Carla2 no hotel Zank, em Salvador

Já fui a Salvador três vezes depois da inauguração, mas passei tão corrido que não consegui visitar o hotel Zank, o primeiro pequeno hotel de luxo a abrir fora do Pelourinho desde o legendário Enseada das Lajes, que fechou no início da década de 90. Meus olheiros já tinham me garantido que o lugar era esplêndido. Quando a Carla Tolosa, a nossa Carla2, disse que ia visitar o hotel durante a sua viagem à Bahia, eu pedi um relatozinho exclusivo para o blog. Aí vai:

foto: divulgação

O que é que a Bahia tem? Aproveitei minha estada em Salvador para ir conhecer o Zank Boutique Hotel. É lindo!

Lindo, lindo, lindo.

Já falei que achei lindo? Como? Ah, sim, objetividade…

O hotel possui dois prédios: o da frente, o casarão, é uma antiga residência construída entre o fim do séc XIX e início do séc XX. O pé-direito alto, as portas e janelas imponentes nos fazem lembrar o Brasil que não vivemos. Contíguo ao casarão, o prédio novo foi construído com o fim específico de ser hotel. É agradável ver como o moderno e o antigo se deram tão bem, um ressaltando a beleza do outro. Harmonia total.

foto: divulgação

No casarão ficam a recepção e o restaurante no piso inferior, e três apartamentos no piso superior. Os três são lindos. Aquele charme de casa de fazenda do século XIX com decoração moderna, confortável, aconchegante. Cada apartamento do hotel tem um tema. Os três apartamentos do casarão são: o Colonial, com uma réplica de um gradil de Cachoeira, o Barroco, inspirado em Catarina Paraguassu e sua estada na corte francesa, e o Modernista, o maior dos três, com uma cama em homenagem a Joaquim Tenreiro (precursor dos móveis modernistas no Brasil), e o melhor banheiro de todos.

foto: Carla Tolosa

Dos 17 apartamentos do prédio novo (visitei quase todos), meu preferido foi o de decoração tropicalista. Todos os apartamentos do prédio novo têm vista para o mar, mas acho que a mais bonita é a do apartamento reservado às noites de núpcias. Cada apartamento tem personalidade própria. Pudera, não existem 2 peças iguais no hotel (com exceção do frigobar, recheado de delícias).

Tem wi-fi em todos os apartamentos, mas você nem precisa se preocupar em levar seu computador. O hotel oferece um para você, no bar, num cantinho bem aconchegante.

Tudo no Zank é caprichado – o mobiliário, as plantas, a iluminação. Não experimentei o restaurante, mas o cardápio do dia dos namorados estava de dar água na boca – nhammm!!

A localização também é ótima, no Rio Vermelho, pertinho da orla. A partir da praia tem uma boa subida para o hotel, compensadíssima pela vista lá de cima. Se der muita preguiça de descer até a praia, dá para ficar como um marajá na piscina.

zank-piscina

Os especialistas em Carnaval que me corrijam, mas acho que a localização deve ser excelente para quem vai atrás do trio elétrico, mas faz questão de sossego na hora do descanso.

foto: Carla Tolosa

Meu pitaco: a localização pro Carnaval é ótima, sim. Dá pra ir de táxi até a Vitória por dentro, pela Fé-dé-ração, até a Vitória, de onde se pode descer a pé a Ladeira da Barra (para fazer o circuito da praia) ou caminhar ao Campo Grande (para o circuito do centro).

50 comentários

Ricardo, na mesma faixa de preços, qual a melhor opção de localização, qualidade e conforto em Salvador: Blue Tree Towers, Othon ou Tropical?

    Blue Tree, porque está no Rio Vermelho e tem instalações mais confortáveis.

    Olá Ricardo! Acabei de vê-lo na GNT, prato e bebida com cara de saborosíssimos!

    Fiz uma reservano Pestana Bahia para a próxima semana mas não sei se fiz uma boa opção… Vou participar de um congresso no hotel e resolvi me hospedar lá para ficar mais facil mas é também quero aproveitar a city, restaurantes…
    O Pestana Bahia é mesmo uma boa opção????

    Obrigada!

    O Pestana tem vista para o mar em todos os apartamentos. A noite do Rio Vermelho está a três quadras de distância. É um bom hotel.

    Estou indo para Salvador na próxima sexta, comemorar meu aniversário com meu marido. Gostaria de saber se o novo Pestana, o Pestana Lodge é melhor do que o Zank ou vcs recomendariam o Zank mesmo… Estou em dúvida de onde ficar?! Obrigada

    Nicole, fiquei sabendo do Pestana Lodge agora na feira da Abav. Não visitei.

    Minha intuição (atenção: posso estar errado!!!) é que o Pestana Lodge é mais confortável, mas o Zank é mais charmoso.

    Diferenças objetivas: o Lodge está debruçado no mar; o Zank tem vista para o mar mas está mais recuado.

    Oi Ricardo e demais trips!
    O Blue tree não funciona mais ali no RIo Vermelho, o nome do hotel agora é Golden Tulip e creio que não faz parte da rede Blue Tree. O nome mudou recentemente e não sei dizer como está o serviço.

Oi pessoal
Vou fazer um bate-volta Porto Alegre/Salvador este fim de semana e queria uma sugestão de restaurante e/ou passeio para o domingo, de preferencia com direito a botar o pé na areia, que volto pro inverno as 4 da tarde…Gracias

    Se você volta às 4 da tarde, precisa estar no aeroporto às 3. O aeroporto fica a 30 km do centro da cidade, então você precisa almoçar já para aqueles lados.

    Um bom restaurante em Itapuã, perto do aeroporto, é o Mistura https://www.restaurantemistura.com.br/ .

    Uma ótima barraca de praia lá perto, para ir antes, é a Barra da Lôro do Flamengo https://www.barracadoloro.com.br/

    Estando de carro, um programa pitoresco é ir até Arembepe (uns 30 km adiante do aeroporto), que ainda mantém astral de vila de pescadores, e almoçar no Mar Aberto, um dos restaurantes preferidos da nossa doutora em assuntos soteropolitanos, a Eunice, que já já deve aparecer para dar pitacos 🙂

    https://www.marabertorestaurante.com.br/paginas/historia.htm

Carla2

Que belezura de hotel. Sou fissurada por estes “hotéis e pousadas de charme”, que aliam ótimo serviço a muito bom gosto.

Beijos

CARLA2, que beleza de relato! O Zank é mesmo muito lindo. Dou 2 pitacos sobre o Carnaval: 1 – ele é relativamente perto do fim do circuito Barra-Ondina, mas provavelmente só dá pra voltar a pé (é perto do primeiro ponto de taxi possível, os taxistas vão ficar danados de te levar tão perto e voltar pra fila…). Indo a pé, tem uma ladeirinha bem na chegada do hotel pra curar qualquer excesso que tenha sido cometido na folia! 2 – O Zank é pequeno e enche rápido, mesmo com os pacotes de Carnaval com preços bem “alta estação”. Quem quiser tem que reservar com moooita antecedëncia!

Carlinha, mandou ver, hein? 😉 Gostei muito das fotos também – aquela do quarto está profissional!

Atenção: Os comentários são moderados. Relatos e opiniões serão publicados se aprovados. Perguntas serão selecionadas para publicação e resposta. Entenda os critérios clicando aqui.

Assine a newsletter
e imprima o conteúdo

Serviço gratuito