Introdução a Maceió

Guia de Maceió

Maceió

A orla mais fotogênica do Nordeste fica em Maceió. Grande parte dos visitantes, porém, só vê as praias urbanas na hora de sair do hotel e de voltar, no fim da tarde: ao norte e ao sul existem praias ainda mais bonitas, e com balneabilidade melhor.

Depois de um dia de passeio, Maceió recebe você de volta com a mais variada coleção de restaurantes que você encontrará numa capital do seu porte. Do sururu nativo à comida peruana, a mesa de Maceió é tão apetitosa quanto suas praias.

Quando ir a Maceió

O tempo é mais firme entre setembro e março. Os meses mais propensos a chuvas são maio e junho. O mar é bonito o ano inteiro, mas fica mais claro nos últimos e nos primeiros meses do ano. O alto verão é também quando a bela praia urbana de Ponta Verde oferece balneabilidade.

O Réveillon é bastante movimentado, com pelo menos duas mega-festas produzidíssimas. É possível comprar ingressos perto do dia, em postos de vendas nos hotéis.

Não há Carnaval em Maceió – a folia mais animada de Alagoas é em Barra de São Miguel. Já o melhor São João é na cidade histórica de Marechal Deodoro, 20 km ao sul.

Como chegar a Maceió

Veja na página Como chegar a Maceió:

Onde ficar em Maceió

A orla de Pajuçara é o endereço de boa parte dos hotéis da cidade – e do comércio voltado para os turistas, incluindo feirinhas de artesanato.

O bairro mais interessante de Maceió, no entanto, é a Ponta Verde, vizinha da Pajuçara. Por ali você na praia mais bacanas e se sentirá num ponto mais residencial e menos turístico.

O outro pólo hoteleiro importante da cidade é a Jatiúca, onde ficam os hotéis com maior estrutura. A beira-mar por ali tem tapioqueiras e até forró (mas o mar nunca está em condições de banho).

Para ficar pé-na-areia fora da cidade, escolha entre resorts em Pratagi e Ipioca (20 e 30 km ao norte), e hotéis na Barra de São Miguel (30 km ao sul).

Confira 45 hotéis, resorts e pousadas explicados na página Onde ficar em Maceió, atualizada em 2023.

O que fazer em Maceió

Nossa página O que fazer em Maceió acaba de ser atualizada. Pegue esses atalhos:

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    721 comentários

    Estive em Maceió do dia 24/09 a 01/10
    e realmente as praias são lindas. Pela CVC como guia, conheci Praia do Francês, Gunga, Paripueira e Maragogi (adorei essa em particular).
    Só me decepcionei com o atendimento da boia gigante na praia do Gunga, pois cheguei a cair no mar e ao dar a mão a um dos rapazes do barco ele disse: q foi dona? Tá apavorada é? Achei mto grosseiro. Os rapazes q convidam pro passeio são gentis, mas um dos q conduziam o barco agiu sem mto tato com turista. Sei nadar e só lhe pedi a mão pra retornar ao barco….lamentável. ..

    Prezada Bóia

    Gostaria de saber se o famoso comentário com muitas dicas da Silvana Chamusca foi retirado do site. Estou procurando por ele, principalmente por saber da opinião dela acerca da balneabilidade da região de Ponta Verde, e não estou encontrando. Dei uma olhada na balneabilidade da região pelo relatório agora de dez de julho,e fiquei um pouco desanimado (eu estou indo para Maceió no dia 27 de julho, retornando para Minas no dia 02/08).

    abraço!
    edson

      Olá, Edson! O post da balneabilidade, onde você também comentou, é claríssimo. No inverno, chove. Chovendo, a balneabilidade fica bastante prejudicada. O link do IMA está lá no post para que você possa conferir por você mesmo. Não há comentário gentil ou pensamento positivo que altere os fatos, que são registrados pelo índice. Em vez de esperar que boas almas lhe digam que tudo pode mudar nos próximos 15 dias, o melhor é programar passeios a praias próximas e voltar a conferir o site do IMA quando estiver em Maceió.

      Agora imagine que o dia inteiro recebemos dezenas de comentários pedindo por favor que a gente desminta informações que estão claríssimas nos textos mas que não são o que os leitores esperavam encontrar. Se a gente for responder a todas essas perguntas (respostas inúteis, porque apenas corroboram o que já está escrito), a gente não tem mais tempo para elaborar novos conteúdos.

    Olá acabei de chegar de Maceió essa semana, passei 8 dias conhecendo cada dia uma praia diferente, Maragogi e São Miguel dos milagres são lindas.

    Boa tarde,
    Vc saberia dizer um local para almoçar entre o aeroporto de Maceió e São Miguel dos Milagres? Vamos chegar bem na hora do almoço! Obrigada, Flávia

      Olá, Flavia! Se for pela AL-101, pode parar na Villa Chamusca, nos altos de Ipioca.

    Ola Boia ! Em um post antigo, o Ricardo mencionou uma locadora de carros em Alagoas que não cobrava taxa de retorno. Não estou encontrando este post. Você poderia me informar qual é o nome desta locadora ?
    Alguém por aí fez este tipo de locação ? Será para pegar em Maceió e devolver em Aracaju.
    Obrigada !

    Estou em Maceió, Ponta Verde. Estou amando o lugar. O que menos gostei foi Maragogi.O melhor: Barra de São Miguel.

    Olá, vou para Maceiô em agosto, gostaria de dicas de passeios é melhor eu fechar um ”pacote” com uma empresa ou eu vejo isso la na hora? O que compensa mais?
    E a onde eu posso comer que seja BBB ( Bom, Bonito e Barato)kkk. Obrigada

      Olá, Juliana! Pacotes fechados tendem a custar um pouco mais caro, mas você ganha na comodidade de não ter que se preocupar com nada. Já está tudo pronto para você. Se for contratar os passeios em Maceió, pode ser que acabem custando a mesma coisa. Só pesquisando para saber. Uma outra opção é fazer os passeios por conta própria. Veja o que é melhor para você.

      Peça dicas de restaurantes mais em conta para o seu hotel. Eles poderão indicar lugares bons e perto do hotel. 😉

    Estive com amigos em janeiro/15 (06 a 13). Gostamos de muita coisa na cidade. Orla linda, segura e ativa. A Lopana deu de 10 a zero na Kanoa, que só tinha música ruim e sempre vazia demias.
    Alugamos carro e não recomendo. As melhores praias são afastadas e como são ao longo da AL-101 (rodovia) há polícia rodoviária e blitz. Assim, só se o motorista for abstêmio, caso contrário, não há como beber nas praias.
    E como companheiro é companheiro, ficamos todos sem beber.
    Hibiscus em Ipioca é muito bom, mas o tal Praêro em Barra de São Miguel foi a maior cilada. Deve ser bom em baixa temporada, mas em janeiro estava horrível. Até propina o garçon pediu.

    Boa noite, estamos organizando para viajar para maceio de 11 a 21 de Junho então gostaria de saber se esse período é chuvoso? e se dá pra ir nas piscinas naturais de maragogi? Gostaria de dicas…

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito