Introdução a Maceió

Guia de Maceió

Maceió

A orla mais fotogênica do Nordeste fica em Maceió. Grande parte dos visitantes, porém, só vê as praias urbanas na hora de sair do hotel e de voltar, no fim da tarde: ao norte e ao sul existem praias ainda mais bonitas, e com balneabilidade melhor.

Depois de um dia de passeio, Maceió recebe você de volta com a mais variada coleção de restaurantes que você encontrará numa capital do seu porte. Do sururu nativo à comida peruana, a mesa de Maceió é tão apetitosa quanto suas praias.

Quando ir a Maceió

O tempo é mais firme entre setembro e março. Os meses mais propensos a chuvas são maio e junho. O mar é bonito o ano inteiro, mas fica mais claro nos últimos e nos primeiros meses do ano. O alto verão é também quando a bela praia urbana de Ponta Verde oferece balneabilidade.

O Réveillon é bastante movimentado, com pelo menos duas mega-festas produzidíssimas. É possível comprar ingressos perto do dia, em postos de vendas nos hotéis.

Não há Carnaval em Maceió – a folia mais animada de Alagoas é em Barra de São Miguel. Já o melhor São João é na cidade histórica de Marechal Deodoro, 20 km ao sul.

Como chegar a Maceió

Veja na página Como chegar a Maceió:

Onde ficar em Maceió

A orla de Pajuçara é o endereço de boa parte dos hotéis da cidade – e do comércio voltado para os turistas, incluindo feirinhas de artesanato.

O bairro mais interessante de Maceió, no entanto, é a Ponta Verde, vizinha da Pajuçara. Por ali você na praia mais bacanas e se sentirá num ponto mais residencial e menos turístico.

O outro pólo hoteleiro importante da cidade é a Jatiúca, onde ficam os hotéis com maior estrutura. A beira-mar por ali tem tapioqueiras e até forró (mas o mar nunca está em condições de banho).

Para ficar pé-na-areia fora da cidade, escolha entre resorts em Pratagi e Ipioca (20 e 30 km ao norte), e hotéis na Barra de São Miguel (30 km ao sul).

Confira 45 hotéis, resorts e pousadas explicados na página Onde ficar em Maceió, atualizada em 2023.

O que fazer em Maceió

Nossa página O que fazer em Maceió acaba de ser atualizada. Pegue esses atalhos:

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    721 comentários

    Alerta, no dia 05/09/2016, minha sobrinha, o marido e um grupo de turistas foram abordados por marginais nessas falésias. O grupo estava armado e chegou atirando para o alto (2 tiros). Levaram todos os pertences dos turistas, causando um baita transtorno pois perderam a tarde na delegacia prestando depoimentos. Os turistas, segundo minha sobrinha, suspeitaram que os barqueiros estejam envolvidos, pactuando com os marginais. Minha sobrinha ainda está lá, mas comentou estar tensa e sentiu desejo de voltar para SP.

    Acabamos de voltar de Maceió e foi tudo bem. Metade com base em Barra de São Miguel e metade em Maceió, circulando as praias de carro alugado na locadora Tropical Rent a Car (pequena, mas o dono foi atencioso, combinou de pegar no aeroporto de madrugada e não tivemos problemas – o preço ficou bom). Há várias praias boas para banho. O litoral Sul pareceu melhor que o Norte: Barra de São Miguel, Gunga (ótima), Francês (ótima). o Sul é melhor para dirigir (rodovia duplicada), mas não que o Norte seja ruim. No Norte a praia de Paripueira pareceu melhor, mas quase ficamos na da Sereia (pequena, com barraquinhas mais rústicas, mas a água era boa). A Brisamar Pousada, em B. de São Miguel, é estilo praiana mas boa no conjunto. Em Maceió o Hotel Holiday é muito bom e bem localizado. Barra de São Miguel é pequena, não tem muito o que fazer à noite (no Francês é mais charmoso e tem mais opções). Em Maceió tem várias opções de noite, mas a Jatiúca é que bomba. As barracas Praêro e Life Beer, em B. de S. Miguel, não tem nada demais, a de Hibiscus (litoral Norte) também não tem nada demais pelo preço. A barraca Mar & Cia de Paripueira foi melhor no custo-benefício. Abraço!

    Lugar muito bonito…praias lindas, muito segura as praias com bom policiamento, nos dias que estive não vi um incidente sequer relacionado à segurança, mas fiquei decepcionado quanto a água nas praias do centro, todas improprias para banho, o tratamento do esgoto não funciona e cheiro forte de esgoro em vários lugares, vergonha para as autoridades deixarem isto….vai acabar com o turismo, lamentável.

    Olá boa tarde!
    Gostaria de deixar aqui me relato sobre Maceió. Acredito que da mesma forma que consultei este site outras pessoas também vão pesquisar para terem um melhor aproveitamento das dicas e relatos sobre os locais a serem visitados.
    Bom… Chegamos em Maceió em 25/Junho/16, sim sei que não foi uma data tão propicia assim devido ser um período chuvoso em com bastante nebulosidade, porém conseguimos aproveitar e muito nossas mini férias, pois ficamos apenas uma semana por lá.
    Ficamos, eu e meu marido, hospedados no Ritz Suites em Cruz das Almas. Hotel razoável com bom café da manhã, limpeza boa e atendimento razoável, confesso que a recepção não é lá essas coisas referente a atenção aos hóspedes, pelo menos foi essa sensação que tive, já a equipe do restaurante no atendimento ao café da manhã foi muito boa, atenciosa e simpática. Tivemos a infelicidade de ficar num quarto que dava fundos na parte da cozinha e tinha um barulho infernal de um motor, sei lá como se fosse um exaustor, detalhe o barulho era 24h, no início foi meio difícil pra dormir, depois acabamos acostumando e não nos abalamos em solicitar a troca de quarto, ficamos por ali mesmo.
    A praia em frente ao hotel realmente não é nada favorável para banhistas, em uma semana que fiquei lá não vi uma pessoa sequer no mar, apenas surfistas conforme já alertado por outros viajantes e até mesmo pelo A Bóia. Ao chegarmos em Cruz das Almas percebi um cheiro desagradável de esgoto, o que logo confirmou que realmente o lugar não era propício para banho. O odor é bem forte e “entrega” bem a mau gestão em saneamento na cidade, que deixa muito a desejar.
    Como já sabíamos sobre a péssima balneabilidade de Cruz das Almas e das praias urbanas alugamos um carro logo que chegamos em Maceió e no dia seguinte iniciamos os passeios… Fomos a algumas praias como a Praia do Gunga, lugar delicioso para passar o dia. Gostamos tanto que fomos 2 vezes e na segunda vez fizemos o passeio até a barreira de corais onde tem os peixinhos. Não imaginei que o passeio por lá fosse tão rápido, ficamos apenas uns 10 minutos e o barqueiro já nos levou ao bar flutuante que fica à menos de 5 minutos, lugar bacana com água calma e um bar que atende os turistas com bebidas, petiscos e almoço. Como não estava com empresa de turismo fomos avulso mesmo, pagamos $40,00/pessoa e combinamos o horário para que o barqueiro buscássemos. O que achei bem mais vantajoso, pois assim pudemos ficar o tempo que quiséssemos ao contrário de quem ia com serviço de empresa, turismo, pois tinha tempo estipulado para ficar lá, que era mais ou menos 25/30 minutos e pouco aproveitava porque logo tinha que ir embora. Na volta para Maceió resolvemos parar em Barra de São Miguel, uma cidadezinha pequena porém cativante, de lá descobrimos que é possível atravessar até o bar flutuante a pé quando a maré está baixa e foi o que fizemos, sim fomos a pé de Barra de São Miguel até o bar flutuante, esse mesmo que você vai de barco pela praia do Gunga e paga no minimo $40 rsrsrs. É um trecho rápido e gostoso, quando fomos a maré não estava zerada ainda e caminhamos com a água no joelho, depois baixou tanto que quando voltamos parecia mais um deserto, formando uma linda paisagem. Realmente vale a pena!
