BR 101: praticamente duplicada na Paraíba

BR 101 na Paraíba

Hoje fiz 330 km ao volante entre Natal e Porto de Galinhas. Com isso, pude ver como andam as obras de duplicação da BR 101 no Nordeste.

Acho incrível como, no geral, avançou-se tão pouco entre outubro de 2008, quando fiz este trecho pela última vez, e agora. No Rio Grande do Norte e no norte de Pernambuco a duplicação anda a passos de tartaruga.

(Com Pernambuco não me surpreendo. Cada vez que passo por lá, o estado da BR 101 é sempre incompatível com a importância do estado. Agora, mesmo nas partes do norte do estado em que a estrada está duplicada, a pista velha continua digna de quarto mundo.)

(Segundo parênteses na seqüência: sem contar com o absurdo que é terem deixado a BR 101 se tornar a avenida principal de Abreu e Lima, com sinal de trânsito e tudo.)

Para não dizer que não trago notícia boa: o trecho da Paraíba está praticamente duplicado, e nos trinques. Dos 125 km da BR 101 no estado, só 11 ainda esperam duplicação, em três trechos diferentes. Tanto a pista de ida quanto a de volta estão em perfeitas condições. Muvuca mesmo, só na aproximação de João Pessoa (entre o trevo da estrada para Campina Grande e o acesso a Bayeux).

Mas aqui também não há surpresa. Em todas as minhas passadas, a Paraíba se apresentou invariavelmente como a que cuida melhor do seu trecho da BR 101. Mesmo quando tudo estava em petição de miséria (há  uns três, quatro anos), a Paraíba estava perfeitamente rodável. Qual será o segredo de Tostines para as obras rodoviárias funcionarem ali e nos outros estados, não?

Quando a BR 101 estiver duplicada, será um prazer rodar pela costa leste do Nordeste. As capitais litorâneas de Aracaju para cima estarão a no máximo 3 horas de carro da capital seguinte; ir de ônibus vai dar menos perrengue do que pegar um avião.

Alô Paraíba! Conta pros vizinhos como é que se faz!


43 comentários

AH, E OBS,A PLACA FICA NA DIVISA RN/PB … E A CIDADE DA PB Q FICA DEPOIS DESSA PLACA É MAMANGUAPE POR ENQUANTO QUE NENHUM POLÍTICO INVENTA DE DIVIDA-LA (O TERRITÓRIO DA CIDADE ) PARA COMER DINHEIRO PÚBLICO !

REALMENTE ! AS ESTRADAS DA PB SÃO MELHORES … AS BRS E POUCAS PBS … MORO EM MAMANGUAPE E VOU,GERALMENTE UMA VEZ NO ANO A PORTO DE GALINHAS,E PARECE UM FIM DO MUNDO QUANDO CHEGA EM GOIANA-PE … E QUANDO CHEGA NA PE Q LEVA DE SUAPE A PORTO DE GALINHAS ? ATÉ ESTRADA DE BARRO COM CHUVA ESTÁ MELHOR ! E NÃO É EXAGERO NÃO VIU ?

Você ainda não conhee as estradas do Ceará. Hoje mesmo que estamos a 2 anos apenas da copa do mundo, sem falar na copa das conferações já em 2013, a situação continua de calamidade!!!
Dali Nordeste!!!

E a estrada entre João Pessoa e Pipa é boa? Este trecho de carro dura mais ou menos quanto tempo? O trânsito é complicado?

    Olá, Lucas! A estrada é duplicada até a entrada da estrada que leva da BR 101 ao litoral.

    Você pode sair da 101 por Canguaretama, que fica a 118 km de João Pessoa, e seguir mais 15 km até Pipa, via Barra do Cunhaú — é mais curto e mais pitoresco, mas você vai precisar atravessar um riozinho de balsa em Sibaúma.

    A opção mais papai-mamãe é ir pela 101 até Goianinha (131 km), então prosseguir mais 21 km a Pipa via Tibau do Sul.

    Você só vai ter problemas com trânsito quando chegar ao centrinho de Pipa 😀

Uma pergunta para quem está acostumado a transitar de carro entre as cidades de Natal, João Pessoa e Recife: qual trajeto é mais fácil de fazer de carro: aeroporto de Natal/João Pessoa OU aeroporto de Recife /João Pessoa? Vou passar uns dias em João Pessoa, mas, a princípio, estou achando que é mais fácil descer em Recife ou Natal, pois estas duas têm maior quantidade de vôos e horários e as conexões ficariam mais simples para mim, que moro em Minas.

    Olá, Patricia! Recife está mais próximo — são 130 km desde o aeroporto. Mas conte em pegar bastante trânsito pelo caminho, sobretudo na passagem por Abreu e Lima.

    A Bóia tem razão… dependendo do horário, o trânsito em Abreu e Lima será gigante.

    Vindo por Natal, sem pressa, você pode parar na Praia da Pipa como opção.

    Obrigada pela dica, Thyago! Eu já estava desconfiada que Natal seria a melhor opção, mesmo sendo mais distante. Vc sabe me dizer se a duplicação da Br 101 entre Natal e João Pessoa foi totalmente concluída?

    Patrícia…

    Confesso que há um tempinho que pisei em Natal (quase sempre vou até a Pipa hehehe), mas um amigo voltou ontem e falou que tem apenas um desvio entre 2 e 5 km sem duplicação, quase na entrada p/ Pipa.

De João Pessoa a Recife fui num passado muito remoto e nem lembro da estrada, e de Maceió a Maragogi (mais recente) lembro de alguns trechos bem ruinzinhos, mas nada pior que as pavorosas estradas de MG ou a BR 101 após Rio Bonito a caminho de Rio das Ostras (antes das obras).

Uma coisa que lembro até hoje, indo para Mangue Seco de Aracaju: após sair da balsa, a estrada era um tapete, a maior parte dos carros ia para Mague Seco, mas eles saíram em disparada e nós (a “apenas” 120/130km/h) logo ficamos para trás, depois perdemos a entrada (não deu para seguir os demais carros-foguete) e ao invés de seguir pelo caminho “certo” (que ainda passa por uma segunda balsa) fomos por dentro, um trajeto muito mais longo, que entra pela Bahia.

Já vi esse filme : estrada ruim, governo pior (em todas as esferas, todos os partidos) – solução : concessão com pedágio !

O acesso para o Suape parece coisa do 8 mundo, e cuidado a quem vai para porto de Galinhas. Tem um trecho da BR que de duplicada, de repente vira uma estrada de terra, sem sinalização, eu so pecebi porque vi os outros diminuindo a velocidade.

Não saberia dizer o motivo da diferença no avanço da duplicação da BR aqui na Paraíba em relação a Pernambuco, mas a piadinha que o Thiago contou faz algum sentido… A atividade econômica bem pode ditar o bom estado de conservação das estradas, mas isso é sinal de inteligência, né! 🙂

A BR 101 não é a única estrada bem cuidada aqui na Paraíba; a BR 203, duplicada no trecho entre João Pessoa e Campina Grande, é muito boa também.

    Ah, Riq, se precisar de algo caso volte a passar por aqui, estou à disposição!

    Wanessa, vc quis dizer BR 230, não? Essa é um verdadeiro tapete que leva os pessoenses ao Maior São João do Mundo em quase 1 hora.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito