Deserto: fim de tarde no Salar de Atacama

Uma vez flamingo....

Confesso que, ao chegar ao local, não achei que o passeio fosse ser isso tudo o que falavam. Às 6 e pouco da tarde (o Chile continua artificialmente em horário de verão) a luz era chapada; o salar de Atacama (uma escultura impressionante da natureza, desenhada pela evaporação) estava um cinza-sujinho; e nada indicava que eu fosse fazer uma colheita satisfatória de fotos.

18h30

De cara, eu já vi que a minha zoom (a pobre Zunzinha) não era suficiente para pegar os flamingos que pastavam no laguinho salgado (os bichos ficam 95% do tempo de cabeça baixa ruminando micro-camarões). Além do quê, fiquei envergonhado — ao meu lado havia um grupo de fotógrafos de verdade, que dominam suas câmeras (eu sou dominado por ela).

Pobre Zunzinha

Mas eis que… dez minutos depois o sol começou a baixar e a esquentar a paleta de cores de uma maneira incrível.

18h40

18h45

18h50

As cores apareciam como se Alguém lá em cima estivesse operando a função contraste do Photoshop, sem medo de ser feliz.

19h05

Por sorte, consegui até acertar o foco numa mini-revoada de flamingos que passou por cima de mim. (Já tinham passado outras e eu tinha perdido todas.)

Sempre flamingo eu hei de ser

Peguei esse de péOps, esse não é flamingo Opa, essa ficou boa

Menos de quarenta minutos mais tarde, quando começou a se esconder por trás da cordilheira, o sol foi esfriando os matizes. Nem parecia o mesmo lugar que eu tinha acabado de fotografar.

19h15

Dou-lhe umaDou-lhe duas...Dou-lhe três!

Fomos embora, e a aura amarelada do lento pôr do sol do deserto nos acompanhou por boa parte da viagem de volta ao hotel.

Bonne nuit les amis

  • Considerado o terceiro maior salar do mundo, o Salar de Atacama fica a 2.300 metros altitude e aproximadamente a 55 quilômetros de San Pedro
  • Passeio ideal para o final da tarde, com direito ao pôr do sol e a vista para o vulcão Licancabur
  • O caminho é plano e não requer participar de grandes trilhas
  • É nessa região que fica a Reserva Nacional dos Flamingos
  • Na mochila, leve protetor solar, hidratante labial, boné ou chapeu, tênis ou bota de trekking e mantenha-se hidratado

Passeio feito a convite do hotel Tierra Atacama.

Leia mais:

69 comentários

Ricardo,

Vamos p/ o Chile, eu e meu marido, em Agosto e saio do Rio p/ Atacama,pensamos em ficar 4 noites?!! Depois partimos p/ Santiago e subimos p/ Vale Nevado,pensamos em ficar 3 noites e terminamos em Santiago c/ 2 noites!Vc acha legal esse tempo p/ cada lugar? Vc poderia nos dar dicas de pousada charmosa e c/ bom preço em San Pedro??
Vc indica alguma pousada charmosa em Farelones e hotel barato e bem localizado em Santiago???
Obrigada Maria Claudia

    Maria Claudia
    Irei ao Atacama também em agosto.
    O Ricardo Freire fez um post bem legal sobre o Tierra Atacama ( https://www.viajenaviagem.com/2010/04/atacama-com-estilo-tierra-atacama ), mas estava fora do meu orçamento.

    Segui as dicas da Silvia Oliveira, do Matraqueando, cujos links vc encontra no http://www. viajenaviagem.com/2010/02/santiago-atacama-sem-ir-a-falencia-no-matraqueando/ e reservei o Parina Atacama, que é um apart-hotel. Já adiantei metade da estadia e consegui por 55.000 pesos (uns 102 dólares/diária já convertidos no cartão).

    Eu gostei muito do Hotel Altiplânico (eles têm uns pacotes prontos que eu achei simpáticos), mas não tinha para o período que eu queria, então resolvi ir na opção econômica e honesta indicada pela Silvia (tudo o que se fala sobre SPA é que é “overpriced”, então achei justo pagar 100 dólares para ter uma cama decente e calefação no inverno).

    Você vai precisar de quatro dias inteiros no Atacama para fazer todos os passeios. Três dias no Vale nevado só se você quiser esquiar mesmo.

    Em Santiago tente o Holiday Inn Express El Golf.

RICARDO MIL VEZES PARABENS!
Estou indo ao Chile em Agosto e se Deus quiser (e ele ha de querer!!!) ficarei 3 noites em Valle nevado e 5 no Atacama. Inclusive, seguindo as suas dicas e da Silvia montei um roteiro e ate consegui comprar as passagens pra Calama daqui do Brasil.
Detalhe: me programei pra estar descendo de valle nevado no mesmo dia do meu voo pra Calama q esta marcado para 16:15 (LAN). esqueci do horario de funcionamento da Estrada Farellones…Será q vai dar tempo??
Obrigada

    Parece que de segunda a sexta não há restrições. Sábado, domingo e feriado é que a estrada funcionaria só para subida até às 14h e para descida a partir das 16h. Confira ao chegar, ou entre em contato com o hotel já.

Oi Ricardo, suas fotos estão lindas!! Tbém, este lugar é DEMAIS… o Atacama é TUDO! Beijos Parabéns!

Ao contrário de muitos que já viajaram por aí, todos os locais que tem mostrado nesta viagem são novidades para mim, só o nome me era familiar. Uma caixinha de surpresas com imensos compartimentos.

Ainda não sei qual o motivo da emoção tão intensa quando eu vejo as fotos de esse lugar.

Seguro que Atacama merece mais de uma visita, porque o lugar tem uma força inusitada, fora do comum. O espaço geográfico é tão forte que nos deixa sem fôlego.

Excelentes fotos! Adorei!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.