Blogs sobre Butão e Nepal: as indicações dos leitores

ButãoA Marcia está pensando em viajar para o Nepal e o Butão. Sua idéia é ir em abril, para assistir ao Festival de Máscaras de Paro.

Estive no Nepal há quase 20 anos. Adorei Bhaktapur, a cidadezinha mais preservada da região de Katmandu (e onde filmaram O Pequeno Buda). Não fiz trekkings, que costumam ser o motivo número 1 para visitar o país. Depois de um bom tempo em que as montanhas estiveram inacessíveis pela ação dos terroristas, os trekkings voltaram com tudo.

Quando fui para a região, o Butão estava praticamente fechado ao turismo. Hoje o pequeno reino do Himalaia já tem as fronteiras abertas para turistas caixa-alta, que se hospedam em lodges de sofisticação zen. Se fosse para combinar os dois lugares, eu deixaria sempre o Butão por último; não deve ser fácil enfrentar a confusão do Nepal depois do, ahn, xangrilaísmo butanês.

 

 

Bons pontos de partida + as sugestões dos trips:

–> Nepal

Welcome Nepal, site oficial do turismo do Nepal

Nepal no New York Times

Nepal no Lonely Planet

Nepal no Smart Travel Asia, dica da Sylvia

The Longest Way Home, dica da Lu Malheiros

Cora Rónai no Nepal, dica da Lu Malheiros

Nepal no DriEverywhere, dica da Dri e da Georgia

Nepal no ViaggioMondo, dica da Mirella

Nepal no Felipe, o pequeno viajante, dica da Carla Z.

Nepal no Viagem Afora, dica da Carla Z.

Nepal sem trekking no Viajar bem e barato, dica da Carla Z. e da Helo

Wayfarers Adventures, dica da Helo

–> Butão

Site oficial do turismo do Butão

Butão no New York Times

Butão no Lonely Planet

Butão no Smart Travel Asia, dica da Sylvia

Butão no Seguindo Adiante, dica da Josie

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email


 

33 comentários

Eu e a Karine estamos com viagem agendada para o Butão. Após muitas pesquisas sobre o país, minha opinião (espero que não mude após a viagem) é que as imposições do governo são uma forma de evitar o turismo em massa e preservar os costumes da região. Não dá para desconsiderar o fato de o índice oficial do país ser o índice de felicidade da população. A Débora já fez essa viagem e amou. As dicas estão no blog: https://diariosdeferias.wordpress.com/category/viagens/asia/butao/

Olá! Encontrei ótimas dicas aqui, porém alguém sabe qual a companhia aérea que faz vôos para o Butão? Vi que não existentes vôos diretos, somente até Cingapura ou Bangkok e são mais ou menos 30h de viagem, então de lá são mais 4h pela Drukair para o Butão?! Vou sozinha e não queria contratar nenhuma empresa turística daqui…

    Olá, Erika! Só a Druk Air voa para o Butão. Você vai precisar estruturar sua viagem com uma agência, sim.

    Dúvida: é possível contratar direto uma agência indicada pelo Governo do Butão ou é preciso contratar uma aqui no Brasil? Fiquei com a impressão de que a agência daqui só vai contratar uma de lá e ganhar em cima…é isso?

Acabei de voltar do Nepal e do Butão. E só para compartilhar que também amei conhecer o Butão. Foi simplesmente fantástico… Embora o preço possa parecer caro por dia, inclui tudo (hospedagem, alimentação, transporte), e foram os melhores hoteis que fiquei na minha viagem,além de contar com um guia e um motorista só pra mim (fui sozinha!), que me trataram muitíssimo bem. Recomendo muito!

    Prezada,
    Você disse que foi sozinha, contratou um guia local ou está previsto dentro dos $200 que tem que pagar por dia ?
    O guia fala inglês ou tem possibilidaede de falar espanhol ?
    Há possibilidae de contratar o serviço direto com a agencia do governo local para pagamento das taxas e guia ou é atraves de agencia intermediária no Brasil que faz os pacotes ?, se contratar direto, tem os contatos ?
    Grato

Ola a todos, fui no Nepal e India no fim de 2007/começo de 2008. Na india viajamos independentes, mas no Nepal optamos em contratar um tour com a empresa Wayfarers https://www.wayfarers.com.np/, muito bem indicada em guias de turismo, como o lonely e o frommers. Lendo sobre o Nepal, fiquei surpresa ao descobrir que tiveram uma guerilha rural, inclusive um morte de um turista se não me engano. Como desconhecíamos a proporção do levante, optamos em contratar uma empresa no nepal e não nos arrependemos. Muito pelo contrário, adoramos. Fizemos passeios maravilhosos e pernoitamos em Nagarkot, pena que não deu no dia seguinte para ver as montanhas do himalaia, por que o tempo estava nublado. Pedimos para mudar o hotel do pacote em Nagarkot para Fort Resort https://www.mountain-retreats.com/fort/resort/open.htm.

Estava muito tentada para ir para o Butão so que no guia do lonely sobre este pas que estava estudando, constava que os pilotos, para aterrizar/levantar o voo no aeroporto, tinham que operar visualmente. Com isso, os voos poderiam atrasar dias, pois dependiam muito das condições climáticas. Como dispunhamos de dias contatos, por segurança, optamos em não ir no Butão e ficarmos mais dias na India.

Se eu fosse para o Butão, verificaria se os voos tinham ainda fama de “atrasados”. Se tivessem, optaria em ir primeiro para o Butão para ter melhor margem de dias para eventualidades.

Mas tambem tentaria ir para o Tibet, um sonho de consumo, inclusive com a wayfares.

Para quem pretende fazer trekking no Himalaia do Tibet, recomendo a empresa que uma amiga que se formou com o Kiko (marido) esta trabalhando, a https://morgadoexpedicoes.com.br/ – guias em português. Procure por Lisete Florenzano.
Nós ainda não fizemos a viagem, pois não estamos com dias suficiente para embarcar nessa aventura. Mas tenho certeza que será fascinante!!!
Quanto ao Butão, é meu sonho de consumo, apesar so preço!

Estive no Nepal em out/11, entrando e saindo pela Índia. Não sei como seria entrar pelo Butão, mas acredito que seja igual. E pra isso, só tenho uma sugestão: considere a idéia ir e voltar de avião. O Nepal praticamente não tem estradas e para se chegar a Kathmandu somente com micro ônibus horrorosos, em viagens de 300km que demoram 12 horas! Claro que vale a aventura e foi por isso que eu fiz, agora se o tempo é curto e a vontade não é tanta, avião neles! Ou compre uma máscara e se prepare pra comer pó! Que também foi bem divertido! 🙂

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito