotel incluido, avião, trem. O Hotel, que eu recomendo, foi o Anchorage Comfort Inn, bem central e perto da estação de trem.

Qq dúvida pode me contatar.

Boa viagem

Kenneth Fleming

Juliano,
    Também estou indo para o Alaska (jun/jul) e também tive enorme dificuldade para conseguir o carro para pegar em Anchorage e devolver em Fairbanks. Mandei email para várias locadoras, e nada, simplesmente quando se consegue fazer uma cotação nesses termos os preços são absurdamente mais altos que devolvendo o carro no mesmo lugar de retirada.
    Entrei no site rentalcars.com, do mesmo grupo do booking.com e ali, depois de também não conseguir, depois de contactá-los por email, me informaram que não teriam essa disponibilidade – isso há umas 2/3 semanas atrás. Semana passada entrei de novo no mesmo site e consegui cotar e por preços bem camaradas em relação aos preços direto dos sites da locadora. Fiz o aluguel e estou aguardando a confirmação da disponibilidade do carro – está demorando e receio não conseguir o carro na categoria que pedi (MID SUV – cat. SFAR). Estou no aguardo da confirmação deles.
    No Brasil também contactei a mobility (mobility.com.br) e ali também é possível e já estou com uma reserva, segundo eles com a disponibilidade do carro já assegurada na categoria de carro que quero, para ser efetivada até quinta feira. Se der problema com a rentalcars vou alugar pela mobility – os preços inclusive são bastante próximos, já com os seguros, com GPS, primeiro tanque cheio etc.
    Em relação ao Denali National Park, de fato, o ônibus encerra em setembro e não dá para visitar de carro. Acho que pelo Alaska a melhor época não é setembro, embora digam que a mudança das cores da vegetação do outono seja muito bonita, mas muitas coisa fecham já nessa época, por isso acabei optando por ir em jun/jul.
    Estou pesquisando bastante coisa do Alaska, e já deu pra perceber que os melhores passeios usam avião desses bem pequenos, o que torna a viagem bastante cara. Se puder arcar com esse tipo de gasto, tem um passeio que sai de Anchorage e passa o dia no Katmai National Park, para ver de perto os ursos em Brooks Camp – parece bem legal, mas sai uns $600 por pessoa (google Katmailand). Perto do Denali em Talkeetna tem um flightseeng tour com pouso do avião numa geleira, também parece bem legal, mas também é caro. Esse sobrevoa o Denali e num dia bonito – coisa meio rara no Alaska – deve ser bacana.
    Qualquer dúvida pode me mandar email em [email protected].
    Abraços,
    Boa viagem

Caro Ricardo

Apenas uma pequena observação : quando aluguei carro em Vermont, vi que a diferença de valor entre um com GPS e um sem o GPS dava em torno de US$ 400.00(para 25 dias de aluguel). Aluguei então um carro sem o GPS e comprei um na Best Buy por uns US$ 100.00, economizando uma graninha e ainda trazendo o GPS comigo.

O piloto que me levou em um voo para o Denali disse que, no aeroporto de Anchorage(para pequenas aeronaves) existem mais de 1.000 aviões estacionados.