Aniversário de 70 anos, família de 7, Réveillon, calor, fora do Brasil. Sugestões para o Dionísio?

Cocoa Island Resort, Maldivas (foto: Lu)
Cocoa Island Resort, Maldivas (foto: Lu)

O pai do Donísio está fazendo 70 anos e quer comemorar levando a família (sete pessoas no total) para uma viagem bonita ao exterior, entre dezembro e janeiro. Nas palavras do Dionísio, “algo marcante, mas sem extravagâncias; pode gastar com coisas boas, mas sem esbanjar”. A viagem pode durar até 15 dias. Importante: precisa fazer calor. Modernidade é bem-vinda; um pouco de exotismo pode entrar no pacote. Destinos já aventados pela família: Austrália (Sydney, Gold Coast e Cairns), Taiti, Aruba ou Flórida. Sugestões?

Vou começar comentando os destinos cogitados.

Austrália — 15 dias é um bom período para ficar por lá, dada a distância. A virada do ano é ótima para ir a Sydney — mas menos interessante para ir à Grande Barreira de Corais. O período mais seco lá em cima é entre maio e outubro. Caso vocês decidam ir, considerem Byron Bay como alternativa a Gold Coast e Port Douglas como alternativa a Cairns — ambas são cidadezinhas mais gostosas.

Polinésia Francesa — os melhores meses são os que não têm “r” no nome — maio a agosto.

Aruba — época excelente. Preenche todos os requisitos: os hotéis de Palm Beach são confortáveis mas não caríssimos, os restaurantes têm padrão americano. Dando uma esticadinha de três dias a Curaçao, dá uma viagem gostosa de 10 dias.

Flórida — quentíssimo não vai estar. Pode dar praia em alguns dias, pode fazer frio em outros. Mas é muito divertido para ir em família, sobretudo se houver Orlando no meio.

A partir dessas primeiras idéias, e tendo em vista que vocês consideraram ir até o outro lado do mundo, aí vão alguns pitacos de grandes viagens para fazer no final do ano.

Flórida + cruzeiro ao Caribe — Ter seu próprio grupo dentro de um cruzeiro sempre torna tudo mais divertido. Dá para escolher roteiros muito bacanas partindo de Miami. Este aqui, da Windstar (a mesma cia. de megaveleiros aprovada pelo Ernesto outro dia), passa pelas Ilhas Virgens Britânicas e Americanas, St. Maarten e St.-Barthélemy.

Cancún — Os próximos meses devem proporcionar preços camaradíssimas em Cancún. Eu tentaria negociar uma extensão de três ou quatro dias aos pacotes convencionais, para fazer o circuito das cidades coloniais (Mérida, Valladollid) próximas a Chichén-Itzá.

Dubai e Maldivas (e, quem sabe, Taj Mahal) — O turismo de luxo deve ser forçado a baixar bastante os preços este ano, por isso esta é a hora de tentar cacifar uma semaninha nas Maldivas (a foto do post é de lá, tirada pela Lu em Cocoa Island). Dá pra ir de Emirates e ficar uns dias em Dubai. Ou, querendo fazer uma viagem de 15 dias, pegar uma conexão imediata a Nova Delhi, passar três dias entre Agra (Taj Mahal) e Jaipur, voltar a Dubai e então passar a semanita maldívia. (A época mais seca nas Maldivas vai de dezembro a fevereiro.)

Tailândia. O fim do ano também é perfeito para a Tailândia. Eu ficaria quatro dias inteiros em Bangkok, seis ou sete em Krabi, e ainda ficaria com três ou quatro dias para ir ou a Siem Reap (Angkor Wat) ou Chiang Mai (norte da Tailândia).

Cidade do Cabo, safári e Maurício. Outra viagem bacana para resolver em 15 dias. O único senão é que janeiro e fevereiro podem ser chuvosos em Maurício.

Agora é sua vez: deixe sua sugestão de presente pro pai do Dionísio!

