Caribe: primeiro furacão do ano passa por St. Maarten

Earl na AccuWeather

Seguuura peão! Agora que o Brasil anexou o Caribe a seu mapa de férias, notícias de furacão ficam mais importantes. E nos ajudam a entender como funcionam e equacionar o risco que se corre ao viajar para lá nesta época.

Nesta segunda-feira, dia 30, o primeiro furacão do ano, o Earl, tocou St. Maarten (e assustou St.-Barth) a caminho da costa leste dos Estados Unidos. Outras ilhas afetadas foram Porto Rico, Antigua, Saba e Statia (Santo Eustáquio). Não houve danos maiores senão cortes de energia, pequenos focos de inundação em partes baixas, galhos caídos por toda a ilha e uma ou outra casa destelhada. O governo decretou toque de recolher e quem estava hospedado à beira-mar sofreu com o barulho do vento durante a noite.

Um repórter da CNN que estava em Marigot, no lado francês da ilha, enviou vídeos como este:

A maioria dos vôos para Porto Rico e St. Maarten foi cancelada por dois dias, e muitos navios de cruzeiro aportaram esperando o furacão passar ou mudaram suas rotas.

Na prática, quem estava em St. Maarten perdeu dois dias de férias para o furacão — como poderia ter perdido para para um frente fria. A diferença é que frente fria não dá medo e permite que se saia do hotel (mas em compensação você não volta com uma história interessante para contar em casa).

Twitter - furacão Earl em St Maarten

Twitter - furacão Earl em St Maarten

Twitter - furacão Earl em St Maarten

Twitter - furacão Earl em St Maarten

O que eu acho importante ressaltar é que, se por um lado quem calhou de ir a St. Maarten justo nesta semana deu azar, quem estava em Punta Cana, Cancún, Barbados, San Andrés ou Cuba (ou ainda Aruba, Curaçao e Los Roques, que estão fora da passagem de furacões) nada sofreram.

E assim será até o fim da temporada, em novembro: furacões passarão de tempos em tempos, algumas ilhas serão prejudicadas, a maioria sairá ilesa. Chame isso de roleta caribenha.

Passado o Earl, as atenções se voltam para dois novos possíveis furacões: Fiona (que já está sendo rebaixada a tempestade tropical e deve atingir apenas as Ilhas Virgens Americanas) e Gastón, que está se formando na costa oeste africana.

Aos ressabiados, sempre é bom lembrar que setembro marca o início da melhor época para ir ao Nordeste (no Ceará, no Maranhão e no Piauí já está ótimo desde julho).

Leia também:

Furacões no Caribe: um balanço


48 comentários

Muito Obrigado pelas dicas. E me desculpe.
Vou usar o post correto.
Obrigado
Riq.

Obrigado pela dica.
Estou com dúvida onde ficar, eu li que é melhor ficar na costa oeste, mas tenho duas opções de hotel DIVI SOUTHWIND (que fica na costa sul ) e Coconut Court Beach (costa sul ou oeste??).
As praias da costa sul, tem muita onda?
O acesso da costa sul para costa oeste é complicado? Longe?
Obrigado
Fernanda

oi sou militar daqui de manaus estamos em alerta p prestar ajuda humanitaria ai mas ate agora nao tenho certesa o q esta acontecendo e nem mesmo sei se vai sair mesmo.

Oi Ricardo,

Estou indo para St Maarten na 2a semana de novembro.

Pelo que vc descreveu, os incovenientes causados por este furacão foram pequenos comparados com um pior cenário.

De qq forma, pegunto se, ainda assim, vc acredita em reflexos, como estragos e danos nos hotéis que cheguem a atrapalhar minha estadia nesta época?

Parabéns pelo blog!

    Rapaz, tudo é imprevisível. Mas veja: já se se passaram 60 dias de temporada de furacões e só unzinho deu uma atrapalhadinha nesta ilha. Nas outras de destinos de brasileiros, necas.

Olá! Estou vendo uma viagem p/ o Caribe entre 25/11 a 03/12, já havia reservado p/ Cancun qdo fiquei sabendo que é rota de furacões e cancelei, pedi a agente p/ me orçar p/ Aruba….será aniversário de casamento…não conhecemos nada do Caribe…qual a sugestão para se começar a conhecer?? Por qual ilha, sem ter o risco de furacões?? Obrigada.

Eu estava nun cruzeiro e passamos por San Marteen no dia 27/08. Graças a Deus não sentimos nada.
Somente me Miami no dia 31/08 que o vento estava muito forte, efeito do mesmo furação.
Pura sorte!! Nossa viagem não sofreu nenhuma interferencia, mas fomos avisados pela Royal Caribean que o furação estava proximo.

E continua a temporada de furacões bastante ativa este ano, mas a boa notícia é que as tempestades tem se formado e permanecido no meio do nada sem ameaçar os princiapis destinos, apenas as Bermudas podem sofrer algum efeito do Igor mas nada devastador. Para relembrar, segue um vídeo feito durante o furacão Wilma em Playa del Carmen (2005) com música legal, vale conferir a praia com um “look” irreconhecível: https://www.youtube.com/watch?v=e_vtA4o5I9E

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito