Bariloche via Esquel: caos na Aerolíneas, Lan e CVC entram na rota

Bariloche, dia 14/7 - fotos: http://www.anbariloche.com.ar

E vamos às novidades do dia do Plantão Bariloche.

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer imensamente à colaboração de todos os leitores que estão relatando seus perrengues e descobrindo novidades. Sem você seria impossível compor esses posts. TODAS as empresas relacionadas a essa operação estão revelando um amadorismo absurdo na gestão da crise. Nenhuma das grandes marcas envolvidas parece atentar para o fato de que esta não é uma viagem corriqueira — há uma grande carga emocional envolvida (neve, crianças, primeira viagem internacional). Não há vulcão ou forças incontroláveis da natureza que justifiquem cozinhar os clientes até a penúltima hora. Há muito tempo TODOS os envolvidos já tinham que ter aberto um canal 0800 específico — com atendentes suficientes! — para atender aos clientes desta rota e oferecer a possibilidade de reembolso total, em dinheiro e sem nenhum tipo de multa.


Mas vamos lá.

NEVE — anteontem (atualizado: 16/julho, sábado)

Finalmente está nevando com constância em Bariloche. No centro da cidade a neve tem derretido no final da manhã, mas já há neve suficiente nos cerros para esquiar. O Cerro Catedral já abriu as pistas para iniciantes e o Piedras Blancas (esquibunda) já iniciou a temporada.

PROBLEMAS COM AEROLÍNEAS (atualizado: 16 de julho, sábado)

Leitores com passagens compradas a Bariloche com a Aerolíneas relatam dificuldades em confirmar o trecho Buenos Aires-Esquel. Muitos não estão conseguindo. Outros estão sendo enrolados, ganhando mais dias de agonia até uma possível confirmação. Nesta sexta de manhã uma leitora relatou ter chegado a Buenos Aires para só então descobrir que não haveria lugar para Esquel:

Decepção total: uma viagem tão planejada por mim e meus amigos, um total de 17 pessoas, saímos de Vitória-ES com destino a Bariloche, sabíamos que nosso vôo ja tinha sido trocado para Esquel, quando chegamos aqui em Ezeiza nos mandaram para o Aeroparque, aqui chegando disseram que nosso vôo foi cancelado, e que não teria vaga em outro vôo, e se porventura conseguíssemos embarcar, não teria vôo de volta. Gente, o que a Aerolineas está fazendo aqui é desumano, só aqui com a gente tem mais de 19 pessoas.

Não foi o único caso. Infelizmente há outras histórias tristes na caixa de comentários.

LAN ENTRA NA ROTA (atualizado: 16 de julho, sábado)

Começa neste sábado dia 16 a operação Buenos Aires-Bariloche via Esquel também pela Lan. O esquema deve funcionar entre 16 e 31 de julho. É preciso reconfirmar seu vôo. Teoricamente isso pode ser feito pelo site, usando a ferramenta Reprograme seu vôo (clique aqui). Leitores têm relatado sucesso nas remarcações, tanto online quanto pelo 0300 ou pessoalmente. A partir de hoje, sábado, deveremos ter feedback de quem realmente chegou a Bariloche por este esquema.

TEM PASSAGEM PARA BARILOCHE? ENTRE EM CONTATO COM A CIA. AÉREA PARA REMARCAR.

As remarcações não são automáticas. Pelo jeito não há assentos para todos. Arme-se de paciência, tente pelo site, pendure-se ao telefone. Peça ajuda a um agente de viagem. Ou, se estiver numa cidade com loja da cia. aérea, vá pessoalmente. (Mas lembre-se que a falta de estrutura das cias. para administrar esta crise não é culpa do pobre do atendente, seja lá de que canal for.)

Aerolíneas

Site brasileiro

Telefone: 0800-707-3313

Loja em São Paulo: Al. Santos, 2441, 14º/15º andares; tel. 11/2175-4200

Loja no Rio: Av. Rio Branco, 134 cj 701; tel. 21/2103-4201

Loja em Porto Alegre: Av. Salgado Filho, 267; tel. 51/3221-3300

Representantes em Florianópolis, São José dos Campos, Caxias do Sul e Pelotas: veja aqui.

Lan

Site argentino (o único que informa sobre a nova rota via Esquel)

Telefone: 0300-788-0045

Escritório em São Paulo: R. da Consolação, 247/12º; tel. 11/2121-9020

Escritório no Rio: Av. Rio Branco, 134 cj. 701; tel. 21/2103-4200

Boa sorte a todos!

FRETADOS CVC: COM ANDES SIM, TAM AINDA NÃO (atualizado: 16 de julho, sábado)

Parece que a demora da CVC em enviar os vouchers para os passageiros de pacotes com vôos fretados junto à Andes se devia a negociações com a prefeitura de Bariloche para ver quem pagava o transporte terrestre de/para Esquel. Ontem saiu no AN Bariloche que a prefeitura aceitou bancar o transporte. Os grupos já começaram a chegar. Já os pacotes com vôos fretados junto à TAM têm sido cancelados. Leitores ouviram dizer (atenção: isso é mera especulação) que o aeroporto de Esquel não seria adequado aos Airbus da TAM. Caso você tenha pacote prevendo vôo TAM e queira muito ir a Bariloche, procure a agência de viagem e peça para trocar por pacote com vôo Andes.

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


372 comentários

Vitor, como conseguiu cancelar o hotel em Bariloche? O meu alega que as pessoas estão vindo poe Esquel e não quer cancelar.
Obrigada

Tenho viagem marcada para Bariloche no dia 02.08 pela Aerolíneas Argentinas, vi que os voos até o dia 31.07.2011 foram cancelados. Estou achando que a viagem está tendendo para um cancelamento.

    oi Debora,estou preocupada , eu tenho tb passagem para bariloche pelas aerolineas verifiquei no site agora a pouco e percebi que os voos estao cancelados ate 31 de agosto, vc checou isto???

Olá.
Eu estava nesta situação. Meu voo para Bariloche estava marcado pra dia 21/07 e eu não conseguia alterar para Esquel pq ele não estava cancelado. Depois de ver todas as dificuldades enfrentadas por quem estava indo resolvi alterar minha viagem para Mendoza (as pistas de ski de Los Penitentes já estão (algumas) abertas). A Aerolíneas alterou o trecho para Mendoza sem nenhum custo, consegui cancelar meu hotel em Bariloche e reservei outro em Mendoza. Apesar de gostar muito de Bariloche, este ano está muito complicado (e olha que eu fui em 2009 no auge da gripe suína)e não quero passar stress em aeroporto.
Abraço a todos

Mesmo não fazendo parte do imenso grupo de pessoas que tiveram/estão tendo suas férias frustradas, fico muito brava com o descaso com que elas estão sendo tratadas. E espumo de raiva quando abro o jornal e me deparo com anúncios da CVC vendendo inesquecíveis férias na neve em… Bariloche. Que cara de pau!

Até que enfim a Lan deu uma boa noticia!!!!!!!!!!!!!!
já é o começo!
boa viajem para todoa nós!

Também tô recebendo desde anteontem tuites de followers e email de leitores do blog reclamando da Aerolineas – parece que várias pessoas só foram avisadas do cancelamento de voo a Esquel já no Aeroparque de Buenos Aires, um absurdo.

Esta nevando agora em Bariloche, nevou também durante a noite. Tudo coberto de neve.

Bom, pelo menos a Lan esta com voos via Esquiel…

Eu tenho uma dúvida:
Dá pra ir de bariloche para Buenos aires de carro alugado? (ai seria uma viagem em 2 dias mesmo.. com alguma parada pelo caminho…)
A nossa habilitação vale na Argentina?

Obrigada pelas informações até agora!

    Olá, Claudia! Nossa habilitação vale na Argentina. Há muitas locadoras em Bariloche, algumas não estão cobrando sobretaxa de devolução em Buenos Aires. Informe-se com o seu hotel.

nem as grandes marcas envolvidas e nem os meios de comunicação( a não ser aqui)…incrivel o descaso!

Boa sorte a todos!

    Estou com viagem marcada para Buenos e depois Bariloche, no início de Agosto. E só ontem fiquei sabendo que corro o risco de ficar sem lugares no voo para Esquel… E o cúmulo do absurdo é que no site da Aerolíneas, não informam que os passageiros vao precisar correr atrás para TENTAR conseguir substituir suas reservas!!!