Cancún ou Playa?

A Karol pede dicas de Cancún e pergunta por que eu prefiro Playa del Carmen (vilarejo 70 km ao sul). A Carla disse para ela ficar tranqüila, que dá para ser feliz em Cancún, e deu o caminho das pedras.

Deix’eu me explicar, então.

Malcomparando, a diferença entre Cancún e Playa del Carmen é como a diferença entre a Barra da Tijuca e Búzios. Ou entre Natal (para quem fica na Via Costeira) e Pipa (para quem fica na vila). 

Eu acho que vale a pena cacifar a diferença e ficar em Playa del Carmen, sim (mas na vila, não em Playacar, que é um condomínio anexo chatíssimo, ao sul do centro). A praia é mais bem-freqüentada (menos americanos caretas, mais europeus e sul-americanos; as duas fotos abaixo são de lá) e dá pra sair à noite a pé, fazendo o footing da Quinta Avenida e a ronda dos bares. No departamento turismo Playa também está mais bem localizada — mais próxima dos parques Xel-ha e Xcaret, de Tulúm e de Cozumel.

  playa230v.jpg playa230h.jpg

Mas concordo com a Carla quando ela diz que os pacotes para Cancún são imbatíveis; e dos hotéis normalmente oferecidos na Riviera Maia só um, o Gran Porto Real, fica realmente em Playa — mas tem uma péssima fama de overbooking no Tripadvisor (além de ser all-inclusive, o que não é interessante num lugar com tanta oferta de lugares bacanas como Playa).

Pergunta: por que os operadores brasileiros não oferecem pacotes em conta para lá? Se você abrir o Despegar.com (o Decolar argentino) vai ver Playa como destaque na primeira página — junto com Búzios, Rio, Salvador e Varadero (e nada de Cancún!).

Meu conselho: eu compraria só a passagem  a Cancún e, indo em dupla, arriscaria um hotelzinho com diária de até 100 dólares em Playa, como o Cohiba. Não deve sair muito mais caro do que o pacote, e você ainda escapa de algum resort raspa-de-tacho em Cancún.

66 comentários

Olá.
Já fui a Cancun em 2009, com 14 anos, e vou de novo dia 4 de março, com 16.
Vou com meus pais, e eles já reservaram hotel e etc.
Ví na internet que em Playa del Carmen tem Sky Diving (paraquedismo), e eu e minha mãe queriamos muito fazer.
Gostaria de saber quanto tempo demora pra ir de Cancun até Playa del Carmen, e gostaria de saber também se é vantagem ir e voltar no mesmo dia, mesmo que seja só para fazer Sky Diving.
Desde já agradeço.

    Em torno de uma hora e meia, de carro. Vale a pena ir à Playa del Carmen não somente para o sky diving, mas para conhecer também. É possível um bate e volta.

Olá Ricardo e tripulação, Playa será um dos meus destinos de férias. Após ler as dicas (básico pra definir meu roteiro)e não achar nada sobre aluguel de imóveis, dei uma pesquisada e achei o seguinte site: http://www.playaisfun.com.
AMEI (pelo menos pelas fotos)e, é bem recomendado pelo tripadvisor (http://www.tripadvisor.co.uk/VacationRentalReview-g150812-d1499463-Dec_30_Availability_Charming_ARENA_BLANCA_Condo-Playa_del_Carmen_Yucatan_Peninsula.html).
Mas a pergunta que não quer calar é… Será que é de confiança? Há alguma maneira de me certificar sobre isso?
Aproveitando… Riq, PARABÉNS pelo 6º ano! Sucesso sempre! Abraços,

    Olá, Val. Uma vez bem indicado pelo Trip Advisor, normalmente não tem erro. Porém seria recomendável ler cuidadosamente as críticas dos usuários, e não apenas considerar a nota final, para se certificar que está mesmo dentro do que você espera. O Google também costuma ser um bom delator de roubadas!

Olá Ricardo … tudo bem ? Sou sua leitora há tempos …sua dicas são muito preciosas …hoje estou precisando de umas ajuda…quero ir à “Cancún ou Playa” qual é seu hotel preferido, um hotel bem localizado e com bom preço.
proximo dos centros comérciais e que não seja all inclusivo.

abraços

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.