Arrumar mala: conte o que você aprendeu na prática

A mala idealNinguém nasce sabendo arrumar mala. Aos poucos — e na maioria das vezes, na marra — alguns de nós vão aprendendo a carregar menos tralha. Para mim, um dos maiores troféus de viagem é voltar para casa com um mínimo de roupa limpa: 90% de aproveitamento de roupa é a minha meta.

Pela minha experiência, viajar leve depende menos de organização do que de… desapego. É preciso renunciar à possibilidade de escolha posterior — precisamos sair de casa já com todas as combinações planejadas, tipo um uniforme para cada situação. (Mulheres sempre têm a chance de criar looks diferentes com acessórios que não fazem volume.) Peças-chave, como o calçado de bater perna ou o casaco mais pesado, serão necessariamente utilitárias e repetidas sempre. Em viagens mais longas, visitas periódicas a lavanderias automáticas permitem que eu leve a mesma quantidade de jeans e camisetas de malha que levaria para uma viagem de 10 dias.

Resumo da minha fórmula: todas as roupas combinam, não carrego sobressalentes para os utilitários, e me limito a uma mala média de 4 rodinhas (até 70 cm de pé). Fios, fontes, adaptadores de tomada, remédios, uma camiseta e uma muda de roupa de baixo vão na mochila de mão.

E você? O que tem aprendido nesses anos de viagem, no quesito arrumação de mala? Ensina pra gente!

Arrumar mala: conte o que você aprendeu na prática 1

Passagens mais baratas no nosso parceiro Kayak

Encontre seu hotel no Booking

Faça seu Seguro Viagem na Allianz Travel

Aluguel de carro na Rentcars em até 12 vezes e sem IOF

Passeios e excursões com a Viator

 

 

167 comentários

Eu não sei da onde tirei essa idéia, mas uma coisa que faço sempre para viagens acima de 7 dias é levar calçinha e meia velhas e ir usando e jogando fora. Acho muito nojento ter que guardar calcinha e meia usada (argh!) não gosto de tê-las penduradas pelo quarto para secar, então vou guardando quando ficam velhas e quando viajo levo e volto sem nenhuma. E sempre que dá levo blusas e calças velhas também e deixo no hotel.
Além da higiene, abre espaço para compra de novos itens, pq sim, digam o que quiserem, mas sou daquelas que sai do Brasil com 10kg de roupa e sapatos velhos, vai abandonando durante a viagem e volta com 64 de roupa nova.

Se tem uma coisa que aprendi nessas minhas viagens foi a fazer mala pequena. Por que no começo não conseguia, como diz o Riq, exercitar meu desapego e levava literalmente a casa toda. Hoje, já estou bem melhor, para uma viagem de 20 dias levo entre 15 a 17kgs. O que para mim é uma vitória, mas ainda pretendo melhorar.
Para não ficar carregando peso desnecessário levo todos os cremes, shampoo, desodorante e etc em miniatura, além de não carregar peso que não precisa, a chance de vazar é bem menor.
Ahhh e também uso da tática infálivel de colocar todas as roupas em cima da cama e tirar metade. Sempre dá certo.
Mala de mão para mim é fundamental também… Vejo pessoas viajando sem ela e me dá até calafrios. Eu nunca levava até na minha lua de mel ficar sem mala (menos mal que foi por apenas 1 dia, mas o susto valeu para aprender). Levo nela tudo de valor, computador, maquinas fotográficas e ainda uma muda de roupa para mim e para o marido, além é claro de itens de higiene (principalmente em vôos longos).

Acho ótimo a idéia de levar peças de roupa otimizadas. Mas lendo os comentários, não identifiquei malas de pessoas gordas ou altas. Estes têm uma ligeira desvantagem, as peças são maiores!

    Ivan, sou gorda e alta, :0
    Fiquei 10 dias em Paris e 6 dias na Itália em fins de junho e julho de 2011, com meu marido e filha e levamos 1 mala média e 1 pequena, mais uma mochila.Levamos 1 calça jeans cada e mais 2 leves ou short/bermuda no lugar, 4 camisetas regatas, 3 com manga curta e 1 com manga longa cada, 1 tenis, 1 sandalia/sapatilha e 1 chinelo cada, 1 casaco neutro cada, 1 pijama cada, acessórios (poucos), bolsa leve dobrada na para o dia a dia, xampu, condicionador, desodorante, maquiagem, dentro da mala, xerox de paginas de guias e documentos + netbook, carregadores e cabos + muda de roupa de baixo e 1 camiseta/cada, mini produtos de higiene, casaco leve ou pashimina na mochila de mão. Muito ziplock.Sapatos muito usados, roupa de algodão para o calor italiano …Compramos uma mala para compras e eu deixei calça jeans e tenis ao sair da França.

Para arrumar as malas, há um fator decisivo: o preço que os hotéis que vc vai ficar cobram para lavar as roupas / ou se há possibilidade de achar uma lavanderia fácil onde vc ficará …

Aliás, já deixo aqui uma pergunta (vou replicá-la em hotéis – Punta Cana): estariam inclusos o serviço de lavanderia nos hotéis Tudo-Incluso de Punta Cana ? Creio que não, mas isso vai me ajudar a arrumar minhas malas para lá.

Abçs.

Fazer mala é um aprendizado eterno, pelo menos pra mim. Eu já melhorei muito mais ainda tenho coisas a desapegar. Minha última viagem foi para o inverno, e consegui levar 18 kg para 12 dias, e fiz algumas extravagâncias. Na mala tinha presentes também, que ajudaram bastante no peso.
Na mochila levei uma bota de couro, mais social, e um casaco preto, para não sujar, bem dobradinho, além de uma muda de roupa e os eletrônicos. No pé sempre uma sapatilha, ninguém merece o desconforto de viajar de bota e ter que ficar tirando no raio-x. Sempre viajo com roupas confortáveis e uma pashmina quentinha, quando chego no aeroporto calço a bota e coloco o casaco.
Na mala, uma bota própria para neve, pois sabia que ia usar muito, e usei. Levei outro casaco na mala, mas esse não é necessidade, é peruagem mesmo, sempre levo um preto e um de cor diferente para mudar um pouco, e vários acessórios coloridos como gorro e cachecol. Esses não ocupam espaço e ajudam a mudar o visual. Levei 2 calças, uma jeans e uma preta e algumas malhas e regatas para usar por baixo dos casacos, sem grandes invenções, de cores neutras e lisas. Ainda levei 2 vestidos pois sabia que teria ocasiões para usar a noite. Consegui usar praticamente tudo que levei, mas sei que teria conseguido sobreviver com menos.
Mas, se consigo ser concisa com a bagagem, posso me dar de presente levar um casaco e um sapato a mais, que já mudam totalmente o visual, e não comprometem tanto o peso final da bagagem.

Neste inverno as roupas térmicas se revelaram excelentes!! Fiquei me perguntando como sobrevivia sem elas. Com um conjunto de calça e blusa dá para 5 dias + Um casaco bom + algumas blusas mais arrumadas (ou vestidos) + 2 calças jeans = 10 dias no inverno, sem ter que lavar nada. Nada de meia calça de lã, que só dão para 2 dias por conta dos pés! Sem falar que as roupas térmicas são tão leves e finas que dá para lavar no próprio banheiro do hotel, se ficar aquele cheirinho, rsrsrs.
Porém, ainda estou no aprendizado de malas médias, quem sabe um dia não leve toda a farmácia de casa ou menos de 3 pares de sapato…

    Verdade! Roupas térmicas são ´máximo. Eficientes e super poupadoras de espaço. Infelizmente no Brasil são caras. Comprei na Bolívia beeeem baratas. Abs,

Nesse ponto, eu reconheço que em geral minha filosofia é “melhor sobrar do que faltar”. Sempre estou andando com duas malas em viagens mais grandinhas.

Há uns 3 meses atrás, na #viajosfera, foi postado um link para um blog que dava 10 dicas para arrumar as malas. Lembro que gostei muito, mas esqueci de salvar. Alguém salvou o link? Agradeço desde já!

Há anos exerço o desapego total. Na mochila só vai o que eu tenho de mais velho. Assim, fica tudo pelo caminho: camisetas, meias, calcinhas e até jeans. E também não me importo de repetir roupas. Sou turista, ninguém me conhece! A minha única preocupação é checar a previsão do tempo. Sem essa precaução teria passado muito frio na África do Sul, em pleno Dezembro.
Produtos de higiene, minha escova de dentes e colírio. Sabonetes, cremes e shampoos todo hotel tem. Sapatos, o tênis que embarco calçando e uma havaiana.
Portanto, amigos, se um dia vocês encontrarem uma quase mendiga andando por Paris, podem acreditar, sou eu mesma.

Bóia, depois de ler sobre a lixeira laranja e pelicanos, pensei em desopilar o início da semana. Sugiro um post sobre “a coisa mais rídícula e sem noção que vc já trouxe de uma viagem”.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito