Bariloche: NASA vê diminuição de atividade do vulcão Puyehue

Imagem: Earth Observatory da NASA

A melhor notícia para quem planeja ir no inverno a Bariloche não vem da Argentina, mas de Maryland.

No dia 7 de março, o Observatório da Terra, uma divisão do Goddard Space Center da NASA, divulgou uma foto de satélite do vulcão Puyehue, acompanhada da explicação que “a erupção do complexo Puyehue-Cordón Caulle, começada em junho de 2011, pode finalmente estar em declínio”.

A imagem mostra “uma nuvem de cinzas relativamente pequena e difusa”. Este é o primeiro boletim com tom decididamente otimista desde que o vulcão acordou.

Outra boa notícia é que já faz dois meses que o tráfego aéreo entre Buenos Aires e Bariloche não é interrompido por causa do vulcão. Leia o boletim da NASA em migre.me/8oi8a.

E como a confirmar o que parece ser o começo do fim da fúria do vulcão, agora no dia 23 o Serviço de Geologia e Mineração do Chile baixou de nível o alerta de cinzas: o alerta vermelo agora é alerta laranja. O site AN Bariloche resumiu: “a emissão de partículas é mínima, e a coluna eruptiva não alcança mais de 400 metros de altura. Dependendo das condições meteorológicas, a nuvem não atinge mais de 30 km. A possibilidade de novos eventos explosivos, porém, permanece”.

#oremos

Originalmente publicado na minha coluna Turista Profissional, no suplemento Viagem do Estadão.

Leia também:

Bariloche, bonita até sem neve

Hotéis de Bariloche comentados por leitores

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


18 comentários

Olá, Como peguei varias dicas neste site, decidi postar algumas informações. Estou em Bariloche hoje. Nevou pouco este ano, mas há neve nos cerros. Hoje e amanha deve fazer sol, de tal forma que derrete a neve, mas nao prejudica as atividades sói, trineo. Fui a Piedras Blancas hoje sem problemas- 90 pesos de taxi. Roupas de neve a 100 pesos/3 dias (macacão/bota/luva), óculos 75 pesos/3 dias – talvez consigam por menos, mas nao quis perder muito tempo procurando. Estou no Hotel Cristal, na Rua Mitre- muito bom, padrão 4 estrelas no Brasil – nada a reclamar. Amanha irei ao Catedral e depois Otto e Campanário, sempre de Remise. Viajando com esposa e 2 chd 7 e 10 anos. Viemos pela Aerolineas Argentina, partndo de Iguazu-Argentina, sem nenhum problema. Nao há sinais do vulcão e nos falaram que Angostura esta normal, mas nao fui nem irei para la.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.