Budapeste: Marcie repassa dicas de amiga “insider”

Budapeste (foto: Marcie Grynblat Pellicano)

Se você vai a Budapeste, imprima este post. Ele é a reprodução de um email que a Marcie do Abrindo o Bico recebeu com dicas de uma amiga com parentes na cidade. Repasso conforme recebi :mrgreen:

Texto | Marcie Grynblat Pellicano

Não deixem de ir à Ópera, e se possível assistam a uma.

Városliget é o Central Park de lá.

O metrô foi o primeiro construído na Europa na Europa continental. Algumas estações em Pest são mantidas como eram e ainda usam os vagões antigos, muito interessante.

Tem um pequeno bairro bem no miolinho de Pest que era — e ainda é — o bairro judeu; durante a guerra era o gueto.  A Sinagoga principal, em estilo mouro, é muito linda, e foi toda reconstruída, financiada por Toni Curtis em homenagem ao pai. Junto à Sinagoga tem um museu que vale a pena ver (aliás os museus são todos ótimos). A Sinagoga fica na Dohany uca, é só perguntar que todos conhecem, tem um café famoso perto dai que se chama Spinoza Kávéhaz, na Dob uca.

As termas de águas naturais, com massagens, etc. são bastante famosas e freqüentadas. Existem várias, mas as melhores são as do Hotel Gellért do outro lado do rio, em Buda; é antigo e muito bonito.  Outra recomendável é a Szecseni Furdö.  Tem uma ilha muito bonita no meio do rio, a Margit Sziget, onde também tem um hotel antigo e famoso com termas e um ótimo restaurante. Não deixem de provar o fígado de ganso, que é a iguaria especial da Hungria, e a sopa fria de cerejas azedas (se você acha que o borscht é bom, depois me conta).

Eles têm uma marca local de cremes de rosto, Helia-D, que são ótimos, vale a pena.

Recomendo também pelo menos um jantar num restaurante típico com musica cigana. Tem um restaurante famoso e supostamente muito bom (provavelmente caro), chama-se Gundel.

Vou passar uma listinha de restaurantes e cafes tipicos que vale a pena provar:

  • Duna Corso — restaurante bem em frente ao rio (ótimo para almoço). Praça Vigado ter, 3
  • Sipos — bons peixes, Fo ter, 6 , em Buda, perto dos monumentos.
  • Matyás Pince — antigo, famoso, muito bom e acho que tem música, e num porão, todos conhecem.

Alguns cafés famosos e muito bons:

Chega de comer!  Voltando um pouco para o problema dos judeus durante a guerra, tem um monumento muito unusual, e na beira do Danúbio, mais ou menos em frente ao Parlamento: uma fila de sapatos de bronze — lembrando os judeus que foram fuzilados na beira do rio e jogados no próprio (corre a historia de que as águas do rio ficaram vermelhas do sangue).

Budapeste (foto: Marcie Grynblat Pellicano)

Köszönöm, Marcie!

Leia mais:

132 comentários

Gostaria de deixar aqui uma dica sobre táxi, já que o post é sobre Budapest e não estou achando outro lugar para falar sobre. Como sabemos, em Budapeste, os taxistas não são confiáveis, assim como em Praga. Precisei chamar um táxi por volta da meia-noite para a manhã seguinte e entrando na net, descobri essa empresa e fui na sorte. Deu super certo, o motorista nos esperando na estação de trem. Programamos outras saídas com a mesma empresa e o serviço foi impecável. Deixo aqui os detalhes, caso alguém precise.

https://www.taxibudapest.eu

[email protected]

Address: H-1119 Budapest, Petzval József utca 22/b

Phone: +36 70 645 4444
Taxi in Budapest – TaxiCab

oieee preciso de uma ajuda.
eu vou fazer um viajem para Europa com os meus pais e eles não gostam de avião então estou montando um roteiro onde possamos ir de trem mas claro sem ficar muitas horas tb.. e queria uma dica!! Depois de Paris gostaria de ir para Praga, Viena e Budapeste e encerrar com Berlim. Qual a sua sugestão? Qto tempo leva de uma para outra ? Qual cia de trem recomenda para fazer esses trechos?
E qual é a melhor ordem entre os paises para ganhar tempo… Agredeço se puder me ajudar… bjsss

Olá! Preciso de ajuda! Qual a melhor forma de ir de Budapeste a Praga? Estarei lá em junho. Não encontrei vôo barato e não sei em qual compania comprar passagem de trem. Abraço!

    Olá, Vanessa! Vá de avião mesmo; a viagem de trem leva muito tempo. O melhor seria incluir o trecho na sua passagem internacional.

    Infelizmente, já comprei a passagem internacional. Uma amiga que morou em Budapeste deu a dica de usar o trem noturno que ela usou várias vezes. Depois de ler que vocês fortemente recomendam não usar, desisti. Agora estamos pensando em ir de ônibus (https://bustickets.studentagency.eu). Li relatos interessantes sobre esse serviço. Alguém aqui já usou? Será que compro a passagem aqui do Brasil? Abraços.

    Olá, Vanessa! Ônibus são a maneira mais em conta de se locomover na Europa. Apenas leve em consideração que são menos confortáveis do que os brasileiros: os assentos são menos acolchoados e reclinam muito pouco.

Heloísa, a temporada de óperas em Budapeste começa em setembro. Julho e agosto normalmente não tem nenhum espetáculo (ópera, ballet, concertos etc.) porque são as férias de verão da Europa.

Estarei em Budapeste de 13 a 17 de agosto, de 17 a 20 em Viena e de 20 a 23 em Praga. Tenho olhado os sites indicados para compra de óperas, em especial as dicas da Wanessa e da Maria Teresa e, nao tenho visto disponibilidade para as datas mencionadas. Alguém saberia o motivo?

    Heloísa, a temporada de operas na Europa normalmente acontece a partir do outono. Talvez seja esse o motivo.

    São as férias de verão na Europa. Quase todas as atividades artísticas permanentes como orquestras, cias. teatrais e afins não funcionam no período.

Queridos(as) amigos(as) viajantes

Fiquei super feliz pelas dicas e opiniões que todos vocês deixaram e surpresa pela quantidade delas, ou seja, mostra que as cidades que penso em ir valem à pena mesmo. A princípio estarei eu e meu namorado, e não pensamos em alugar carro mas utilizar trem para os deslocamentos, aí já surge a dúvida de ser este último o melhor meio de transporte ou não!!! Estamos com hotel reservado em Budapeste de 26 a 30 de abril, devido um Congresso que inicia dia 27 e vai até 30, assim, gostaria muito de saber se algum de vcs conhece brasileiros que estejam morando por lá, e que eu pudesse entrar em contato (meu inglês não é mto bom…magiar então nem se fala rsrs, meu namorado fala bem o inglês, mas estará em função do Congresso). Algumas dicas de roteiro que a Fê Costta me deu foi visitar a suíça (mais próximo de Veneza) ou visitar a Romênia (mais próx. de Budapeste). O Lu adorou a história da Romênia…em função do Conde Drácula, eu já não sei se gostaria…., mas as cidades que a Fê indicou parecem ser bacanas: Brasov, Sibiu e Timissoara….seria beeemmmm diferente!!!
Pois é amigos….até um pouco antes de abril teremos que nos decidir, e desde já agradeço à todos e todas pelas ótimas dicas!!!!

Grande abraço!!!!

Gauchinha, bom dia.
Acho Innsbruck e Salzburg lindas demais e vale mesmo a pena 2 noites em cada uma.
Sugestão de hotel em Innsbruck: Grauer Bär.Já fiquei 2 vezes nele, ótima relação preço/benefício e localização excelente.Tem no booking.com.
Abs, Bruno Beltrão.

    Oi Bruno

    Valeu pela dica de hotel e sobre as cidades, muito obrigada!!!!

    Abraço!!!!!

Gauchinha,

Pelo que vi vc está programando 5 dias em Budapeste. Não sei se está considerando os dias de chegada e saida, mas 4 dias inteiros em Budapeste sao suficientes para uma viagem bem tranquila, 3 tb daria pra ver tudo mas num ritmo um pouco mais puxado, 2 seria frenetico demais. So falei isso pq se precisar de um dia a mais para seu roteiro intermediario nao vai te atrapalhar.

Abs

    Oi Gustavo

    Obrigado pela dica…..o hotel já está reservado de 26 a 30 de abril…..há um Congresso de 27 a 30 que meu namorado irá participar!!! Assim, não daria para modificar esses dias, mesmo assim, valeu!!!!

    Abraço!!!

Gauchinha,
Licença para um palpite: eu ficaria mais tempo em Veneza! No roteiro proposto, seis dias é pouco tempo, mesmo considerando que Salzburg e Brastilava – conheço ambas – podem ser vistas em um dia. Como vocês se deslocariam? As distâncias não são tão curtas quanto parecem…

    Oi Lu

    Obrigada pela dica. Como já estivemos em Veneza em 2009, gostaríamos de conhecer outros lugares, e aí é que vem as diversas opções rsrsrs. Nosso meio de transporte será trem ou avião (eu prefiro trem rsrsrs). Por isso suas opiniões são muito importantes!!!

    Grande abraço!!!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito