Cajón del Maipo: quem dá o caminho das pedras?

Lago no Cajón de Maipo, ChileA Simone Lobo está considerando aproveitar sua estada em Santiago para dar um pulinho na região do Cajón del Maipo, do ladinho da cidade. A região toma emprestado o nome de um cânion no vale do rio Maipo, mas esconde muito mais do que isso: por lá você encontra banhos termais, lagos, trilhas.

As dúvidas da Simone são como chegar — e se é melhor ir por conta própria, de carro, ou em passeio organizado.

Na net o que eu achei foi um site que tem cara de oficial, o CajondelMaipo.com. A melhor informação sobre como chegar, porém, achei foi mesmo no Frommer’s. O site de Cajón lista 6 destinos de passeios no vale; o Frommer’s destaca dois e sugere também uma parada em Pomaire, um vilarejo indígena onde são produzidos objetos de cerâmica.


É difícil achar passeios organizados online; o mais próximo que cheguei foi a este tour que combina uma visita à Concha y Toro (que fica no vale do Maipo) com vistas do cânion.

Você foi ao Cajón del Maipo? De que jeito? Curtiu? Diz pra gente, vai! Gracias!

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email
Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem
Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire
Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem


97 comentários

Oi.
Acabei de voltar de Santiago. A viagem foi ótima, e com as dicas do blog melhor ainda.
Fiz um passeio para Glaciar del Morado, fui com a http://www.jorgeexcusiones.cl
Lindo o lugar, vale a pena demais!! Mas já aviso, é puxado, três horas de subida na neve, muita neve!!
Infelizmente no site não informa que o passeio é tão puxado e eu, como mineira que não conhece frio, fui despreparada.
Por isso, àqueles que forem, roupas e calçados para neve, uma garrafinha de whisky tb ajuda, rsrs… e muita, muita disposição, pois não é fácil.
É isso.
Carla/BH

Alguem indo de 17 a 24 novembro para a regiao??? para dividir despesas e/ou alugar carro e/ou contratar excursao??

Acabamos de voltar do Chile, e fizemos uma visita a Cajon de Maipo. Na verdade tudo aconteceu sem querer. Após chegarmos a Santiago, decidimos alugar um carro, estávamos em 5, para visitação de Vinícolas no Vale do Colchagua,e no dia seguinte queriamos ir ao Valle Nevado. Em conversar em um restaurante, um chileno nos orientou para visitarmos Cajon de Maipo, a partir de San José de Maipo. Foi uma viagem Fantástica e inesquecível. Sugiro que se vá de carro 4×4, e alugamos uma L200. O caminho depois de San Gabriel, possui 50 km de terra, na verdade, cascalho. A paisagem é de babar, existe um grande lago cor Turquesa, Lago del Yeso, e depois mais 26 km, existem as termas. O caminho não é muito bom nem seguro, mas quem tem espírito de aventura irá adorar. Não existem postos, lojas, ou afins, depois de San Gabriel, mas a paisagem é única. Confiram, pois fica a duas horas de Santiago.

Boa noite pessoal.

Estou indo em novembro para Santiago e pretendo usar 2 dias para passear pela região de El Morado, mas fazendo bate e volta em Santiago já que não deveremos pernoitar na região.

Irei com carro alugado 4×4 mas estarei com duas crianças (8 e 4 anos). Tinha pensado em talvez em um período ir até o Embase El Yeso pois pelo tudo que vi é possível chegar de carro diretamento no destino) e ir para a região das termas com o trajeto ao parque El Morado. Acredito que seria possível caminhar com eles até pelo menos as Águas Panimávidas (1 hora). Há possibilidade depois deles se manterem nessa região e eu continuar o trajeto.

Alguém fez esse trajeto e sabem também sobre a segurança no local? Dá para mulheres e crianças permanecerem num trajeto sozinhos?

    Olá, Fabio! Tudo o que sabemos está armazenado nos comentários anteriores.

    Bom, programei ir até o Embalse el Yeso e tentarei iniciar a trilha para El Morado ao menos até a Lagoa El Morado. O que eu queria saber era se alguém já chegou a ver crianças nesse trajeto pq estou preocupado se os Cuidadores do Parque acabam bloqueando a entrada da trilha para crianças. Depois que eu realizar o passei coloco as opiniões aqui. Grato

Acabei de voltar do Chile e fui ao Embalse el Yeso por conta própria. Como já foi dito
Acima, é um passeio de pura contemplação, sem qualquer
Esforço físico. Da pra ir e voltar tranqüilamente no mesmo dia se vc estiver hospedada em Santiago. Alugue um 4×4 (só por garantia caso chova, pois nessa época nao tem mais neve na estrada…) com GPS. O GPS vai te levar na porta da represa.

Já o parque el Morato inclui uma caminhada de 6 horas para conhecer o local e recomendaria ir com guia, pois há relatos de pessoas que se perdem por lá.

Olá pessoal!

Estive em Santiago no último mês de março com meu marido e minha sogra e fomos até Cajon del Maipo (mais precisamente ao Embalse el Yeso). Alugamos um carro e fomos por conta própria. Foi uma aventura pois o dia estava muiot quente e o nosso carro começou a esquentar demais (são 25 km só de subida). No meio do caminho, chegamos a desistir da empreitada com receio do carro nos deixar na mão (não havíamos cruzado com um carro sequer até então) e quando estámos descendo de volta (desapontados é claro), avistamos um carro subindo. Fizemos sinal para que ele parasse: era um casal de chilenos com uma menininha no banco de trás (detalhe: em um carro muiiito mais velho do que o nosso). Perguntamos a eles se podíamos seguí-los e eles não se importaram. Moral da história: valeu muito a pena a aventura pois a represa é de um azul que eu nunca havia visto antes, rendeu-nos belíssimas fotos e uma história para contar. Espero ter sido útil.
bjos

Cynthia, eu fui ate Embalse el Yeso porque queria um passeio diferente e com visual e contato com os Andes. Adorei. Porem nao tem o que fazer alem de contemplar a maravilha da natureza. Eu, particularmente repetiria este passeio.

Complementando a pergunta anterior: ou será q o melhor de Cajon de Maipo e ir a Embalse del Yeso e não al Parque el Morato ou os banhos de águas termais? Desde já obrigada pela ajuda

    Olá, Cyntia!

    Vamos colocar sua pergunta no Perguntódromo. Mas já vamos adiantando que as perguntas sobre Cajón dificilmente são respondidas. Leia novamente os comentários anteriores, faça suas pesquisas para decidir.

Viajo dia 3/10 para Santiago e estou querendo fazer o passeio a Cajon del Maipo. Entrei em contato com a http://www.jorgeexcusiones.cl ( dica da Anette aqui no perguntodromo!) mas estou na duvida se faço o trekking no parque El Morato ou o passeio para banho nas águas termais de banos colina. Nao podei fazer os dois. Alguém tem uma sugestão? Bjs

D. Bóia,
Uma amiga vai em novembro para Santiago e gostaria de passar uns 3 dias nesta região, mas ela tem problemas nos joelhos e não pode descer escadas (rampa, ok) nem caminhar muito. Você saberia dizer se ela conseguiria visitar os Baños? Alguma recomendação de hotel sem escada e que tenha piscina de água termal?
Obrigada! 😉

    Bóia, muito obrigada! Se ninguém aparecer com alguma dica, faço “o dever de casa” depois do Seminário Viajosfera e coloco aqui o que encontrar, ok? 🙂

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.