Beirute pra Zuzu

Beirute, Líbano

Tenho muita, muita, muita vontade de visitar Beirute. Sei que é uma cidade glamurosa e o fato de 97,4% das pessoas franzirem a testa e retorcerem a boca quando você menciona esse nome (Beirute?!?!!?) só faz aumentar a minha curiosidade. Adoro ir para lugares aonde a maoiria das pessoas tem medo de ir — sobretudo quando sei que esse medo é absolutamente infundado.

Por todos os relatos, Beirute experimenta há anos um contínuo renascimento — e está cada vez melhor. É uma cidade fascinante: árabe, cristã, francesa, a um só tempo pudica e sensual, traumatizada pela guerra mas cheia de vontade de viver e se divertir.

(Tenho uma curiosidade semelhante por Tel Aviv, mas pressinto que a capital israelense seja menos complexa.)

Enfim — eu nem deveria ter me estendido tanto no prólogo. Este post nasceu porque no começo do mês a Zuzu Bilaque entrou numa caixa de comentários para pedir dicas de Beirute, e eu prometi que ia abrir uma enquete sobre o assunto.

Para uma cidade tão fora do radar turístico, Beirute está surpreendentemente bem coberta por duas fontes de informação quentíssimas: o suplemento de viagem do New York Times falou de lá SETE VEZES só no ano passado; e o Time Out não apenas edita uma revista localmente, como escancara todo o conteúdo na internet.

Pruveita, Zuzu! E já que você vai estar lá, não deixe de dar um pulinho às ruínas de Baalbek, que ficam a menos de 90 km de Beirute.

Leia:

Beirute no Travel:New York Times

Time Out Beirut

Baalbek no Sacred Sites

E você? Já foi a Beirute? Deixe suas impressões e dicas na caixa de comentários, vai

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire


42 comentários

Estou de viagem marcada para Beirute do dia 08 de março à 12 de março de 2013, estou ansiosa e agora um pouco preocupada, será que é perigoso viajar para lá? A princípio estava tranquila, mas agora com a proximidade da data de embarque estou ficando preocupada. Vale a pena o risco?
Alguém viajou para lá recentemente?
Obrigada.

Quando estava para viajar em Novembro para o Líbano procurei por aqui algumas dicas de viagem mas não encontrei. Agora vejo que as dicas estão chegando. Que legal! Isso é que é site competente gente!!!
Então vou dar minha contribuição também. Tenho um blog recente e já postei minha viagem ao Líbano (agora estou postando Turquia) http://fuievolteipracontar.blogspot.com/
Ricardo, vai lá e me conta o que achou, ok?
Espero que todos gostem e aproveitem as dicas. Tem até receita de comida libanesa. Pois é, comer e viajar é só começar!

Uma das viagens que eu não morro sem fazer.
Acho normal que não haja tanta diferença no hábitos e na maneira de vestir como acontece nos outros países Árabes porque os Libaneses embora sejam etnicamente Árabes, quase metade da população não é muçulmana.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.