Câmbio na Venezuela (pra Mariana)

Sobrevoando Los Roques

Como muitos de vocês devem saber, a Venezuela vive sob um regime cambial todo próprio. A cotação oficial de sua moeda, o bolívar fuerte, é de 2,15 por US$ 1.

Na vida real, porém, US$ 1 vale 5,75 bolívares fuertes (chegou a valer 7 bolívares fuertes em agosto).

Publicar a cotação do paralelo é proibido; o máximo que você consegue é consultar em páginas da internet que pesquisam mas não armazenam o dado, como esta aqui.

A diferença abissal de cotações faz com que o turista que não troque seus dólares no paralelo pague tudo muitíssimo mais caro do que custa. O “certo” a fazer é se virar como todos: pedir os preços em bolívares e trocar seus dólares no câmbio negro.

Quando eu fui, em 2003, a diferença era bem menor (“apenas” 50%) e eu já tinha pago tudo em dólar mesmo, por cartão de crédito; então não tenho nenhuma dica pessoal para dar.

A Mariana deixou um comentário num outro post querendo saber se ela pagasse a pousada por PayPal pegaria a cotação oficial ou paralela. Pela lógica, como envolve cartão de crédito e transações interbancárias, eu acredito que seria a cotação oficial. Mas se alguém já tiver passado por isso na prática e puder contar o que rolou…

Aproveitando: se você esteve recentemente em Los Roques, por favor conte pra gente como foi trocar 1) negociar o pagamento com a pousada e 2) trocar os seus dólares. Foi no aeroporto de Caracas? Foi em Los Roques? Você conversou sobre o assunto abertamente por email com a pousada, ou o assunto foi tratado em linguagem cifrada?

Conta pra gente!

Leia também:

Los Roques, meu Corpus Christi inesquecível

97 comentários

Estive em Caracas em Nov/2007. Como não tinha informações precisas sobre a cidade tive que pesquisar. Descobri o blog de um venezuelano chamado Pepe Aldana. Entrei em contato com o Pepe e o mesmo com muita gentileza me passou informações úteis sobre câmbio, segurança, lugares, etc, em Caracas. Se alguem quiser estou disposto a ajudar. Anotem o endereço.

Pepe Aldana

https://laguiadecaracas.blogspot.com/
https://twitter.com/laguiaccs
https://twitter.com/pepeven

Ola,
Estive em Los Roques em maio desse ano e como todo mundo que ja esteve là, so tenho um unico conselho: ESQUECAM cartao de crédito e paguem tudo, mas tudo mesmo, com bolivares trocados no aeroporto de Caracas ou em Los Roques. Em Los Roques até na farmacia se troca euro ou dolar, eu consegui 6.50 bolivares para cada euro, fiquei rica! 🙂
Esqueçam Pay Pal também, pois eles usam o cambio oficial. Fui sem reserva e negociei o preço da pousada na hora. Para garantir que nao seria enganada com bolivares falsos, troquei meu dinheiro na propria agencia que me vendeu a passagem Caracas-Los Roques-Caracas! Fica no terminal nacional e se chama Canaima, se nao me engano…

Riq, to lendo o blog de durante minhas férias e achei o encontro das meninas superpoderoças!!! Adorei mas quero ter certeza que a Carmem leia – Só vi hoje, to lendo o blog de durante minhas férias. Carmem, vc é linda (as outras eu já sabia!!!)
😉

Oi gentem,

Fui a Los Roques em novembro de 2008. O combinado com a pousada (Mediterráneo) era pagar o valor das diárias em dólares, cash, quando chegasse lá. O voo Caracas-Gran Roque paguei pelo PayPal. Esse acho que não teria como negociar de outra maneira. O fato é que, chegando ao aeroporto de Caracas, troquei os dólares que pretendia gastar nos passeios, no dia a dia, no câmbio negro, com um sujeito que nos abordou no saguão do desembarque internacional. Eram 4 BF pra um dólar, na época, contra 2 BF por dólar nas casas de cambio oficiais. Fizemos o cambio na santa paz, mas claro que o cambista quis ir até a lanchonete do aeroporto, pra não ter que balançar o dinheiro ali, no meio do saguão. Depois continuamos cotando outros sujeitos, e todos praticavam o mesmo câmbio paralelo. Na volta, cinco dias depois, tinha subido um pouco, pra 4,3 BF pra um dólar.

Oi Boa Tarde! Ricardo, desculpe….estou usando seu maravilhoso blog como utilidade pública!! rs…
Estou indo para os EUA e queria passear tb no Canadá. Não fiz meu visto canadense. Alguém sabe se em alguma fronteira rodoviária consigo passar só com o visto americano?
Obrigada! Bjs!

    Oi Regina, que eu saiba isso não é possivel, pois TODAS as fronteiras dos EUA e Canada sao super bem controladas. Se não, já pensao a bagunça da imigração ilegal?

    Regina, precisa do visto Canadense sim, que é bem mais tranquilo de tirar do q

    Ops…do que o americano, pelo menos pra turista (para estágio médico hospitalar não, hahaha).

Riq,

A questão dolar x cartão de crédito x Bolivares é sempre uma polêmica!!

Minhas sugestão, com conhecimento de causa, leve dólares e troque por Bolivares Forte no cambio negro.
Pagar tanto com cartão de crédito, tanto com dolares vai sair caro. Já que a diferença da cotação ofical/negra é de 30%.

Se pagar em Pay Pal provavelmente tambem pagara a cotação oficial. O jeito é tentar negociar com a Pousada no cambio negro já que eles estão bem abertos a essa prática. Agora o ideal mesmo era conseguir dar só uma entrada via pay pal e pagar o restante no local. Vai de conversar bem com a pousada…

Não tivemos problemas em trocar dinheiro em CCS pois levamos somente notas de 20 dolares e grampeamos 5 em 5. Como eles aplicam o golpe em notas de 100 o cara ficou espantado com a nossa enjambração… depois vimos ele mostrando aos outros cambistas o engenho!:lol:

QQ dica a mais, passa lá no blog. Tem a série completa de Los Roques: http://www.carolwieser.wordpress.com

Beijos

QUE FOTO!!!

    surrupiada, isso sim….uma folga danada do dono desse blog…Imagine só..usar foto da família, assim, na maior….humpf! 😆 😆

    Pode processar, tô com DOIS adEvogados, o dr. Ernesto e a dra. RastaFlavia.

Mais uma pergunta neste assunto:

Meu irmão vai chegar em Caracas num domingo de madrugada – será ue ele consegue encontrar alguém prá vender dólares prá ele?

    Ele corre risco. Terá que recorrer a algum daqueles caras que ficam lá no aeroporto plantado. O Miguel e a Lígia abrem seus quiosques as 6h da manhã, pra pegar o fluxo dos passageiros do vôo da Tam. Eu esperaria. Com o miguel e com a Lígia não tem erro. Eles não iriam se queimar pois mantém o negócio deles no aeroporto. Já com os avulsos, não tem nada a perder.

    Valeu, Anderson.
    Passei até os dados deles pro meu irmão, quem sabe entrem num acordo… nem que tenha que esperar umas horinhas no aeroporto 😉

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito