AlessandroA no novo museu da Acrópole

Acrópole vista do novo museu (foto: Alessandro Ayres)

Dia 21 de junho Atenas inaugurou o novo Museu da Acrópole — um prédio moderno e envidraçado, com vista para o Partenon (prejudicada por dois prédios e uma casa que o governo ainda não conseguiu desapropriar e demolir).

Pois o nosso Alessandro Ayres já esteve por lá e documenta a visita no seu blog, o Wazari. Lá você encontra, em português, todas as informações práticas para marcar sua visita pela internet e chegar ao museu.

Aproveite e bookmarque a categoria Grécia do blog, porque deve ainda vir muita coisa boa por aí. Já estão no ar posts utilíssimos como o que esmiúça a chegada em Atenas (e inclui a dica para este hotel de onde se tem esta vista mais-ou-menos aí de baixo) e o que mostra o caminho das pedras para chegar às ilhas gregas de barco e avião.

Terraço do Hotel Central, Atenas (foto: Alessandro Ayres)

Efkharistó poly, Alessandro!

112 comentários

Graças a Deus!!! Eu tive a FELICIDADE de conhecer Atenas e seus encantos. Pena que a Grécia esteja passando por um período tão difícil e que há anos viva muito de um glorioso passado… Desejo sinceramente que em breve os gregos estejam em melhores condições… SUCESSO!!!

Oi Alessandro, estarei na Itália em abril e gostaria de ir para a Grécia. Pegaria um voo de Roma para Atenas no dia 29/04, chegando as 15:40hs em Atenas e passaria mais 2 dias, depois ficaria 2 noite em Mykonos e 1 noite em Santorini e retornaria para Atenas para pegar um voo para Barcelona. Na verdade estou em duvida com relação ao clima nessa época do ano, como me deslocar de um lugar para outro (a melhor
opção é avião ou barco) e se o espaço de tempo que possuo daria para fazer tudo isso. O que mais me preocupa é o deslocamento de Atenas-Mykonos e de Mykonos-Santorini, seria viável fazer uma base em Atenas ou não é necessário. Já pensei em desistir de ir para a Grécia, pois não sei se o tempo que tenho é viável, mas sempre tive muita vontade de conhecer.
Desde já muito obrigada.

Bóia, obrigada!
Aproveitando a sua preciosa ajuda, mais alguns questionamentos:
Em maio as ilhas gregas têm movimento? Não está frio para pegar praia? Na Grécia é possível fazer com calma Atenas + Mikoconos e Santorini em 10 dias e Istambul + Capadócia em outros 10 dias?
Valeu!!!!

Olá Pessoal
Boiá, não sei onde lançar as perguntas, então as colocarei aqui. Desculpe desde já se estiver errado!
Ano passado fizemos Itália + Paris e estamos programando nova viagem européia para maio ou junho deste ano.
Porém, estou suuuuper na dúvida com o destino. Não sei se fazemos Turquia (Istambul e algumas outras cidades principais) + Grécia (Atenas e algumas das ilhas famosas) ou se Amsterdan + Bruxelas + Londres. Teremos 20/22 dias de férias. Alguém tem notícia como está o turismo na Grécia nesses tempos difíceis? É possível combinar Turquia e Grécia na mesma viagem? Junho é muito quente?
Agradeço a ajuda preciosa

    Olá, Fabiana! Junho é quente, mas é bem melhor do que julho e agosto. É possível combinar Grécia e Turquia, desde que você selecione destinos. A Turquia, bem feita, leva pelo menos duas semanas.

Estive em Atenas no mês de outubro e a dica da Niedja sobre a guia Nina foi sensacional.
Não existem muitas placas e informações disponíveis nos museus, acrópole etc, e para mim que não sou conhecedora de história e mitologia, ter as informações da Nina fez o passeio ser mais interessante e valer como um grande aprendizado. Ela inclusive foi ao museu comigo.
E a Nina tb foi muito atenciosa. Tinha uma passagem de Atenas para Santorini no dia da greve geral convocada. E ela nos informava sobre tudo o que estava acontecendo e por isso mudamos o nosso voo e tudo correu bem.

Acabamos de retornar da Grecia, e também passei por aqui para deixar uma incrivel dica para quem está indo para a Grecia.

Antes de partir, aqui do Brasil fiz contato com uma guia para nos acompanhar em Atenas, a Fantastica NINA ROMANOU – telefones 00 xx (30) 693 7032 144 – 00 xx (30) 210 9834 469 – 00 xx (30) 210 9816 116. Na verdade, ela é mais do que uma simples guia, é uma fantástica e excelente professora de história e mitologia grega. Além disso, uma pessoa extremamente simpática e atenciosa.

Ela nos ligou no Brasil umas 3 vezes antes de partirmos para a Grécia para dar dicas sobre o roteiro, pois além de Atenas, também passamos por Thessaloniki, Meteora, Delfi,Nafpaktos, Olimpia, Mystras, Sparta, Epidauros, Nafplion, Mycenas, Corintho e Cape Sounion.

Alem disso, quando chegamos no hotel em Thessaloniki, que era nosso ponto de partida no continenente grego, havia um envelope que ela nos enviou pelo correio com mapas, caminhos rodoviários que deveriamos seguir e dicas de lugares a serem visitados, bem com precos e horários de funcionamento. Tinham 4 folhas escritas a mão por ela com dicas preciosas.

Havíamos contratado ela apenas para nos acompanhar em Atenas, mas ela chegou a este cúmulo de atenção e carinho conosco. Alem disso, anotou todos os hotéis que haviamos reservado na Grécia e todo dia a noite nos ligava para saber se tudo havia dado certo, além de nos dar dicas para o próximo dia. Isso tambem nos deu uma impagável segurança.

A Nina Romanou realmente foi uma das pérolas desta viagem. Ela é brasileira, filha de gregos que esta na Grécia ha 19 anos.

    Olá Niedja, você teria o e-mail da Nina Romanou, vou pra Grécia em Junho e gostaria de tê-la como guia

    Obrigado

Acabei de voltar de Atenas e vou deixar aqui meu pitaco…
Fiquei hospedada no hotel Athens Gate, em frente ao Templo de Zeus Olimpico.. Adorei, o pessoal é super gnt boa, bem prestativo e o hotel fica a apenas 2 quadras da estação de metro Acropole.

Quanto os restaurantes eu posso indicar o Diogenes e o Eat at Milton’s, sugestão que peguei em outros blogs que estão aqui na listinha interminaaaaaaaavel do VnV e adorei! Vale a pena! Comi entrada + prato principal + tomei cerveja + provei ouzo + sobremesa (iorgurte com mel) e não paguei mais do que 28 euros no Diogenes!

Estou indo no final do mes para a Grecia e queria dicas de bons restaurantes , com boa comida , vista do por do sol nas ilhas e aconchegantes, em Atenas, Mikonos, Santorini e Creta. Voces poderiam me ajudar ? E o que voces consideram imperdivel nesses lugares ?

Abs e obrigada

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito