João Pessoa

Guia de João Pessoa

João Pessoa

Volta e meia João Pessoa é apresentada como o último pedaço do Nordeste a ser descoberto. Em parte é verdade: a Paraíba ainda é bem menos conhecida do que deveria. Mas seus descobridores tornam-se fãs – e não param de retornar.

Uma das cidades mais antigas do Brasil, João Pessoa nasceu longe do mar, à beira do rio Sanhauá. Os bairros da orla são recentes e obedecem a um inteligente plano diretor, que limita a altura dos prédios das quadras próximas ao mar.

Ultimamente, porém, surgiu um bairro residencial de arranha-céus, o Altiplano, que mudou o skyline da cidade. Mas está a uma distância segura da praia.

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    João Pessoa: farol de Cabo Branco

    Os pessoenses se orgulham do título de ‘uma das cidades mais verdes do mundo’, mas a conta é inflada pela existência de uma reserva (fechada) de mata atlântica área urbana, a Mata do Buraquinho. Nas ruas não muita sombra, não.

    Para aproveitar a cidade, a melhor dica é: acorde cedo!. João Pessoa (na verdade, todo esse ‘nariz’ do Nordeste) está uma hora adiantada — o fuso horário deveria ser o mesmo de Fernando de Noronha. Como não é, o sol nasce o ano inteiro antes das 5h, e o pôr do sol acontece no máximo às 17h.

    É muito fácil se movimentar pela beira-mar – e sair em busca de praias escondidinhas tanto ao norte, em Cabedelo, quando ao sul, na Costa do Conde.

    275 comentários

    Fui para João Pessoa no final de Julho de 2016 com a minha familia, gostei muito; Uma praia que nós indicamos, é a praia dos coqueiros muito linda, também fomos passear em Recife e Olinda, muito legal também, mas ressalvo, chegando e saindo de Recife, a estrada esta horrivel, cheio de buraco, tem que tomar muito cuidado… mas o restante foi legal

    Fui para João Pessoa de 08/06 até 13/06 com minha família. Gostamos muito!! segui as dicas do Maneco, nos hospedamos no Hotel Atlântico na praia de Tambaú . Confortável, bem localizado, ótimo custo benefício!! Guia turístico Tião Valentim, gente boníssima!!!! Comprometido, pontual, brincalhão, preço justo!! Mantém os telefones. Vale a pena!!! Passeios bacanas para criança pequena, praias tranquilas , água morna… Voltaremos!!!

    João Pessoa é de fato um lugar fantástico.
    A temperatura e a cor do mar são inigualáveis e o é uma experiência muito boa.

    Olá, estou para comprar uma passagem para o ano novo de Sp para João Pessoa nos dias 29/12 até dias 04/01 pelo valor de R$1250,00 já com as taxas, vocês que possuem mais experiencia no assunto o valor está bom ou posso conseguir um valor mais baixo?? Obrigado.

      Olá, Felipe! Pode ser que apareça alguma promoção, mas o valor não está caro para essa época.

    Cheguei à João Pessoa no dia 14/03/2016 para ficar cinco dias. Quando comprei a passagem tomei cuidado com os horários de chegada (tem companhias aéreas que chegam de madrugada) e também para comprar voos diretos. Adorei a cidade, me senti na obrigação de complementar algumas dicas deste site, porque foi aqui que me informei para essa viagem e outras que já fiz. A Sandra Santos (mais acima) deu dicas maravilhosas. Vou complementar pouco, porque ali estão as principais. No por do sol, na praia do Jacaré, faça como ela sugeriu, chegue por volta das 16h, foi fundamental, paguei R$35,00 e assisti confortavelmente sentada a borbo de um barco com ” Lampião e Maria Bonita” um casal caracterizado que anima a galera dançando forró. Fiquei emocionada, nesse tal barco uma violinista chamada Belle Soares toca músicas incríveis, ao final do passeio o Jurandy do sax sobe e toca exclusivamente para os passageiros. Eu curti muito a violinista Belle Soares. Não sei dizer se foi o melhor passeio e JAMPA, porque no dia seguinte, com carro alugado, partimos para as praias do litoral Sul, não conheci todas, preciso voltar, são as melhores. Também tive oportunidade de conhecer a Ilha Vermelha, uma praia que se chega de barco. Que delícia. Água quentinha em todas elas. Peguei um bate e volta (passeio contratado) até Natal no último dia. Foi rápido eu não sei se o guia fez de propósito, mas gostei mais de João Pessoa. Cuidado, o passeio era para levar até a praia de Genipabu, mas no caminho ele já foi desestimulando a galera, que preferiu ficar na praia do cotovelo, onde almoçamos, depois um pouquinho em Ponta Negra, fomos, pela orla, até o Forte. Voltamos por dentro da cidade de Natal. O passeio à Natal não foi ruim, mas voltarei lá para conhecer Pipa. Agora em João Pessoa… ah, nessa voltarei até mesmo onde já fui e também para conhecer melhor as praias do litoral Sul. Se você tiver muitos dias de férias, comece por João Pessoa, dali pode ir de carro a Natal, duas horas de viagem , passar uns dois dias, voltar para João Pessoa, ficar mais um pouquinho, ir a Porto de Galinhas, ficar uns dias, voltar novamente para João Pessoa e finalizar o passeio ali. É o que pretendo fazer da próxima vez. Aluguei um carro no aeroporto, já reservado antes, sai mais barato. O táxi do aeroporto até os hotel, já vale uma diária do aluguel do carro. Pesquise preços de hoteis e pousadas, paguei caro, poderia ter pago a metade e ter ficado num de categoria semelhante. As pessoas locais são simpáticas e atendem muito bem. Obrigada pelas dicas. Voltarei lá em janeiro ou fevereiro, mas se aparecer ofertas de passagens, acho que não vou resistir.

    Este ano quero mto conhecer João Pessoa..Gostaria d saber se é melhor ir em setembro ou outubro (pergunta esta referente a chuva).
    Agradeço e aguardo resposta!!

      Olá, Priscilla! A partir de setembro chove pouco. Quanto mais para o fim do ano, mais bonito fica o mar da Paraíba; no inverno, muitas praias ficam com águas turvas.

    Passando rapidamente para parabenizar o site e as informações sempre muito úteis. Atualmente moro em Sampa, mas amo Jampa. Sempre vou com minha esposa e passamos boas temporadas por lá (é nossa segunda casa com muito amor e se Deus quiser será nossa primeira rs. Conhecemos o nordeste inteiro em muitas andanças de carro e Jampa é especial pois não tem (na nossa opinião) uma cara totalmente “turística”, o que faz do lugar um pedacinho do Brasil ainda intocável. É diferente de outras capitais do nordeste. É para pessoas que gostam de praia e tranquilidade, digo: praias exuberantes, limpas e longe da muvuca do turismo desenfreado. Recomendo que os turistas se hospedem em JP e aluguem um carro para explorar as praias do SUL (e porque não as do norte? A estrada PB008 é boa e fácil de chegar as praias. Existem sites na internet para receber cotação de locação de veículos no email (após as propostas chegarem, vale a pena negociar mais um pouco ;). Restaurante Mangai, parada obrigatória para uma boa ceia (só se atente que ele fecha 22 horas, a vida noturna de JP é diferente de Sampa neste aspecto; JP é muito semelhante às cidades de interior, embora a cidade está crescendo e a cada ano é um novidade diferente no que tange o trânsito, por exemplo rs. Aqui nos comentários teve uma moça “Sandra Santos”, que fez um relato de viagem bacana, role a página para cima para ler :). JAMPA (João Pessoa) sem dúvida é cantinho do Brasil que quem conhece, volta ou fica! Bons momentos, Will

    Estive em João pessoa em junho de 2015, com a esposa e filhos, ficamos hospedados em um hotel na raia de cabo branco, a orla é maravilhosa, a praia limpa e os barzinhos com bom atendimento e preço acessível,o translado do aeroporto para o hotel, fizemos de táxi e saiu a 75,00, igualmente o retorno, a orla de cabo branco é ótima para aquele passeio noturno. Ficamos maravilhados com a cidade e as praias, estou retornando em setembro que é mais seco, pois na época que fomos, no ultimo dia choveu demais junho começa as chuvas lá.

    Olá pessoal, pretendo ficar 4 dias em João Pessoa no final de fevereiro e me ficou uma dúvida…vale a pena ficar hospedado no litoral Sul e só aproveitar as praias por lá ou é melhor ficar em João Pessoa mesmo e fazer esse trajeto sempre que der vontade? Pretendo alugar um carro, então a mobilidade não será um problema. Abrs.

      Olá, Wil! É mais fácil se deslocar de dia de João Pessoa às praias do sul do que se deslocar à noite das praias do sul a João Pessoa. Fique nas praias do sul se você prefere resolver suas noites no próprio hotel.

      Faz sentido. Obrigado e parabéns pelo site, deveria ser reconhecido como utilidade pública, rs.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito