#Linkódromo | Era uma vez na Alsácia

Alsacia Feira de Natal Paris des Petits
Fotos | Paris des Petits

Que a Europa rende inúmeros e diferentes roteiros de viagens, isso nós já sabemos de cor. Para os mais românticos, talvez uma vida toda não seja suficiente para conhecer as surpresas e belezas guardadas entre suas cidades históricas. A Alsácia é um belo exemplo disso.

Essa simpática região da França, cuja maior cidade é Strasbourg, é famosa por seus cativantes mercados de Natal e por todo o seu cenário especial. Por ser vizinha (e já ter feito parte) da Alemanha, a Alsácia também divide hábitos comuns aos da cultura alemã, o que pode trazer um ar ainda mais interessante para esse misto de França e Alemanha.

Alsacia Paris des Petits

Os blogueiros que passearam pela Alsácia mostram que a região pode render roteiros diversificados: com crianças, como indica o pessoal do blog Paris des Petits; gourmet, como feito pela Constance Escobar; ou até mesmo uma visita mais express, como o roteiro sugerido pelo Alê do Wazari.

Vai por eles:

Natal na Alsacia com crianças – parte I no Paris des Petits da Dé e da Mari

Natal na Alsacia com crianças – parte 2 no Paris des Petits da Dé e da Mari

Natal na Alsacia com crianças – parte 3 no Paris des Petits da Dé e da Mari

Os mercados de Natal na Alsácia no Pra Quem Quiser me Visitar da Constance Escobar

Fromagerie Antony no Pra Quem Quiser me Visitar da Constance Escobar

Strasbourg: de winstub em winstub no Pra Quem Quiser me Visitar da Constance Escobar

Le Bistro des Saveurs: bela surpresa em Obernai no Pra Quem Quiser me Visitar da Constance Escobar

Strasbourg – Capital Européia no Alemanha, por que não? da Angela Arten-Meyer

Strasbourg no Destino Provence da Natalia

Château du Haut Koenigsbourg na Alsácia no Viajar na França da Ana Veloso

Mercados de Natal da Alsácia no Viajar na França da Ana Veloso

Um dia em Estrasburgo (ou Strasbourg) no Wazari do Alê Ayares

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email

28 comentários

Olá! O link para o Paris des Petits da Dé e da Mari não está funcionando. Vcs sabem me dizer como acessar, por favor? Pretendo passar o natal na Alsácia, com crianças, e tá dificil conseguir informações.

Pessoal, através deste blog fiquei muito entusiasmada em conhecer a Alsácia, : acabei de voltar de lá e posso dizer que a experiência foi incrível! Tudo que vi aqui pude vivenciar ao vivo: Estrasburgo é maravilhosa e imperdível, mesclando o típico da região com o moderno, transpirando qualidade de vida e atmosfera jovial e agradável. A Rota do Vinho é de encher os olhos com seus vilarejos floridos e encantadores.Colmar é uma jóia Alsaciana! Tomamos muito vinho, tiramos centenas de fotos e nos sentimos dentro de um conto de fadas!! Abs

Olá Bóia

Fui a região da Alsácia em dezembro de 2013. Fui de Paris a Colmar de trem e de Colmar para Estrasburgo, também de trem. Passei o natal em Colmar. Fiquei de 26/12 a 29/12 em Estrasburgo. Apaixonei-me por Estrasburgo. Juro que se pudesse moraria em Estrasburgo. Cidade de médio porte, agradabilíssima. Vontade de não ir embora. Creio que a qualidade de vida por lá deve ser estupenda. Colmar é muito bela, mas é cidade pequena. Quase não encontrei restaurante aberto para jantar na noite de natal. Colmar tem seu ponto forte nas suas feiras natalinas. Sou daquelas turistas que quando se apaixona pela cidade quer “bater perna”, perder-se e achar-se em suas ruas ignorando seus pontos turísticos tradicionais. Quero me envolver, respirar a cidade com a maior amplidão possível, observar seus habitantes, andar nos transportes públicos até os lugares mais afastados de seus centros turísticos. Logo, sou ruim em definir roteiros como também em segui-los. Mas informo que Colmar é uma linda cidade que em 2 noites é conhecida com calma. Estrasburgo merece mais tempo, de 3 a 4 noites, isto para quem é detalhista e gosta de apreciar com calma. Em Colmar fiquei hospedada no hotel Turrene. Só tenho elogios. Em Estrasburgo fiquei no hotel Maison Rouge. Excelente localização, bem no centro da cidade – ao lado da gal. Lafayette – mas no quesito limpeza deixa muito a desejar. Tem excelentes instalações e um café da manhã pago a parte e muito caro. Para quem não tem seu computador próprio sofre ao usar o do hotel, não há cadeira para sentar. Para um hotel de 4 estrelas é um pouco demais. Gostaria de enviar fotos, se estiverem interessados basta me orientar.
Tenho muito a agradecer a este blog, que muito me auxilia nas minhas viagens.

    Bóia

    Eu é que tenho muito a agradecer a vocês !

    Abraços Fraternos

    Maria Esther

Ricardo
É possível fazer a rota dos vinhos de onibus?
A partir de Colmar ou de Strasburg.
Por favor, responda para o meu email.
Obrigado
antenor

    Olá, Antenor! Quem responde é A Bóia. Todas as nossas respostas são aqui no site, não podemos responder por email.

    As linhas de ônibus locais servem a moradores e muitas vezes não têm a freqüência desejada por um turista.

    Com esta ferramenta da cia. local de ônibus você vê os horários entre os pontos que quer visitar:

    http://www.vialsace.eu/ri/?rub_code=4

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.