    Todos os dias saíamos bem cedo do hotel pra aproveitarmos ao máximo. No terceiro dia fomos conhecer o litoral Norte, fomos até Paripueira, onde tem o complexo Mar & Cia que oferece uma ótima estrutura para os turistas, apenas passamos lá pra conhecer mas não ficamos por lá, infelizmente o horário que chegamos não era propício para o passeio às piscinas naturais então continuamos a nossa viagem para conhecer as redondezas e sem “querer querendo” saímos bem na Barraca do Osvaldo, super bem indicado pelo A Bóia como lugar bom e barato pra comer e realmente aprovamos a comida e o atendimento, muito bommmmm! Ainda era muito cedo pra almoço e resolvemos ir um pouco adiante, fomos parar na Praia de Carro Quebrado em Barra de Santo Antônio, uma praia um tanto deserta e muito linda. Com pouquíssima estrutura, apenas uma barraca (carro quebrado) bem simples no início e um outro um pouco mais adiante já na parte das falésias. Confesso que não me interessei em ficar em nenhum dos dois carros quebrados, não pela simplicidade, mas o asseio do lugar da preparação dos alimentos não me agradou nem um pouco, já no segundo carro quebrado não cheguei tão perto, pois fomos caminhando beira mar, sem guia mesmo e optamos em voltar de um certo ponto. A praia é super limpa, apenas vegetação mesmo e/ou uma ou outra garrafa/latinha que algum mal educado passou e deixou por lá, mas em geral a praia é muito bonita. Tiramos bastante fotos e as falésias são bastante impressionantes, mas ainda prefiro o conjunto completo da paisagem local mar+vegetaçao+areia+falesias, muito exuberante! Na volta resolvemos parar na barraca do Osvaldo em Paripueira e almoçar, ainda aproveitamos o finalzinho da tarde por lá e o almoço que foi filé de lagosta, que por sinal muito bom, um prato simples mas bem temperado com sabor de comida caseira e um gostinho de comida de mãe, sabe. Nossa adoramos a comida e o atendimento, os meninos eram super atenciosos. Ah e o Osvaldo, proprietário, estava por lá, também um cara simples e gente boa, inclusive ficou com a chave do nosso carro enquanto fomos ao mar. É claro que voltamos e dessa vez provamos o arroz de Polvo, que delícia gente, só achamos que poderia acrescentar algum acompanhamento ao prato, pois é servido apenas o arroz e sentimentos falta de algo, mas aí pedimos um pirão e uma saladinha pra complemento e tudo se revolveu rsrsrs. Super recomendamos esse lugar, vale a pena!!!
    Um outro dia resolvemos sair bem cedo e pegar a estrada pra Maragogi, triste decepção rsrsrsr Ao chegarmos lá (antes das 9h) não tinha mais passeio às piscinas devido o horário e a tábua da maré que estava a subir, o que desanimou e muito e pouco ficamos por lá. Mas, nem tudo foi tão ruim assim rsrsrs, voltamos pela beira mar e descobrimos umas praias lindas com paisagens incríveis, que faz parte da Rota Ecológica dos Milagres, e fomos parando pra conhecer e apreciar a beleza daquele lugar. Um cenário incrível! Paramos numa linda cidade chamada Japaratinga que tem uma paisagem linda e aconchegante, sim me hospedaria lá sem dúvida alguma, achei um lugar sensacional e isso que pouco ficamos, apenas uma breve passagem mesmo, mas adoramos a atmosfera de Japaratinga. Quem sabe numa próxima oportunidade rsrsrs Ainda continuando o retorno de Maragogi passamos na Cidade Porto de Pedras e São Miguel dos Milagres, porém não paramos por lá, um toró resolveu cair bem na hora que passávamos por lá então resolvemos seguir em frente rumo a Maceió.
    Fomos também a Praia do Francês, lugar gostoso e bem movimentado, ficamos mais afastados dos primeiros quiosques, bem mais tranquilo. Ao chegarmos já fomos abordados pra alugar cadeira e guarda-sol ($20), porém bem em frente onde paramos tem o quiosque Aloha, que oferece o mesmo serviço por $30 mas com direito a consumação, como não sabíamos (marinheiros de primeira viagem) já fomos pegando a primeira opção que nos foi oferecida, por isso aconselho não aceite de cara logo o primeiro serviço que lhe oferecer, consulte primeiro as opções do lugar e aí sim decida-se. Enfim, coisas pra aprender rsrsrs

