Bariloche via Esquel: caos na Aerolíneas, Lan e CVC entram na rota

Bariloche, dia 14/7 - fotos: http://www.anbariloche.com.ar

E vamos às novidades do dia do Plantão Bariloche.

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer imensamente à colaboração de todos os leitores que estão relatando seus perrengues e descobrindo novidades. Sem você seria impossível compor esses posts. TODAS as empresas relacionadas a essa operação estão revelando um amadorismo absurdo na gestão da crise. Nenhuma das grandes marcas envolvidas parece atentar para o fato de que esta não é uma viagem corriqueira — há uma grande carga emocional envolvida (neve, crianças, primeira viagem internacional). Não há vulcão ou forças incontroláveis da natureza que justifiquem cozinhar os clientes até a penúltima hora. Há muito tempo TODOS os envolvidos já tinham que ter aberto um canal 0800 específico — com atendentes suficientes! — para atender aos clientes desta rota e oferecer a possibilidade de reembolso total, em dinheiro e sem nenhum tipo de multa.


Mas vamos lá.

NEVE — anteontem (atualizado: 16/julho, sábado)

Finalmente está nevando com constância em Bariloche. No centro da cidade a neve tem derretido no final da manhã, mas já há neve suficiente nos cerros para esquiar. O Cerro Catedral já abriu as pistas para iniciantes e o Piedras Blancas (esquibunda) já iniciou a temporada.

PROBLEMAS COM AEROLÍNEAS (atualizado: 16 de julho, sábado)

Leitores com passagens compradas a Bariloche com a Aerolíneas relatam dificuldades em confirmar o trecho Buenos Aires-Esquel. Muitos não estão conseguindo. Outros estão sendo enrolados, ganhando mais dias de agonia até uma possível confirmação. Nesta sexta de manhã uma leitora relatou ter chegado a Buenos Aires para só então descobrir que não haveria lugar para Esquel:

Decepção total: uma viagem tão planejada por mim e meus amigos, um total de 17 pessoas, saímos de Vitória-ES com destino a Bariloche, sabíamos que nosso vôo ja tinha sido trocado para Esquel, quando chegamos aqui em Ezeiza nos mandaram para o Aeroparque, aqui chegando disseram que nosso vôo foi cancelado, e que não teria vaga em outro vôo, e se porventura conseguíssemos embarcar, não teria vôo de volta. Gente, o que a Aerolineas está fazendo aqui é desumano, só aqui com a gente tem mais de 19 pessoas.

Não foi o único caso. Infelizmente há outras histórias tristes na caixa de comentários.

LAN ENTRA NA ROTA (atualizado: 16 de julho, sábado)

Começa neste sábado dia 16 a operação Buenos Aires-Bariloche via Esquel também pela Lan. O esquema deve funcionar entre 16 e 31 de julho. É preciso reconfirmar seu vôo. Teoricamente isso pode ser feito pelo site, usando a ferramenta Reprograme seu vôo (clique aqui). Leitores têm relatado sucesso nas remarcações, tanto online quanto pelo 0300 ou pessoalmente. A partir de hoje, sábado, deveremos ter feedback de quem realmente chegou a Bariloche por este esquema.

TEM PASSAGEM PARA BARILOCHE? ENTRE EM CONTATO COM A CIA. AÉREA PARA REMARCAR.

As remarcações não são automáticas. Pelo jeito não há assentos para todos. Arme-se de paciência, tente pelo site, pendure-se ao telefone. Peça ajuda a um agente de viagem. Ou, se estiver numa cidade com loja da cia. aérea, vá pessoalmente. (Mas lembre-se que a falta de estrutura das cias. para administrar esta crise não é culpa do pobre do atendente, seja lá de que canal for.)

Aerolíneas

Site brasileiro

Telefone: 0800-707-3313

Loja em São Paulo: Al. Santos, 2441, 14º/15º andares; tel. 11/2175-4200

Loja no Rio: Av. Rio Branco, 134 cj 701; tel. 21/2103-4201

Loja em Porto Alegre: Av. Salgado Filho, 267; tel. 51/3221-3300

Representantes em Florianópolis, São José dos Campos, Caxias do Sul e Pelotas: veja aqui.

Lan

Site argentino (o único que informa sobre a nova rota via Esquel)

Telefone: 0300-788-0045

Escritório em São Paulo: R. da Consolação, 247/12º; tel. 11/2121-9020

Escritório no Rio: Av. Rio Branco, 134 cj. 701; tel. 21/2103-4200

Boa sorte a todos!

FRETADOS CVC: COM ANDES SIM, TAM AINDA NÃO (atualizado: 16 de julho, sábado)

Parece que a demora da CVC em enviar os vouchers para os passageiros de pacotes com vôos fretados junto à Andes se devia a negociações com a prefeitura de Bariloche para ver quem pagava o transporte terrestre de/para Esquel. Ontem saiu no AN Bariloche que a prefeitura aceitou bancar o transporte. Os grupos já começaram a chegar. Já os pacotes com vôos fretados junto à TAM têm sido cancelados. Leitores ouviram dizer (atenção: isso é mera especulação) que o aeroporto de Esquel não seria adequado aos Airbus da TAM. Caso você tenha pacote prevendo vôo TAM e queira muito ir a Bariloche, procure a agência de viagem e peça para trocar por pacote com vôo Andes.

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


372 comentários

Rossana Haimenis, como voce conseguiu falar na LAN? 0300?
Aqui cai toda hora a ligacao, quando nao atendem em Espanhol. Ta um confusao danada! Quero optar pela opacao Esquel o quanto antes, antes que os voos lotem!

    Liguei aqui do Brasil no número 0300 788 0045. Confirmando mais uma vez o atendimento foi rápido, atencioso e sem burocracias. Me pediram apenas o código da reserva do voo. A LAN é D+.

Olá. Estou com passagem para Bariloche no dia 29 de julho. Rio-Buenos Aires-Bariloche.No site da Aerolineas meus vôos estão confirmados. Estive hoje no escritório da Aerolineas aqui no Rio para tentar trocar minha passagem BuenosAires-Bariloche para BuenosAires-Esquel. Eles me disseram que não poderiam fazer isto hoje. Só quando chegar mais perto. Talvez lá pelo dia 28/7. Me disseram também que mesmo assim eles não dão garantia de que eu chegarei em Esquel, porque alguns vôos estão sendo cancelados.Se eu quiser trocar para outro lugar ou cancelar, tudo bem, eles não conbram multa. Alguém sabe me dizer como está em Ushuaia?

Olá pessoal! Tenho viagem marcada pra Bari no dia 20/08 pela Aerolíneas. Já entrei em contato com minha agente e estou checando as condições de cancelamento de vôos e hotel para definir nos próximos dias meu destino nas férias. Nunca estive em Bariloche mas programo esta viagem há 6 meses e claro pensar em desistir, no início, foi uma frustração. Mas, lendo o relato de tanto descaso que as pessoas vem sofrendo pelas companhias, estou praticamente decidida a mudar o destino. Bariloche é um lugar lindo, que merece ser curtido em sua plenitude. A situação hoje com relação as cinzas é muito melhor, mas temos que ter consciência de que, enquanto o querido vulcão não voltar pro seu sono de beleza, incidentes podem acontecer a qualquer momento. Seja de maior ou menor intensidade, como a ‘pluma’ que ainda flutua pela região. Os cancelamentos, tanto em Bari como em Buenos Aires, se dão por conta desse ‘talco’ que varia conforme a direção do vento, mas que permanece por ali. Enfim, como estaria indo com criança, o stress de conexão (sem garantias de embarque) por Esquel, horas esperando em fila por um encaixe num desses vôos, mais 4 horas no trajeto de Esquel para Bari (isso se não nevar no meio do caminho!) praticamente impossibilitam nossa ida. Bom, como meu cancelamento ainda não é oficial, continuarei acompanhando a situação através do blog e gostaria já de antemão de agradecer a prestação de serviços. Boa sorte à todos!

    A minha situação é muito semelhante. Tbém estou desde o início do ano programando, será a nossa primeira viagem internacional em família, com 3 crianças de 3 a 9 anos. Iríamos p/ a Disney, mas a crianças preferiu ver a neve. Estou sempre em dúvida, horas penso em cancelar, horas em ir e arriscar. Viajo 12 de agosto. Tomara q/ mais p/ frente a gente tenha uma definição desta história de vôos por esquel.

Olá Luciene! A minha agência é a Fênix aqui de SP. O agente ligou hj e nos avisou que simplesmente a AEROLINEAS ARGENTINAS cacelou TODOS os vôos sem ao menos informar o motivo! Não falaram nada de Overbooking. Nossa, tô transtornada! Cias aéreas brincam com as pessoas! Pelo amor de Deus! Quando é seu vôo?

Nossa! Que NOVELA! Comprei minha viagem para 02/07 em março pela TAM e LAN, para os 15 anos da minha filha. Nessas idas e vindas, comprei nova passagem pela GOL (para remarcar na TAM era o triplo do preço) e adiamos tudo para a 2ª quinzena de julho. ONTEM, vi que não íamos mais… Troquei tudo só para Buenos Aires, numa imensa tristeza… Daí, hoje, lendo sobre Buenos Aires, tive a LINDA NOTÍCIA DOS VÔOS PELA LAN ATÉ ESQUEL!!! Graças à BOIA, vamos para Bariloche, via Esquel pela LAN nas datas anteriores. Tudo fácil e rápido! (espero..) Obrigada a Boia por tudo!!!!!

Voltando ao problema do pessoal que está em BA e que a Aerolineas cancelou a viagem para Bari, eu me coloco no lugar deles e fico com muita raiva. Meu pacote para dia 07/08, se for cancelado antes ou em cima da hora pela Aerolineas, melhor. Devolvendo meu dinheiro, está ótimo. O que posso fazer é futuramente evitar LAN, Aerolineas e outras companhias amadoras. Se elas fizessem isto nos EUA estariam (desculpe a expressão), fuldidas. Mas aqui no país tupiniquim onde a justiça é literalmente cega, surda e muda pode-se fazer de tudo.
Eu sugiro que o Bóia envie uma mensagem para essas porqueiras de cias aéreas para que, de repente eles leiam tudo o que o povo está dizendo delas aqui. As pessoas estão chegando ao cúmulo de ações para poder curtir férias. Já falei anteriormente que isto pode virar um pesadelo. O pobre coitado do vulcão já não tem tanta culpa assim. Tem gente até pensando em ir de carro de Buenos Aires para Bariloche e ainda com crianças. Acho loucura, mas respeito o livre arbítrio de cada um.
Sorry everybody. Foi só um desabafo.

Bom dia Bóia!
EStou com FRETAMENTO via TAM p/ Bariloche (uff!)p/ 23/7 .Vc sabe se o AEROPORTO de BARILOCHE tem alguma possibilidade de abrir até lá?
Segundo a agencia,não há cancelamento e assim,não posso alterar ou cancelar sem PERDER todo o dinheiro!
Se tiver alguma informação ou orientação será SUPER bem vinda!
Obrigada

    Olá, Patricia! Infelizmente as perspectivas não são boas. Acompanhe a evolução da situação nos próximos dias. Já houve clientes que comentaram terem ouvido de suas agências que os Airbus da TAM não podem pousar em Esquel.

    BOIA, ALGUMA NOTICIA SOBRE A PASSAGEIRA TANIA DE VITORIA QUE POSTOU HOJE NO BLOG QUE ESTAVA COM UM GRUPO GRANDE E NAO CONSEGUIA SEGUIR VIAGEM? SOU AMIGA DELA E PERDI TOTAL CONTATO!

Pessoal,

Meu vôo é o AR 1684 no dia 25/07 e não está na listagem passada pela AA de vôos cancelados ou reprogramados. Alguem possui alguma informação quanto aos vôos que não se encontram na listagem divulgada pela AA??

Valeu, boa sorte a todos

Acabaram de cancelar meu vôo da AEROLÍNEAS ARGENTINAS! O agente ligou e falou que TODOS OS VÔOS da AEROLÍNEAS ARGENTINAS estão CANCELADOS!Não falaram o motivo… não vi notícia nenhuma sobre cinzas do vulcão. O que eu acho sacanagem é cancelarem tão em cima da hora! Eu embarcaria amanhã demanhã para Buenos Aires e de lá pegar outro vôo para Esquel! Tô bem chateada, mas no meio dessa ZONA toda é melhor ficar por aqui mesmo e deixar Bariloche pra ano que vem, fazer o que… Fico puta com essa desorganização, enrolação e falta de verdade das companhias!

    oi camila,
    qual é sus empresa de viagens???? tb tenho voo com aerolineas, eles disseram por acaso que esta havendo overbooking para Esquel??

    Olá Luciene! A minha agência é a Fênix aqui de SP. O agente ligou hj e nos avisou que simplesmente a AEROLINEAS ARGENTINAS cacelou TODOS os vôos sem ao menos informar o motivo! Não falaram nada de Overbooking. Nossa, tô transtornada! Cias aéreas brincam com as pessoaa,pelo amor de Deus! Quando é seu vôo?

    oi Camila,
    o meu voo é em agosto, porém com esta confusào toda preciso estar preparada caso eles desmarquem, estamos em um grupo de nove pessoas e tres criancas,,,,sendo que as criancas nào falam em outra coisa a nào ser em bariloche,
    te deram outra opcao de data ou estorno do dinheiro?

Gente fiz pela manhã a confirmação de vôo pela Lan sem problemas via Esquel. O atendimento foi rápido e fui muito bem atendida.