Bate-volta: de Milão a Bellagio, no Lago de Como (dica da Lilian)

Bellagio, Lago de Como

No post de dicas sobre Milão, a Lilian deixou um passo a passo explicadíssimo para quem queira fazer um bate-volta de trem ao Lago de Como (e lá chegando atravessar o barco a Bellagio). Ideologicamente eu prefiro uma viagem mais slow, com direito a explorar toda a região (como sugere o André Lot). Mas o bate-volta é factível. Vai pela Lilian:

Estando em Milão, você não pode deixar de conhecer Lago di Como: é lindíssimo, um passeio imperdível!!!!

Vá até a estação Milano Centrale, dirija-se à máquina automática de venda de bilhetes, selecione o idioma [não tem português, mas dá para entender bem o espanhol]. Não digite “Lago” como destino e sim “Como”: aparecem então 4 opções. Clique em “Como S.Giovanini”, aparecem então horários de saída e chegada do trem e preços de 1ª e 2ª classe. Depois aparece a opção adulto e um quadrado com [-] e outro com [+] para você marcar o nº de adultos. Aparece então a opção de pagamento; depois de pagos, os bilhetes são impressos.

Geralmente perto dessas maquinas há uma tabela com o número do trem, o horário que ele parte e a plataforma. No seu bilhete tem o número do trem. Procure sempre pelo número, pois o destino do seu trem pode ser uma outra cidade e o Lago di Como ser uma das paradas. Chegando lá (é legal comprar os bilhetes de volta), é só descer as escadas e seguir em frente. Pergunte como chegar ao lago, fica muito perto. É deslumbrante!

Compre o ingresso de barco para fazer o passeio pelo lago até Bellagio. Desça nesse povoado e passeie bastante. Tome o barco de volta a Como a tempo de tomar um sorvete ou sentar num café.

Grazie, Lilian!

Adendo: existe outra maneira de ir a Como. A Trenord leva da estação Cadorna, no centro de Milão, à estação Como Nord Lago em uma hora. A estação Como Nord Lago fica a 200 metros da doca dos barcos que vão a Bellagio.

Leia também:

#Linkodromo | Blogs e dicas sobre Milão

14 dias na Itália: idéias para seu roteiro

Leia também:

Todas de Milão no Viaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

166 comentários

Ola!!
Estou pensando em passar 1 semana em Milao e conhecer Bergamo e o Lago Di Como. Vale a pena mesmo no inverno?

    Olá, Renata! A região dos lagos é mais interessante no verão. Agora no inverno pense em escapar a Turim e a Parma (faça turismo gastronômico nas fábricas de presunto e parmesão). Florença requereria pelo menos dois dias inteiros.

Esse é o passeio que se vai na casa aonde foram filmadas cenas do star wars? Se sim, qual o valor do passeio? abraço

    Olá, Everton! O Lago de Como é uma região de veraneio na Itália, perto da fronteira com a Suíça. Há pequenas ilhas, cidadezinhas charmosas, mansões.

    Uma dessas mansões foi usada como cenário de Star Wars. Chama-se Villa del Babianello e está a um táxi aquático da vila de Lenno.

    A villa é aberta à visitação apenas até 14 de novembro. O site não diz quando volta a ser aberta na primavera, mas não deve ser antes de abril. Abre das 10h às 18h às terças, quintas, sextas, sábados e domingos. Fecha às segundas e quartas.

    O site oficial não traz o preço do ingresso.
    http://www.fondoambiente.it/beni/villa-del-balbianello.asp#

Estarei numa estacao de esqui na Suiça chamada Unterwasser, perto de Zurique, no final do ano (de 24/12 a 01/01). La será minha base pois terei hospedagem de graca e pensei em fazer alguns bate-e-volta e um deles seria ao lago de Como (Como + Bellagio). Como estarei em um grupo e com carro alugado a principio nao usaria trem.

Perguntas: (1) Segundo o GoogleMaps, dá pouco menos de 3 horas de carro (fiquei sem noçao de quanto tempo seria essa ida desde Milao). Será que vale a pena dirigir pra passar o dia? (2) Será que vale a pena sendo inverno?

Aguardo os pitacos. Abs

    Olá, Gustavo! Em princípio, bate-volta que envolva 3 horas de deslocamento em cada sentido é furada. Na neve e pegando trechos sinuosos é uma receita de perrengue.

    Muito mais perto de você há lindos passeios lacustres a fazer nos lagos de Zurique e Lucerna. A diferença do lago de Como para estes é que, no verão, a temperatura na Itália e no Ticino suíço é mais agradável. No inverno isso não fará diferença climática.

    Muito obrigado pela resposta! Vai ajudar muito nos nossos planos.

    Abs

Sim, sim, os da VNV já foram lidos e lidos novamente… Já li outros também, mas sempre sobram dúvidas. 😉

As dicas e sugestões do “Viaje na Viagem” e os comentários dos leitores têm me ajudado muito na organização das minhas viagens.
Que bom que uma resposta minha pode ser aproveitada para ajudar outros viajantes.
Clarice,esse blog tem post sobre Berlim e tem um outro blog que já foi indicado pelo Ricardo Freire chamado Alemanha!Por que não ? que é de uma brasileira que mora na Alemanha e tem muita coisa interessante.

Quem quer ter mais tempo em Como pode optar por um trajeto mais curto pelo lago –– mas também muito bonito! — e ir somente até Cernobbio. Já vale bem o passeio… 😉

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.