Blogs, dicas e roteiros pela África do Sul: deixe o seu

Table Mountain, vista da Robben Island

A Joana quer fazer uma superviagem pela África do Sul agora em outubro.

Ela até já montou um roteiro: Johanesburgo – Blyde River Canyon, Kruger Park, Port Elizabeth e Rota Jardim, Cidade do Cabo e sua região vinícola. Ela tem vinte dias para a viagem.

Que pitacos você daria para ela? E que blogs ou sites você indicaria? (Claro que pode ser o seu!) Deixe na caixa de comentários, que depois eu edito pra consulta ficar fácil.

Obrigado!

ATUALIZAÇÃO

A coleção de dicas e posts deixadas pelos trips:

África do Sul no Colagem (Johanesburgo, Lion Park, Kruger Park, Cidade do Cabo e região vinícola)

África do Sul no Dri Everywhere (Johanesburgo e Cidade do Cabo)

África do Sul no Flashes por Si (Pretória, Kruger Park, Blyde River Canyon, Panorama Route

África do Sul na Joaninha Bacana (Cidade do Cabo e região vinícola)

África do Sul no Esvaziando a mochila (Johanesburgo, Soweto, Cidade do Cabo, Durban, Kruger Park, Blyde River Canyon, Sabi Sand Reserve)

África do Sul no Impressões de viagem (Kruger Park, Cidade do Cabo)

A vida na África do Sul (blog de uma família que vive lá)

África do Sul no Ao Zambezi (Cidade do Cabo, Johanesburgo, Baz Bus)

África do Sul no Vivi na Viagem (Port Elizabeth, Addo Elephant Park, Cidade do Cabo e região vinícola)

África do Sul no Pelo mundo (Sabi Sabi, Cidade do Cabo e região vinícola)

As dicas da Luciana Betenson  (Johanesburgo, Cidade do Cabo, Kruger Park, Port Elizabeth)

As dicas do Luis Eduardo  (mão inglesa, Lion Park, cavernas de Oudtshoorn, tensão racial, vinícolas)

As dicas do Paulo Torres  (Soweto Bike Tour, Jeffrey’s Bay, cavernas de Sterkfontein, museu Maropeng, tubarões em Gansbaai, Cidade do Cabo)

As dicas do Ernesto e da Karine  (trocar o Kruger por um safári no Etosha, na Namíbia)

Nossa, nem sei como agradecer. Ainda nao tive tempo suficiente para ler tudo, mas o material é super rico e bom. Tentarei no fim-de-semana e venho com mais dúvidas, se elas ainda existirem, rsrs. E quem tiver dicas, vai colocando. Até outubro tenho tempo.
Muito obrigada a todos, e depois venho com as minhas dicas tb, né?!

Joana, nós fomos 2 vezes pra África do Sul. Uma de excursão (e foi a última vez que usamos este expediente) e outra há 5 anos.

Esta fizemos por conta própria e adoramos.

Quanto a região do Kruger, optamos por ir ao Thornybush Main Camp e foi muito bom. Fizemos 4 safaris e inclusive, vimos um refeição ao vivo e em cores duma leoa que degustou (sábia mãe Natureza) um pequeno javali. Foi interessante.

Dali fomos pra Port Elizabeth que é uma cidade velhusca (parece com Santos), mas que era o ponto de partida pra nossa viagem de carro. Quanto a mão direita, basta um tempinho pra se acostumar, pois todas as ruas são muito bem sinalizadas.

Ali pertinho ficava o nosso segundo lodge, numa reserva particular chamada Shamwari Game Reserve. Ficamos num hotel fantástico com direito a mais 4 safaris com visões incríveis da vida animal (o Addo é perto de lá, mas não fomos). Vimos uma batalha fantástica entre elefantes e leões (obs: vitória dos elefantes) e muitas outras coisas interessantes (tartarugas imensas e velhas, hábitos dos elefantes e das hienas, espinhos de porco-espinho com direito a trazê-lo pra casa, etc). Resultado final: todos os safaris dos dois hotéis foram completamente diferentes e nos divertimos muito.

Dali rumamos pra Lake Pleasant. Passamos e almoçamos em Jeffrey´s Bay com as direitas (ou seriam esquerdas? 🙂 ) mais famosas do mundo. Enquanto estávamos lá, entramos em vários cidades pequenas (com praias selvagens) e fomos a Knysna ver as The Heads e comer ostras na Oyster Company Restuarant (achei uma pérola. Era pequena, mas era uma pérola! rs).

Ficamos dois dias e fomos pra Franschhoek. Nos hospedamos no Santé Winelands e visitamos Stellenbosch também.

Fomos ao Le Quartier Français (um ótimo restaurante) e visitamos as vinícolas Moreson, Plaisir De Merle e Boschendal , onde, inclusive fizemos um picnic (eles tem este serviço por lá).

Ah! No caminho dê uma parada na ponte do Storms River. É bem bacana!

Continuamos indo pra Constantia, uma região de vinhos praticamente dentro da Cidade do Cabo. Ficamos na Constantia Uitsig, uma vinícola muito interessante com um restaurante, o La Colombe, excelente. Eles também tem um ótimo serviço pra picnic (fizemos e adoramos).

Visitamos as vinícolas Groot Constantia e a Steenberg. Muiot boas.

Finalmente, fomos pra Cidade do Cabo. E ficamos com o carro por lá. Foi um pouco estressante, mas valeu pela mobilidade. No caminho, visitamos o Dias Museum Complex em Mossel Bay . É legalzinho e serve pra esticar as pernas.

Ficamos no V&A Waterfront. Não fomos a Table Mountain desta vez (já tínhamos ido na outra. Conselho: tente ir desde o primeiro dia, pois o bondinho costuma fechar por causa do vento).

Fomos ao Cabo da Boa Esperança (imperdível), mas iniciamos o dia passeando pelo Índico (bacanas as casinhas coloridas de banhistas) e tomando uns aperitivos no Cape To Cuba , uma dica do Riq.

Também fomos passear de carro pela Chapman’s Peak Drive , uma estrada incrível com vários despenhadeiros e túneis de pedra.

Fomos ao Bo-Kaap, o bairro malaio, mas não conseguimos almoçar por lá (era um domingo). Também fomos a Boulders Beach pra ver os pingüins.

Restaurantes: Blues em Camps Bay (outra ótima dica do Riq); um ótimo indiano, o Bukhara; o étnico/turístico/interessante The Africa Cafe.

Se tiver tempo dê uma passada no Kirstenbosch National Botanical Gardens. É outro ótimo point prum picnic.

É isso! Boa viagem.

Olá EduLuz gostei bastante do seu relato pq estou imaginando quase isto para a minha viagem em Junho de 2012. Tenho 11 dias e meio…
    Minha idéia seria: Ir a Johanesburgo, ficar 1 dia. No segundo dia partir para o Kruger Park e ficar 3 dias. Pegar vôo para Port Elizabeth e de lá começar a Garden Route (3 dias). Por fim ficar 4 dias em Cape Town. Minha dúvida é: 3 dias para a Garden Route é o suficiente ou você acha que eu deveria incluir outras regiões próximas de Cape Town, ou de Johanesburgo e desistir da Garden Route??? Aguardo sua ajuda!
    Caroline

Quando fui à Cidade do Cabo pela 2a vez(com mesu irmãos, que não conheciam a cidade) ficamos 4 dias e meio, deu pra conhecer o essencial: um dia para Robben Island e Table Mountain, um dia para o Cabo da Boa Esperança, um dia no City Sightseeing Bus e outro indo a Gaans Baai (a 160km) para o mergulho com tubarões brancos. Não fomos às vinícolas, nem ao jardim botânico de Kirstenbosch.

Não fiz a viagem da Garden Route, são cerca de 800km de P.E. à Cidade do Cabo, acho que dá pra fazer em 3 dias dirigindo só durante as manhãs.

Em Joanesburgo, acho que vale muito a pena passar pelo menos um dia por lá para conhecer o Museu do Apartheid, o Lion Park e/ou fazer um tour por Soweto – fiz o https://www.sowetobicycletours.com/, e recomendo. Não é uma cidade muito agradável à primeira vista, mas tem uma história muito rica.

LEmbrei outra dica que acho que é imperdível: KAMPS BAY!

É O lugar e dá para ir de carro, ou de trem.

Amei CApe Town, achei um lugar incrivel onde se come muito bem em lugares conitinhos por um preço ótimo!!

Alugamos um apto e foi uma experiência bem bacana. Me frustrei um pouco com as infos sobre as vinicolas que encontrei antes de sair daqui, o que encontrei lá foi muito superior e mais charmoso ao que vi nos blogs em geral. Uma delas, de tirar o fôlego é a WATERKLOOF https://www.waterkloofwines.co.za/pages/279651693/Gallery_restaurant.asp

Outra, que recomendo, é a La Motte. PAssei um dia maravilhoso lá!

Ah, e tem um restaurante na cidade que, na minha opinião, é um MUST GO Bombay Bicycle Club

As outras dicas tão aqui:

Se for a Joane, vc tem que ir ao parque dos leões! Vale muito a pena e é barato. Sempre fico no Fire and Ice ou no Arch, são ótimos e ficam em Melrouse.

Os posts da Simone estão mesmo super detalhadinhos, também recomendo. Eu tenho alguns posts da viagem que fiz em fevereiro de 2010 tanto no http://www.pelo-mundo.com como no Saia pelo Mundo do http://www.viajeaqui.com.br. De antemão, digo que me apaixonei pela Cidade do Cabo e super recomendo no mínimo dos mínimos 4 dias inteiros por lá pra poder conhecer tudo e ir até Robben Island também. Eu fiquei uma semana e aproveitei pra dar umas escapadas, como ir até o Cabo da Boa Esperança e, mais lindo ainda, conhecer as vinícolas das cidades dos arredores. E, obviamente, ultra recomendo que se faça pelo menos um safári pelo Kruger, uma experiência absolutamente inesquecível, mesmo pra uma pessoa super dooper cosmopolita como eu 😉 E Joanesburgo vale a escala, nem que seja só pra visitar o Museu do Apartheid – fiquei um dia só e me arrependi.

Eu pensaria com carinho pela troca do Kruger pela Nanimbia. Achei os parques bem mais bem preservados ( Na Africa do Sul, infelizmente há uma grande caça ilegal) , o povo muito mais simpatico, um pais seguro (com os devidos cuidados), e preços mais baratos.

Oi, Ernesto.

Eu vou fazer isso no próximo mes. Sou doida para fazer um safari e decidi fazer no Etosha, na Namibia ao invés do Kruger. Na verdade, o meu sonho rosa são os safaris na Tanzania mas agora não será possível. Então, na busca por um safari mais autentico, vou para a Namibia e de quebra aproveitar para visitar o deserto também. Eu achei a Namibia uma opção com preços bem em conta mesmo. Se voce tiver mais dicas para passar, agradeço muito.

Joana, o blog https://vivinaviagem.blogspot.com/ tem uns posts sofre o safari no Addo, vale a pena dar uma olhada.

Karina

Eu achei a Nanimbia bem sem mistértios. Alugamos um carro na Capital (ficamos um dia para nos recuperarmos do voo, se voce for via Africa do Sul, e tiver o diners, aproveite a sala VIP de Johanesburgo que é muito boa). De lá fomos para Etosha, com uma parada na Chath Fundation. Em Etosha, o melhor e se alojar dentro do parque, e levar lanches para comer. No seu carro, voce vai ver bem os animais, mas recomendo o safari noturno que é feito pelos guardas do parque. Use sempre mangas compridas, para diminuir as chances de ser picada. Recoemndo 3 dias completos no parque. Dai voce vai para Swokspomund, uma Cidade bonitinha a beira da praia. Não deixe de fazer o passeio do barco, em que as focas soltas sobem no barco e vem comer na sua mão. Se puder faça o pequeno voo de avião…. A infra hoteleira é boa, e os preços são bem honestos. Na época eu não escrevia no Riq, então nao tenho os nomes de Hoteis.

Na volta, sugiro deixar Jhoanesburgo de lado, e ir apenas a Capetown, que já foi bem discutida por aquei.

Muitíssimo obrigada, Ernesto. Vou tentar fazer esse passeio de barco sim, valeu pela dica. O safari no Etosha eu vou fazer através de guia, eu estarei sozinha então preferi não me aventurar com aluguel de carro, estrada e essas coisas, deixarei alguém organizar por mim. Em Johanesburgo eu terei um dia livre então vou aproveitar para ir ao Lion’s Park. Meio ridículo após um safari mas quero ir para ver os bebês leões.
    E em Cape Town eu fico 5 dias, acho que serão suficientes para o que pretendo.

Acho que sim!!

Como excursões prontas, já ouvi falar bem – no local – do pessoaal que viajou com a Gap adventiures.

Como mulher, não recomendo vijar sozinha pela Africa. Em casal, ou familia, acho Ok.

Fiz um safári por Botsuana e Victoria Falls pela Nomad Tours, um dos guias falou maravilhas sobre a Namíbia. E gostei muito da Nomad – https://www.nomadtours.co.za/

E havia no grupo algumas mulheres viajando sozinhas.

Caros amigos, boa sorte, eu pessoalmente nunca iria para um pais onde não se pode andar a pé a noite, nem colaboraria para alimentar o regime corrupto da Africa do Sul….

Isso só acontece no centro de Joburg, no resto da cidade e do País isso não existe.

Rita, obrigado pela indicação!! Acho que a África do Sul é mesmo o país que eu tenho mais material… não sei qual é a conexão que eu tive com o lugar, mas foi amor à todas as vistas!