AlessandroA no novo museu da Acrópole

Acrópole vista do novo museu (foto: Alessandro Ayres)

Dia 21 de junho Atenas inaugurou o novo Museu da Acrópole — um prédio moderno e envidraçado, com vista para o Partenon (prejudicada por dois prédios e uma casa que o governo ainda não conseguiu desapropriar e demolir).

Pois o nosso Alessandro Ayres já esteve por lá e documenta a visita no seu blog, o Wazari. Lá você encontra, em português, todas as informações práticas para marcar sua visita pela internet e chegar ao museu.

Aproveite e bookmarque a categoria Grécia do blog, porque deve ainda vir muita coisa boa por aí. Já estão no ar posts utilíssimos como o que esmiúça a chegada em Atenas (e inclui a dica para este hotel de onde se tem esta vista mais-ou-menos aí de baixo) e o que mostra o caminho das pedras para chegar às ilhas gregas de barco e avião.

Terraço do Hotel Central, Atenas (foto: Alessandro Ayres)

Efkharistó poly, Alessandro!

112 comentários

Oi Fabiana,

Eu fui já faz um tempo pra Grécia (em 2009!). Em Mykonos eu fiquei no centro, no hotel Carbonaki e adorei! Consegui ir pras praias de transp publico, sem perrengues. Sem falar que voltando das praias, vc ainda pode pegar o por-do-sol perto dos moinhos (é lindo!), sair pra jantar e dar uma volta pelo centro a pé, sem se preocupar em ter que pegar a moto/quadriciclo pra voltar pro hotel.
Em Santorini eu preferi ficar em Thira, no Costa Marina Villas, que achei excelente, bem perto do centro. Em Santorini eu aluguei um smart da mercedez, pois estava o mesmo preço do quadriciclo e dei a volta na ilha toda. Vale muito a pena!!

PS: Sobrando um dia em Amsterdam, eu ia preferir ir a Brugges do que Bruxelas.

Boa viagem!

Fabiana, seguem algumas dicas – espero que ajudem:

1. Minhas dicas de Amsterdam, com agrupamento de lerês pra facilitar sua programação por lá: http://bemsortido.wordpress.com/2013/05/28/10-coisas-para-fazer-em-amsterdam/

2. Em Mykonos eu sugiro hospedar-se no centro (veja o Andronikos Hotel ou algum próximo a ele para vc poder jantar a pé – o centro tem várias opções de restaurantes) e alugar quadriciclo para ir cada dia em uma praia diferente. Psarou e Super Paradise são imperdíveis.

3. Em Atenas, a melhor região pra ficar é Plaka.

Boa viagem!

Olá Fabiana, em Mikonos fiquei no Acrogiali Hotel e super recomendo. Bom hotel, sem frescuras e o restaurante tb é bom. Fica em Platis Yalos. Prefiro ficar na praia e ir ao centrinho de onibus. É muito ruim estacionar por ali. Alugue p carro,para conhecer as outras praias e lugares. Em Super Paradise recomendo o bar Jackie O.

Fabiana, Achei seu roteiro legal…….
Faria a seguinte mudança: Atenas – 1 dia ou 2, dá prá fazer tudo em um só dia…..lá tem um trenzinho que passa por todos os locais, vc. sobe e desce, muito fácil. Aproveita os dias de sobra e fica em Myconos (aluga uma quadriciclo e seja feliz).
Em Santorini alugue um carro – fiquei no Hotel Vulcano view – vale cada centavo.

Olá Boia e tripulantes
Finalmente consegui emitir as passagens aéreas e definir o roteiro e, assim, gostaria de alguns pitacos de vocês.
15.05 – chegada em Amsterdã
16.05 a 21.05 – Amsterdã (5 dias inteiros. Quero dividir flanar + 1 lerê em cada dia: Keukenoff, Casa Anne Frank, Museu Van Gogh e Rijiskmuseum). Se sobrar tempo livre farei um bate-volta em Bruxelas.
21.05 – Deslocamento Amsterdã/Atenas (avião)
22.05 a 25.05 – Atenas (3 dias inteiros).
25.05 – Deslocamento Atenas/ Mykonos (avião)
26.05 a 30.05 – Mykonos (4 dias inteiros)
30.05 – Deslocamento Mykonos/Santorini (barco)
31.05 a 04.06 – Santorini (4 dias inteiros).
Reservei hotel em Oia.
04.06 – Deslocamento Santorini/Atenas (avião)
05.06 – Retorno de Atenas ao Brasil
Dúvidas:
a) está redondo?
b) qual a melhor região para hospedagem em Atenas? Plaka?
c) em Mykonos é melhor ficar no centro e ir de carro/moto para as praias ou escolho uma praia para fazer base?
Obrigada!

    Olá, Fabiana! Vamos compartilhar sua nova pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

    Oi, Fabiana,
    Estive na Grécia por três semanas, em set/2012, fiquei hospedada bem pertinho de Plaka (eu ia e voltava a pé), na Rua Mitropoleous,que começa na Praça Syntagma. A região é ótima, porque você fica a dois passos do metrô e do ônibus para o Aeroporto (e para o Cabo Sounion, também).
    Plaka é muito fofa, mas talvez seja excessivamente turística (sabe aquele hotel mais caidinho que vai te cobrar mais caro?).
    Outra região que é deliciosa é Thisio, que também tem vista para a Acrópole, um astral maravilhoso e hotéis com uma carinha mais charmosa. A referência é a Rua Apostolou Paulos e as proximidades do Museu da Acrópole.
    Aproveite Atenas. Eu fiquei apaixonada pela cidade (sete dias ao todo e louca pra voltar).
    Se você for a partir de abril, não perca os cinemas ao ar livre, onde você fica com um olho na tela e outro na Acrópole 🙂
    Abs
    Cyntia

    Fabiana,

    parece que vc já comprou TODAS as passagens de avião né? caso ainda não tenha comprado Atenas/Mykonos sugiro fazer de barco. O barco é tranquilo, não balança, vc vai vendo a paisagem (tudo bem é sempre a mesma ahahah) mas levando em consideracao o deslocamento até o aeroporto, o tempo que tem que chegar antes e na chegada, o barco revela-se uma opção melhor.

Fabiana, também em Platys Gialos, Mikonos, em 2009 fiquei no Petinos Beach – http://www.petinosbeach.gr Maravilhoso! Possível caminhar por até as praias próximas. Hoje me parece que é caro, não sei qual a negociação da excursão em conta que fui – são típicas casinhas brancas com vista para outras casinhas brancas, o mar, a montanha, um charme!

Em Santorini, eu acho que preferiria ter ficado em Oia, mas fiquei no Hotel Hellas – em Thira (Capital)

http://hotel-hellas-santorini-greece.focusgreece.gr/

Fabiana,
Adorei o Portobello Boutique. Fica em mikonos town e achei a localização perfeita! Fácil acesso de carro e duas quadras das lojas e restaurantes. A vista do quarto e do lobby é maravilhosa. Tem um por do sol lindo!
Gostei de ficar no centro porque da pra alugar uma moto para ir as praias durante o dia, e sair a pé para jantar, passear pelas lojas nas casinhas brancas típicas da ilha.

O hotel é bem decorado e o atendimento e café da manhã são excelentes.

Oi, Fabiana. Ficamos no Mykonian K Hotels, gostamos bastante. Fica um pouquinho distante do centro, cerca de 10 minutos de caminhada. Mas a piscina é uma delícia e as instalações eram boas. Abs.

Oi Bóia
Irei em junho para a Grécia e, embora saiba que vocês não tenham conteúdo – ainda – específico sobre este local, gostaria de saber se tem algum comentário de região e de hotel em Mikonos. Só encontrei sobre Oia em Santorini. Se tiver dicas de região e hotel também de Atenas igualmente serão bem-vindas. Obrigada!

    Olá, Fabiana! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui!

    Oi Fabiana,

    Em Mykonos, ficamos no hotel Mykonian Ambassador na praia de Platys Gialos. O hotel é maravilhoso em todos os sentidos : vista de Mykonos, café da manhã, quarto, piscina, SPA. A praia é deliciosa para nadar e muito bonita. É rodeado por vários restaurantes muito bons e a região é muito bonita. Tem onibus publico fácil para o centro e barquinho para as outras praias. Achei ótima pedida.

    Em Santorini pessoalmente não recomendo Oia. É longe de tudo e se vc se hospedar na costa tem centenas de degraus para subir e descer. É um lugar líndissimo para passear. Recomendo se hospedar próximo ao centro onde é muito gostoso passear à noite e alugar um carro pois a ilha é grande e tem inúmeras praias para conhecer.

    Em Atenas fiquei no Royal Olimpic ao lado do bairro Plaka. O hotel é excelente com vista para o Parthenon. Tb é muito bem localizado, vc faz a maioria dos passeios a pé.

    Oi Fabiana,
    Ficamos no Alkyon, um hotel bem charmoso com um serviço impecável e uma vista deslumbrante. Preço bastante competitivo também.
    Lá no blog tenho algumas fotos dele e material que talvez te ajude.
    Boa viagem

    Oi Fabiana. Fui ano passado para Grécia e fiquei no hotel Petinos. Ele tem um preço bem bacana e é muito agradavel. Quartos amplos, piscina. Fica em frente a uma pequena enseada, e o restaurante onde se toma o café fica bem de frente para o mar. Tem desconto nas refeições (almoço e jantar) para hospedes, o que ajuda para aquelas noites onde o cansaço toma conta, pois a comida era boa e o preço justo. O pessoal do hotel é muito simpático e atencioso. Recomendo. O ideal é alugar um carro para poder passear pela ilha e conhecer as praias. Tem um ponto de onibus em frente com linha para o centro de hora em hora. Em Atenas ficamos no centro bem ao lado do museu da Acropole pois era bem estrategico e fizemos quase todos os pontos turisticos a pé. O nome do hotel é Philippos, tem um bom custo x beneficio e muitas opções de restaurantes bem próximos.

    Oi Fabiana!
    Em Atenas fiquei no St George Lycabettus. Café da manhã com espumante e vista pra Acrópole, me apaixonei. Quartos ótimos, banheiro com chuveiro bom e secador, etc. Não deixe de jantar em um dos restaurantes com terraço no centro, a vista à noite com os monumentos acesos é demais, e muitos deles oferecem vinhos caseiros gostosos e em conta no jantar.
    Em Mykonos, alugue um quadriciclo e saia rodando pela ilha.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.