2x Cajón del Maipo: de ônibus de linha e em tour organizado

cajon-de-maipo-abre2

A Luiza e a Benahia passaram o dia em Cajón del Maipo, mas fizeram passeios bem diferentes — e viram paisagens distintas, também. A Luiza foi de ônibus de linha e se aventurou pelas trilhas do cânion El Morado. A Benahia contratou um tour para curtir, sem pressa, as águas termais de Baños Colina.

Vai por elas:

El Morado

O passeio econômico da Luiza: trekking por conta própria

Estou em Santiago desde 6 de janeiro, e como estou na casa de uma amiga, ela tem me orientado para os passeios de forma que eu consiga fazer tudo de modo muito mais econômico. Fiz o passeio de El Morado, por conta própria, de ônibus. Pesquisei passeios guiados, tudo muito caro, entre 50.000 e 80.000 pesos chilenos. Levando em consideração que a entrada para o parque custa 2.000 pesos (mais ou menos R$ 8), considerei desnecessário gastar tanto. Como eu só queria fazer o passeio no Monumento El Morado, descartei a hipótese de pernoitar por lá. Para ir de ônibus é bem simples.

Chegada em Baños Morales

Entrada do parque

A linha de ônibus comuns Turmaipo reserva um ônibus para o destino Baños Morales (onde fica El Morado, as águas termais e o vulcão). De outubro a 1 de janeiro, só tem ônibus aos sábados, domingos e feriados. A partir de primeiro de janeiro e até 15 de março, sai um ônibus todos os dias. A saída é no Terminal de Metrobuses Bellavista de la Florida (penúltima estação da linha 5 do metrô). O valor de ida e volta das passagens é 8.000 pesos. A saída do ônibus do terminal é às 7h30, pontualmente (só sai um ônibus com esse destino por dia). No fim da tarde, esse mesmo ônibus volta de Baños Morales às 18h. Quem preferir pegar o ônibus em Puente Alto, nas proximidades da estação de metrô Las Mercedes, o ônibus passa às 7h50, aproximadamente. Por San José de Maipo passa mais ou menos às 8h30 e chega a Baños Morales aproximadamente às 10h. Mas não vá esperando por um ônibus de viagem… É um ônibus urbano comum, dos pequenos (micro), azul e branco, escrito “Metrobus”, e o número dele é MB-72. Caso a pessoa queira chegar ao Terminal de Buses ou a Puente Alto utilizando o metrô, basta ver a localização do hotel em relação à linha do metrô, e simular o trajeto no site.

Trilha em El Morado

Para fazer o trekking em El Morado, use roupas leves, boné, leve muita água, um lanche leve, frutas, e não deixe de usar bloqueador solar fator 50. Pense que vai caminhar por, pelo menos, 4 horas, num lugar árido e sem nenhuma árvore onde possa se proteger do sol. Mesmo utilizando bloqueador solar, fiquei com a marca da camiseta no braço. Na volta ventava muito, e um hidratante labial também vai muito bem. Minha filha de 13 anos foi comigo, e a recomendação do guarda, na entrada, é de que não andássemos além do lago, que fica a 6 km.

Rio de degelo

A subida não é fácil para quem é sedentário, e tem ainda os efeitos da altitude.

Acho que essas informações são ideais para quem gosta de caminhar e gastar pouco. Este é, de fato, o “caminho das pedras”.

Baños Colina

O passeio relax da Benahia: banhos termais em tour organizado

Também fui para Santiago agora em janeiro e faltando uns dias para viagem descobri Cajón del Maipo. Queria muito ir a Baños Colina e achei um anúncio de excursão com a Manzur Expediciones . Resolvi arriscar e reservei as vagas por e-mail. Valeu muito a pena! E pelo que li no comentário da Luiza, acho que o preço que paguei foi bem abaixo das outras excursões.

Em Santiago, fiquei no Ibis Providencia, e o local de encontro com o Manzur era em frente à Plaza Italia, no metrô Baquedano. Super perto do hotel, eu e meu namorado fomos caminhando na ida e na volta até o ponto de encontro.

Trajeto a Baños Colina

Baños ColinaBaños ColinaBaños ColinaTrajeto a Baños Colina

Eles estavam lá no horário marcado. Fiquei com medo de ser uma van velha ou algo do tipo, mas a van era nova, confortável, deu para dormir na volta (na ida tem que ir acordado, pois a paisagem vale a pena e até encontramos uma llama no meio do caminho, já no parque).

Baños Colina

A van nos deixou lá nas piscinas termais às 11h e voltou às 16h. O lugar é lindo, as piscinas estavam bem cheias pois era um domingo e estava muito sol. Aliás, não tem sombra no local, nenhuma, igual a Luiza falou, nem uma árvore, então tem que levar protetor, chapéu, camisa, tudo que puder proteger para não queimar muito. Lá em Baños Colina tem banheiro e ducha, para quem quiser trocar de roupa depois. O banheiro não é dos mais limpos, mas ajuda.

Muita gente passando lama na cara, relaxando nas águas, foi um passeio bem diferente do restante da viagem em Santiago, Viña e Valparaíso. Gostei muito e recomendo o Manzur Expediciones. Paguei 16.000 pesos por pessoa (a entrada nas piscinas custa 8.000 pesos e já está no pacote).

Um grupo de americanos que estava na mesma van foi para fazer trekking. Eles pagaram $4.000 a menos ($12.000 no total) porque não entraram na área de Baños Colina. A van deixou o grupo deles um pouco antes da entrada das piscinas. Um outro grupo que estava com a Manzur, mas em outra van, levou bicicleta e também ficou um pouco antes da entrada, pagando menos.

Paramos no caminho em uma casinha bem típica para ir ao banheiro e comer, era uma espécie de bar. O caminho é realmente bonito de apreciar.

Bom, é isso. Saímos 8h da Plaza Itália e chegamos por volta das 19h. Baños Colina é bem no alto, então fica a 3 horas de Santiago. Acho que é uma ótima dica para quem ficar em Santiago.

Adoramos os passeios, Benahia e Luiza!

Em Cajón del Maipo também está a represa Embalse El Yeso e há outras muitas atividades para escolher, como rafting e cavalgadas. Pode valer, inclusive, o pernoite, como relatou por aqui a Joana. Quem preferir, pode ir até lá dirigindo. Mais informações no site oficial.

Fizemos o passeio com a empresa Chile Premium Tours (tem pagina no face), que tem representantes no Brasil e no centro de Santiago, então podemos pagar por depósito ou pay pal em reais, ou lá em pesos. A van busca a gente no hotel na hora marcada e guias super atenciosos, combinam tudo por whataspp. Fizemos a visita ao Embalse el Yeso e depois, parada nas Termas de Colina. No caminho, paramos numa padaria em San Jose del Maipo para lanchar e no fim do passeio, depois do banho de termas, eles montaram uns queijos e vinhos, com direito a vinho Concha y Toro! Excelente! recomendadíssimo!

O PASSEIO É LINDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O problema desse passeio se chama Manzur Expediciones!! Fui no dia 26/10 e pegamos um motorista chileno com uma cara de poucos amigos e zero palavras!! Andou o caminho inteiro conosco sem trocar uma palavra se quer, não nos disse nem que tinha um vulcão ali, se não tivesse pesquisado antes não saberia… Manzur Expediciones NÃO recomendo

Muito obrigado pelas dicas. Fizemos o passeio Cajón del Maipo em Setembro e utlizamos as dicas daqui. Mas vale dizer que o metro de Santiago abre somente às 8:00 da manhã aos domingos, então se você for fazer o passeio até Banos Morales de ônibus, você terá que pegar um taxi até o ponto de saída do ônibus.

Oi pessoal, para quem estiver pensando em ir para Cajon del Maipo em setembro, acabei de voltar de lá. De pesquisar bastante, e descobri que há poucas informações disponíveis pra gente. .. resolvi alugar um carro. Comprei a passagem de avião sem saber que dia 18 e 19.de setembro eram feriados nacionais ni Chile. Resolvi passar 18, 19 e 20 de setembro lá. Pesquisei aluguel de carro na rental car e era o dobro do preço que na Chilean (saiu 120.000 pesos 4 dias a nissan cabine dupla, eles passam 350.000.pesos no seu cartao de garantia e depois estornam qdo a gente devolve, deu tudo certo ), pois o dono da pousada “casa de Carlitos” onde ficamos (que amamos) recomendou alugar um carro alto. E por sorte a chilean era na esquina do meu hotel em bellavista (hotel boutique tremo, que fica tb na esquina do patio bellavista, gostei muito , com exceção do fato de querem me cobrar os 19% de imposto q são só para chilenos). O Waze funciona bem lá. .. vc pode comprar um chip (comprei da entel que esta com uma . promoção que nas terças e quintas vc paga uma entrada pra esquiar no vale nevado e ganha outra de graça) mas se vc usar o.wifi do hotel e.colocar o endereço o waze funciona..mesmo depois q perde a conexão. . So nao.pode desligar rs. Foram 50 min ate o a Casa de Carlitos..super tranquilo. Lá fomos no primeiro dia ao embalse e yeso..e foi lindo!!!! Tinha neve em todas as motanhas no caminho d no final 0a4a chegarmos ao lago precisamos caminhar 20 min a pé (estava de bota impermeavel, mas tinha gente de alstar e foi super tranquilo. No caminho brincamos na neve e a estrada a maioria é asfaltada e no final de terra… tipo visconde de maua mais ainda bem melhor. No segundo dia tentamos a caminhada ao el morado, mas primeiro que você nessa epoca so.pode iniciar a caminhada ate as 12:30 h , depois disso o guarda nao deixa mais… e nessa época q neve cobre a trilha..e eles só permitem 3km de caminhada (ate o glaciar são 9 km) e vc precisa estar com as botas de borracha de neve, e as raquetes que pod no.pe..e dai desistimos de voltar no dia seguinte… pois 3 km ia ser sofrimento pra nao ver nada…dai o guarda sugeriu seguir caminho em direção ao banho colinas (que sao as termas..e que tb está interditado o caminho devido a neve) e pararmos depois de uma ponte..15 min depois do banho.morales… e lá tinha uma area cheia de gente.. descemos de ski bunda caseiro..rsrsrs brincamos na neve..e a vista é lindaaa. E no terceiro dia fomos a lagunilhas ( estação de ski de cajon del maipo, mas esta fechada e sem neve), e dirigimos depois em direção ao maitenes, um vale ( mas esse passeio da pra cortar..fizemos pq era um dia q programei pra.ir a banho colinas..mas ja q estava fechado)… esse vale tb é muito bonito e ora quem faz trekking tem uma trilha de 5 dias, mas vc precisa acampar e avisar a guarda florestal 5 dias antes pra ganhar autorização- mas oelas cotos q vi nao é mais bonito donque torres del paine ) acho q nessa epoca 2 dias é suficiente ja que muitas atrações estão indisponiveis…mas o.local é lindo demais! No caminho de volta iamos passa na Santa Rita ( mas era segunda feira..e as viniculas mais famosas fecham nas segundas 🙁 , eu nao sabia ).

Cajón Del Maipo é um lugar maravilhoso! E o melhor é aqui do lado do Brasil e muita gente nem faz ideia que existem paraísos assim tão perto! 🙂

Bem, em fevereiro fui ao Chile e resolvi ir até Cajon Del Maipo. Contatamos uma agência que encontramos no Facebook e nos post aqui do viaje na viagem a Manzur expediciones. Mandei mensagem pelo Whats App número 569 93357800 e combinamos tudo… O lugar é bonito mas, na minha opinião, não vale a via crucis. A viagem é muito longa.
E o local nao tem NENHUMA INFRA-ESTRUTURA. Sem lanchonete, entao se quiser comer ou leva marmita, como os locais fazem, ou anda cerca de 30 minutos até uma biroska muito acanhada. O banheiro coletivo é surreal. As piscinas são quentes? Sim são. Mas a água é muito fedorenta a enxofre ou lama mesmo. Parece que vc está entrando em uma piscina de lama de esgoto. Eu só conseguia pensar nas maravilhosas águas limpas, quentes e cheirosas que temos por aqui em Caldas Novas. Espero que não se ofendam com esse post, já que todos falam tão bem. Mas é bom estar consciente do que vc vai encontrar.

Acabei de chegar se Santiago em 15.03.15, havia visto o post falando de Cajon de Maipo e resolvemos pegar o ônibus sugerido. As 7:00 da manhã do dia 13.03 estávamos na estação de metrô La Florida e não havia nenhum ônibus direto da Turmaipo como informado pela Luiza… O ônibus existe, mas funciona somente de sábado e domingo…como era sexta e não iamos ter os outros dias disponíveis resolvemos pegar o ônibus de linha comum até São José de Maipo e lá tentar achar algum guia ou passeio… Depois de 1:30 chegamos na cidadezinha onde todos foram simpáticos, mas não havia nenhuma empresa/guia… Sugeriram que fôssemos até a próxima cidade São Gabriel, mas também não havia nada…voltamos pra Santiago sem conseguir chegar nas termas. Minha sugestão para os que lerem este comentário é de tentar achar uma excursão paga com antecedência se não podem acabar não conseguindo nada. Abraços

Ótimo site, está me ajudando muito!! Simone Lobo suas dicas serão muito úteis, pois irei em Julho pra lá… Muito obrigada Bóia e demais 😀