Aniversário de 70 anos, família de 7, Réveillon, calor, fora do Brasil. Sugestões para o Dionísio?

Cocoa Island Resort, Maldivas (foto: Lu)
Cocoa Island Resort, Maldivas (foto: Lu)

O pai do Donísio está fazendo 70 anos e quer comemorar levando a família (sete pessoas no total) para uma viagem bonita ao exterior, entre dezembro e janeiro. Nas palavras do Dionísio, “algo marcante, mas sem extravagâncias; pode gastar com coisas boas, mas sem esbanjar”. A viagem pode durar até 15 dias. Importante: precisa fazer calor. Modernidade é bem-vinda; um pouco de exotismo pode entrar no pacote. Destinos já aventados pela família: Austrália (Sydney, Gold Coast e Cairns), Taiti, Aruba ou Flórida. Sugestões?

Vou começar comentando os destinos cogitados.

Austrália — 15 dias é um bom período para ficar por lá, dada a distância. A virada do ano é ótima para ir a Sydney — mas menos interessante para ir à Grande Barreira de Corais. O período mais seco lá em cima é entre maio e outubro. Caso vocês decidam ir, considerem Byron Bay como alternativa a Gold Coast e Port Douglas como alternativa a Cairns — ambas são cidadezinhas mais gostosas.

Polinésia Francesa — os melhores meses são os que não têm “r” no nome — maio a agosto.

Aruba — época excelente. Preenche todos os requisitos: os hotéis de Palm Beach são confortáveis mas não caríssimos, os restaurantes têm padrão americano. Dando uma esticadinha de três dias a Curaçao, dá uma viagem gostosa de 10 dias.

Flórida — quentíssimo não vai estar. Pode dar praia em alguns dias, pode fazer frio em outros. Mas é muito divertido para ir em família, sobretudo se houver Orlando no meio.

A partir dessas primeiras idéias, e tendo em vista que vocês consideraram ir até o outro lado do mundo, aí vão alguns pitacos de grandes viagens para fazer no final do ano.

Flórida + cruzeiro ao Caribe — Ter seu próprio grupo dentro de um cruzeiro sempre torna tudo mais divertido. Dá para escolher roteiros muito bacanas partindo de Miami. Este aqui, da Windstar (a mesma cia. de megaveleiros aprovada pelo Ernesto outro dia), passa pelas Ilhas Virgens Britânicas e Americanas, St. Maarten e St.-Barthélemy.

Cancún — Os próximos meses devem proporcionar preços camaradíssimas em Cancún. Eu tentaria negociar uma extensão de três ou quatro dias aos pacotes convencionais, para fazer o circuito das cidades coloniais (Mérida, Valladollid) próximas a Chichén-Itzá.

Dubai e Maldivas (e, quem sabe, Taj Mahal) — O turismo de luxo deve ser forçado a baixar bastante os preços este ano, por isso esta é a hora de tentar cacifar uma semaninha nas Maldivas (a foto do post é de lá, tirada pela Lu em Cocoa Island). Dá pra ir de Emirates e ficar uns dias em Dubai. Ou, querendo fazer uma viagem de 15 dias, pegar uma conexão imediata a Nova Delhi, passar três dias entre Agra (Taj Mahal) e Jaipur, voltar a Dubai e então passar a semanita maldívia. (A época mais seca nas Maldivas vai de dezembro a fevereiro.)

Tailândia. O fim do ano também é perfeito para a Tailândia. Eu ficaria quatro dias inteiros em Bangkok, seis ou sete em Krabi, e ainda ficaria com três ou quatro dias para ir ou a Siem Reap (Angkor Wat) ou Chiang Mai (norte da Tailândia).

Cidade do Cabo, safári e Maurício. Outra viagem bacana para resolver em 15 dias. O único senão é que janeiro e fevereiro podem ser chuvosos em Maurício.

Agora é sua vez: deixe sua sugestão de presente pro pai do Dionísio!

58 comentários

ah, eu tenho uma sugestão! Ilhas Canárias! Fui em janeiro e o clima é ótimo!!! Faz calor durante o dia e a noite um friozinho gostoso. Só fui a Tenerife e adorei. Tem praia na parte sul e montanha no norte, incluindo até o vulcão El Teide. Só fui a Tenerife, mas ainda tem as outras ilhas lá próximas pra curtir. Tenho fotos no meu flickr, se o Dionísio tiver interesse: http://www.flickr.com/denisemustafa
Eu curti muuuito! Fica a dica!

Beline, não sei se vou falar bobagem, mas vi sua dica do Egito, Israel e Jordânia e queria dar um pitaco. Em janeiro é baixa temporada na Jordânia pois é época de inverno e realmente faz frio por lá (fui em fevereiro e vi estradas cobertas de gelo), especialmente a noite. Por um lado é bom, pq Petra não fica muvucado mas a vida noturna fica meio comprometida, até na capital (Amã), onde encontramos restaurantes e bares vazios e algumas vezes fechados. No Cairo tb faz muito frio nessa época de janeiro (eu não acreditava nisso mas tb visitei em fevereiro e comprovei)

    Oi Fernando, pois é, eu jurava que tinha lido “Agosto”, vi agora que estavam falando de Dezembro. E lembro de ter lido a palavras “quente” também o que por fim torna seu pitaco indispensável a minha sugestão,agora literalmente um fria.:-D

    Nesse caso gosto ficaria com um roteiro calmo na costa leste da Austrália, eu pessoalmente adorei Noosa Heads e Cairns. Só não vou sugerir Tailândia porque seria no “calor” de momento…

    Obrigado pela observação!

    É que você misturou dois consulentes, Beline. Tem a leitora da Turquia em agosto, e tem o leitor do calor em janeiro 🙂

    Acho que eu tô precisando de férias das “férias eternas”. No mínimo de uma boa noite de sono, mas aviso que nunca fui dos mais atentos. 😉

Ví que a Karen planeja uma viagem à Turquia em agosto. Mas eu (Karin) pergunto sobre a Turquia em janeiro. Será que é interessante um tour por lá nesta época? Pensei em Istambul, Çanakkale e Capadócia. Gostaria também de alguma outra sugestão para janeiro-primeiros 15 dias (infelizmente é a única época livre que tenho além da semana de natal e ano novo). Se possível algum destino barato (se é que existe nesta época) na Europa ou aqui na América do Sul.
Obrigada,
Karin

    Karin, uma amiga minha foi à Turquia em janeiro (Istambul e Capadócia), passou um frio dos diabos mas adorou.

    Os destinos baratos da Europa do inverno são os mesmos do resto do ano… Vai fazer menos frio na Espanha e em Portugal (mas em Portugal, sobretudo no norte, chove mais do que você gostaria). É uma boa época para ir ao Marrocos, também.

    O leste europeu está com bons preços (mas faz muito, muito frio nessa época). Nos países mais ricos, Berlim é o destino mais em conta, com preços equivalentes aos das grandes cidades da Espanha.

    Na América do Sul você vai pegar alta temporada e férias escolares. Evite Machu Picchu nesta época por conta da chuva. É a época mais apropriada do ano para ir à Patagônia (que não é um destino em conta). Falam bem de Bariloche e arredores nessa época. (Já o sul do Chile fica apinhado de chilenos).

    A partir do dia 5 de janeiro os preços do Nordeste ficam palatáveis. Eu recomendo.

    Karin e Riq, estive em San Pedro de Atacama, no Chile, em janeiro de 2008 e foi maravilhoso!!! Não achei tão cheio e o clima estava ameno. Bem mais “caliente” do que quando estive lá em novembro. É uma viagem que dá para fazer tudo em 5 dias. Em um dia vc conhece as Lagunas Altiplanicas e o Salar do Atacama. No fim de tarde, se ainda aguentar, dá para ir ao Vale de la Luna ver o por do Sol. Em outro dia vc pode conhecer os Geisers del Tatio e as Termas de Puritama. Depois, há passeios menos concorridos mas tão legais quanto como ir a outros salres e lagoas e visitar os povoados do entorno ou fazer sand board. Para ir nestes locais você se encaixa nas excursões do hotel ou pousada em que estiver e conhece tudo. Os grupos são pequenos e não há muvuca. O Explora é de longe o hotel mais bacana – mas tb o mais caro. Mas o Atacama é um lugar que tem muitas pousadas e albergues em todas as faixas de preço.

Pessoal, alguém ja alugou apto. em New York no site SAM’S APARTMENTS? É confiável? Quero ter uma idéia porque na internet as fotos são ótimas, mas não quero cair numa espelunca.

Nossa, já tem tanta dica nesse post, que não sobrou mais nada para sugerir! São tantas as opções, que acho que o Dionísio vai terminar esse post com mais dúvidas do que antes…hehehe 🙂

Como não conheço a maioria desses lugares, estou é guardando todas as dicas para mim também.

Dionísio,

Parece que você ganhou muitas opções e na minha humilde opinião pensaria com carinho em Turquia e Croácia como sugerido acima. Mas quando li seu comentário há uns dias pensei (mas não sugeri, perdão!) no Egito (e seu pacote Israel e Jordânia). O que você perde em planejamento para fugir de “scams” você ganha em o que considero um bom mix de praia, modernidade urbana, conforto, preço e exotismo. Eu passaria 15 dias tranquilamente apenas pela costa do Sinai no Mar Vermelho, sabendo que pouca burocrácia, dinheiro e tempo me levariam a Jerusalem, Tel Aviv ou Petra. As condições são boas, principalemnte se passar a maior parte do tempo sob a hospitalidade beduína entre Taba e Sharm, dolár em baixa e o oriente médio pipocando voos para a América do Sul. Quartos de 75 a 100 dólares em Nueiwba te fazem parecer não merecer tanto conforto, mas é preciso ter em mente que nem muito dinheiro vai te poupar do típico “approach” da região. Nadaque um pouco de jogo de cintura não transforme a situação numa boa história pra contar!

Espero ter ajudado (se não compliquei a escolha… rs) e parabéns pela ocasião, aproveite!

Também quero muito ir pra Turquia, mas não sei se rola este ano ou se só no próximo… Carla2, poderia mandar este dossiê pra mim tb? Nunca é cedo pra já ir sonhando com a viagem, né? samirabranco arroba yahoo ponto com ponto br
Obrigada!!

Karen, dá para incluir Pamukkale entre a Capadócia e Ephesus – fizemos de ônibus, mais barato e bem tranquilo.

Riq,
que bom receber resposta tão rápida!
Vc não desfez da Croácia, não! É que encontrei poucas referências suas e aí já deduzi…. sorry.
Sobre o período da viagem realmente eu relutei muito quanto a esta data. Já estive na Europa justamente em agosto e achei mesmo beeeem lotado (mas beeeem divertido também). Eu preferia ir na primavera (agora!!). Mas “forças ocultas” nos impedem de mudar a data. Então, vamos mesmo encarar a turba.
Mas voltando à Croácia, vc acha que não vale ir agora pelo tempo, pelo preço, pelo tumulto ou pela distância da Turquia? Concordo com você qué é mais racional e barato fazer uma grande capital no meio do caminho mas sempre me animo mais em conhecer um lugar novo. De outro lado, tb não queremos fazer a volta ao mundo. Dúvida cruel.
Se optarmos pela capital da Europa, é fácil desdobrar a passagem ou fica muito mais caro?
Super obrigada pela ajuda!
Bj,
Karen

    Karen, para desdobrar a passagem veja com seu agente de viagens, eles fazem isso facinho. Mas não fica muito mais caro não, acho que paguei uns US$100,00 a mais por isso. Se vc realmente quer ficar uns dias pela europa, o valor da diferença vale a pena

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito