Atualização: passaporte em São Paulo

Em São Paulo agora o serviço de emissão de passaporte precisa ser agendado pela internet:

O link é este: http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/requerer-passaporte

Se você chegou aqui pelo Google, desconsidere os comentários, eles estão desatualizados.

O Ernesto foi tirar seu passaporte novo e traz informações quentes do front:

Viajante também tem seu percalços. Meu passaporte está vencendo, então é hora de trocar o verde pelo azul.

O Jorge disse que bastava passar a tarde no Shoping Eldorado para ser atendido. Jorge, infelizmente não é mais assim. Quem quiser ir ao Shoping Eldorado, deve ir às 5 da manhã, buscar senha.

O menos pior é na Policia Federal, no máximo até 10 da manhã. São apenas 500 senhas. Pegue a senha, logo na entrada, suba e veja a espera que ocorre. Como são umas 2 a 3 horas de fila, sugiro um passeio relaxante (mas não gozante) no Parque Cidade de Toronto, ao invés de ficar na Policia Federal. Eu peguei senha às 10 e só fui chamado às 15 horas. O único estacionamento disponível cobra 12(!!!) reais pela primeira hora, mas voce pode encontrar vagas na rua perto da Administração Regional da Lapa, onde há movimento, e é seguro porque é lá perto. Andar um pouco faz bem para a barriga e para o bolso.

Não é mais necessário tirar foto para o passaporte, mas não esqueça de levar CIC, identidade, título de eleitor e certidão de quitação eleitoral (é obtida na Intenet) TODOS ORIGINAIS, assim como seu passaporte vencido. Deve-se preencher o formulário antecipadamente, no site da Policia Federal, e pagar a guia em qualquer banco.

Pelo menos, o jovem policial federal que me atendeu foi muito simpático… Até falei do blog para ele…

Ops: o Jorge esclarece que foi ao shopping Ibirapuera, não ao Eldorado. Se alguém souber se o atendimento à tarde no Ibira continua expedito, por favor nos avise…

57 comentários

Opa, obrigada pela resposta rápida! 🙂 Posso aproveitar e perguntar mais uma coisa? Hehe. Logo depois que comentei, tentei de novo e acabei conseguindo agendar um horário no posto central, mas quando eu preenchi os dados eu tinha escolhido o posto do Eldorado. Não é problema né? Isso porque na guia do protocolo aparece o local de captação como sendo do Eldorado…

Sei que o post já é antigo e teve uma atualização dizendo que já não vale mais, mas ainda assim queria saber se é possível aparecer no posto sem agendamento. Pela internet não estou conseguindo, se demorar, pode aparecer sem agendamento em qualquer posto?
Obrigada!

    Olá, Giseli! Em qualquer posto não dá não. Tendo urgência, você pode tentar o posto central, na Lapa.

Ah, então não estou com mania de perseguição… Imagino que para um despachante deva ser moleza mesmo. Eles podem designar alguém para passar horas no site tentando agendar. Eu não sei nem qual é o melhor horário para isso. Já tentei em todos e nada.

Ontem, quando liguei na PF, indaguei qual seria o melhor horário para ir a um post, caso decida ir diretamente, já que não consigo agendar e ele disse que não sabia. Tampouco deu alguma dica de como agendar pela net. Ou seja, parece que está de acordo com o serviço dos despachantes…

Para ser sincera, antes de ler a recomendação da Sylvia logo acima, nem tinha pensado em despachante… Sei lá; desacostumei deles 😯 A última vez que usei um foi para tirar um passaporte em 89 e foi uma experiência traumática!! QUando vejo estas modernidades de agendamento pela internet, esqueço que nestepaiz tem sempre alguém tentando burlar as facilidades 🙁

    Corrigindo o texto acima: onde disse post é posto 🙂
    E o nestepaiz deveria ter vindo entre aspas, como “nunca antes nestepaiz” tão ouvido nos últimos tempos (com z mesmo…)

    Lena,
    Eu sei que é um pouco fora de mão, mas vc já pensou em tentar agendar um horário aqui em Campinas? O Fred demorou 3 meses para conseguir horário, enquanto a minha mãe conseguiu rapidinho…

    Assim vc vem pra cá e toma um cafezinho comigo e com a Mari Campos 😀

    Lena,

    A cibele teve que tirar o passaporte dela em Santos. Veja no interior onde há menos fila. E um absurdo pagar caro pelo passaporte, e ainda ser obrigado a fazer duas viagens para isto, mas o que fazer?

Eu fiz o agendamento em Março para o dia 08 de Junho !!!
Existem horários específicos onde as vagas abrem para cada posto. No final da tarde e comecinho da noite “aparecem” algumas vagas, mas não espere ser atendido nos próximos dias – seria muita sorte ou alguém cancelou. Se tiver passagem marcada, você pode ir na sede da Polícia Federal (Ponte do Piqueri) e “torcer” para ser atendido. Vá cedo e traga paciência.

Em suma – lamentável.

Ôpa, o meu também. O negócio é clicar na opção requerer passaporte.
Pelo visto, nem o site tá funcionando direito!! 🙂

    Agora tá. Era o ponto final junto ao endereço que estava atrapalhando (qualquer sinal de pontuação, parênteses inclusive, bagunça o link).

    Atualizei também no texto; o que estava lá devia ser o certo na época do post — agosto de 2007…

Bom, desencavei este post para ver se tem alguém passando pelo problema que eu. Meu passaporte vence na semana que vem e eu estou tentando renová-lo desde novembro passado!! Verdade.

Fiz o protocolo na internet e comecei a tentar marcar a data para ser atendida em QUALQUER lugar e ainda não consegui. O ano virou, meu protocolo venceu, fiz outro protocolo, já paguei a taxa e nada de conseguir um horário (tenho entrado no site todos os dias!).

Como não estava com nenhuma viagem marcada para fora, fui deixando rolar. Só que agora tenho uma provável viagem em julho. Liguei hoje para a central e o atendente me disse que tenho que ir tentando até conseguir! Pode?? 👿

Alguém conseguiu fazer o agendamento recentemente? Como? 🙄

Enquanto estava escrevendo este comentário, entrei em um site de um despachante indicado em um comentário acima. Pois ao visitar o site fiquei com uma pulguinha atrás da orelha… Não sei se a demora me deixou paranóica, mas começo a achar que os despachantes estão marcando TODOS os horários, porque não é possível!! Li no jornal que a situação já havia se normalizado. Aumentaram o horário de atendimento. Alguns postos estão agendando aos sábados. Que inferno isso!! Parece a época das filas de madrugada na porta do consulado americano para conseguir vistos e os despachantes guardando lugar. Pronto. Desabafei… Sorry! 😳

    A minha filha, a Renata, está com o mesmo problema.
    Tenta e não consegue marcar, mas estranhamente qualquer despachante diz que é moleza!

Olá, tenho um agendamento de passaporte para o dia 19/05/2008, e ainda nem tenho o dinheiro da passagem….rs….será que alguém não possui interesse em ficar com meu agendamento?? Aguardo retorno….meu e-mail é [email protected] e meu telefone é 11 9799-9593 e meu agendamento é em Sp mesmo……Obrigado

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.