Argentina e Chile: na dúvida, não viaje

À medida que a epidemia de gripe suína vai tomando força no Cone Sul, uma outra, muito pior, se impõe: a epidemia de paranóia.

A disseminação da gripe — de sintomas parecidos e periculosidade idêntica à da gripe comum, apenas mais contagiosa — não está fazendo com que a doença se banalize; pelo contrário, o bicho parece cada vez mais feio. As manchetes não seriam diferentes se, em vez de gripe, falassem de Ebola.

Como escrevi hoje na minha página do Estadão, neste momento não dá para tentar demover ninguém da intenção de cancelar uma viagem ao Chile ou à Argentina.

Caso, porém, você esteja em busca de razões para manter a viagem, eu poderia dizer que a imensa maioria dos que viajam voltam sãos; que o estigma é infinitamente desproporcional à periculosidade (baixa) da doença; e que daqui a um mês é muito provável que a gente possa se gripar em casa mesmo, sem precisar viajar.

Se você resolver mesmo viajar, vá com espírito de aventura, sabendo que vai ter histórias para contar. (Desde “eu fui à Argentina no auge da gripe suína e não aconteceu nada, haha” até “eita,  inventei de ir à Argentina em plena gripe suína e passei cada perrengue na volta…”)

Ouvi no rádio que hoje à tarde houve PÂNICO no vôo do Corinthians a Porto Alegre porque havia um passageiro gripado no avião — com boato de que tinha estado em Buenos Aires.

Infelizmente a paranóia venceu.

120 comentários

Ricardo, essa paranóia é contagiante. Tanto que estou na dúvida entre viajar ou não.
Meu destino é Ushuaia, entre 18 e 23 de agosto. Buenos Aires, só de passagem, escala entre um vôo e outro, provavelmente nem sairemos do aeroporto.
Não estamos no famoso grupo de risco, mas sempre existe o receio né?
Será que até agosto a boataria já baixou, caiu de moda?
Abraço

Para Viña del Mar você pode ir de carro alugado ou de ônibus de linha.

Para as vinícolas, carro alugado ou táxi (são 40 min. até a Concha y Toro).

E claro que a ambos lugares dá pra ir com tour organizado, se você preferir. A recepção do seu hotel deve ter filipetas de vários receptivos.

Para as estações de esqui próximas, a Claudia Carmello, que agora está no https://outromododeviajar.wordpress.com , não recomenda dirigir. Você pode contratar traslado e já resolver o problema do aluguel de roupas com a https://www.skitotal.cl .

Neste comentário aqui você vai encontrar links para posts detalhados sobre o Chile feitos pelos blogueiros da comunidade:

https://www.viajenaviagem.com/2007/08/viajando-nos-comentarios-chile-e-argentina/comment-page-1/#comment-38107

    Riq,
    Eu fui 2x à Viña e Valpa, paguei US$35 e fui de van. Claro, em grupo e tal, mas não foi ruim, pq eu viajei sozinha. Daí a gente acaba conhendo gente e para passeio de 1 dia, acho melhor que ir de ônibus.
    No entanto, de carro alugado deve ser lindo, a estrada é ótima.
    Valle Nevado eu fiz o mesmo, porque não ia esquiar. As 2x tb custaram US$40, se não me engano, e foi passeio de 1 dia.
    A estrada é MUITO perigosa. De jeito nenhum quem não conhece deve se aventurar a ir sozinho. Na temporada há horários em que ela abre para subir/descer e precisa ver inclusive se está aberta.
    Quando tem nevasca, não passa nada.

Conversarmos com os avós das crianças que são médicos e eles não criaram pânico, então estaremos embarcando sim.
Ficaremos em Santiago durante 7 dias, mas gostaríamos de fazer bate-volta em Vinã del mar, vin[icolas, Farelones ou La parva e Vale nevado. Você teria alguma dica da melhora forma de fazer este bate-volta? Contratar um recptivo local? Um carro particular(táxi)? Como alugar roupas de neve? Os passeios incluem instrutores para iniciantes em ski?
Abraços

Pessoal;
Consegui comprar o Tamiflu-suspensão( pediátrico) aqui no Rio. Estou masi tranquila agora, porque na pior das hipóteses se alguém pegar, já tenho a medicação.Segundo o próprio Temporão a recomendação agora é medicar como uma gripe comum independente de confirmação. De mais a mais acho engraçado o seguinte, por exemplo, no colégio do meu filho anteciparam as férias face à 4 casos suspeitos…dai eu indago, as crianças vão passar as férias inteiras de máscara dentro de casa? Porque em shopping o risco de pegar é enorme, no cinema, no metrô…enfim…é demais! Estou cada vez mais convencida de embargar dia 18 para Bariloche com meus filhos, marido e amigos….e acho que ainda vai estar melhor pq certamente estará mais vazio.O que me preocupa agora é a falta de neve:) Abs a todos.

    Olá Ana Luisa, para comprar o Tamiflu é necessário receita médica? Estou com minha viagem marcada para agosto e meu esposo e eu vamos ao médico antes da viagem, para fazer um check up… Já ia perguntar a ele sobre a compra do medicamento (como precaução mesmo, já que o medicamento só faz efeito se administrado dentro das primeiras 48h após a manifestação dos sintomas). Inclusive, o nosso médico disse que não era para cancelarmos a viagem não… Mas a mulher dele, que também é médica, já disse que fica meio preocupada com isso… Enfim, a venda do medicamento é feita somente com a prescrição médica? E qndo vc fala sobre a recomendação de se medicar como uma gripe comum independente de confirmação, como é isso?

    Jéssica, eu comprei sem prescrição….quando eu digo que a medicação é a mesma, é porque o pediatra dos meus filhos disee que o importante é controlar a febre, seja com paracetamol, com tamiflu, como for, mas cofesso que fiquei mais tranquila com o tamiflu às mãos.

Será que dá pra pegar umas passagens super-hiper-mega-ultra baratas de última hora pra Buenos Aires? Meu chefe tá de férias mesmo e agora seria legal um bate e volta de uns 3 ou 4 dias.

eu e minha mãe vamos para bariloche,queria saber se as lojas de la restaurantes vão estar fechadas?

    Por enquanto está tudo normal. É impossível saber o que vai acontecer, mas pessoalmente acho isso bastante improvável.

Bom, eu posso dizer que estive na Argentina no auge da “quebradeira” em 2002 e não aconteceu nada, gostei bastante e a única coisa que vi de “incomum” foi o panelazo na frente da Casa Rosada, e ainda rendeu boas fotos!

Venho acompanhando este blog há algum tempo (inclusive pegando aqui muitas dicas de viagem)mas nunca tinha comentado, no entanto, nesta discussão não resisti…
Cheguei de Buenos Aires domingo. Por enquanto estou bem. Fui na quarta, dia em que o ministro recomendou que não fossem feitas viagens à Argentina e Chile. Fizemos tudo que tinhamos planejado, tudo aberto, sem paranóias e pouquíssima gente de máscara. Pouquíssima mesmo. Nos voos e aeroportos tinha mais gente usando máscaras. A maioria brasileiros.
Agora estou com viagem marcada para o Chile dia 19/07 Dessa vez com a família (marido e duas crianças, de 8 e 12anos) .
Mas.. só tenho escutado falar da Argentina. Alguém saberia me falar como andam as coisas no Chile?
Confesso que estou um pouco mais preocupada, afinal estarei levando meus filhos…Além disso, também me preocupo se restaurantes, museus e passeios estarão funcionando normalmente.

    Pelo menos não há notícias sobre a gripe na capa da versão online do principal jornal do país, https://www.emol.com/ .

    Li em outro lugar que suspenderam uma festa popular perto de Iquitos, porque reuniria 200 mil pessoas.

    O pior dessa gripe é a discriminação na volta. Se a sua família e o seu trabalho não estão encarando você como uma dalit, eu encararia isso como um sinal verde…

Cancelei… Infelizmente… a menos de 10 dias do embarque… Mas era BsAs ou o batizado da minha afilhada no fim de julho… optei em não envolver minha família nesse risco…

Ma sdesejo sorte a todos os viajantes!

Enquanto a Gripe Suína não aparecer nos “trem di topiques” eu não me preocupo!

; )

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito