Bariloche: se aeroporto fechar, viagem será via Neuquén ou Esquel

Vulcão Puyehue

Plantão Vulcão: Bariloche se mexe para salvar a temporada. Neste fim de semana houve mais um mutirão para limpar as cinzas do centro da cidade. (Os cerros estão branquinhos, sem cinzas.) A reabertura do aeroporto continua prevista para esta sexta, dia 1º de julho.

O destaque desta última safra de notícias foi o estabelecimento de uma rota aérea alternativa para o caso do aerporto de Bariloche precisar ser fechado. Os aviões aterrissariam em Neuquén, a 400 km, ou em Esquel, a 300 km. O comunicado não indica o tempo de percurso, mas pesquisando no site de passagens de ônibus Plataforma 10 descobre-se que os ônibus intermunicipais de linha fazem Neuquén-Bariloche em 5 horas e Esquel-Bariloche em 4 horas.

(Para comparar: o trajeto Buenos Aires-Bariloche de ônibus é percorrido em 20 horas nas rotas mais expressas, e 25 nas pinga-pingas.)


Neste feriadão os aeroportos de Buenos Aires viveram um fecha-não-fecha por conta da nuvem de cinzas que continua zanzando irrequieta, mas desde ontem à tarde a situação se normalizou.

Leia:

Aeroportos de Esquel e Neuquén servirão de conectividade para Bariloche, na Agencia de Noticias Bariloche

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


83 comentários

Gente, meu voo esta marcado para dia 09/07 para Bariloche.Na eventualidade de descer em Neuquen e Esquel qual a distancia de San Martin de los Andes? E qual a situacao lá?

Boa noite trips, acabei de receber comunicação da CVC sobre o cancelamento das operações Bariloche anteriores ao dia 15/07/2011 que irá devolver sem multas e taxas os valores. A minha viagem estava para o dia 09/07/2011. Ainda bem q jah tinha seguido a orientação da Bóia sobre o plano B.
Aproveito para dizer q adquiri o livro : 100 dicas para viajar melhor do querido Ricardo Freire e ESTOU AMANDO.
Um lado super positivo do vulcão foi : ter me deparado com este blog, antes por mim desconhecido. Agora divulgo a todos meus amigos este fantastico blog. Valeu Bóia!!!!
Cidade maravilhosa e suíça brasileira estou a caminho …

    Se as operadoras estão cancelando todos pacotes até 15/07, pelo menos, me parece um indício de que a cidade não está tão “a postos” como se pode imaginar…
    Eu estava na mesma situação da Suzanne, o plano B já está pronto, reservado e confirmado, mas a neve ficou para o próximo ano…

    voce farah um novo pacote pela agencia ou receberah o dinheiro de volta?

Estou com a mesma dúvida: tenho voo marcado para 5 de julho Buenos Aires-Bariloche. Se tiver que ser feito o desvio, a companhia vai organzizar e bancar tudo, ou teremos que ir atrás do ônibus que levará até Bariloche??

    Olá, Guilherme! Na eventualidade, seria organizado pela cia. aérea.

Eu sei que vcs querem ajudar mas se não tiver coisa boa pra falar entao nao fala pq o que eu to sabendo e que e justamente o contrario, os topos das montanhas ja estao cheios de neves(coisa nao prevista para junho)e os cerros ja estao todos limpos tenho a informaçao que o cerro catedral esta quase abrindo 8D. NA MINHA OPINIAO quem tem passagem pra quinze de julho em diante nao deve pensar em desmarcar talves um plano B como vall. nev. (Santiago).”NUNCA DESISTAM DE SEUS SONHOS,MESMO QUANDO ELES ESTINEREM JOGADOS EM UM MAR DE CINZAS”

    Eu acho importante as pessoas escreverem e lerem várias opiniões diferentes para tomarem decisões em momentos de incerteza. Uma das vantagens de um espaço dinâmico como esse é exatamente a interação: vc pode ler um posto, ouvir opiniões e avaliações, e decidir.

Depois do vulcão, parece que o maior inimigo de muitas estações até agora tem sido frio e neve abaixo do esperado, tomara que o inverno finalmente resolva engrenar.

AGAXTUR TURISMO ACABA DE COMUNUICAR CANCELAMENTO DAS SAIDAS EM JUNHO, JULHO E AGOSTO.CONFIRMEM SEUS PACOTES.

ABRS.

    pode me informar como serah a devolucao pela agaxtur? a minha agencia tambem cancelou a viagem para o dia 09/07, mas me disse que soh devolve o pacote pago em 6 meses!!!!!

Alguém poderia confirmar a informação que tenho de que as estações de Esqui irão abrir no dia 01/07 ? Temos viagem marcada para Bariloche no dia 02/07, mas se as estações estiverem fechadas não temos porque visitá-la agora.
Poderemos esperar a próxima estação.
Como dizem na minha terra aq ” juda eu “.

    Obrigado Bóia !!!… É acho que não vai cair neve suficiente para podermos esquiar, nos decidimos em mudar a viagem para 7 dias completos em BsAs assim aproveitamos melhor, e em uma próxima oportunidade esquiamos em Bariloche.
    Abraços

    Júnior

Olá! Vocês saberiam informar, caso seja feito este desvio, se o trajeto de ônibus destas cidades para Bariloche seria feito por conta da empresa aérea ou teríamos que pagar? Obrigada.

    Olá, Suyane! O trajeto não seria feito de ônibus, mas de avião! O Comandante colocou a referência via ônibus para que se imagine mais ou menos a distância entre as cidades. Reveja o texto 😉 Desconsidere, me confundi!

    Querida bóia,
    Como o trajeto será feito de avião até Bariloche se o uso do desvio (por Neuquén ou Esquel) é exatamente pro caso do aeroporto de Bariloche precisar ser fechado???? 😛
    A dúvida da Suyane é pertinente.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.