Introdução a Maceió

Guia de Maceió

Maceió

A orla mais fotogênica do Nordeste fica em Maceió. Grande parte dos visitantes, porém, só vê as praias urbanas na hora de sair do hotel e de voltar, no fim da tarde: ao norte e ao sul existem praias ainda mais bonitas, e com balneabilidade melhor.

Depois de um dia de passeio, Maceió recebe você de volta com a mais variada coleção de restaurantes que você encontrará numa capital do seu porte. Do sururu nativo à comida peruana, a mesa de Maceió é tão apetitosa quanto suas praias.

Quando ir a Maceió

O tempo é mais firme entre setembro e março. Os meses mais propensos a chuvas são maio e junho. O mar é bonito o ano inteiro, mas fica mais claro nos últimos e nos primeiros meses do ano. O alto verão é também quando a bela praia urbana de Ponta Verde oferece balneabilidade.

O Réveillon é bastante movimentado, com pelo menos duas mega-festas produzidíssimas. É possível comprar ingressos perto do dia, em postos de vendas nos hotéis.

Não há Carnaval em Maceió – a folia mais animada de Alagoas é em Barra de São Miguel. Já o melhor São João é na cidade histórica de Marechal Deodoro, 20 km ao sul.

Como chegar a Maceió

Veja na página Como chegar a Maceió:

Onde ficar em Maceió

A orla de Pajuçara é o endereço de boa parte dos hotéis da cidade – e do comércio voltado para os turistas, incluindo feirinhas de artesanato.

O bairro mais interessante de Maceió, no entanto, é a Ponta Verde, vizinha da Pajuçara. Por ali você na praia mais bacanas e se sentirá num ponto mais residencial e menos turístico.

O outro pólo hoteleiro importante da cidade é a Jatiúca, onde ficam os hotéis com maior estrutura. A beira-mar por ali tem tapioqueiras e até forró (mas o mar nunca está em condições de banho).

Para ficar pé-na-areia fora da cidade, escolha entre resorts em Pratagi e Ipioca (20 e 30 km ao norte), e hotéis na Barra de São Miguel (30 km ao sul).

Confira 45 hotéis, resorts e pousadas explicados na página Onde ficar em Maceió, atualizada em 2023.

O que fazer em Maceió

Nossa página O que fazer em Maceió acaba de ser atualizada. Pegue esses atalhos:

Receba a Newsletter do VNV

Serviço gratuito

    721 comentários

    Pessoal> aos colegas que pretendem visitar Maceió seguem alguns comentários:

    Estive em Maceió e recomendo o Hotel Best Western Premier Maceió( sugestão é fazer reserva pelo Booking, pois este oferece tarifas bem diferenciadas quando comparadas com tabela do Hotel e tem opção de pagar pessoalmente), atendimento muito bom, equipe bem treinada e extremamente educada, hotel bem localizado, limpo, organizado, café da manhã maravilhoso com buffet variado e tem tapiocas e omeletes feitas na hora conforme sua preferência, padrão Best Western inclusive até superior alguns que já me hospedei fora do Brasil. Perto de vários restaurantes, estacionamento com manobristas é cobrado 10 reais por dia mas vale a pena, é um tratamento diferenciado. Hotel fica na orla de Pajuçara e próximo a vários restaurantes como o Imperador do Camarão com pratos deliciosos e bem servidos, entre outros e redes rápidas de alimentação como subway, feira de artesanato de Pajuçara com artesanatos locais e água de coco vendidas a 2 reais. Na praia dos franceses, o melhor lugar que ficamos foi no restaurante beleza tropical que serve tanto na praia quando no restaurante, é o que oferece melhores refeições e com banheiros maiores e mais limpos, confesso que esta praia é um pouco complicada de ficar, pois a cada instante vem algum vendedor oferecer algum alimento ou produto ou serviço de passeio para vender, até pessoas cantando e tocando te envolvendo para cobrar,apesar de as vezes incomodar um pouco tudo é válido, pois vivem do turismo e estão trabalhando, pois são educados, alias destaque para pessoas do alagoas que na minha avaliação, acolhem muito bem o turista. Um ponto importante é que para conhecer bem a região é importante alugar carro e se possível com gps ou usar o wase como foi nosso caso com bom pacote de internet para se localizar nas praias, pois algumas praias ficam distantes. Em relação aos passeios, infelizmente não tivemos muita sorte e pegamos dias de chuva intensa o que acabou atrapalhando os passeios.

    Viajei de 2/5 a 7/5. Me hospedei no Brisa Mar Hotel, excelente atendimento, acomodação e café da manhã. Sol todos os dias, tem chuvas rápidas, mas, somente a noite.

    Visitas: São Miguel dos milagres ( paraíso, inesquecível), Francês e Dunga (show).
    Não consegui ir para Maragoggi e Dunas de Marapé, mas coloquem no roteiro.
    Onde comer: Imperador do camarao ( como o chiclete de camarão). Bodega do Sertão, Parmegiano e Pizzaria Massarela
    Night: não consegui achar um forro bacana, tem o Maikai (casa de show) a noite do turista eh de 4a, quando toca forro, mas eu perdi.
    No mais, Maceio eh uma cidade maravilhosa e hospitaleira, voltarei com certeza
    Para quem for, excelente viagem, 😊☀️

    Olá pessoal!
    Estaremos embarcando para Maceió no dia 03/05, para ficar uns dias. Não conseguimos acessar os relatórios de balneabilidade do IMA.
    As barracas recomendadas nos postos acima estão em funcionamento?
    Passeios até as piscinas naturais: o que vale à pena e onde contratar mais em conta?
    Muito obrigado.

      Olá, Luiz! A página realmente saiu do ar, estranho. Esta é época de chuva, quando as praias urbanas de Maceió costumam ficar todas impróprias. As barracas funcionam. Clique nos posts para ler sobre as praias e passeios, não faz o menor sentido reescrever aqui.

    Estive em Maceió do dia 15/02/17 e hoje (22/02/17) é o último dia =(

    Viajei com minha filha de 1 aninho, primeira viagem com ela, a semana que estivemos foi de Maré alta, portanto quase não não fizemos mergulho, apenas no dia que fiquei em Pajuçara q fui na piscina natural de lá mesmo, não fui a Maragogi por conta da Maré alta, não vale a pena.

    Maceió é simplesmente lindo, o mar e azul/verde de ponta a ponta, muito lindo mesmo! Do Nordeste o lugar mais bonito que já estive.
    Fiquei hospedada no Best Western Premier Maceió, hotel SENSACIONAL, tudo perfeito e impecável, se puder pagar e ficar nele, não irá se arrepender, ótima localização, frente ao mar; perto da fé ironia, restaurantes. Alugamos carro por conta propria, então o horário quem fez fomos nós, sempre lembrando que no Nordeste amanhece mais cedo.

    1 dia fomos a praia do Gunga pois todos falam que lá e bonito então fomos e ficamos no Kanoa, o lugar e bom a praia e bonita mas não expetacular, valeu conhecer, paramos em Barra de São Miguel e preferimos lá, o mar sem ondas pois é cercado de corais o que forma uma proteção, paramos ainda no Francês sonora tirar foto e fomos embora; não gostamos de muvuca e lá e muito cheio.

    2 dia fomos em Ipioca e ficamos no Hibiscus, estrutura expetacular, sensacional, com rede, cama, bastante sombra e o mar muito tranquilo, voltamos no último dia também de tanto que gostamos. Estrutura pra criança e a melhor .

    3 e 4 dia ficamos na praia do hotel mesmo, Pajuçara ao lado das jangadas, o mar e lindo também, porém pra entrar fica bastante algas, confirme vai pro fundo as algas diminuem. Fiz mergulho nas piscinas naturais, porém a maré não estava tão baixa, o passeio e 1h30 achei longo, a piscina não é tão linda assim, já fui em outras muito mais bonitas, e o passeio e cansativo, e muito tempo ficar lá, eles tem barcos que são tipo bar, por causa disso vc vê as vezes alguma sujeira, mas tem peixinhos lindos.

    5 dia fomos pra São Miguel dos Milagres 1h40 de carro, lugar lindo muito lindo mesmo, vale muito conhecer, mar calmo, com a maré baixa fica mais lindo ainda.

    6 dia praia de Parupueira ficamos no Mar e Cia, a estrutura e legal, tem bastante coisa, na frente se forma uma piscina natural perfeita para crianças, porém o mar e bem distante, e tem muita onda, porem sempre com aquela cor azul/verde.

    7 dia voltamos a Hibiscus como já informei.

    Não recomendo o Ottimo que fica ao lado do hotel praticamente atendimento ruim, e comida cara, o Parmegianno e sensacional, Looana e muito bom e preço justo.

    Nossa viagem a Maceió foi a primeira com minha filha, então foi diferente das outras, porém muito gostosa, tranquila, não sofremos em nada, as estruturas muito boas, o mar perfeito, se puderem conhecer todos esses lugares muito bons.

    Olá, Ricardo! Passei 8 dias em Maceió e faço questão de dizer que aproveitei várias dicas suas! Fiquei em Ponta Verde, hotel San Marino. Ótimas escolhas. Bairro tranquilo e o hotel, sem ser um 5 estrelas, atendeu as expectativas. Fui às praias do Francês, de Ipioca e Barra de São Miguel. Amei as três. Não senti necessidade de conhecer outras. Usamos táxi para todo o lado. O motorista, Sr. Sandoval, conhecia tudo e com toda boa vontade tornou nossos passeios inesquecíveis. Recomendo com muito gosto! Agradeço de coração, Ricardo, todas as suas dicas! Parabéns pelo trabalho nota 10!

    Boa tarde Bóia e Ricardo! Conforme as orientações de vocês, vi que a maré faz toda a diferença para o aproveitamento das piscinas naturais… mas gostaria de saber se também faz diferença para se visitar as praias (Gunga, Francês, Milagres, Japaratinga, norte de Maragogi…) Pegarei a lua favorável somente em metade da viagem, a metade de Maragogi! É melhor tentar alterar as datas?

    Desde já, obrigada!

      Olá, Paula! Todos os dias do ano há maré baixa em algum momento do dia em todas as praias. Todas as praias podem ser curtidas com qualquer maré. A maré baixa nos níveis mais baixos só é importante para passeios a piscinas naturais.

    Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

    Assine a newsletter
    e imprima o conteúdo

    Serviço gratuito