Cancún x Playa del Carmen: a comparação da Bel 1

Cancún x Playa del Carmen: a comparação da Bel

Cancún

De viagem ao Caribe mexicano, onde você escolheria se hospedar: Cancún ou Playa del Carmen? Dividir a estadia meio a meio é 100% viável – e foi o que a Bel fez. A questão é que, mesmo sendo tão próximas, Cancún e Playa têm personalidades bastante diferentes. Corre-se o risco de curtir muito uma metade do roteiro, e a outra metade… é, nem tanto assim.

Uma das duas ganhou o coração da Bel, e no relato a seguir ela conta qual, e por quê. A Bel também aproveita para comparar os parques Xel-Há e Xcaret, e alertar sobre algumas armadilhas dos principais passeios da região.

Diga lá, Bel! Cancún ou Playa?

Texto e fotos | Bel

Sempre pego todas as dicas das minhas viagens aqui, então vim dar uma pequena contribuição para este site fantástico. Fiquei 14 dias entre Cancún, Playa del Carmen e Miami, em julho passado. Minhas impressões:

Playa del Carmen: por que não vale a pena ficar em Cancún

Playa del Carmen

Concluí que não vale mesmo a pena ficar em Cancún. Playa del Carmen é o canal. Perto de todos os passeios, praias, e ainda tem uma noite deliciosa, onde tem tudo: ruas animadas, tipo um “rústico chique“, com lojas de todo tipo: desde grifes até simples souvenires. Ótimos restaurantes, e um clima meio Rua das Pedras, em Búzios…

Ficamos 5 dias no hotel Porto Playa, uma decisão acertadíssima, depois de muita pesquisa. Os hotéis em frente ao mar são muito barulhentos por causa das festas, ou caros demais, e este é apenas a uma quadra do mar.

O Porto Playa é muito confortável. Os quartos são como apartamentos. No meu caso, que fui com 2 filhos, escolhi um quarto com uma sala e duas suítes.

O café da manhã é tomado no quarteirão de baixo, num simpático restaurante com mesinhas na calçada. No hotel eles te dão 2 opções de locais para o café: neste restaurante ou em clube de praia em frente ao mar. Mas a primeira opção é infinitamente melhor, com mais qualidade, e tudo a la carte.

Tulum

Não deixe de ir a Tulum. Praia linda e lindas ruínas à beira-mar. Há muitas opções de praia e a cada dia íamos a uma diferente, mas Tulum foi a mais bonita.

Quinta Avenida, Playa del Carmen
Só curtição

Cancún: os contras… e um pró

Cancún

Resolvemos ficar 3 dias em Cancún, após muita insistência dos meus filhos adolescentes que achavam que Cancún é que era o melhor. Ficamos no resort Grand Park Royal Cancún, que escolhemos com base nas opiniões do Trip Advisor e nas informações daqui do site (onde li que era melhor ficar até no km 11 no máximo, para pegar um mar mais calmo).

Após o segundo dia no hotel, nós todos (inclusive meus filhos) nos arrependemos de ter deixado Playa e ainda pagar muito mais caro por isso. A comida do resort deixa muito a desejar, como na maioria dos all-inclusive. Num calor e sol de rachar, nunca conseguíamos um guarda-sol, nem na praia, nem na piscina, pois o hotel dispunha de pouquíssimas unidades deles, que eram marcadas desde a véspera . A noite foi uma decepção, um engarrafamento até o local das baladas todo dia, e muita bagunça pra entrar. Playa também tem balada, sem filas e engarrafamentos, e num clima mais legal.

O hotel The Royal (atual Hyatt Zilara), ao lado do meu, era bem melhor – e bem mais caro, também.

Pelo que descobri, o Hyatt Zilara, o Live Acqua Cancún e um outro que não me lembro o nome estão no ranking dos melhores, mas nem pude cogitar pois não aceitam menores de 18,e meu filho mais novo tem 16. (O que faz desses hotéis melhores ainda… depois que os filhos crescem, a última coisa que você quer na suas férias é um hotel lotado de crianças!)

Ah, não caiam no conto do hotel que você ganha internet de graça se destinar algumas de suas preciosas horas assistindo a uma apresentação do grupo The Royal. Horas perdidas, e a internet grátis é grátis pra todo mundo no lobby. Não nos deram a internet no quarto, e não quisemos pagar a pequena fortuna que pediram.

Cancún

O melhor de Cancún: é o mar mais bonito que já vimos… com cinquenta tons de azul!

Pra ajudar na escolha

Passeios

Xcaret versus Xel-Há

Os passeios Xcaret, Xel-Há e outros similares são parques “fabricados” para americanos. Imaginávamos belezas naturais e nos deparamos com parques estilo Disney, onde tudo é bonito, mas artificial. Filas quilométricas para tudo, para pegar bebida, e até um simples sorvete. O ingresso era caro, mas com a desculpa de ser all-inclusive, a gente achou que valia o preço. Mas a comida é muito ruim e gordurosa. Os restaurantes de fast food então… um horror.

No Xcaret então, que é enorme, há pelo menos uns 7 restaurantes, distantes um do outro, e caímos na besteira de esperar a fome vir para depois escolher onde comer. Resultado: rodamos o parque inteiro (repito: é enorme) debaixo do sol e com fome… e não achamos onde comer, pois tinha filas de espera em todos os restaurantes, e sem previsão de tempo. Depois de esperar bastante, ainda comemos muito mal. Mas tem que conhecer, é bonito e tal, mas vá sem muitas expectativas.

O Xel-Há, na minha opinião, é mais legal, bem menor, mas com a ilusão de ser mais “natural”, a praia artificial é mais bonita, e não enfrentamos filas tão grandes para comer como no Xcaret. Os famosos cenotes são mais ou menos todos parecidos.

Cozumel: vale a pena?

Cozumel

Vale, e muito, o bate-volta a Cozumel. Como eu disse, pra quem está em Playa del Carmen tudo é mais perto. Pega-se o catamarã (muito confortável, com ar-condicionado) ali mesmo no centro de Playa. O mergulho com snorkel é imperdível, mas mais uma vez nos sentimos na tal armadilha de turista. São muitas empresas que oferecem o mesmo passeio e não tem como saber qual é melhor e mais profissional. Eles te vendem 2 horas de mergulho, e nem dão 2 horas inteiras de passeio. Eles te levam em 3 pontos próximos onde tem corais e onde ficam outros tantos barcos fazendo o mesmo serviço, e nos mesmos pontos.

Nosso barco tinha capacidade para 8 pessoas e fomos junto com 4 cariocas divertidíssimos, o que amenizou a nossa chateação. Pois o mar é de uma transparência impressionante, seria delicioso curtir um snorkel ali com calma, vendo aqueles corais belíssimos… e a realidade foi outra: os 2 “marinheiros” do nosso barquinho eram mal humorados e carrancudos, mal descíamos do barco com o snorkel e eles já gritavam com a gente para irmos embora. Não ficamos nem 10 minutos em cada ponto! Nós não gostamos do serviço, e ficamos com a impressão de que caímos mesmo numa roubada. Se tivéssemos conhecimento de como era o passeio, teríamos tentado alugar um barco para ficar mais tempo, mesmo pagando mais.

Alugamos um jipe para dar a volta na ilha antes do mergulho, o que vale muito a pena.

Prepare-se para a volta no final do dia: fila enorme para comprar o ingresso da balsa e quase 2 horas esperando.

relato leitor viaje na viagem
As viagens do leitor

E Isla Mujeres?

Também é passeio para um dia inteiro, e só vá se você tiver dias sobrando. Deixamos para meus filhos fazerem o tal nado com os golfinhos lá, nos indicaram um lugar só pra isso, não me lembro o nome. Eles curtiram, mas parece que não é diferente dos outros lugares de Cancún e Playa. Não era preciso ir até lá. O lugar pra quem espera também não tem guarda-sóis o suficiente, e chega uma hora em que você não agüenta o sol rachando e não acha uma sombrinha sequer. As poucas estão ocupadas! E a comida (também é inclusa no valor do ingresso) é horrível, um buffet pequeno, com pouquíssimas opções.

Seguindo viagem

Aproveitamos a escala em Miami e ficamos por lá 4 dias. Também foi a primeira vez, e lamentamos novamente os 3 dias que gastamos no resort em Cancún. Poderíamos ter ficado mais em Miami. Mas Miami é outro assunto!

Espero ter ajudado!

Obrigado, Bel!

Playacar Palace, em Cancún

Quando comecei a ler o relato achei que estava falando de outro Cancun…rs. Estive em Cancun em fevereiro de 2013 e digo que até hoje foi a melhor viagem que fiz, e olha que já viajei muito. Fiquei 10 dias hospedada no hotel Krystal Cancun que fica na melhor localizaçáo da cidade, proximo de shopping, restaurantes, baladas, inclusive a cocobongo, além do mar ser sem ondas. O hotel tem 4 estrelas e fica literalmente na praia, alem de ter varias piscinas. Nao optei por all inclusive porque Cancun tem muitas opçoes legais de restaurantes. Ate o cafe da manhã paguei a parte quando queria, e o que posso dizer que nao era nada espetacular, mas era variado e saboroso. Fui ao xcaret e achei lindo, a gente nao sabe o que é real ou fake, mas era tudo tao lindo que nao me preocupei com isso. Tem varias opçoes de restaurantes e comida. Nao peguei fila em nenhum momento, comi a vontade. Nao era nenhuma comida gourmet, mas tambem nao era ruim, temos que considerar que é um outro país e possui comida com temperos diferentes do nosso, que sem duvida é muito bom. Fui tambem ao xplr que é um parque voltado pra aventura, só peguei fila na tirolesa no inicio da manha, mas nada que atrapalhasse meu humor e minhas ferias. O ingresso oferece lanches ate 17h e almoco, tudo feito com ingredientes funcionais, ou seja, aqueles que fazem bem a saude. O outro passeio foi o nado com golfinho que incluia transporte, almoço e um passeio em islas mujeres que vale a pena pra conhecer. Fui a cozumel e o ingresso que comprei incluia transporte, mergulho com snorkel, almoço e passeio pela região. Os responsaveis pelo o barco que nos levaram para o mergulho eram bastantes simpaticos e gentis, tanto que me ajudaram já que nao sei nadar direito e aplicaram remedio em minha irma que se machucou com a agua viva. Fizemos 3 paradas para mergulho, em lugares diferentes e que duraram ao todo 2h. Passei rapidamente por playa del carmen e o que posso dizer é que é um lugar semelhante a buzios e morro de sao paulo, logo tem uma proposta diferente de cancun e nao se pode comparar, apesar de ter achado o mar de Cancun mais bonito. Acho que se tivesse lido apenas essa comparação entre os 2 lugares, nao teria ido a cancun e com certeza me arrependeria, tanto que planejo voltar em 2015 e ficar hospedade em cancun, no mesmo hotel, repeti os passeios e fazer outros. Ah, sai todos os dias e noite e em nenhum momento vi engarrafamento em cancun. Andei por lá traquilamente de onibus, que passam toda hora e levam pra varios lugares.

Eu fiquei no fim do ano 5 noites em Playa e 5 noites em Cancun. Como esse post faz uma comparação, aqui vai a minha…
Achei a praia de Cancun mais bonita. Sinceramente a praia de Playa nao me encantou tanto assim. Tanto as construções em frente q são feias, qt o mar mesmo…
Já com relação aos restaurantes e ao estilo do lugar curti mais Playa, onde pudemos fazer mt coisa a pé, sem precisar de taxi ou onibus o tempo todo.
Mas a verdade mesmo é que eu me apaixonei pela cidade do México, onde passamos 5 noites antes de seguirmos para a Riviera Maia.

Acabei de voltar de lá e achei o centro de Playa del Carmen beeeem caidão, Quinta Avenida com ares decadentíssimos. Enfim, pode ser impressão minha ou posso ter dado azar mesmo.

Fato é que a hotelaria do entorno de Playa está cada vez melhor, com ótimos resorts recém inaugurados/reformados (como os Paradisus e todos de Mayakoba).

Mas Cancun também tem pra todo mundo — hotéis excelente pra quem pesquisa com calma e acha o seu perfil (cada um tem o seu, e hotéis viznhos tem percepções diametralmente opostas).

Uma coisa concordo: o Hyatt Zilara (ex The Royal) e o Live Aqua, ambos em Cancun, são os melhores para o público adulto. Estive nos dois e a estrutura é impecável e a alimentação/bebidas de primeiríssima linha, mesmo sendo all inclusive (estilo que eu não sou nem um pouco fã, diga-se).

Também dividi minha estadia na região entre Cancun e Playa, e diria que a primeira poderia ser ignorada se não fosse por um pequeno “detalhe”: o mar. Playa é um lugar MUITO mais interessante, mas o mar, pelo menos na época em que fui, decepcionou um pouco. Sempre com muitas ondas. Não é que fosse feio, mas não chegou nem perto do de Cancun, que era espetacular..

Há uns anos atrás passei a semana de Carnaval em Playa.Fui a Cancun um dia para compras e balada..Dei Graças a Deus que segui a dica do Comandante e fiquei hospedada em Playa!Muito mais charmoso q Cancun!

Li todo o relato, bem completo, parabéns.

Fiz a mesma coisa em meados de 2012. só que fiquei 7 dias na Riviera Maya ( hospedada no Barceló Maya Beach) pois assim estaria mais perto de atrações como Cobá, Tulum e Xel-Ha, e 5 dias em Cancún. Como gosto não se discute, eu acho que um dos melhores dias de praia que peguei foi em Isla Mujeres, na playa norte. Já Cozumel, particularmente, não foi muito bacana. O dia tb não estava dos melhores, meio nublado, o que compromete muito. No entanto, achei que a beleza e tranquilidade do lugar está comprometida pelo numero de cruzeiros que passam por ali. Então nesses 2 pontos tive uma impressão diferente.

E gostei tanto de Cancun como de Playa, na minha concepção são locais diferentes, difícil comparar e dizer que um é “melhor”.

No fim , essa minha trip pelo mexico durou 27 dias, e deu pra curtir bastante, é o que importa bo final 😀

Abs!

Concordo com a Érica! Na minha estadia em Cancun/Playa, a melhor praia foi Isla Mujeres. Muito perto e fácil de chegar.

Olha, fiquei em Janeiro desse ano 5 dias entre Cancun e Riviera Maya, após uma viagem pelo México.. São dois lugares bem diferentes mesmo.. Riviera Maya bem mais sossegada. Só que pelo fato de ser inverno (com um calor bem agradável), as atrações e praias em Cancun estavam bem mais tranquilas. Em nenhum momento cheguei a pegar alguma fila grande para qualquer coisa… Os guias com quem conversei mencionaram que essa era uma das melhores épocas para se viajar pelo México, com menos gente nas atrações, menos chuva e calor mais ameno.. Valeu muito à pena viajar no inverno mexicano!

Quando comecei ler o relato dessa viajante achei que ela havia ido pra um cancun diferente do qual eu fui.
    Estive em cancun em fevereiro de 2013 e digo que foi ate hoje a melhor viagem da minha vida. O local é lindo e o povo é simpatico, gentil e sempre disposto a ajudar. Fiquei no hotel krystal cancun que é 4 estrelas e fica na melhor localização de cancun. Proximo a shopping, restaurantes, baladas como a cocobongo, alem de ficar aonde o mar é tranquilo. Nao optei por all inclusive porque cancun dispoe de varios restaurantes bons e queria experimentar tudo. Fui para o xcaret que é lindo e permite contato com a natureza, nao peguei fila pra nada e o que posso dizer é que a comida nao é nada espetacular, mas tambem nao é esse horror como foi citado. Temos que considerar que a comida de outros paises é bem diferente da nossa, alem disso quandi se faz comida em grande quantidade como restaurante a kilo nunca sera igual a la carte. O xplor é um parque pra wuem gosta de aventura. Oferece comida e lanche quase o dia todo e só peguei um pouco de fila na tirolesa, mas nada que prejudicasse minhas ferias. Fui pra isla mujeres atraves de um pacote que incluia nado com golfinhos, transporte e almoco. Mais uma vez digo, tempero de comida lá fora é diferente e cancun imita muito os EUA e sabemos que a comida americana nao é a melhor do mundo. A isla mujeres vale a pena fazer como eu fiz, bate-volta pra conhecer. Fui pra cozumel e fiz snorkel que durou quase 2 horas com tres paradas diferentes. O pessoal do barco que levou a gente era bastante simpatico, gentil , paciente e ainda me ajudou já que eu nao sei nadar direito. Nao fiquei em playa del carmem, passei rapidamente e pude perceber que é semelhante a buzios e morro de sao paulo. Enfim, cancun é lindo, os passeios foram incriveis e pretendo voltar em breve. Acho que nao dá pra dizer quem é melhor, se cancun ou playa del carmen, pois sao duas propostas diferentes. Confesso que se tivesse lido apenas o relato desse leitor com certeza noa iria pra cancun e certamente estaria perdendo uma grande viagem. Fiquei 10 dias em cancun, saia tanto de dia como a noite e em nenhum momento vi engarrafamento.

Acabei de voltar de Cancun e tenho a mesma opinião !! Foi tudo maravilhoso !!!

Nossa!!! Que bom ouvir isso, ja estou com minha viagem comprada para julho, fiz muita pesquisa antes de comprar, na hora que li o relato acima me deu uma angustia…mas li tantas coisa boas que prefiro acreditar na Sandra Peixoto. Depois conto minha experiência aqui.