Blogs sobre Butão e Nepal: as indicações dos leitores

ButãoA Marcia está pensando em viajar para o Nepal e o Butão. Sua idéia é ir em abril, para assistir ao Festival de Máscaras de Paro.

Estive no Nepal há quase 20 anos. Adorei Bhaktapur, a cidadezinha mais preservada da região de Katmandu (e onde filmaram O Pequeno Buda). Não fiz trekkings, que costumam ser o motivo número 1 para visitar o país. Depois de um bom tempo em que as montanhas estiveram inacessíveis pela ação dos terroristas, os trekkings voltaram com tudo.

Quando fui para a região, o Butão estava praticamente fechado ao turismo. Hoje o pequeno reino do Himalaia já tem as fronteiras abertas para turistas caixa-alta, que se hospedam em lodges de sofisticação zen. Se fosse para combinar os dois lugares, eu deixaria sempre o Butão por último; não deve ser fácil enfrentar a confusão do Nepal depois do, ahn, xangrilaísmo butanês.

 

 

Bons pontos de partida + as sugestões dos trips:

–> Nepal

Welcome Nepal, site oficial do turismo do Nepal

Nepal no New York Times

Nepal no Lonely Planet

Nepal no Smart Travel Asia, dica da Sylvia

The Longest Way Home, dica da Lu Malheiros

Cora Rónai no Nepal, dica da Lu Malheiros

Nepal no DriEverywhere, dica da Dri e da Georgia

Nepal no ViaggioMondo, dica da Mirella

Nepal no Felipe, o pequeno viajante, dica da Carla Z.

Nepal no Viagem Afora, dica da Carla Z.

Nepal sem trekking no Viajar bem e barato, dica da Carla Z. e da Helo

Wayfarers Adventures, dica da Helo

–> Butão

Site oficial do turismo do Butão

Butão no New York Times

Butão no Lonely Planet

Butão no Smart Travel Asia, dica da Sylvia

Butão no Seguindo Adiante, dica da Josie

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


 

33 comentários

Estive no Nepal e no Butão em 2011 e tenho o enorme prazer em super indicar o BUTÃO. Lugar aonde vc encontra a essência do budismo com pessoas bem felizes apesar da pouca condição financeira q vivem, pessoas muito simples, que conseguem em pleno sec XXI manter suas tradições e recebem muito bem o turista. Estão super bem estruturados e fazem do turismo realmente uma fonte de renda para seu povo, aonde vc precisa estar acompanhado por um guia e realmente investir no pais, cobrindo um gasto minimo diário de + de $200. Diferentemente do visinho Nepal, q abriu suas fronteiras sem se preocupar com preservação ambiental, estruturação do turismo, formação de guias…..Butão, um paraiso nos Himalaias!!! Amei e indico!!!! Nepal, se não for para trekking, apenas como turismo, o viajante tem q aceitar se sujeitar a visitar templos milenares completamente largados, sem manutenção, sem estrutura, sem limpeza….Os 2 paises são extremos opostos de manutenção da cultura e da prática de suas filosofias reliosas BUDISMO x HINDUISMO.

Lu, o programa do qual você fala, chama-se No Caminho, com a Suzanna Queiroz. No site do Multishow há vários vídeos, mas não se consegue mais vê-los. Já até escrevi para o Multishow reclamando. Espero que eles consertem o problema e deixem os vídeos sobre o Butão disponíveis.

Que maravilha, Ricardo. Valeu pelo post!!! Estou em pleno processo de planejamento da minha viagem para o Butão. O site oficial de turismo daquele país é, sim, um bom começo. Nele, encontram-se várias dicas e também a lista dos operadores oficiais locais. Tenho feito contato com agências de lá e todas têm sido muito rápidas nas respostas e dão informações precisas. Ganhei o Lonely Planet do país e tem sido uma ótima leitura, com várias dicas (inclusive com nomes de agências que operam o turismo local). Continuarei ligada nas suas postagens. Abraços.

Estive no Nepal e no Butão em abril de 2010. Butão primeiro, Nepal depois, foi bem isso: achei Katmandu uma zona. Mas valeu. Uma visita ao crematório de Katmandu foi uma das coisas mais “irc” que já fiz na vida.
Escrevi sobre o Butão no blog:
https://seguindoadiante.blogspot.com/search/label/Butão
Não deu tempo de falar sobre o Nepal, porque engatei outra viagem e não deu tempo. Mas um dia volto ao assunto.
Quem viaja de avião entre os dois países vai passar pertinho do Everest. É bom deixar a câmara à mão e reservar um lugar na janelinha. Se não me engano, do lado direito.

Tem um programa na Multishow ou GNT, acho q se chama no Caminho, feito pela Suzana (tb ñ sei o sobrenome), onde vi algumas etapas de uma viagem mto interessante dela ao Butão e outros lugares um tanto exóticos, mto legal. Talvez googlando por aí, dê prá descobrir se os filmes estão disponíveis. Apesar de toda a imprecisão, espero ter ajudado!!

Estive no Nepal em 2011, justamente nessa epoca de Abril. Mas fomos até lá justamente pra as caminhadas e hikkings, na regiao do Annapurna, fazendo Kathmandu, Pokhara e os Himalaias.
Na epoca a ideia inicial realmente era j=conjugar Nepal e Butão, mas apensar de ser “aberto” o governo ainda impoe uma seria de regras e taxas para justamente impossibilitar o acesso ao turista “normal” pelo pais. A não ser que você seja a Angelina Jolie tentando fugir dos Paparazzi, provavelmente vai achar bem dificil ($$$) entrar no Butão.
A serie de posts sobre o Nepal esta aqui: https://drieverywhere.net/categoria/viagens/nepal/
Entao aproveitamos a viagem pra esticar na India na ida: https://drieverywhere.net/categoria/viagens/india/
E no Sri Lanka na vola: https://drieverywhere.net/categoria/viagens/Srilanka/

    Discordo da sua visão de impossibilidade de viajar ao Butão. É apenas caro, com exigência de gasto diário no pais, exatamente para ajudar a desenvolver o turismo coinciente no pais. A enorme preocupação em manter intactos seus picos do Himalaia, aonde é proibido fazer treckking, preservar seus rios, aonde é proibido pescar e mergulhar, fazem toda a diferença na manutenção das paisagens maravilhosas do lugar e da tradição dos costumes locais. Sugiro, na sua próxima vez, fazer um investimento financeiro para conhecer este lugar espetacular. Vc vai amar como eu amei!

    Nada contra o que o Butao faz com turistas no seu pais, mas e um lugar que eu JAMAIS visitaria pela xenofobia explicita, por te OBRIGAR a gastos minimos e guia, e por tratar o turista apenas como fonte de renda. Minha grana aquele pais subdesenvolvido, xenofobo e atrasado nao vera.

    Que resposta patética.
    Quem é ”xenofobo” é você com esse tipo de resposta.
    O turismo é um comercio, turista é fonte de renda, vocÊ acha que turista é o que, uma princesa?

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito