Cia. aérea caribenha DAE pára de voar e deixa passageiros na mão 1

Cia. aérea caribenha DAE pára de voar e deixa passageiros na mão

DAE Dutch Antilles Express

A notícia foi deixada gentilmente pelo Décio (superobrigado, companheiro!) ontem à noite: a cia. aérea DAE (Dutch Antilles Express), baseada em Curaçao, foi à bancarrota e não voa mais.

Ele soube isso do jeito mais doloroso: no aeroporto, em Aruba, na hora de embarcar para Curaçao. A passagem tinha sido comprada no site da Expedia e, pasme, ele tinha recebido naquele dia mesmo um lembrete da Expedia por email confirmando o vôo.

Não deveria: fui atrás das informações e descobri o que o sistema da Expedia tinha obrigação de saber: a DAE não voa mais desde 24 de agosto, quando teve suspensa sua permissão de operar vôos a partir de Curaçao, devido ao não-pagamento de taxas aeroportuárias.

Logo em seguida os funcionários entraram com uma ação na Justiça para pagamento de seus salários, e rapidinho foi declarada a falência da empresa.

Isso significa que, infelizmente, não dá para reaver o dinheiro de passagens já compradas. E segundo o Décio, nenhuma outra cia. está endossando passagens da DAE.

O fato é que a DAE vinha construindo uma má reputação já há um tempinho, cancelando vôos e mudando horários em cima da hora. E mesmo assim, acabou dando um passo maior do que as pernas, iniciando rotas a Orlando e Miami, o que deve ter aprofundado o problema com o fluxo de caixa da empresa.

Para voar entre Aruba e Curaçao (ou vice-versa, claro), a melhor opção é a Insel Air, que tem aviões novos.

Caso você voe com milhas a Caracas e queira continuar para o Caribe, a melhor alternativa é seguir com a Gol nos dias de operação a Aruba (quintas e domingos).

Você já voou entre Aruba, Curaçao e Bonaire? Qual cia. usou? Conta pra gente!

Leia mais:

Guia de Aruba no Viaje na Viagem

Guia de Curaçao no Viaje na Viagem

Caribe: que ilhas dá para combinar numa mesma viagem?

Pequeno guia para descobrir sua ilha no Caribe

Caribe para principiantes

Siga o Viaje na Viagem no Twitter@viajenaviagem

Siga o Ricardo Freire no Twitter@riqfreire

Visite o VnV no FacebookViaje na Viagem

Assine o Viaje na Viagem por emailVnV por email

27 comentários

Olá!
Já voei pela Insell Air de Manaus para Aruba em abril de 2015. O avião era pequeno e parecia ser um pouco velho.
O voo atrasou uns 20 min, voamos 3:30h, a tripulação foi solícita e foi tudo ok.
Graças a Deus, pois estava morrendo de medo

Gostaria de saber se alguém já fez o trecho Manaus/Curação (Pretendo ficar uns dias em Curação) Curação/Miami/Miami/Manaus pela Insel air?
Estou tendo dificuldades pera encontrar comentários sobre a empresa nesse trecho.
Li que a Insel air costuma cancelar muitos voos. Isso é real?

    Olá, Jordana! Vamos compartilhar sua pergunta no Perguntódromo. Havendo resposta, aparecerá aqui.

Olá pessoal, uma dúvida: alguém que tenha comprado passagens com a Insel Air direto pelo site deles, como foi a compra? Algum problema com o cartão e coisa do tipo ou tudo tranquilo, como comprar de uma empresa brasileira “normal”?
Abraço a todos

Viajei pela DAE em abril/2011 entre Aruba e Curaçao, o avião turbo hélice mais velho do que eu deu medo, mas eu tinha acabado de voltar de Los Roques e perto do teco-teco aquilo era um luxo. Ao contrário do que muitos relatam sobre os atrasos na DAE, com a gente foi o contrário:

Fizemos o check in e fomos tomar um café na lanchonete do aeroporto. De repente nossos nomes começaram a ser anunciados no sistema de som do aeroporto, não entendemos nada (além dos nossos nomes, é claro..) pois faltava ainda uns 20 min pra começar o embarque. Aí, vem a aeromoça da DAE catando a gente no meio do saguão dizendo que todos os passageiros já haviam chegado por isso o avião ia sair antes (hein?!?!). Bem, pelo menos eles não nos deixaram pra trás né.. largamos o café pra lá e corremos pro avião. Eu já tinha visto avião atrasar, mas adiantar, só na DAE mesmo..

Bos sorte aí pra quem comprou bilhetes da DAE.

Infelizmente eu comprei pela DAE para voar entre Curacao e Aruba em setembro… No aeroporto as lojas da empresa estão fechadas e uma funcionária de uma empresa que aluga carros me disse que não haveria como recuperar a grana perdida. Por sorte eu soube com antecedência e comprei novas passagens pela inselair. O voo foi super tranquilo. Não tinha comprado pela insel pelos relatos que o voo poderia ser pelo Bandeirantes, o que acabou não acontecendo.

Passei pela mesma situaçao do Décio. E somente soube ontem pelo site de vcs! Cheguei hoje bem cedo e consegui comprar passagens direto na Inselair! Mesmo preço Us$122,00! Não há nada nem ninguem da DAE no aeroporto de Aruba nem de Curacao. O aviao esta um pouco velho mas ok! Um Embraer bem conhecido por nos brasileiros.

Escapei por pouco. Fiquei na dúvida entre ela e a Insel Air e acabei comprando pela Insel Air para dezembro. Ufa! Espero que não vá à falência também.

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.