58 comentários

Oi Riq,
estou planejando uma viagem de 20 dias em agosto com uma amiga e a única certeza que temos é que vamos para a Turquia. Queremos ir para Istambul, Capadócia e, se der, Éfeso. Mas como são 20 dias queremos “emendar” com mais alguma coisa ali por perto e aproveitar o verão europeu. Não estamos muito a fim de ir para a Grécia. Aí, pensamos em Croácia. Mas dando uma fuçada em seus arquivos já vi que você não acha esse destino um dos mais mais. Não vale mesmo? Pensamos também em usar a parada do vôo em alguma capital da Europa, a depender da cia que escolhermos (Iberia, Air France, KLM etc). Faz sentido? Bom, queria a sua ajuda e dos leitores do seu blog – que eu adoro e sigo há anos!!
Obrigada,
Karen

    Karen, em momento algum eu desfiz da Croácia não! Foi por causa do comentário de Montenegro? Aquela não era a minha ótica, mas a dos operadores de luxo… a Croácia é bacana, sim.

    Duas coisas, porém.

    Uma: se vocês puderem escolher outro mês que não agosto (vale meados de junho, julho, até meados de setembro) vocês vão pegar menos gente em ambos os lugares. Agosto é “o” mês de férias dos europeus e tanto Croácia quanto Turquia são destinos de sol procuradíssimos.

    A outra: a viagem com a parada na sede da cia. aérea escolhida é mais barata e racional. Eu deixaria a Croácia para a próxima, incluiria uma capital européia bacana e uma praia-praia na Turquia (eu iria de Bodrum).

    Ontem cheguei a sonhar que exatamente essa viagem sairia…hoje já não posso mais…

    Karen, fiz essa viagem o ano passado, em junho. Fui de Ibéria, fiquei 8 dias na Espanha e 12 na Turquia, por insistência da minha amiga que achava 20 dias na Turquia muito. Sinceramente? Foi ótimo, mas eu ainda acho que seria melhor os 20 dias na Turquia. P/ a Espanha você vai depois, é outra viagem. A Turquia é enorme e 20 dias são ótimos (mas não vai dar para conhecer o país todo).

    Verifique a questão das temperaturas em agosto – em junho era um calor senegalês, exceção para as noites na Capadócia (só as noites eram frescas).

    O Riq também tá certo quanto ao período de férias – se em Junho alguns pontos eram mais muvucados que o desejável, imagina em Agosto.

    Na Capadócia não deixe de fazer o passeio de balão – e pergunte quantas pessoas vão na cesta, prefira os de até 8 pessoas.

    Fiz um dossiê para uma amiga sobre essa viagem, (dicas, endereços), se quiser posso te mandar por e-mail.

    Carla2,
    obrigada pelas dicas da viagem e da passagem.
    Ainda estamos em dúvida entre ir para a Croácia ou mesmo a possibilidade de uma paradinha em Madri ou Paris…. E por isso, todo pitaco é bem vindo. Mas o foco é mesmo a Turquia e por isso quero receber seu dossiê! Pode mandar para karencavalcanti arroba uol ponto com ponto br.

    Obrigada!!
    Karen

    Karen, eu vejo a Croácia em agosto como uma viagem de curtição; já a Turquia é mais consistente em termos de diversidades de paisagens e experiências. Não sei se compensa o trabalho e a grana para o desvio na Croácia, quando dá para procurar a mesma curtição no litoral da Turquia…

    Quanto a Madri ou Paris, parem onde o coração mandar — ou a tarifa impor…

    Paris sempre! Mas não sou a melhor pessoa para não votar em Madri – sou muito mais Barcelona.

    carla, será que você pode mandar para mim também? alinearantes76 arrouba gmail ponto com. Obrigada.

    Pessoal, eu também já pedi pra Carla e ela vai me mandar. Breve, o relato dela vira post.

Bom, aproveitando que o Ricardo e a Sylvia tocaram no assunto, sugo o post para o Dionísio para tentar ajudar uma amiga que me pediu uma dica sobre a Ásia um dia desses. Em um mês, o que dá para fazer em uma primeira vez por lá? Ela pensou em Laos, Vietnã, Camboja, Cingapura e Tailândia. Mesmo não sabendo muito sobre a Ásia, achei muita coisa para apenas um mês. Acertei? O ideal é ficar quantos dias em cada lugar desses?

    PêEsse, dá pra fazer sim. Depende do quanto ela quiser esgotar de cada país. Escolhendo as paradas com cuidado, aproveitando as rotas normais, dá pra fazer sim. (Claro que também dá pra passar um mês inteiro só no Vietnã ou só na Tailândia.) Acho que essa pergunta merece um post à parte; a dúvida já apareceu uma vez na fase ViajeAqui. Espere uns dias, please, que tem outros posts na frente.

    Claro que aguardo, Ricardo. E desde já agradeço em nome dela.

Sem querer fazer auto-propaganda, eu sugeriria Cartagena (no que o Ernesto me precedeu) e San Andrés. Bom, Barato, e Bonito. E faz calor. E é CARIBE!

Bem, eu sou suspeita, mas Maldivas é realmente um sonho … só que ñ é mto barato. Acho legal ficar uns 5 dias. Como vcs são 7, tem a opção de ficar num chalé de 2 quartos, que tem uma sala enorme, onde tb dá p/acomodar pessoas, totalmente privê, e, se quiserem o luxo, podem até pedir cozinheiro p/fazer comidinhas lá, ou, pedir o jantar normal do htl p/ser servido no chalé. Bem, dá uma olhadinha no site e tenta dar uma negociada p/ver o que vc consegue. Se bem que reveillon é sempre uma época difícil p/negociar!! Já dezembro, acho que ficaria mais fácil. Se puder escolher a semana da lua cheia, bingo! VC ñ vai esquecer dessa viagem pelos próximos 70 anos!! O problema de MAldives é que é tão longe que o ideal é conjugar c/outro lugar. Eu, particularmente, ñ achei a menor graça em Dubai, mas dá p/compor c/algum outro lugar no oriente. O mais óbvio é o Sri-Lanka ou a India que são os mais próximos. Mas tendo em vista a distância, acho que qq lugar que seja do seu interesse, vale a pena Talvez o sul da Tailandia, como sugeriu a Sylvia.

Qto aos outros locais sugeridos, tenho a impressão que a Australia é um lugar mto grande que precisa de mto tempo p/ser visitado e sempre pulando de um canto p/outro. Talvez a Nova Zelandia, que tb é grande, mas tem a possibilidade de fazer a viagem num motor-home – parece que mtas pessoas viajam assim por lá e que vc pode parar em lugares bem desertos, que tem pto de água e de energia p/o motor-home. Seria uma viagem bem família! Só que ñ tem mordomia!

E a Florida parece beeeem divertido c/a família, e, c/certeza, mto mais barata, mesmo c/o cruzeiro. Só vai ficar faltando o exótico!!

Estive em Aruba no ultimo reveillon…SOL e CALOR, boa comida, diversão para todos, urbano e exótico, preços razoáveis,passeios, compras, cassino…

Dubrovnik, na Croácia, no verão! É lindo de morrer, e me parece uma excelente pedida pra uma família e especialmente pra um senhor de 70 anos. E sim, tem passeios de barco e praias sensacionais, e é barato.

Sugiro também a Colombia, em especial Cartagena, combinada com Galápagos.

É uma outra opção diferente.

Não sugiro a Africa nesta época do ano, devido a elevada incidencia de mosquitos, que transmitem malária.

Pra quem curte America , Hawai é uma pedida !
Eu que curto Asia , fico com o sul da Tailandia , e nem penso duas vezes 😳
Quando li o titulo, pensei em Bali , mas essa é uma época que pode chover um pouco mais do que a gente gostaria .
Dionisio , olha aqui http://huahin.anantara.com/ e pergunta pro teu pai se ele não quer passar o aniversario dele neste lugar .
Se ele não quiser , eu quero !
Em Bangkok , fique aqui http://pprincess.com/accommodation/accommodation.aspx
e depois me dê mil abraços pela indicação :mrgreen:

RIQ, muito obrigado pelas tuas dicas. Fiquei satisfeito em ver que, de saída, escolhemos lugares bem adequados. Talvez não o Tahiti, por causa da época do ano. E os outros destinos que não aventamos são tentadores. Será que o pessoal tem mais dicas?