Cajón del Maipo de carro, no inverno: dicas e cliques da Simone 1

Cajón del Maipo de carro, no inverno: dicas e cliques da Simone

Ovelha no caminho do Embalse el Yeso

Cajón del Maipo estava na lista de desejos da Simone faz tempo. Em sua primeira visita a Santiago, os planos deram errado: o guia com quem havia acertado o passeio descumpriu com o combinado, propôs pouco tempo de permanência no local e ela preferiu adiar a aventura. De volta a Santiago após dois anos, ela e o marido decidiram alugar um carro e conhecer a região por conta própria.

Ir ao Cajón del Maipo de carro funcionou bem para a Simone, que é fotógrafa e aproveitou para fazer os registros incríveis que ilustram esse post. O inverno atrapalhou um pouco a caminhada, mas criou um cenário dramático para as fotos. Vai pela Simone:

Texto e fotos | Simone Lobo
Estrada para o Cajón del Maipo

Cajón del Maipo fica a aproximadamente 60 km de Santiago. Alugamos um carro e fomos com GPS, é bem sinalizado. Em menos de 1 hora chegamos na cidade.

Decidimos conhecer Embalse el Yeso depois de ver algumas imagens e relatos por aqui. Mas, como fomos no auge do inverno, algumas dicas são importantes.

Chegando em Cajón del Maipo, seguimos o “Caminho al volcán” e nem precisamos parar para perguntar. Há placas por todos os lados.

Sinalização no Cajón del Maipo

Estrada para o Embalse el Yeso

A estrada é sinuosa e linda, você não vai se cansar de tirar várias fotos.

Quando entramos na estrada que vai para o Embalse, começa a parte mais linda. Parecia que estávamos subindo o Valle Nevado. A paisagem é belíssima, se prepare para cruzar com cavalos selvagens, raposas e cabras no meio dos Andes.

Estrada para o Embalse el Yeso

Estrada para o Embalse el Yeso

Estrada para o Embalse el Yeso

Como a estrada é de terra e marca 29 km para chegar ao Embalse, demora cerca de 1 hora, indo devagar e curtindo a paisagem. Mas não adianta ter pressa, o caminho é incrível.

Chegando lá é que é a questão. Eu havia visto uma foto com o chão de terra. Fui de bota comum, com solado de couro e, ao chegar, tivemos que estacionar o carro um pouco antes da represa e andar pelo menos 1 km na neve.

Caminho para o Embalse el Yeso

A estrada fica impedida e perigosa. O gelo estava cobrindo todo o caminho.

Estrada para o Embalse el Yeso

Neve de um lado, ribanceira de outro.

Então, uma dica: caso vá no inverno, use botas de neve para não correr o risco de se machucar.

Bom, a dificuldade vale a pena porque eu nunca tinha visto um lugar tão lindo em toda a vida. Silêncio, lago azul turquesa cristalino com montanha de neve por todos os lados.

Embalse el Yeso

Embalse el Yeso

Embalse el Yeso

Vale o passeio mil vezes.

Depois vi no Google Maps que a estrada vai bem mais adiante e a represa também. Deve ser muito lindo quando é possível caminhar ou mesmo seguir de carro até mais longe. Mas dali já é espetacular.

Se estiver em Santiago, programe 1 dia inteiro para fazer esse passeio, mas eu acho que Cajón vale uma esticada maior, pois tem muita coisa a oferecer. Tem estação de esqui, glaciar, vulcão, enfim, eu ficaria pelo menos uns 3 dias por lá.

Espero ter ajudado.

Muito obrigada, Simone! Parabéns pelo seu trabalho!

Leia mais:

63 comentários

Oi Simone!
Estou indo agora em setembro e vou me hospedar por lá. Considerando que irei acordar por la, vou ganhar tempo para começar cedo o dia. Quero conhecer as thermas, El Yeso e El morado, preciso conciliar para dar tempo. Voce gastou 1/2 dia em El Yeso? Queria conciliar ele com El Morado, mas parece que em El Morado tem muito tempo de caminhada…Qual o tempo que gastou, sem contar Santiago?

    Olá, Sy! Desculpe a intromissão 😀 Reserve um dia inteiro para o passeio a Cajón del Maipo.

Bom dia,
Dia 28 de agosto estou indo a santiago e vou tirar um dia para Cajon.

Alem da represa podemos ir para o canion que existe em cajon? A existência de neve para quem não esta habituado a dirigir assim na estrada causa algum impacto?

Da pra combinar este passeio com outro próximo no mesmo dia? Um carro comum chega la fácil?

Outra duvida: Pretendo tirar um dia para curtir uma estação de esqui. Minha noiva quer o vale nevado pela estrutura e fama. Eu queria portillo por ter mais contato com os andes, alem do belo lago del isca que tem la, creio que a paisagem em portillo seria mais interessante, ja que queremos esquiar, mas não somos especialistas e nem queremos ser.

Grato,

Oi Simone, muito legal!!
Me fala uma coisa, é melhor fechar os passeios direto em Santiago ou reservar pelo site antes (ainda no Brasil) é uma boa opção (mais barato?)?

Notei que Banos Colina e Banos Morales abrem apenas no verão, mas no site da Sky total tem um passeio para CAJON DEL MAIPO – BAÑOS COLINA (https://www.skitotal.cl/cajon-del-maipo.php) que inclui caminhada na neve com raquetes e banho nas piscinas. Please, me ajuda, como isso funciona?
Obs. Estarei em Santiago na ultima semana desse mês.
Muito obrigado.

    Olá, Thiago! A Simone não foi em Baños Colina. Se a operadora oferece o passeio, é porque as termas funcionam também no inverno 🙂

    Você pode reservar ao chegar em Santiago, sem problemas.

Olá! adorei seu relato! estou indo para Santiago semana que vem, e esse passeio com certeza entrou nos meus planos! Uma dúvida… Estou indo com uma amiga, você acha arriscado fazermos esse percurso somente em duas pessoas? e chegando lá, o que você recomenda para fazermos???

Ótimo relato, encoraja as pessoas a fazerem esses roteiros diferentes.
Eu achei esse local pelo google maps, iriamos para Santiago então pesquisamos as redondezas, e quando fui digitar Embalse del Yeso, tivemos a certeza que iriamos lá, me arrependi de ter feito bate e volta como você falou, vale mais alguns dias a estadia.
Fui final de agosto de 2013, estava interditado tbm parte da passagem, e fomos caminhando.
Ouso em dizer ainda, que a melhor parte da viagem foi esse local, muito melhor e barato (de graça) que vale nevado, ao meu ver claro.

    Concordo com você, Maira, eu acho o passeio melhor que Vale Nevado, principalmente para alguém, como eu, que não saber esquiar. Mas para quem vai pela primeira vez ao Chile na época de neve, o Vale ou outras estações de esqui são paradas obrigatórias 🙂

Fui lá no ano passado com minha esposa, no inverno, a nossa sorte que temos um amigo chileno e nos levou de carro até lá. Recomendo a todos este passeio, lugar incrível para fotografar!!!!!

Bom dia! Vou ao Chile pela segunda vez e em Julho, gostaria muito de conhecer esse local, como você fez para alugar o carro?
Aguardo 🙂

    Olá, Helen! Recomendamos você dar uma conferida no nosso parceiro Rentalcars, que compara preços descontados de várias locadoras.

    Oi Helen,

    A dica da Bóia é ótima! Eu peguei indicações de locadora com próprio hotel em que ficamos (Holliday Inn Las Condes) e não tive nenhum problema!

Simone, muito bom o relato, parabéns !
Lendo sobre este lugar, fiquei muito interessado em ir, vou para Santiago em Setembro, e provavelmente pegarei neve nessa região. Em algum momento, antes de parar o carro, você chegou a pegar neve na estrada ? Fico preocupado pois não tenho a minimo experiência em dirigir nessas condições. Assim como a Rita (comentário acima), fico muito receoso com a ideia de não haver muito movimento, pois vai que tenha algum problema no carro, etc… a preocupação aumenta quando você cita em parar o carro e ir caminhando…rs… isso algo normal, onde outras pessoas também fizeram, ou o carro foi “abandonado” para trás, rs? Desculpa a bateria de perguntas e preocupações… Desde já, obrigado !

    Oi Diego! Obrigada, é um prazer ajudá-lo.
    Em setembro a neve em Santiago é bem diferente de agosto, quando eu fui. Você vai aproveitar, mas o gelo já estará derretendo, não no auge.
    Só peguei neve no ponto que comentei, cerca de 1km antes de chegar ao Embalse, onde o carro realmente não chegava e todos iam a pé.
    A estrada é de terra bem batida, relativamente larga, não dá medo.
    Todos param o carro no mesmo local e continuam caminhando até chegar ao Embalse. Arrisco que talvez você consiga ir mais adiante, onde não fomos porque eu estava com o calçado errado.
    Com relação à segurança, vi apenas casais de turistas e alguns santiaguinos fazendo churrasco na beira da montanha.
    O passeio inteiro é lindo, vale a pena.
    Depois me conta como foi. Boa viagem!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito