Arequipa ou Trujillo? La Chica de Mochila responde

Arequipa e Trujillo, Peru

Algumas respostas no Perguntódromo dão posts prontos. Foi o que aconteceu recentemente com a pergunta da Lu Malheiros sobre qual cidade caberia melhor em três dias como complemento a uma viagem a Lima: Arequipa, a belíssima cidade colonial do sul do país, ou Trujillo, no norte, porta de entrada para as últimas descobertas arqueológicas peruanas, a cidadela de Chan Chan?

Por sorte, a Camila Camargo tinha visitado as duas cidades no ano passado, e deu uma resposta longa e sensacional. Na hora eu vi que precisava transformar aquilo num post — não dava para deixar escondido dentro da caixa de comentários de uma enquete sobre hotéis em Lima.

Pois quando fui dar copy/paste agorinha descobri que a Camila também tinha se dado conta de que aquilo era um post pronto. E olha que bacana: a Camila usou aquele depoimento espontâneo para reativar o seu próprio blog de viagem, o La Chica de Mochila.

Então em vez de Ctrl-C/Ctrl-Z o relato da Camila, aí vai o link para você se informar sobre Arequipa e Trujillo diretamente no blog dela, devidamente ilustrado com fotos próprias. Ficou ótimo, Camila!
Leia:

Peru: Arequipa ou Trujillo?, por Camila Camargo, no La Chica de Mochila

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

51 comentários

Lu Malheiros,
eu nunca enviei dinheiro pelo wester union, mas o Banco do Brasil já espalhou outdoors pela cidade falando do wester union. Não sei como é para enviar mas para receber!!! Coitados dos gringos!!!!
Um amigo de meus filhos recebeu dinheiro enviado da Nova Zelandia pelos pais, na Nova Zelandia não é permitido que menores de 18 anos tenham cartao de crédito e a solução é a Wester Union. O menino já havia retirado dinheiro no Uruguai e Argentina mas quando chegoou no Brasil, um dia antes de voltar para NZ, o Banco do Brasil exigiu CPF do menino KIwi!!!! Meus filhos me ligaram apavorados, pedindo ajuda. Cheguei furiosa na agência, já falando por celular com a Assessoria de Comunicação Social do Banco do Brasil e chegando direto na mesa do gerente da agência. Com o celular já havia tirado foto do outdoor. Eu dizia: vcs fazem publicidade mas não treinam os funcionários! Quero ver a normativa do Banco Central que exige que turistas tenham de ter CPF. Ninguem conhecia os procedimentos do western union na agencia do BB mas em uns quinze minutos e alguns telefonemas do gerente, o menino saiu com o dinheiro da agência! Ainda me pediram desculpas. Mas imagino o que seria deste intercambista em visita ao Brasil se não tivesse amigos!!!1 Ficaria sem dinheiro e ninguem falava ingles na agência. O tratamento que ele recebeu no Uruguai e Argentina foi 10 vezes melhor do que no poderoso Banco do Brasil.

    O que é “Assessoria de Comunicação Social do Banco do Brasil ” ??

    Infelizmente erraram feio. Estrangeiros residentes e não-residentes(turistas) podem receber dinheiro enviado do exterior em nome dele. Aqueles que moram aqui DEVEM possuir CPF, mas os que estão de passagem por aqui (turistas), é óbvio que não precisam.

    Para utilizar os serviços da Western Union aqui no Brasil é necessário ser CLIENTE do Banco do Brasil, procurar agências/corretoras de câmbio conveniadas a WUnion ou então telefonar diretamente a eles 0800-707-9330 https://www.westernunion.com.br/web-inf/pt/pdfs/BR_OBphone2.pdf

    Cuidado ao enviar dinheiro pela WUnion. Verifique se quem irá receber é alguém confiável. Golpistas utilizam-se bastante deste tipo de serviço e você não consegue receber o dinheiro de volta depois. A responsabilidade do envio é sua.

    Se for necessário enviar dinheiro para a conta da agência, isso só será possível via transferência bancária SWIFT. No BB o preço é de aprox 1,66% do valor enviado+USD100+IOF .

Lu Malheiros e o seguinte, no BB vc precisa sim ser cliente, com cadastro atualizado e com conta ativa ha pelo menos 3 meses. Vc manda para clientes ou nao, para parentes ou nao. A questao eh que vc nao manda para uma empresa, como parece ser o seu caso, pois o WU eh o envio de dinheiro de uma PF (pessoa fisica) para outra. A menos que vc tenha um contato lah nessa empresa a quem vc possa direcionar e vc teria que enviar como “manutencao de residentes no exterior”, sim, pois qualquer motivo diferente deste vc vai precisar de um milhao de documentos que comprove. Ao enviar para PJ, se nao estou enganada, deveria ser SWIFT, um outro tipo de envio que da mais trabalho ainda. As taxas variam, sendo de 1% do valor com o minimo de U$20 e teto de U$100. Ah, as ordens sao sempre enviadas em dolares ou em reais, nunca em pesos, libras ou euros. Quando a pessoa for receber no outro pais, havera a conversao do dolar para aquela moeda, com a cotacao daquele momento exato da liquidacao da ordem. Sim, a ordem deve ser de no maximo U$3000, quer dizer, pode ser de mais, mas neste caso vc tem que comprovar mais coisas e bla, bla, bla. Bem, qualquer remessa de dinheiro para o exterior pode significar evasao de divisas e sim, a Receita vai ficar em cima, por isso esses controles sobre os valores e os motivos do envio.
Obs.: Atentar para o fato de que o BB eh somente um correspondente do WU, ou seja, vc pode procurar por outros, pois ha ate em shoppings centers, normalmente sao aquelas casas de cambio que, alem de vender dolar, fazem remessa de dinheiro. Tanto no BB (se vc for correntista) quanto direto na WU vc precisa levar original e copia da identidade, cpf e comprovante de residencia atual, alem de ter em mente os dados completos de quem vai receber a ordem, como nome, endereco e telefone.
Espero ter ajudado.

Anna,
precisei mandar dinheiro esses dias para os States, para segurar um ape no qual ficarei em julho. Mandei pelo Westwern Union, via Banco do Brasil, onde tenho conta. O valor que enviei era cerca de U$350 e paguei uns R$50,00 de taxa. Obviamente, a pessoa nao é parente e nao me questionaram, colocaram como manutenção de parente, mas nao acredito que tenha problemas com a receita devido ao baixo valor. Boa sorte.
Joyce

Acho que Lima não precisa de 3 dias não…. já Arequipa, realmente com este tempo dá para fazer tranquilo o passeio de 2 dias pelo Canion – o passeio de 1 dia dizem ser extremamente corrido e cansativo, então creio que vale o de 2.
E entre Paracas e Arequipa tem Nazca e suas linhas – tudo bem que parece melhor do que é na verdade, mas pode ser um passeio bem interessante.

Lu,

A Western Union é uma forma bem confiável de mandar. Um dos agentes é o Banco do Brasil. Ali, tem dois problemas: um, só manda para clientes. Dois: só manda para parente.
Tem dois jeitos, também, de “burlar” isso: 1º dizer que está mandando para um primo. Se for valor pequeno, nem vão implicar. Acima de 3000 dolares vc tem que provar isso. As implicações para você: a receita questionar o porquê você estar mantendo (ordem enviada como manutenção) alguém no Peru. Nunca vi acontecer, só costumam questionar quem movimenta mais de 10 mil/ano. 2º Mandar via internet (pelo site do Banco, através da sua conta).
O outro agente que conheço e que não questiona é uma casa de câmbio chamada Action. Tem nas grandes cidades.
As taxas: no BB começa a partir de USD 21,00 (se bem me lembro até 200 doláres enviados) + IOF 0,38%. Valor mais alto, mais taxa, tabela própria deles.
Já na Action eu sei que é mais caro, mas nem idéia de quanto.

Espero ter ajudado! Abraços,
Anna

Oi Anita:
Pensei muito em fazer ou não o Canon del Coca em Arequipa. Se resolver fazer o passeio certamente será o de um dia. Vc fez com que agência? o que achou desse passeio? Vale a pena?
Quanto a Nazca até pensei em fazer o tour aéreo mas sinceramente pesquisei e não achei tão interessante assim.
Em Lima estava pensando em ficar mesmo em Miraflores. Acho que é logisticamente melhor localizado para visitar tudo o que a cidade oferece em apenas 3 dias.
um abraço e obrigado pelas dicas
Valdinho Pellin

Oi Valdinho,

Do seu roteiro, eu só conheço Lima e Arequipa. Como vc está reservando 3 dias para Arequipa, você poderia incluir o Canon del Colca. Quando fui, fiz o tour de apenas 1 dia. É bem cansativo porque sai de madrugada, por outro lado, na minha opinião, o passeio não vale “gastar” 2 dias de viagem com ele.

Outra opção, seria reduzir o tempo em Arequipa e incluir um tour aéreo a Nazca, que fica pertinho de Ica.

Quanto a hotel, não sei o que vc está pretendendo, mas acabei de receber um email do Starwoods sobre a inauguração de um hotel Westin em Lima, no bairro de San Isidro, que foi o que mais gostei de lá, com ótimas lojas e restaurantes.

Boa viagem!

Riq, Trips e D. Bóia,
Alguém já mandou dinheiro para o exterior pela Western Union (WU)? Pergunto, pois a agência de Arequipa está pedindo um sinal e não aceita que mande via PayPal. Se eles não tivessem sido tão legais no atendimento eu nem tentaria mandar dinheiro via WU…
As informações fornecidas pelo site da WU não batem quando entro em contato com os supostos agentes. Por exemplo, a WU diz que o Bradesco seria um agente, mas já liguei para 3 agências e eles afirmam que não são!
Riq, desculpe-me colocar essa pergunta aqui, mas não achei um post adequado.
Obrigada, um abraço

    Riq,
    Obrigada! Eu já tinha visto o localizador de agentes. O problema é que quando você entra em contato com os supostos agentes eles: 1)Nem sabem que são agentes da WU; 2) Dizem que só fazem transferências de dinheiro entre parentes! e/ou 3)Não sabem informar o valor das taxas! 😳

    Lu Malheiros, recentemente, para pagar a metade de um apartamento que estou alugando em Paris, uma das opções entre as três que a pessoa me enviou, era a transferência via WU. Aqui em BH, o site mostra um monte de agente que não existe. Pelo Banco do Brasil, apenas 1 agência em BH inteira faz este serviço, que descobri indo em uma das agências indicadas pelo site(que é péssimo). Por aqui, eu liguei para o BB para saber das taxas, e a resposta que tive era que não era possível passar por telefone, era necessário ir na agência, que aqui em BH é uma do centro, famosa por estar sempre LOTADA. Detalhe, o serviço só é oferecido no horário comercial do banco mesmo. Pelo que percebi, esse serviço é muito utilizado por quem manda/recebe dinheiro do exterior, por isso deve ter taxas melhores, mas é preciso passar por todo esse perrengue.

    No meu caso, acabei optando por fazer a transferência pela internet do meu banco mesmo, apesar de ser menos vantajoso (acredito, pois não sei o valor das taxas do WU), pagando uma taxa do banco para a transferência para o exterior (RS40), imposto de renda (depende do valor) e IOF (não o valor novo, mas o de 0,38%). Penso que o WU é mais vantajoso. Vá até uma agência do BB que eles te falam qual da sua cidade faz esse serviço.

    Oi Lu, mandei para Argentina. Me bati até achar o agente. Bradesco não sabia de nada.Entra no site e faz busca dos agentes da tua cidade.O agente é parecido com uma lotérica, pena que joguei fora o folheto deles. Paga sim uma taxa e não é pouca, tinha que mandar R$41,00 e o total foi deR$58,66, a diferença foi a taxa.
    É seguro.
    Raquel

    Lu,

    Há uns 5 anos, reservei uma hospedagem na Argentina com uma empresa de Buenos Aires, que não aceitava cartaão. Tive que fazer a transferência via Western Union.

    Como eu era correntista do BB, pude fazer a transferência por ele. Mas tive que ir numa agência onde existia cambio. Talvez exista a mesma exigência no caso do Bradesco.

    Tenho quase certeza de que me foi cobrada alguma taxa, mas não lembro o valor.

    A transferência foi feita sem qualquer pedido de comprovação de que o dinheiro era para algum parente.

    Note que no próprio site da WU (https://www.westernunion.com.br/WUCOMWEB/staticMid.do?method=load&pagename=mtSendMoney) não existe esta restrição.

Olá Pessoal.

Acabei de aproveitar uma promoção interessante pela LAN. Comprei SP -Lima -SP por U$$ 390,00 para viajar no feriadão de novembro. Ficarei 10 dias. Estruturei o roteiro inicial da seguinte maneira:

10/11 – Chegada a Lima as 23: 00
11/11 – Lima (Manhã – Tarde e Noite)
12/11– Lima (Manhã – Tarde e Noite)
13/11– Lima até meio dia. A tarde deslocamento até Paracas. – 250 Km – APROX. 4 HORAS
14/11– Paracas (Manhã – Tarde e Noite) – Visita Ilhas Balestras – Reserva de Paracas – Cidade
15/11– Conhecer o centro da cidade de Ica de Manhã e – Laguna Huachica em Ica a tarde– a noite ir de Ica para Arequipa – 713 Km ( APROX 15 Horas)
16/11– Chegada em Arequipa de Manhã – Tarde e Noite
17/11– Arequipa – Manhã – Tarde e Noite
18/11 Arequipa – Manhã e Tarde. A noite volta a Lima – 1.009 Km
19/11– chegada em lima de manhã. Lima Manhã – Tarde e Noite
20/11– Volta ao Brasil as 1:20 da manhã

O que acham?

Um abraço,

Valdinho Pelln

    Alô, Valdinho! Seu roteiro foi para o Perguntódromo, vejamos quais serão as opiniões dos tripulantes 🙂

    Imagino que você já conhece Cuzco e Machu Picchu pra deixar de fora do roteiro, né?

Amigos,

Voltei de uma rápida viagem ao Peru e gostaria de compartilhar algumas coisas com vocês. Fui por 3 dias apenas acompanhando meu marido em uma viagem de trabalho. É bom dizer que, no ano passado, estive em Lima, Cusco, Machu Picchu e Nazca.

Desta vez queria visitar Caral (a cidade mais antiga das Américas – ruínas de 5 mil anos). Fica a 4 horas de ônibus para o norte de Lima e é um passeio de apenas 1 dia. Contratamos um tour (reservado desde Sao Paulo) e fomos. As ruínas são muito interessantes e fazem parte de um complexo arqueológico ainda pouco explorado. As escavações foram iniciadas há apenas 15 anos. O guia local deu uma excelente explicação e reforçou que são hipóteses, afinal tem muita coisa para ser descoberta ainda. Na volta tivemos duas surpresas: um arroz com pato sensacional em um restaurante de beira de estrada e um pneu furado nada agradável. É um passeio para quem gosta de arqueologia.

Fomos, no dia seguinte, a Pachacámac. Bem pertinho de Lima (meia hora de carro), está o sítio arqueológico de um templo religioso utilizado por 4 diferentes civilizações. Novamente foi muito bacana ver como a comunidade local foi envolvida no projeto de pesquisa e no turismo, nosso guia era excelente. Já este passeio vale a pena para todos que visitarem Lima, por ser perto e com história mais bem estruturada.

Outro grante atrativo do Peru é a culinária. Desta vez estivemos nos seguintes restaurantes:
El Mercado – ceviche, só abre para almoço. É o novo restaurante do chef Rafael Osterling(do restaurante Rafael)
Central – contemporâneo excelente
La Gloria – moderninho
Rosa Nautica – super turístico, só tinha gringo. A comida estava excelente e era o único restaurante mais bacana que funcionava domingo à noite!
São alguns dos melhores e mais caros restaurantes de Lima. Mas valeu muito a pena. Comida, serviço e ambiente de altíssimo nível por não mais que R$ 80 por pessoa para entrada, prato principal e bebida alcoólica.
Bjs!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito