Bariloche-Puerto Montt: cruce de lagos ou ônibus?

Quadro na recepção do hotel Las Balsas, em Villa la Angostura

Um dos objetivos originais deste périplo era fazer o Cruce de Lagos, a travessia épica entre Bariloche, na Argentina, e Puerto Varas ou Puerto Montt, no Chile (ou vice-versa), que envolve quatro ônibus e três barcos diferentes, e vale por vários passeios, tanto de um lado, quanto do outro (veja o post hiperdidático da Carmem Silvia, aqui).

O problema é que, pela primeira vez desde o início desta viagem, o Pedrão não está colaborando. Depois de vários dias de sol (inclusive um dia de sol e quase um calorzinho), ontem já começou a nublar. O passeio pela Rota dos 7 Lagos, entre Villa la Angostura e San Martín de los Andes, já não foi realizado nas melhores condições de insolação (mais tarde eu posto).

Tenho acompanhado a meteorologia desde que chegamos à região, sexta passada. E desde então a quinta-feira está marcada como chuvosa em todos os sites. A travessia seria justamente nesta quinta, mas como a previsão não mudava, já transferi pra sexta (o que foi ótimo, porque ganhei um dia inteirinho pra fazer trabalho de escritório).

Só que a sexta também vai estar instável, tanto do lado de cá quanto do lado de lá.

Daí que estou vivendo a dúvida que acomete todo cruzador de fronteira neste momento. Pago 230 190 dólares (por pessoa, tarifa especial para brasileiros) pra fazer o Cruce de Lagos com o risco de todas as fotos saírem nubladas ou chuvosas, ou vou de bumba mesmo (26 dólares pela Cruz del Sur, 5 horas de viagem a Puerto Varas, 5h30 a Puerto Montt) e torço para o tempo melhorar do outro lado e então fazer o passeio ao lago e às cachoeiras de Petrohué?

O Cruce de Lagos pode ser comprado até às 18h da véspera. As passagens de ônibus podem ser compradas pela internet.

O que você faria?

159 comentários

OI Daniel

Em 2004, viajei para Chile sozinha e visitei Santiago, Pucon e Puerto Varas em uns 10 dias, 11 dias. Em Pucon, caminhei pelo parque Huerquehue e fiquei maravilhada. Recomendo o passeio.

Quanto a subida ate o cume do vulção Vilarica, recomendo se vc já tem experiencia de caminhar na nele. Em 2004,achava que estava com um bom preparo fisico, entao resolvi fazer a caminhada ate a boca do vulção vilarica, apesar de nunca ter caminhado no gelo. Antes do inicio da caminhada, o guia explicou o que deviamos fazer se caissimos durante a subida. Nesta hora, comecei a ter noção de que a caminhada não seria tão facil. No meio da caminhada, a medida que a inclinação da subida aumentava, fui ficando com medo de levar um tombo e bater com a cabeça numa pedra (já foi causa de morte lá) e fui amarelando, ainda mais porque estava viajando sozinha. Resultado: desisti no meio do passeio…dai um guia desceu comigo ate uma parte plana e fez um buraco no gelo para eu ficar esperando um grupo maior de pessoas que estavam desistindo do passeio…no periodo que estava na minha “casa” no vulção, ficava pensando no que eu estava fazendo lá….nem preciso te dizer que este passeio serviu como um divisor de aguas para mim, me ensinando como ninguem a abrir mão de passeios sem nenhum remorço.

Em Puerto Varas, fiz um passeio de um dia com a cruce de lago ate Peulla. Matou a vontade de navegar pelos lagos. O passeio é muito bonito, mesmo com chuva, que foi o meu caso.

Se tivesse tido mais tempo, teria conhecido a ilha de Chloe.

Em outra viagem, fui conhecer o deserto de atacama. Chequei por Santiago e sai por Lima, tendo tambem visitado um pouco Bolivia. Gostei muito de ter conhecido as lagunas no Atacana, conjugado com o Salar de Uyuni na Bolivia. Assim, na minha opiniao, vale a pena conhecer o deserto de Atacama, mais com tempo para conhecer tambem o Salar de Uyuni (ate hoje foi o passeio que fiz com o melhor custo-beneficio, sem contar que as paisagens sao de tirar o folego).

Tambem acho que dá para abrir mão de Bariloche e ir la em outra viagem, como já sugerido.

Outra sugestão seria visitar Mendonza, e aproveitar para comprar mais vinhhos (não conheço Mendonza, mas será um lugar que visitarei assim que voltar a Santiago).

    Quanto à subida do vulcão Vilarica em Pucon: super-recomendo!Mas é preciso que vc tenha um preparo físico razoável, principalmente de caminhadas em terrenos inclinados. É cansativo, mas a vista vale o sacrifício.

    Rafting no rio Trancura tbm é uma boa pedida. Aventura light, sem contra-indicações. Ok, cair na água gelada é chato, porém é mais um bom motivo para uma garrafa de vinho encorpado.

    Se vc realmente pretende subir o vulcão, 3 dias pode ser pouco, pois nem sempre o clima está favorável.

    Quatro dias em Puerto Varas é tempo demais, e tbm não vale a pena esticar até Bariloche pelos motivos que a Fran explicou.

    Eu ficaria mais tempo em Santiago, sem correria.

Daniel,

Eu fiz um roteiro muito parecido com o seu. Sugestão, acrescente um dia em Santiago e tire um de Pucón.

Oi Daniel,
Fiz uma viagem muito parecida à essa em janeiro de 2008. O que eu aconselho:
Fique 3 noites em Stgo na chegada, Pucón 3 noites estão excelentes, há muitos passeios para fazer na região e a cidade é uma graça. Mais 3 noites em Puerto Varas, acredito que vc queira visitar as Torres del Paine, é isso?
Eu pularia Bariloche, principalmente pela chatice de passar ida e volta pelas alfândegas chilenas e argentinas, por terra eles são muito rigorosos e revistam tudo, o que leva tempo. Deixaria para uma próxima, em conjunto com Buenos Aires e Ushuaia por exemplo…
Trocaria essas duas noites por ficar em Viña del Mar e Valparaíso (escolha uma das duas, são muito próximas) e dedicaria um dia para cada uma. E as últimas noites em Stgo, para ver o que não foi visto, comprinhas e talvez uma balada/ restaurante bacana.
Não vale a pena ir até o Valle Nevado em Março.
Se quiser ver as montanhas, nessa época o Cajón del Maipo é muito mais interessante.
Uma outra sugestão, meio fora do que vc colocou, é fechar o Chile com uma passada pelo Atacama, que é perfeitamente viável se vc fizer os trechos aéreos. Ex:
– 3 noites em Stgo
– 3 Noites Atacama
– 3 noites Pucon
– 3 noites Puerto Varas
– 2 noites em Stgo – saída

    Só uma correçãozinha: a porta de entrada para Torres del Paine é Punta Arenas, não Puerto Varas :mrgreen:

Com poucos dias, eu acho que está bom. Minha sugestão seria reservar os primeiros dias dos hoteis, e se voce achar que ficou tempo demais, ir para Chloe, uma ilha interessantissima e com acesso bem facil de onibus por Puerto Mont.

Eu aumentaria estadia em Santiago, pois vai ser um dia só pra Cordilheira. Você pode passar o dia em Valle Nevado, mas nessa época não tem neve. Eu veria a Cordilheira de Santiago mesmo. Tiraria um dia de Pucon. Bariloche não vai ter neve, então você poderia destinar os dias restantes a Chiloé ou Valdívia, para conhecer melhor a região dos lagos.

Olá Ricardo.
Pretendo fazer uma viagem de 15 dias, em março, para o Chile. Fiz mais ou menos um roteiro e gostaria de saber sua opinião.Seria:
– Santiago 3 dias incluindo Cordilheira, vina del mar/val paraiso e alguns vinhedos;
– Pucon 4 dias;
– Puerto Varas 4 dias
O restante estava pensando em passar 2 dias em barilhoche e voltar para Santiago via Puerto Varas.
O que acha???
Obrigado

    Acho 3 dias para Santiago / Vina Del Mar / Valparaiso / Cordilheira muito pouco.

    Eu reservaria pelo menos 3 dias para Santiago (incluindo uma visita à Concha Y Toro), 1 para Cordilheira, 2 para Vina Del Mar e Valparaiso (1 dia para cada).

    Quando fui tinha planejado ficar em Santiago 3 dias e passei estes 3 dias realmente correndo, conhecendo coisas… tanto que resolvi ficar um dia a mais só para curtir e descansar… Muita gente diz que Santiago é uma cidade que não tem muita coisa pra se fazer… mentira… Um dia você vai ficar pelo centro + parque municipal, no outro parque metropolitano, casa do neruda… Mais um para visita a concha y toro e conhecer algum outro bairro ou shopping…

    Valparaiso é legal ficar um dia inteiro, Vina Del Mar também, se puder dorme em Vina e curte um barzinho por lá de noite ainda…

    Fiz o seguinte roteiro em Maio/2005:
    Santiago 3 Dias
    Valparaiso/Vina – 1 Dia (Bate/Volta de Santiago)
    Puerto Varas – 3 Dias
    Pucon – 3 Dias
    Santiago – 1 Dia

    Dicas:

    Alugue carro em Pucon e Puerto Varas, é mais prático. E dá para dar uma passadinha em Frutillar, quando fui o vulcões estavam todos visíveis.

    Caso aluge um carro compre o Guia da TurCopec (é o antigo Turistel) é muito útil, parece um guia 4Rodas mas é muito mais pois tras roteiros detalhados para cada região. Dê uma olhada no site chileturcopec.cl.

    Em Pucon fiquei no Hostel Geronimo (geronimo.cl) e em Puerto Varas no El Greco (hotelelgreco.cl) muito agradáveis.

    Lembre-se que em Março, não tem neve, a cordilheira sem neve não sei se será um boa. Acredito que ir ao glaciar do Vulcão Osorno em Puerto Varas seja mais interessante.

    Oi Daniel,
    Pretendo fazer a mesma viagem, na mesma época, com meu noivo.
    Vc já decidiu seu roteiro? Pensou em passar por Chillán?

Caro Ricardo,
Quero fazer um passeio de 10 dias ao chile a partir do dia 29/01, voltando pela Argentina, Bariloche ou Buenos Aires(como vou usar milhas não sei se a passagem(avião) de Bariloche para Buenos Aires é cara.Somos 3 adultos.Quria dicas do chile porque ja conhecemos bariloche e B.Aires.
Qtos dias devo ficar em Santiago?quais lugares são imerdiveis?Pelos relatos vi que posso ir de santiago a Puerto Varas de onibus a noite, quero fazer a travessia, chove muito nesta epoca?
Vale a pena ir a Pucon nesta epoca?é suportável as termas?
Aceito sugestões de todos!

Ricardo, boa tarde!

Estou indo para Bariloche em jan/2011 e vou conhecer as cidades vizinhas ( vila angustura e San martin de los andes).Depois estarei indo para o lado do Chile ( puerto montt, puerto varas, frutillar e puerto octay).Vou com minha esposa e meus dois filhos de 15 e 03 anos.Estou na dúvida se alugo um carro para ir ao chile, fazendo o trajeto que o onibus faz, ou alugar em puerto montt.É melhor alugar ou fazer todos os passeio de omibus, no meu caso que estou com meus filhos?È necessário a PID para dirigir lá?Paga alguma taxa para fazer a travessia Argentina-Chile?

Obrigada !!

Olá Ricardo,
Pretendemos fazer Bariloche-Puerto Varas de ônibus no dia 16 de dezembro. Vc conhece alguma empresa de ônibus que faça esse trajeto? Será se é necessário comprar logo? Pela internet, só encontramos uma empresa (Andesmar) e que tem apenas uma saída diária.
Obrigada!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.