Buenos Aires, por quem acabou de chegar: “Vida normal e muitos cuidados”

ricardocosti

Recebi essa tuitada aí de cima do Ricardo Costi quinta-feira, e só não retuitei porque estava (estou) terminando um trabalho atrasadíssimo e nem deveria estar no Twitter.

Pois nem bem voltou, e ele já postou numa caixa de comentários aqui do blog seu relatório sobre a vida real em Buenos Aires. Os grifos são meus :mrgreen:

“Pessoal, acabo de retornar de Buenos Aires e, até o momento, em perfeitas condições de saude. Nem um leve congestionamento nasal tive, apesar do frio e, claro, da sombra da gripe.

Estive 4 dias por lá. Tudo corre normalmente em Bs. As., shoppings e cafés lotados, restaurantes mais vazios, mas não se vê máscaras nas ruas, apenas nos aeroporto.

O uso de álcool-gel é intenso e necessário, usei a todo momento, assim como todos na cidade.  Em alguns restaurantes, junto com os temperos, é entregue um tubo de álcool-gel, assim como nos toilettes é farta a oferta do produto e nos corredores dos shoppings.

O shopping mais lotado em que estive foi o Alto Palermo; era assustador, confesso, o número de pessoas lotando lojas e aproveitando liquidaçõees. Os preços valem a pena.

E, com a queda do número de brasileiros por lá, me senti tratado como rei em todos lugares (no hotel um upgrade imediato para uma megasuite).

Nos bairros da Recoleta e Palermo, especialmente, parece que a gripe nem existe. Todos dizem não conhecer alguém que já a contraiu.

Como havia feito um check-up médico dias antes de viajar, e estava em perfeitas condições de saude, fui mais tranqüilo e retornei com a mesma disposição.

De todo modo, a propaganda oficial é intensa quanto à gripe em Buenos Aires:  na TV a todo momento, muitos outdoors pela cidade, em todas entradas do metrô (que não utilizei) placas e luminosos orientando sobre, e nas lojas de departamento e supermercados a todo momento gravação solicitando que as pessoas mantenham 1 metro de distancia entre elas como precaução.”

ricardocosti2

Obrigadíssimo, Xará! É exatamente esse tipo de depoimento, de alguém que tenha estado nas ruas (e não em frente a uma tela de computador, como parecem estar os correspondentes portenhos dos jornais), que a gente estava precisando.

E atenção Vibanas: por conta da histeria em torno da gripe, os preços já começam a baixar. A Sylvia me avisou por email e o Rafael Targino por twitter que a Gol está liquidando as passagens para Buenos Aires. Eles encontraram ida e volta SP-Bs.As.-SP por R$ 350 até novembro. Eu só consegui encontrar por R$ 400, mas que não deixa de ser uma pechincha.

Buen viaje!

Leia também:

Gripe suína: Ministério da Saúde responde dúvidas no Twitter

Argentina e Chile: Na dúvida, não viaje

Voltou recentemente do Chile e da Argentina? Conte se a gripe suína pegou você ou não.

56 comentários

Riq, acabaram de fazer a pergunta certa para a pessoa certa – “será que eu devia aproveitar uma oportunidade de ir para BA só pagando passagem agora em Agosto?”. Resposta: este post ha ha

Pessoal, gostaria de passar um dia, não me hospedar, na Estancia Villa Maria (aquela da novela A Favorita), alguem já fez um day trip para lá? Tem alguma informação de algum tour?

Sylvia, fiquei curiosa… Qual a causa da queda no preço das passagens no fim de semana sem nenhuma promoção anunciada? No site da Gol, confirmei q isso aconteceu mesmo.

    Me metendo: deve ser porque durante a semana há bastante venda via agente de viagem.

    Sempre aconteçe isso, desde abril, tenho encontrado preços no minimo 50 reais a menos ,cada perna nos finais de semana . E quando penso : perdi essa barbada , no outro findi aparece de novo .
    A maioria são tarifas com 30-60 dias de antecedencia , saindo e chegando no meio da semana ( nada a ver com os 10 dias no destino que o pessoal fala )
    Quanto a BsAs , mesmo baixando muito o preço do voo , o final quase não se altera pois eles aumentam os valores das taxas 🙁

    Riq e Sylvia, o fato é que agora, só compro passagem em fim de semana!
    Mesmo pra BsAs, Sylvia, vi uma diferençazinha entre o preço do domingo e o de ontem.

    Descobri ontem que comprar BsAs ,do Rio ou Gru , num final de semana ,é 100 reais mais barato do que Poa BsAs comprada durante a semana 😉

Esas notícias são muito tranquilizadoras.
Gostaria de saber como está Bariloche.
Estou indo Sábado e dou notícias pra voces de lá.

É por essas e outras que tô me mandando pra Argentina e pro Chile mês que vem. Xô gripe! Vambora viajar!
Abraços

Ricardo, também resolvi desconsiderar o alarme exagerado e estou indo para BsAs neste domingo. Aí, rolou uma dúvida que pode não consegui desfazer via Google: o Banco de la Nación do Ezeiza fica aberto também aos domingos? Você ou alguém aqui saberia me dizer isso? Abraços.

Lendo os relatos acima fico mais tranquila e confirma meu posicionamento .Estou indo à BsAs na próxima terça(21/07).Alugamos um apto na Recoleta e prometo relatar a situação ( gripe ,compras,passeios, etc.).Tenho lido muito sobre a apidemia e cheguei a conclusão que não cancelaria esta viagem por conta da gripe A, pois corro o risco de pega-la aqui em Agosto.Conforme estudos e projeções, ela estará em seu pico(aqui) no final de agosto.
https://rodadeciencia.blogspot.com/2009/06/epidemia-chegou.html

Obrigado Riq. Tentarei usar esta semana em quarentena para organizar minhas proximas ferias no Brasil, usando como guia (of course) minha nova Biblia “100 praias…”. Riq, vc tendria que tentar a versao em espanhol do seu livro pra vender aqui na Argentina, acho que seria um sucesso total!

Cada vez que eu estou me acostumando com a idéia de não viajar nas próximas férias, vem um post desses sobre BsAs…

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito