Amsterdã: como ir do aeroporto Schiphol à cidade (todas as alternativas) 1

Amsterdã: como ir do aeroporto Schiphol à cidade (todas as alternativas)

Do aeroporto Schiphol a Amsterdã

É muito tranqüilo e civilizado chegar a Amsterdã pelo aeroporto Schiphol (diga: Sssrrrríp-roul). O táxi funciona pelo taxímetro, o trem leva rapidinho à estação central e há também opções de ônibus e van (shuttle).

A dúvida entre trem e ônibus é resolvida pela localização do hotel:

  • Se você estiver hospedado nos arredores da Museumplein ou da Leidseplein, vá de ônibus
  • Se estiver em outro ponto da cidade, vá de trem até a estação mais próxima do seu hotel (Centraal, Zuid ou Sloterdijk) e prossiga de táxi ou bonde (tram)

Você também pode ir de shuttle (van) e táxi.

Do aeroporto a Amsterdã, de trem

Do aeroporto Schiphol a Amsterdã de trem

Trens vindos de outras partes da Holanda (e também da Bélgica) passam dia e noite pela estação do aeroporto, localizada no subsolo, e levam ao centro de Amsterdã (estação Amsterdam Centraal) da maneira mais rápida e prática. O trajeto leva entre 14 minutos (nos trens Intercity) e 17 minutos (nos trens regionais).

Entre 6h e 1h, passam entre 4 e 8 trens a cada hora. Entre 1h e 6h, passa um trem a cada hora (1h03, 2h15, 3h15, 4h15 e 5h30). A passagem de ida custa 5,20 euros (incluindo 1 euro do custo do ticket de papel). Você compra nas máquinas, com cartão de crédito. É preciso validar a passagem num dos totens próximos às escadas rolantes antes de descer para a estação.


O que fazer em Amsterdã: bike
Amsterdã na prática

Do aeroporto Schiphol a Amsterdã com o Amsterdam Travel Ticket

Você também pode comprar um passe Amsterdam Travel Ticket, que vale em todo transporte público da cidade de Amsterdã (tram, ônibus, metrô) e também dá direito a viajar entre o aeroporto e Amsterdã de trem ou ônibus. O passe de 1 dia custa 16 euros; de 2 dias, 21 euros; de 3 dias, 26 euros. Cada ‘dia’ expira às 4h da madrugada do dia seguinte. Está à venda no Centro de Informação Turística (saia pelo desembarque internacional e caminhe para a esquerda, você logo verá o guichê). Valide o seu Amsterdam Travel Ticket no totem antes de descer a escada rolante.

Como ir da estação Amsterdam Centraal ao seu hotel

Uma corrida de táxi da estação Amsterdam Centraal ao seu hotel vai custar entre 10 e 15 euros.

Como usar o tram em Amsterdã

Para continuar a viagem de tram (bonde) ou ônibus, use o site 9292.nl, que é a bússola do transporte público na Holanda. Se você não tiver o Amsterdam Travel Ticket, vai precisar comprar uma passagem de 1 hora (2,90 euro) com o motorista ou cobrador do bonde ou do ônibus (entre meia-noite e 6h é preciso ele só vai vender o bilhete Night Bus 1 Trip, que custa 4,50 euros). Também é possível, na mesma máquina, comprar um passe de 24 horas (7,50 euros), 48 horas (12,50 euros), 72 horas (17 euros), até 168 euros/7 dias (34 euros). Esses passes têm validade por horas corridas a partir da primeira utilização. Seja qual for a sua passagem, você vai precisar validar o passe no totem junto à porta tanto na entrada quanto na saída. Essas passagens e passes do GVB não valem para nem para o trem nem para o ônibus para o aeroporto.


Transporte em Amsterdã: passe de 1 hora
Avulso, diário, combinado com museus?

Do aeroporto a Amsterdã, de ônibus

Do aeroporto Schiphol a Amsterdã de ônibus Connexion 397

O ônibus 397 da Connexxion (antigo 197) leva do aeroporto Schiphol a Amsterdã em cerca de meia hora. Há quatro paradas no centro expandido de Amsterdã: Museumplein, Rijksmuseum, Leidseplein e Elandsgracht (uma pequeno terminal de ônibus em Amsterdam West). A passagem custa 6 euros e pode ser comprada direto no ônibus, com o motorista. O 397 (antigo 197) funciona entre 5h da manhã e meia-noite. De madrugada, funciona o Nightliner, com saídas à 1h21, 2h21, 3h21 e 4h21.

Você também pode comprar um passe Amsterdam Travel Ticket, que vale em todo transporte público da cidade de Amsterdã (tram, ônibus, metrô) e também dá direito a viajar entre o aeroporto e Amsterdã de ônibus ou trem. O passe de 1 dia custa 16 euros; de 2 dias, 21 euros; de 3 dias, 26 euros. Cada dia expira às 4h da madrugada do dia seguinte. (Ou seja, se você chegar num dia e sair no outro, vai precisar de um passe de 2 dias). Está à venda no Centro de Informação Turística (saia pelo desembarque internacional e caminhe para a esquerda, você logo verá o guichê).

Hotéis a uma distância caminhável das paradas do ônibus 397 (antigo 197)

Onde ficar em Amsterdã: hotel Jaz
Novo! Guia de Amsterdã

Do aeroporto a Amsterdã, de van (shuttle)

A Connection também faz serviço de shuttle (trânsfer compartilhado) em vans entre Schiphol e um grande número de hotéis da cidade. Custa 17 euros ida, ou 27 euros ida e volta (preço por pessoa). As saídas do aeroporto no mínimo a cada meia hora, entre 6h e 21h30. Você pode reservar ida e volta pelo site. No aeroporto, o embarque acontece na plataforma A7 da estaçãozinha de ônibus em frente ao aeroporto. Para voltar, a van passa na frente do seu hotel entre 15 minutos antes e 15 minutos depois da hora marcada.

Do aeroporto a Amsterdã, de táxi

Uma corrida de táxi entre o aeroporto Schiphol e o centro de Amsterdã custará entre 45 e 50 euros. A viagem dura aproximadamente 30 minutos, e o ponto oficial fica na saída do aeroporto.

Leia mais:


Amsterdã: caminhada pelos canais

Passagens mais baratas para Amsterdã no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel em Amsterdã no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Alugue carro em Amsterdã na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões em Amsterdã com a Viator

Garanta ingressos para atrações em Amsterdã com a Ticketbar

203 comentários

Olá pessoal,
Chegarei em AMS de trem, mas estou um pouco preocupada pois será de noite (para andar onde não conheço, carregando uma mala e tals). Ainda não reservei o hotel, pois estou na dúvida se pego um perto da própria estação de trem, ou perto de algum metrô ou ponto de trem (Tram como chamam lá certo?). Alguém sabe me dizer qual é a melhor forma de transporte partindo da Centraal?
Obrigada desde já, esse site está sendo super útil para a programação da minha viagem!

    Olá, Vanessa! Há um Ibis colado à estação Centraal. Se não ficar lá, invista num táxi, chegando à noite você merece.

quero ir de Amsterdam a Bruxelas, preciso comprar tickts de trem desde Brasil, ou é tranquilo comprar na hora? e carro queria saber se alugo carro com facilidade em Amsterdam devolvendo em Bruxelas
e ônibus?
vc pode me dar uma luz?

Nota 10 para o post e os comentários. E que cara a opção de tomar um táxi no aeroporto! Prefiro gastar este dinheiro de outra forma.
A única dúvida que fiquei é se os ônibus (e bondes e trens) comportam bem as malas, se há espaço o suficiente.

    Tanto os ônibus quanto os trens não são serviços especiais não.

    Na verdade, quem viaja com 2 malas despachadas terá trabalho para qualquer meio de transporte que não seja um táxi. Toda combinação de bagagens que precisa de um carrinho de aeroporto para ser transportada será um perrengue em transportes públicos urbanos.

Na parte onde recolhemos a bagagem quando chegamos no aeroporto de Schiphol há algumas máquinas amarelas de auto-atendimento da NS que vendem tickets para o trem Schiphol – Centraal. Aceitou meu cartão de crédito sem problemas.

Na volta ao aeroporto (voo às 6h da manhã) fui de ônibus na madrugada, fazendo baldeação e tudo. Foi corrido e até teve perrengue de quase perder o outro ônibus que passava na Museumplein às 2h da manhã (tive que dar uma boa corrida até a parada certa). A sorte foi que eu havia estudado bem as linhas no 9292.nl. Nos horários em que o trem não funciona o ônibus é uma alternativa, mas se estiver com uma graninha a mais e sem saco para perrengues, o melhor é o táxi, ainda mais se estiver com mais gente junto para rachar a corrida.

Ola pessoal,

Como retornei agora de Amsterdam e utilizei o transporte público para deixar o aeroporto de Schiphol, posso dizer que é muito fácil, prático e barato. Paguei 4,50 euros (paguei mais caro, pois, comprei no guiché). Peguei o metro e desci na estação central. Rápido e tranquilo. Acho que demorou uns 15 minutos. Dali, carregando a mala, fui andando até o hotel que ficava na rusland 17 (beira canal). Uns 10 minutos de caminhada, mas bem tranquilo e que pode ser facilmente vencida. Na volta, utilizei o mesmo expediente.

Em 2011 fiquei no CitzenM de AMS (http://www.citizenm.com/) seguindo a dica do A. L aqui no site e foi a melhor coisa pra mim porque fui de trem até Amsterdam Zuid, a 3 min do hotel e utilizei essa estação para fazer vários BV de AMS. Para o centro é só pegar o tram em frente ao hotel que é tranquilíssimo e muito perto. Foi a melhor coisa que fiz. Hotel BBB em AMS praticamente não existe e esse foi “O achado”. Recomendo demais!!!

É. Confesso que pequei nessa parte do planejamento ano passado e paguei por isso: 40 euros. Que dó…

A minha ida para o Schipol foi um pouco complicada… O vôo era as 6h da manhã, então nos planejamos para pegar o ônibus das 3h, pois estávamos perto da Leidseplein. Havia uma previsão de início de uma greve de ônibus, para apenas após as 6h da manhã.

Quando saímos do hotel arrastando mala, já veio um taxista conversar com a gente dizendo que o ônibus não ia passar por causa da greve, que faria por 40 euros, etc. Acabou nos convencendo mas, chegando no carro, não era táxi, era um Ford Ka comum. O cara contou a maior estória, que era estudante, que precisava do $$ pros estudos, bla bla bla… Mas daí desistimos e fomos pro ponto de ônibus.

Chegando lá, tinha um cartazinho da greve… Afff… Mas loguinho passou um táxi (oficial), parou pra nos avisar da greve e fez o trajeto a 35 euros até o aeroporto. Muito melhor que o Kazinho do estudante. 🙂 Chegamos rapidinho.

Moral da história: tudo é pretexto para golpe!

[]s
Camila

Boia,

O OV-Chipkaart pode ser usado para pagar a passagem de trem entre o aeroporto e Schiphol e vice-versa em qualquer trem doméstico (já que não há suplementos cobrados por lá). Eu mesmo faço isso com alguma frequência.

O que não pode ser feito é usar um passe descartável de transporte de 24, 48, 72h etc para cobrir viagens de trem de/para Schiphol.

Mas qualquer OV-Chipkaart carregado com saldo pode ser usado sem qualquer problema para esse trajeto.

===================

Uma pegadinha que vira e mexe coloca visitantes em apuros: veja bem se Amsterdam Centraal está incluída na lista de destinos dos paineis da plataforma. Há vários trens que param em outras estações externas como Duivendrecht e não passam por Amsterdam Centraal.

===================

Dica final: se vc for ficar hospedado no Zuidas, ou mesmo em Oud Pijp, uma alternativa é pegar trem direto até Amsterdam Zuid, que fica no meio do Zuidas (só 7 minutos de viagem).

    Resumindo, pego um trem (Schiphol/Amsterdam Central), chamado Fyra, com o cartão OV-chipkaart carregado, a um custo de 3,90 Euros, e lá chegando pegar um tram ou taxi para o hotel se for necessário, ok?

O sistema de transporte em Amsterdã é bastante funcional, para mim sem dúvidas a melhor forma de chegar ao centro turístico é de trem até a estação central e de lá pode-se pegar os famosos trams que cortam a cidade, muito bom. Eu também indico comprar um passe livre para usar trams e ônibus ilimitadamente, esse cartão é vendido no aeroporto e se eu não me engano tem para 3, 7 e mais dias… a cidade não é tão grande, acho que não vale a pena usar táxi.

    olá….vou chegar em Amsterdam às 20:00 e sair às 8:00, portanto, só vou passar algumas horas . Alguém sabe informar horário de trem no retorno para o aeroporto, considerando que estarei no centro da cidade?

    Olá, Lenita! Você não está pensando em passar uma noite em claro, numa cidade grande ou num aeroporto, com seus documentos, cartões e artigos pessoais, está? Reserve um hotel, as noites são feitas para dormir, mesmo quando a gente está em trânsito. É perigoso brincar de homeless.

    Quanto a horários, por favor leia o texto. Está no item trens.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.