    Bom sobre as praias urbanas de Maceió de longe e para fotos são lindas, mas de perto e para banho não gostei, como disse no início as ruas têm cheiro forte de esgoto e logo que começamos a caminhar percebemos que não é apenas o cheiro, há sim esgotos a céu aberto e caem direto no mar. Principalmente se tratando das Praias do Centro, Sobral e Pontal da Barra, são totalmente improprias, até parei pra tirar algumas fotos, mas de pontos que não tinha contato com a água porque sem condições, pelo menos pra mim. Decepcionante por ser um lugar tão lindo e tão mau cuidado!

    As Praias de Pajuçara e Ponta Verde são menos piores, porém muito movimentas e acho que por isso não me senti atraída pra um banho de mar por lá. Já Jatiúca é mais agradável, menos cheia e tem um público mais diferenciado, creio que devido a localização por estar mais afastada do ponto comercial (Pajuçara). Como prefiro lugar mais tranquilo me identifiquei melhor com Jatiúca à Ponta Verde e Pajuçara, apenas uma questão pessoal de gosto.

    Bom isso foi um pouco de contribuição sobre minha percepção a respeito de Maceió. Até breve numa próxima experiência!

    Pretendo me hospedar em São Miguel dos Milagres e vou alugar um carro. Como o voo de volta é cedinho (6h30), o que é melhor? Ficar a noite anterior em Maceió? Não achei hotéis perto do aeroporto. É muito desajeitado vir lá de S.Miguel à noite? grato

      Olá, Ricardo! Durma em Maceió. Esteja ciente de que o trajeto entre a zona hoteleira de Maceió e o aeroporto leva 45 minutos. Não é aconselhável viajar à noite nas estradas do interior alagoano. Se o seu único destino é São MIguel dos Milagres, contrate trânsfers. Um carro na região é desnecessário; as praias são difíceis de visitar e o lugar onde você se hospedar já lhe proporcionará belezas diferentes conforme a mudança das marés e com curtas caminhadas para os dois lados.

    Boa noite,

    Primeiramente gostaria de parabenizar o site pelo conteúdo ofertado, tem me ajudado muito em minhas viagens.
    Mas o motivo de meu comentário é para que me ajudem em duas dúvidas: me disseram que em Maceió há algumas praias poluídas, sem condições pra banho. Poderiam me dizer se procede? E se sim, quais são?
    Outra pergunta: Quais praias/locais para quem vai com crianças?

    Desde já agradeço
    Abraço a todos

    Deveria ter lido esses comentários antes de fechar o pacote de viagem, pois irei dia 20/05/16 ro período é chuvoso😭😭

    Olá!

    Estive em Maceió em março de 2016, como pesquisei muito antes da viajem gostaria de poder colaborar e ajudar a quem está para fazer a viajem e tem dúvidas sobre locais, balneabilidade, dias para ficar em fim.
    Primeiro: Caso possa escolher as datas da viajem de preferência para os meses que chovem menos setembro a março e de preferência para a lua cheia ou nova já que a maré fica mais baixa e fará toda a diferença para seu passeio.(consulte as fases da lua).
    Segundo: ALUGUE UM CARRO, cada passeio que for fazer com qualquer agência vai custar em média R$ 60,00 por pessoa mais o valor do passeio, aluguei um carro por R$ 50,00 a diária livre de quilometragem, com ar na vem rent car, fassa uma pesquisa, com o carro você fará seu roteiro, horário enfim é tranquilo tanto ir para as praias do Sul quanto as do norte, como Maceió é relativamente grande fica mais fácil ter o carro seja para os passeios ou para sair a noite.
    Terceiro: Veja a tábua de marés, ela varia dia por dia o ideal é que a maré mais baixa atinja 0,0 a partir das 09:00 no primeiro dia da viajem assim ela varia em 45 minutos por dia, reserve nove dias (dois perdidos no avião) 7 de passeios, assim você aproveitará o melhor das praias nos melhores horários.

    Passeios;
    1° dia: como cheguei na madrugada optei por ficar na orla central, aproveitei para fazer o passeio as piscinas de pajucara bem legal R$ 30 por pessoa na jangada, e pode levar cerveja no isopor, como a maré mais baixa estava as 09: 30 aproveitei bem o passeio, depois fui a barraca lopana em ponta verde o melhor lugar para tomar banho no centro e a melhor barraca de praia, ali encerrei meu dia.

    2° dia: MARAGOGGI, fassa a reserva antecipada pois quando a maré está baixa é bem concorrido pois o passeio é limitado meu passeio saiu as 10 horas, é preciso estar meia hora antes do passeio se estiver em Maceió saia com pelo menos 2 horas de antecedência a estrada é lenta, vale muito a pena lindo, mas fassa já no segundo dia, já que será o mais longo é bom fazer antes 75 por pessoa reservei pelo restaurante frutos do mar. Não deixe de fazer. Depois do passeio vá as praias ao norte não fique na praia de maragoggi, eu fui a praia da bruna, linda.

    3° dia: francês ao litoral sul uns 20 km de Maceió praia mais movimentada, mas bem gostosa. Muitos ambulantes, porém compensa.

    4 ° dia: praia do gunga logo após a praia do francês muito linda emoldurada por coqueiros uma das mais famosas de Alagoas, vá de carro até o mirante do gunga. O passeio de bugue ate as falésias estava proibido pois estavam matando as tartarugas que estavam desovando, mesmo assim vale a pena, muitas pessoas partem de Barra de São Miguel de lancha ou barco mas não vale a pena 30 por pessoa se estiver de carro é bem mais em conta.

    5°dia: ipioca (hibiscus), perfeito para mim o melhor lugar praia de mar azul com água muito leve e quente e o hibiscus a melhor barraca de praia de todas paga 25 por pessoa para entrar mas vale muito a pena, fica uns 25 km de Maceió litoral norte entre pelo condomínio.

    6° dia Barra de São Miguel, praia que dá acesso a do gunga, pode optar por dividir um dia com a do gunga, mas eu prefiro sentar e aproveirar o dia, água muito boa para banho.

    7° dia: Paripueira na restaurante mar e cia, lindo lugar, quando a maré baixa você cansa de entrar mar a dentro de tão baixa que fica, para mim o melhor banho de mar de todas que fui.

    Não consegui ir à São Miguel dos milagres, pois um dia é pouco para conhecer, já que há praias lindas ao seu redor, ideal ir maragoggi dormir lá no outro dia conhecer as praias.

    Espero ter ajudado.

    Dia 19/12/2015 , embarco para Maceio com minha mulher , antes de conhecer , quero agradecer as dicas . Muito obrigado !

    ola, boa tarde!
    li varios post referentes a maceio aqui no site!
    tenho um passeio programado para fevereiro dia 05 ao dia 12 de 2016 e confesso que estou um pouco preocupada com a questao da balneabilidade no litoral de Maceio, essa questao se agrava somente no periodo chuvoso, ou devo me preocupar com isso tambem em fevereiro?
    pensava em me hospedar no ritz, porem vi que ele fica bem proximo a praias que nao sao adequadas para banho.
    Olhei tambem o Meridiano hotel, Hotel Ponta Verde e Areias Belas em Maragogi! Mais parece que nenhuma dessas areas, estao proprias para banho! Isso é verdade?

      Olá, Camila! Se o site do IMA informar que neste momento não estão próprias para banho, então é porque nesse momento não estão próprias para banho.

      Sempre haverá muitas outras próprias para banho. Neste último relatório, por exemplo, a outra banda da Ponta Verde está liberada para banho, assim como quase todas as praias ao sul e ao norte de Maceió e ao norte de Maragogi.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito