Bariloche via Esquel: caos na Aerolíneas, Lan e CVC entram na rota

Bariloche, dia 14/7 - fotos: http://www.anbariloche.com.ar

E vamos às novidades do dia do Plantão Bariloche.

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer imensamente à colaboração de todos os leitores que estão relatando seus perrengues e descobrindo novidades. Sem você seria impossível compor esses posts. TODAS as empresas relacionadas a essa operação estão revelando um amadorismo absurdo na gestão da crise. Nenhuma das grandes marcas envolvidas parece atentar para o fato de que esta não é uma viagem corriqueira — há uma grande carga emocional envolvida (neve, crianças, primeira viagem internacional). Não há vulcão ou forças incontroláveis da natureza que justifiquem cozinhar os clientes até a penúltima hora. Há muito tempo TODOS os envolvidos já tinham que ter aberto um canal 0800 específico — com atendentes suficientes! — para atender aos clientes desta rota e oferecer a possibilidade de reembolso total, em dinheiro e sem nenhum tipo de multa.


Mas vamos lá.

NEVE — anteontem (atualizado: 16/julho, sábado)

Finalmente está nevando com constância em Bariloche. No centro da cidade a neve tem derretido no final da manhã, mas já há neve suficiente nos cerros para esquiar. O Cerro Catedral já abriu as pistas para iniciantes e o Piedras Blancas (esquibunda) já iniciou a temporada.

PROBLEMAS COM AEROLÍNEAS (atualizado: 16 de julho, sábado)

Leitores com passagens compradas a Bariloche com a Aerolíneas relatam dificuldades em confirmar o trecho Buenos Aires-Esquel. Muitos não estão conseguindo. Outros estão sendo enrolados, ganhando mais dias de agonia até uma possível confirmação. Nesta sexta de manhã uma leitora relatou ter chegado a Buenos Aires para só então descobrir que não haveria lugar para Esquel:

Decepção total: uma viagem tão planejada por mim e meus amigos, um total de 17 pessoas, saímos de Vitória-ES com destino a Bariloche, sabíamos que nosso vôo ja tinha sido trocado para Esquel, quando chegamos aqui em Ezeiza nos mandaram para o Aeroparque, aqui chegando disseram que nosso vôo foi cancelado, e que não teria vaga em outro vôo, e se porventura conseguíssemos embarcar, não teria vôo de volta. Gente, o que a Aerolineas está fazendo aqui é desumano, só aqui com a gente tem mais de 19 pessoas.

Não foi o único caso. Infelizmente há outras histórias tristes na caixa de comentários.

LAN ENTRA NA ROTA (atualizado: 16 de julho, sábado)

Começa neste sábado dia 16 a operação Buenos Aires-Bariloche via Esquel também pela Lan. O esquema deve funcionar entre 16 e 31 de julho. É preciso reconfirmar seu vôo. Teoricamente isso pode ser feito pelo site, usando a ferramenta Reprograme seu vôo (clique aqui). Leitores têm relatado sucesso nas remarcações, tanto online quanto pelo 0300 ou pessoalmente. A partir de hoje, sábado, deveremos ter feedback de quem realmente chegou a Bariloche por este esquema.

TEM PASSAGEM PARA BARILOCHE? ENTRE EM CONTATO COM A CIA. AÉREA PARA REMARCAR.

As remarcações não são automáticas. Pelo jeito não há assentos para todos. Arme-se de paciência, tente pelo site, pendure-se ao telefone. Peça ajuda a um agente de viagem. Ou, se estiver numa cidade com loja da cia. aérea, vá pessoalmente. (Mas lembre-se que a falta de estrutura das cias. para administrar esta crise não é culpa do pobre do atendente, seja lá de que canal for.)

Aerolíneas

Site brasileiro

Telefone: 0800-707-3313

Loja em São Paulo: Al. Santos, 2441, 14º/15º andares; tel. 11/2175-4200

Loja no Rio: Av. Rio Branco, 134 cj 701; tel. 21/2103-4201

Loja em Porto Alegre: Av. Salgado Filho, 267; tel. 51/3221-3300

Representantes em Florianópolis, São José dos Campos, Caxias do Sul e Pelotas: veja aqui.

Lan

Site argentino (o único que informa sobre a nova rota via Esquel)

Telefone: 0300-788-0045

Escritório em São Paulo: R. da Consolação, 247/12º; tel. 11/2121-9020

Escritório no Rio: Av. Rio Branco, 134 cj. 701; tel. 21/2103-4200

Boa sorte a todos!

FRETADOS CVC: COM ANDES SIM, TAM AINDA NÃO (atualizado: 16 de julho, sábado)

Parece que a demora da CVC em enviar os vouchers para os passageiros de pacotes com vôos fretados junto à Andes se devia a negociações com a prefeitura de Bariloche para ver quem pagava o transporte terrestre de/para Esquel. Ontem saiu no AN Bariloche que a prefeitura aceitou bancar o transporte. Os grupos já começaram a chegar. Já os pacotes com vôos fretados junto à TAM têm sido cancelados. Leitores ouviram dizer (atenção: isso é mera especulação) que o aeroporto de Esquel não seria adequado aos Airbus da TAM. Caso você tenha pacote prevendo vôo TAM e queira muito ir a Bariloche, procure a agência de viagem e peça para trocar por pacote com vôo Andes.

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


372 comentários

Estou com viagem para dia 21/07 pela LAN de Buenos Aires para Bariloche. To insegura qto a opção via Esquel, ficar stressada pela demora ou chegar lá e nao ter vaga.. Alguem pode me falar sobre a opção em trocar as passagens para Santiago? Vou ficar alguns dias em Buenos Aires também e quero trocar Bariloche por Santiago… Alguem pode me ajudar ?

    Wanessa, fiz essa troca de Bariloche para Santiago sem problemas no site da LAN há algumas semanas. Inclusive, pela classe tarifária do vôo de Bariloche não houve pagamento de taxa, só a diferença de tarifas.

A Lan começou a operar via Esquel, mas alega que não tem vagas na classe turística e me cobrou 2230 reais para remarcar quatro passagens!

SOU AGENTE DE VIAGENS E TENHO UM GRUPO DE AMIGOS NESTA FURADA! TODOS OS DIAS EU CONFIRMAVA O VOO PARA MEUS AMIGOS, NO DIA DO EMBARQUE A AERILINHAS ENVIOU MENSAGEM DANDO BOA VIAGEM ALTERANDO O VOO PARA ESQUEL ELES ATE REBILHETARAM ENVIARAM NOVO ETICKET EMBARCARAM E QDO CHEGARAM EM BUENOS AIRES FORAM LOGO AVISADOS QUE NAO HAVIA NENHUM VOO QUE ELES VOLTASSEM PARA O BRASIL, SEM NENHUMA CONSIDERAÇAO DIZENDO SER CULPA DE SAO PAULO QUE DEIXOU EMBARCAR!
ISSO NAO EXISTE, SE SP DEIXOU EMBARCAR É QUE O SISTEMA ESTAVA ABERTO SAO DESORGANIZADOS MESMO, PIOR ACHO QUE ELES ESTAM AGINDO DE MA FE DEIXANDO QUE OS PASSGEIROS VIAGEM PARA QUE O TRECHO TENHA SIDO VOADO E NAO REEMBOLSAR NINGUEM!

TANIA AMIGA ONDE ESTA VOCE? NAO CONSIGO FALAR COM VOCES, O CELULAR DE VOCES NAO PEGA…TO PREOCUPADISSIMA! LIGA!

    Oi Denise,

    Eu também sou agente de viagem,acho uma tremenda sacanagem o que as cias aéreas e as operadoras estão fazendo com as pessoas. Eu vendi um pacote com uma operadora,não vou falar o nome por questão de ética,mas vc pode imaginar a minha agonia,a viagem estar confirmada para amanhã 16/07 pela cia aérea Andes,somente hoje recebi os voucher e não vou ficar tranquila enquanto meus pax´s não estiverem de volta.

Olá amigos de angústia, segue o meu relato:
Cheguei em Bariloche hoje por volta das 14:00hs, no entanto não foi nada fácil, vou contar para vocês:
Tinha um Voo pela Aerolineas SP-Buenos Aires-Bariloche para o dia 13/07 às 3:00hs da manhã, ligaram antecipando o voo para as 2:00 hs da manhã ahh legal fiquei feliz, porem não por muito tempo, estava na minha casa pronta para sair tranquilamente pois estava adiantada quando a Aerolineas ligou novamente dizendo que o voo estava cancelado, e que sairia um voo as 23:00hs se eu quisesse poderia ir neste senão teria que ficar na fila de espera, sai correndo da minha casa para tentar chegar a tempo no aeroporto pois já era 21:30hs, uma hora e meia antes do voo, consegui chegar no aeroporto, fiquei feliz mais uma vez, porem não por muito tempo, durante o voo o comandante anunciou que iriamos posar em Montevideo devido ao mau tempo, chegando lá, fomos transportados para outro avião com destino a Buenos Aires (que mau tempo é este que um avião não pode ir e o outro pode?), em vez de irmos para o Aeroparque fomos para Ezeiza, chegando lá foi um jogo de empurra, pois as bagagens foram para o Aeroparque, conseguimos depois de muito tempo o transporte da aerolineas para o Aeroparque, chegamos no Aeroparque por volta das 10:00hs da manhã e fomos informados que a bagagem chegaria às 11:00hs, porém elas chegaram ás 12:00hs, nesta confusão lógico perdemos o voo para Esquel, então a Aerolineas nos enviou para um hotel e no dia seguinte iriamos para Esquel no voo das 7:40hs, chegamos no aeroporto despachamos as bagagens, estavamos no saguão de embarque, quando vimos no painel de informações que teria mudado o horário para as 8:30hs, às 8:30hs mudou novamente para às 9:45hs, e as 9:45hs adivinhem, anunciaram que o voo havia sido cancelado, fui trocar as passagens, porem o próximo voo para Esquel somente no dia 18/07, saimos correndo para a rodoviária e com muita sorte conseguimos o onibus para o mesmo dia,conclusão cheguei em Bariloche dois dias depois do esperado, perdi diaria de hotel que já estava paga, tive que bancar as passagens de onibus e agora tenho que tentar recuperar o dinheiro da passagem aérea.
O que eu percebi é que como tem poucos passageiros com destino a Buenos Aires, ele ficaram jogando as pessoas como que se fossem uma bolinha de ping pong até completarem os assentos de um avião.
Chegando em Bariloche após 23hs de onibus, tivemos a recompensa, descemos do onibus debaixo de uma linda nevasca e a cidade toda cheia de neve…pelo menos isso….

    OiIvana,
    Que relato hein? tá mais para um pesadelo que para uma viagem.Você é o maior exemplo de persistência,mais o bom de tudo isso é que você chegou,agora é só curtição! Tudo de bom para Você. Continui mandando notícias.

Recebi esse e-mail da CVC:

“Nossos passageiros já estão em Bariloche

Começou oficialmente a temporada de neve de Bariloche.
Esta manhã chegaram nossos primeiros grupos, que pousaram na cidade de Esquel as 10 da manhã e já estão se divertindo em Bariloche.
Também, como boa notícia, está nevando bastante na região e, inclusive, no centro da cidade, deixando a paisagem ainda mais espetacular.
Aproveitem para oferecer este fantástico destino aos seus clientes. Certamente eles vão se divertir muito e conhecer um dos lugares mais lindos do mundo.”

Ou seja, eles vão continuar vendendo novos pacotes sem regularizar a troca dos pacotes Tam para Andes para poderem pousar em Esquel?
Tenho um pacote CVC com a Tam, já tentei a transferência mas ainda estou esperando resposta de São Paulo por 2 dias.
Realmente acho que a vendedora me mandou mais informações nesse e-mail do que deveria…

Gente, ir ou não ir de ônibus via esquel… Com 3 crianças, uma de 3 anos… Quem vai e quem não vai? Ouvi dizer que vc precisa solicitar a troca p/ Esquel, e tem que ser logo, pq senão acabam as vagas… e depois, caso abra o aeroporto,não tem mais como voltar sem pagar multa… Será que é verdade?

    Olá, Lali! Para trocar a passagem ou pedir qualquer espécie de reembolso, tanto na Aerolíneas quanto na Lan, é preciso entrar em contato com a cia. aérea.

    É remota a possibilidade de reabrirem o aeroporto de Bariloche ainda em julho, mas caso viesse a acontecer não é lógico pensar que seria mantido o esquema via Esquel. Não há por que achar que haveria custos para remarcar a passagem.

Prezada Neida, boa viagem! Estaremos torcendo por vcs e esperamos noticias suas de como foi a viagem de onibus… Vou procurar seus comentários no domingo… Estou em grupo de 8 sendo 3 crianças e minha mulher está insegura com 4h de onibus…
To animado pra ir mesmo de onibus… Bom passeio pra vc!

Bóia, vc devia ganhar um premio por tirar as angustias dos viajantes… abraço

BARILOCHE, e muitas pessoas cancelaram suas viagens, e nos ate por compreensão estamos nos esforçando e passando o maior sufoco, para irmos e a cidade não ficar aos fantasmas.
Achei que foi um comentário infeliz deste jornal, uma vez que esta temporada não estara perdida graças o nos, ( BRASILEIROS)
É um desabafo , pela decepção da materia.
Boa viagem a todos.

Ola Pessoal!
Em primeiro lugar parabens, por todas as informações que a gente vem obtendo atraves deste site.Amanhã embarco para Bari via Esquel, pela Andes,e tambem venho acompanhando noticias de BARILOCHE, ATRAVES DO JORNAL LOCAL ( ANB BARILOCHE), que na data de hoje dia 15/07 li a discussão entre CVC e o Municipio para ver quem vai custiar o transporte via Esquel, nesta reportagem o municipio de Bari vai pagar o transpote, dito bem claro em um tracho, PARA TURISTAS DO BRASIL, ate ai tudo bem, mas em outro trecho, o jornal refere-se as pessoas daquele PAIS.
Ora, acho que deveriam ter um pouco mais de respeito com nos brasileiros, ate porque nos que somos um numero maior de turistas, em

Depois dessa palhaçada da A.A. levar as pessoas até Buenos Aires e só lá avisar que nao há mais lugar disponível par Esquel só me restou cancelar a tão esperada viagem… O hotel ja cacelei pela propria Decolar, prometeram que devolverão integralmente o valor pago, segunda vou tentar reaver a parte aérea…