Brasil: onde faço imigração e free shop e onde pego a bagagem?

Veja aqui respostas às dúvidas mais freqüentes de quem volta ao Brasil de viagem do exterior.

Caso você tenha dúvidas sobre a imigração e a bagagem na viagem de ida, leia:

Onde vou fazer minha imigração de volta no Brasil?

No aeroporto em que o vôo internacional pousar. Ali você vai descer, fazer imigração e duty free shop.

Ainda tenho uma conexão até a minha cidade. Onde pego as malas?

Mesmo que as malas estejam etiquetadas até o destino final, você vai precisar pegar as malas no aeroporto de conexão e passar com elas pela alfândega.

A seqüência é a seguinte:

  • 1) passar pela imigração, mostrando o passaporte
  • 2 e 3) recolher as malas no carrossel e passar no free shop
  • 4) passar com toda a bagagem pela alfândega
  • 5) procurar o balcão de check-in de conexão para entregar as malas

O free shop funciona 24 horas?

Funciona.

Como faço para pagar imposto de importação de madrugada?

Se não houver uma agência bancária 24 horas no seu aeroporto, é possível pagar no caixa eletrônico e voltar para retirar os bens taxados.

Devo declarar eletrônicos?

É recomendável declarar todos os eletrônicos que se beneficiam de isenção: notebook, iPad, filmadora. Você pagará 50% de imposto sobre o total que exceder a US$ 500.

Caso não declare, você pode ser multado em 100% do valor dos bens.

Caso o artigo não seja fiscalizado nesta passada pela alfândega, poderá ser fiscalizado e taxado numa outra viagem. A Receita Federal não tem mais aqueles postos de registro de produtos para sair do Brasil; não há mais como “esquentar” compras feitas no exterior. Você pode pagar na próxima viagem pelo iPad que comprou nesta.

314 comentários

Oi! estou com muita duvida..
moro no Brasil (ES), vim para San Francisco de férias, comprei minha passagem vinculada e no decolar.com (vix->guarulhos pela gol, guarulhos -> houston -> san francisco pela united). na ida, passei na alfandega em houston..precisei tirar minha mala e despachar de novo..acabei perdendo o voo por causa da alfandega mas a moça da united me pôs no proximo voo pra san francisco. até aí tudo certo. agora vem a dúvida: eu nao sabia que demorava tanto na alfandega, minha passagem de volta está complicada. é exatamente o mesmo trajeto da ida, pelas mesmas empresas. mas o intervalo em houston é só de 45min. na ida, demorei mais de 2hs pra passar pela alfandega. na volta, eu passo na alfandega em houston mesmo ou é em guarulhos?! porque se for em houston, vou perder o voo com certeza…e a mala vai direto pra guarulhos ou preciso pegar ela em houston tambem?! estou preocupada com relacao à mala e aonde que vou fazer a imigracao na volta (e esse fato de só ter 45min em houston..se for la a imigracao, ferrou)…

    As pessoas gostam de reclamar do Brasil, mas a imigração na entrada aos EUA é realmente uma vergonha, eu acho desumano. Idosos ou crianças não tem preferência, tendo que ficar horas em pé e aguentar depois os “simpáticos” agentes. Somos todos potenciais Bin Ladens ou imigrantes ilegais. Sem falar na dificuldade dos vistos. Nas minhas últimas três experiências, tanto em Miami como Atlanta, a espera mais rápida foi de uma hora e meia. Depois de um vôo noturno de 8 horas, realmente não é muito agradável…Com o Dólar nas nuvens e o Euro caindo, o que mais vale hoje é ir para a Europa.

Vou viajar para Cancun e farei conexão em Miami na ida. Será necessário imigrar em Miami ou ficaremos na área de trânsito? ( o outro vôo será dentro de 2 horas) há algum duty free na área de trânsito?

    Olá, Juliana! Não há área de trânsito. Você terá que fazer imigração nos Estados Unidos e passar pelo controle de segurança novamente. É um tempo super apertado. Nem que fosse atraente (nos EUA não é), você não teria como aproveitar o duty free.

Ola! Estou na Suiça e retorno para o Brasil depois de amanha saindo de Milao/Lisboa/ Rio e estou com certa insegurança… Comprei chocolates, muitas barrinhas de chocolate, alguns biscoitos, e coisas assim… e umas camisas sociais para familiares, devo tirar as etiquetas? Tem quantidade limite para os chocolates, para barras do mesmo sabor, ou algo assim?

Boa tarde,
Como é a conexão em Lima? Tenho um voo em Julho pela Avianca com conexão em Lima indo pra Miami. Mas como vou sozinha, estou com um pouco de medo.

    Oi Camila, o aeroporto de Lima é bem melhor que a grande maioria dos aeroportos brasileiros. Geralmente aparece como o melhor da América Latina em rankings internacionais. Pode ser um pouco confuso no caso de desembarque em Lima, mas é perfeito para embarque e para trânsito, que é o seu caso. Pode ficar tranquila!

    Olá, Camila! A sua cia. aérea pode te informar tudo. Basta telefonar para a central de atendimento ou se informar na hora do seu check-in no Brasil. Mas normalmente essas conexões são tranquilas. A sua bagagem despachada vai direto para Miami e em Lima você só deve trocar de aeronave.

Olá, Bóia!!
Tenho um voo de ida para Miami com conexão em lima, apenas 45 minutos de conexão!!! será que dá tempo? ou corro o risco de perder o voo para Miami?
Desde já agradeço!

    Olá, Denise! É apertado. Se as passagens são vinculadas, a cia. aérea se responsabiliza caso um atraso no primeiro vôo cause a perda da segunda perna.

Ricardo e Bóia, olá!!
Tenho uma dúvida, preciso de uma ajuda de vocês…procurei no post “conexões na Europa onde faço imigração” e não encontrei, me desculpe caso seja alguma coisa que já tenham respondido.
No caso da ida, o post está muito claro perfeito (não perguntei lá pq está fechado para comentários), a minha dúvida é na volta.
Na volta ao Brasil, saio de Londres e faço conexão em Amsterdã, terei que fazer imigração em Amsterdã para pegar o voo seguinte para o Brasil? Ou fico em uma área de trânsito? Pergunto pois os voos que vi só têm 2h de intervalo e caso tenha que fazer algum procedimento prefiro um intervalo mais seguro.
Desde já agradeço! Abraços, Ana

Outra pergunta, meu voo de santiago ao rio, quando eu chegar no rio, vou passar na alfandega do rio como se tivesse vindo do chile, eles vao saber que estou vindo dos EUA?

obrigado

obrigado

    Olá, Armando! Os limites são os mesmos. O fiscal deve pedir a passagem, se você for selecionado para inspeção.

Ola..estou vindo de los angeles no voo da aeromexico e passarei no mexico e lá pego o voo da LAN e faço conexão em santiago e lá por fim pego o voo da TAM e desço no Rio, irei fazer algumas compras nos USA, quando passarei pela alfandega? NO MÉXICO OU NO RIO? Preciso pegar minhas malas em todas as conexões?

obrigado

    Olá, Armando! Passará no Rio. Em princípio suas malas vêm direto, mas depende de como esta passagem esteja configurada.

Olá, já li todas suas dicas, são maravilhosas…
Vou para Bariloche, com conexão em Buenos Aires, a imigração e alfandega será feita somente em Bariloche? ou poderá ser em BA? Obrigada

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.