Bariloche via Esquel: caos na Aerolíneas, Lan e CVC entram na rota

Bariloche, dia 14/7 - fotos: http://www.anbariloche.com.ar

E vamos às novidades do dia do Plantão Bariloche.

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer imensamente à colaboração de todos os leitores que estão relatando seus perrengues e descobrindo novidades. Sem você seria impossível compor esses posts. TODAS as empresas relacionadas a essa operação estão revelando um amadorismo absurdo na gestão da crise. Nenhuma das grandes marcas envolvidas parece atentar para o fato de que esta não é uma viagem corriqueira — há uma grande carga emocional envolvida (neve, crianças, primeira viagem internacional). Não há vulcão ou forças incontroláveis da natureza que justifiquem cozinhar os clientes até a penúltima hora. Há muito tempo TODOS os envolvidos já tinham que ter aberto um canal 0800 específico — com atendentes suficientes! — para atender aos clientes desta rota e oferecer a possibilidade de reembolso total, em dinheiro e sem nenhum tipo de multa.


Mas vamos lá.

NEVE — anteontem (atualizado: 16/julho, sábado)

Finalmente está nevando com constância em Bariloche. No centro da cidade a neve tem derretido no final da manhã, mas já há neve suficiente nos cerros para esquiar. O Cerro Catedral já abriu as pistas para iniciantes e o Piedras Blancas (esquibunda) já iniciou a temporada.

PROBLEMAS COM AEROLÍNEAS (atualizado: 16 de julho, sábado)

Leitores com passagens compradas a Bariloche com a Aerolíneas relatam dificuldades em confirmar o trecho Buenos Aires-Esquel. Muitos não estão conseguindo. Outros estão sendo enrolados, ganhando mais dias de agonia até uma possível confirmação. Nesta sexta de manhã uma leitora relatou ter chegado a Buenos Aires para só então descobrir que não haveria lugar para Esquel:

Decepção total: uma viagem tão planejada por mim e meus amigos, um total de 17 pessoas, saímos de Vitória-ES com destino a Bariloche, sabíamos que nosso vôo ja tinha sido trocado para Esquel, quando chegamos aqui em Ezeiza nos mandaram para o Aeroparque, aqui chegando disseram que nosso vôo foi cancelado, e que não teria vaga em outro vôo, e se porventura conseguíssemos embarcar, não teria vôo de volta. Gente, o que a Aerolineas está fazendo aqui é desumano, só aqui com a gente tem mais de 19 pessoas.

Não foi o único caso. Infelizmente há outras histórias tristes na caixa de comentários.

LAN ENTRA NA ROTA (atualizado: 16 de julho, sábado)

Começa neste sábado dia 16 a operação Buenos Aires-Bariloche via Esquel também pela Lan. O esquema deve funcionar entre 16 e 31 de julho. É preciso reconfirmar seu vôo. Teoricamente isso pode ser feito pelo site, usando a ferramenta Reprograme seu vôo (clique aqui). Leitores têm relatado sucesso nas remarcações, tanto online quanto pelo 0300 ou pessoalmente. A partir de hoje, sábado, deveremos ter feedback de quem realmente chegou a Bariloche por este esquema.

TEM PASSAGEM PARA BARILOCHE? ENTRE EM CONTATO COM A CIA. AÉREA PARA REMARCAR.

As remarcações não são automáticas. Pelo jeito não há assentos para todos. Arme-se de paciência, tente pelo site, pendure-se ao telefone. Peça ajuda a um agente de viagem. Ou, se estiver numa cidade com loja da cia. aérea, vá pessoalmente. (Mas lembre-se que a falta de estrutura das cias. para administrar esta crise não é culpa do pobre do atendente, seja lá de que canal for.)

Aerolíneas

Site brasileiro

Telefone: 0800-707-3313

Loja em São Paulo: Al. Santos, 2441, 14º/15º andares; tel. 11/2175-4200

Loja no Rio: Av. Rio Branco, 134 cj 701; tel. 21/2103-4201

Loja em Porto Alegre: Av. Salgado Filho, 267; tel. 51/3221-3300

Representantes em Florianópolis, São José dos Campos, Caxias do Sul e Pelotas: veja aqui.

Lan

Site argentino (o único que informa sobre a nova rota via Esquel)

Telefone: 0300-788-0045

Escritório em São Paulo: R. da Consolação, 247/12º; tel. 11/2121-9020

Escritório no Rio: Av. Rio Branco, 134 cj. 701; tel. 21/2103-4200

Boa sorte a todos!

FRETADOS CVC: COM ANDES SIM, TAM AINDA NÃO (atualizado: 16 de julho, sábado)

Parece que a demora da CVC em enviar os vouchers para os passageiros de pacotes com vôos fretados junto à Andes se devia a negociações com a prefeitura de Bariloche para ver quem pagava o transporte terrestre de/para Esquel. Ontem saiu no AN Bariloche que a prefeitura aceitou bancar o transporte. Os grupos já começaram a chegar. Já os pacotes com vôos fretados junto à TAM têm sido cancelados. Leitores ouviram dizer (atenção: isso é mera especulação) que o aeroporto de Esquel não seria adequado aos Airbus da TAM. Caso você tenha pacote prevendo vôo TAM e queira muito ir a Bariloche, procure a agência de viagem e peça para trocar por pacote com vôo Andes.

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


372 comentários

Eu infelizzzzmente…desisti. Agora a tarde solicitei o cancelamento da minha viagem (SSa – Buenos – Bariloche – 26/07 a 02/08), tudo muito incerto, conversas de overbook…sei lá, vou no ano que vem se Deus quiser…e os vulcões também. A todos que vão encarar…desejo de coração uma ÓTIMA VIAGEM E QUE DÊ TUDO CERTO.
Estou bem triste e minha filha maior, vira e mexe, dá uma choradinha. Desculpe-me o desabafo e tudo de bom a todos.

    férias frustradas são sempre tristes…mas Bariloche não vai sair do lugar…e ano que vem tá logo ali…:-)

Olá pessoal!!! Eu e minha família passamos por angustiantes dias desde que o vulcão resolveu acordar, tínhamos viagem para Bariloche no dia 16/07 pela CVC, mas nosso pacote foi cancelado, no entanto, insisti para saber das demais opções para chegar lá, eles inicialmente diziam não haver meios até que surgiu a Andes e nós iremos, se Deus e o vulcão permitirem, no dia 23/07, porém enfrentaremos uma maratona de conexões e muita espera nos aeroportos, antes era Rio-Bariloche pela TAM, mas…. faz parte!!! Se pudermos realmente pousar em Bari já está ótimo, não precisaremos encarar algumas horas de ônibus. Agora!!! Insistam, negociem e não desistam que certamente valerá o esforço. Abraços e boa viagem a todos.

Boa noite a todos. Alguem saberia como funciona, quanto custa e quanto tempo leva o onibus de Buenos Aires para Bariloche? Tentei encontrar algo mas não consegui. Minha agente confirma o que alguns estão dizendo por aqui. Tem cinzas em volta e a cidade não deve abrir o aeroporto, ate por temer que as mesmas possam ir para a cidade ou causar problemas piores aos aviões. De fato, tanto Lan quanto Aerolineas estão praticando overbook. Não sei como irá ficar em agosto mas em julho, quem for precisará de sorte. De cada 4 só consegue embarcar 1 para bariloche. As estorias narradas por aqui parecem filme de terror. Tenho ido a Bariloche nos ultimos 2 anos e gostaria de ir novamente, mas começo a acreditar que será preciso um sacrificio grande! Mais ou menos 20 hs de sacrificio!!! Mas já cogito a hipotese de ir de onibus.

    Olá Bruno,
    Entre no site do pp Boia na inferior da página tem escrito Plataforma 10 (neste aparecerá todas as empresas), site da viação Via Bariloche, Andesmar, lá consegui as passagens de ônibus, que aparentam o máximo conforto, como tudo leito e serviço a bordo. Na faixa de 570 a 700 pesos. Só precisa ter paciência e rapidez, pois o prazo para compra é rápido demais. Já recebi os tickets. Vou tentar está maratona. Muita sorte para todos nós. Se não fosse ficaria muito, mais muito decepcionada.

Pessoal, veja o que eu encontrei agora na net:

Llegó al Aeropuerto de Bariloche el primer avión de la temporada
Un vuelo de la empresa CVC aterrizó aproximadamente a las 12 horas en el Aeropuerto Internacional de Bariloche. Es el primero, luego de la caída de cenizas volcánicas. Las buenas condiciones meteorológicas permitieron el arribo del vuelo charter proveniente de San Pablo. La apertura del Aeropuerto por parte de la ANAC habilitó la llegada del vuelo.

12,02, la hora exacta del aterrizaje del primer vuelo que llegó a Bariloche luego del comienzo de la crisis por la caída de cenizas.

El vuelo charter de la empresa CVC partió desde San Pablo, Brasil, con unos 180 turistas, y aterrizó sin problemas en el Aeropuerto Internacional de Bariloche.

Durante todo el fin de semana, la empresa CVC llevó sus vuelos a Esquel, desde donde los pasajeros fueron trasladados por vía terrestre hasta la ciudad.

Pero las buenas condiciones climáticas, y la decisión de la Administración de Navegación Aerocomercial (ANAC) de habilitar el aeropuerto, permitieron que el vuelo de la empresa Andes Líneas Aéreas aterrizara en Bariloche.

De esa forma, se convirtió en el primer vuelo en llegar luego del cierre de la estación aérea por la cenizas volcánicas caídas debido a la erupción del cordón volcánico Caulle – Puyehue, en Chile. (ANB)

Vamos torcer….

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.