Bariloche-Puerto Montt: cruce de lagos ou ônibus?

Quadro na recepção do hotel Las Balsas, em Villa la Angostura

Um dos objetivos originais deste périplo era fazer o Cruce de Lagos, a travessia épica entre Bariloche, na Argentina, e Puerto Varas ou Puerto Montt, no Chile (ou vice-versa), que envolve quatro ônibus e três barcos diferentes, e vale por vários passeios, tanto de um lado, quanto do outro (veja o post hiperdidático da Carmem Silvia, aqui).

O problema é que, pela primeira vez desde o início desta viagem, o Pedrão não está colaborando. Depois de vários dias de sol (inclusive um dia de sol e quase um calorzinho), ontem já começou a nublar. O passeio pela Rota dos 7 Lagos, entre Villa la Angostura e San Martín de los Andes, já não foi realizado nas melhores condições de insolação (mais tarde eu posto).

Tenho acompanhado a meteorologia desde que chegamos à região, sexta passada. E desde então a quinta-feira está marcada como chuvosa em todos os sites. A travessia seria justamente nesta quinta, mas como a previsão não mudava, já transferi pra sexta (o que foi ótimo, porque ganhei um dia inteirinho pra fazer trabalho de escritório).

Só que a sexta também vai estar instável, tanto do lado de cá quanto do lado de lá.

Daí que estou vivendo a dúvida que acomete todo cruzador de fronteira neste momento. Pago 230 190 dólares (por pessoa, tarifa especial para brasileiros) pra fazer o Cruce de Lagos com o risco de todas as fotos saírem nubladas ou chuvosas, ou vou de bumba mesmo (26 dólares pela Cruz del Sur, 5 horas de viagem a Puerto Varas, 5h30 a Puerto Montt) e torço para o tempo melhorar do outro lado e então fazer o passeio ao lago e às cachoeiras de Petrohué?

O Cruce de Lagos pode ser comprado até às 18h da véspera. As passagens de ônibus podem ser compradas pela internet.

O que você faria?

159 comentários

Olá a todos,
Vou viajar para Puerto Montt em Julho deste ano e gostaria de saber se tanto o trajeto de ônibus, quanto o Cruce operam tranquilamente no inverno.

Muito Obrigada

Olá a todos! Como estou sempre montando minhas viagens a partir do VnV, vou deixar minha impressão do Cruce de Lagos, que fiz em 19/11 de Bariloche a Puerto Varas:
Saímos do hotel Cacique Inacayal às 9:30h para ir ao hotel LLao LLao, onde começa o passeio propriamente dito, em Puerto Panuello, pelo lago Nahuel Hualpi. Demos muita sorte, pois o nosso guia era o Eduardo! Outro ponto positivo foi o sol, que não nos abandonou um só momento. O próprio Eduardo comentou que não chover não é comum. Chegamos a Puerto Blest 1h e 10min depois. Outro ônibus, para Porto Alegre e daí um barco de menor porte navegando pelo lago Frias cerca de 20min. Em Puerto Frias passamos pela Aduana mas só olharam documentos. Em Peulla, acredito que pelo adiantado da hora, não verificaram muitas bagagens ( a minha não). Estavam à procura de artesanato de madeira (?). Ao contrário do Riq, gostei de Peulla; passamos pouquíssimo tempo lá, só mesmo para almoçar. Mas eu não me atiraria no lago se tivesse que passar mais tempo lá…
O que eu mais gostei foi o percurso pelo lago Todos os Santos (Esmeralda), incrível aquela cor da água! O Osorno também estava a descoberto e majestoso. O ponto fraco é o trajeto até Puerto Varas, pois também não pudemos ver os saltos de Petrohué (parque fechado). O guia chileno era muito simpático também e parou para fotografarmos o Osorno e Cerro Tronador.
Em resumo, foram cerca de 12h de vagem. Eu e meu marido recomendamos, mas que é cansativo, é. Mas nada que a visão do Osorno (sem nuvens) ao chegar no quarto do hotel não recompense.

Oi,
Planejava passar 6 dias em Santiago, mas depois de ler sobre Porto Varas,estou pensando seriamente em ir a Porto Varas de onibus e voltar para Santiago nesses 6 dias. Vale à pena o sacrifício?
Obrigado,
Itamar

    Olá, Itamar! São 11 horas de viagem. Recomendamos pelo menos três dias inteiros na região dos Lagos; você vai prejudicar bastante sua estada em Santiago.

Olá! Gostaria de um esclarecimento, por favor… O post fala que existe uma tarifa especial para brasileiros no Cruce, mas não encontrei nada a respeito no site http://www.cruceandino.com. Como conseguir este desconto? Existe outro site para comprar/reservar o passeio com esta tarifa especial?
Obrigada!!!

    Olá, Luciana! O desconto promocional, quando é aplicado, é concedido apenas para compras na loja do Cruce. Não sabemos se continua sendo praticado.

Gente, acabei de fazer a cotação para atravessar de Bariloche para Puerto Varas de ônibus e fazer os 3 passeios nos lagos e deu um total de 230 dolares por pessoa ao invés dos 290 dolares do Cruce Andino. Isto para Janeiro. O ônibus está 30 dolares e cada passeio esta na faixa de 65 e 70 dolares. Não achei que compensa cruzar de ônibus. A diferença (60 dolares) é pouca se pensar que tem que ir até a rodoviária e ainda ir até os lagos para fazer os passeios sem transfer.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.