Bariloche-Puerto Montt: cruce de lagos ou ônibus?

Quadro na recepção do hotel Las Balsas, em Villa la Angostura

Um dos objetivos originais deste périplo era fazer o Cruce de Lagos, a travessia épica entre Bariloche, na Argentina, e Puerto Varas ou Puerto Montt, no Chile (ou vice-versa), que envolve quatro ônibus e três barcos diferentes, e vale por vários passeios, tanto de um lado, quanto do outro (veja o post hiperdidático da Carmem Silvia, aqui).

O problema é que, pela primeira vez desde o início desta viagem, o Pedrão não está colaborando. Depois de vários dias de sol (inclusive um dia de sol e quase um calorzinho), ontem já começou a nublar. O passeio pela Rota dos 7 Lagos, entre Villa la Angostura e San Martín de los Andes, já não foi realizado nas melhores condições de insolação (mais tarde eu posto).

Tenho acompanhado a meteorologia desde que chegamos à região, sexta passada. E desde então a quinta-feira está marcada como chuvosa em todos os sites. A travessia seria justamente nesta quinta, mas como a previsão não mudava, já transferi pra sexta (o que foi ótimo, porque ganhei um dia inteirinho pra fazer trabalho de escritório).

Só que a sexta também vai estar instável, tanto do lado de cá quanto do lado de lá.

Daí que estou vivendo a dúvida que acomete todo cruzador de fronteira neste momento. Pago 230 190 dólares (por pessoa, tarifa especial para brasileiros) pra fazer o Cruce de Lagos com o risco de todas as fotos saírem nubladas ou chuvosas, ou vou de bumba mesmo (26 dólares pela Cruz del Sur, 5 horas de viagem a Puerto Varas, 5h30 a Puerto Montt) e torço para o tempo melhorar do outro lado e então fazer o passeio ao lago e às cachoeiras de Petrohué?

O Cruce de Lagos pode ser comprado até às 18h da véspera. As passagens de ônibus podem ser compradas pela internet.

O que você faria?

159 comentários

Boa noite Ricardo,
Estou escrevendo para agradecer todas as dicas que você nos deu.
Neste momento estou em Porto Varas, no Hotel Bellavista, de frente para o Osorno (que presente!). Tenho mais três dias antes de voltar para Santiago e estou em dúvida se alugo um carro para passeios nas cidades da redondeza ou faço o passeio até Peulla (o mais bonito do Cruce é o lago todos os santos?)…Já fiz a subida ao osorno,Petrohue com o lago todos os santos e Frutillar (de ônibus como você sugeriu).
Muito obrigada por tudo mesmo…nunca mais viajo sem ler seus comentários!
Juliana

    Não precisa ir até Peulla. Você vai ficar presa e o melhor você já viu no Todos Santos. Peulla é só um ponto de apoio para quem faz o Cruce, não invente esse perrengue na sua vida que você não precisa 🙂

    Com tempo sobrando, eu teria ido a Chiloé.

    Eu fiz essa bobagem de ficar em Peulla – que é um hotel de apoio da empresa. Mas, fascinada com o Osorno, como aquele clima dos lagos, de início não me importei. Depois fiquei p… da vida porque perdi tempo lá, para fazer nada. Chiloé vale mais a pena.

Ricardo,

Li todos os posts desse tópico. Porém não encontrei nenhuma situação parecida com a minha. Estou em Santiago agora, e vou comprar uma passagem até Puerto Montt. De lá, pretendo fazer o cruce andino. Entretanto, não queria ir até Bariloche e voltar de onibus nas 6 a 7 horas cansativas de viagem. Já ouvi falar que tem um cruce de meio dia. Ele vale a pena ? As partes que ele abrange são legais ? Nos deixa de volta em Puerto Montt ? Quanto custa ? O ideal seria sair de Bariloche direto de volta pro Rio, mas essa possibilidade não existe, já confirmamos com a cia. aérea, e comprando por fora, teríamos que pagar muito a mais. Estamos perdidos ! Pretendemos sair daqui neste domingo, dia 31/10.
Abraços,

Vitor

    O Cruce é para fazer a travessia de todos os lados. Sem querer ir a Bariloche, é só fazer paseios pelo lago Todos Santos e pelo Llanquihue. Não precisa ir até Peulla — em Peulla não há nada.

    E não fique em Puerto Montt: fique em Puerto Varas, que é mais bonitinha e está a beira do lago Llanquihue e mais próxima do Todos Santos.

RICARDO FREIRE
SEI QUE VOCE É UM EXPERT EM VIAJENS!eSTOU PLANEJANDO IR A PUERTO MONTT E DE LA A PORTO VARAS PARA FAZER O CRUCE ANDINO.aCHEI O PREÇO CARO 230 DOLARES(EXISTE MESMO UM DESCONTO PARA BRASILEIROS?),É POSSIVEL IR DE ONIBUS E DEPOIS VOLTAR DE BARCO CONFORME O TEMPO PERMITIR, UM DIA DE SOL?O TICKET PODE SER COMPRADO NA VESPERA ?VOU ESTAR EM pORTO vARAS DIA 6 DE NOVEMBRO,JA ESTIVE LA E SEI QUE CHOVE FINO MAS POR LONGO TEMPO VOCE TERIA UM SITE OU EMAIL PARA QUE EU CONSULTASSEMAIS?oBRIGADISSIMA POR QUALQUER AJUDA MOEMA SOUZA RODRIGUES 69(anos)que viaja sozinha e curte lugares como a aventura de chegar ao Salar de Uyune de 4×4 desde o Chile.!!

    Esse preço é só da ida ou só da volta, Moema. Para não pagar o cruce, a alternativa é fazer passeios lacustres em Bariloche, ir de ônibus a Puerto Varas e fazer o passeio do lago Todos Santos lá. Sai mais barato e você não precisa ir a Peulla.

/Estou planejando fazer o Cruce de Bariloche para Puerto Varas no dia 19/10. Vi seu comentário sobre desconto para brasileiros. Como não consegui achar este desconto no site do cruce, gostaria de saber: como você o conseguiu?

    Ricardo,
    Planejo fazer o cruce de lagos em março/11.
    Como esse desconto só é oferecido na loja, “posso” correr o risco de não fazer reserva com antecência, para tentar conseguir o desconto? Digo, o passeio é muito concorrido nessa época, que devo reservar antes mesmo de embarcar??
    Outra dúvida: todas as agências oferecem esse desconto, ou somente algumas?
    Obrigada!

Estou pretendendo ir no começo de janeiro/2011. É necessário fazer reservas em hotéis em Bariloche, Puerto Varas e Frutillar? Será que consigo hotéis (com preços razoáveis) sem ter que planejar todo o percurso (quanto tempo em cada lugar) e sem portanto, fazer reservas?

    É alta temporada doméstica em toda a região dos lagos, dos dois lados. Reserve.

Olá, nobre guru viajante! Eu e meu marido vamos chegar em Puerto Montt dia 18 de agosto as 9h e vamos partir de lá rumo a Punta Arenas no dia 21 pela manhã. Já conhecemos Osorno, Puerto Varas, Frutillar mas não o parque Petrohue, o Lago Todos os Santos ou Bariloche. Pensei em ir de Busão até Bariloche e voltar fazendo o Cruce mas desisti pelo valor mui caro! Pra alugar o carro pra atravessar a fronteira tem que pagar por um passe especial, será que vale a pena? O que vc me recomenda?

Olá, farei uma viajem de 18 dias em agosto para Bariloche-lagos andinos-Puerto varas – Pucón – Santiago( vale nevado)…estamos na duvida se vale ou nao a pena fazer esta travessia em agosto…ou pegar um onibus ate Puerto Varas…Pensei em ir de onibus e depois fazer os sete lagos e os saltos de petrohué…o que vcs me indica?

Estamos na torcida pra ter sol e fotos lindas! Bon voyage!

    PS – Tomara que o seu guia seja o Eduardo, super simpático e que adora o Chile! E em Puerto Varas, não deixe de comer no Las Buenas Brasas, o chupe de centolla é 10. E não gostamos do Donde el Gordito, apesar do Anthony Bourdain!

Parabéns, Ric. Fico feliz da dica ter sido válida. Ótimo Cruce com sol e céu azul para vocês.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.